sexta-feira, 22 de setembro de 2017

SETEMBRO AMARELO - DIA "D" DE COMBATE AO SUICÍDIO EM JUSSARA

Dia "D" de prevenção e conscientização ao suicídio
A Prefeitura de Jussara, por meio da Secretaria de Saúde realizou o dia “D” do Projeto: “Prevenção e Conscientização ao Suicídio – Setembro Amarelo”, na sexta-feira, 22/09, as 13:00 hr, na Câmara Municipal, com o evento: “Qualidade de Vida – Fatores de Proteção e Intervenções Preventivas ao Comportamento Suicida”, com o objetivo de avaliar e finalizar o projeto.

Os vereadores Chiquinho da Nova Jussara, Cloves do Militão e Professora Helenilza destacaram a importância do trabalho realizado pela Secretaria de Saúde ao abordar de forma transparente o assunto tema da reunião. O vereador Eurípedes Barbosa também participou do evento.

Dr. Álvaro Brum representou o prefeito Wilson Santos 
O advogado Dr. Álvaro Brum representou o prefeito Wilson Santos relatando fatos reais que induzem ao suicídio e formas de prevenção, inclusive com depoimento pessoal acerca do assunto, momento em que, bastante emocionado, destacou que “A morte está muito próxima de nós, o suicídio é uma forma de buscá-la na fraqueza, a aproximação de Deus afasta essa tentação das pessoas, claro que existem tratamentos também”.

A secretária de Saúde Nayara Ferreira destacou o trabalho realizado pela equipe do CER no Projeto Setembro Amarelo. Nayara foi homenageada pela equipe do CER e por todos os presentes pela sua gestão frente à Secretaria de Saúde de Jussara.

Dra. Thayssa Moiana fez a palestra "Prevenção e
conscientização ao suicídio". 
A coordenadora do CER, psicóloga Amélia Maria explicou que o suicídio é um problema de saúde pública, sua causa precisa ser enfrentada e tratada. “Os números são gritantes, precisamos quebrar o tabu e o preconceito, mobilizar a todos e sensibilizar as pessoas para salvarmos vidas, nove entre dez casos de suicídios podem ser evitados”.

A equipe do CER fez apresentação e avaliação das atividades desenvolvidas pelo projeto junto aos colégios estaduais, aos servidores das UBS e também junto aos usuários.

A psicóloga Thayssa Maria Garcia Moiana fez palestra “Qualidade de Vida – Fatores de Proteção e Intervenções Preventivas ao Comportamento Suicida” com participação e interação com o público.

Coordenadora do CER Amélia Maria:"É preciso quebrar o
tabu e o preconceito e falar claramente sobre o assunto"
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Equipe de Psicólogos da Secretária de Saúde ministraram palestras para os adolescentes em todos os colégios estaduais cumprindo programação que se iniciou no dia 05 de setembro. As palestrantes fora as psicólogas Amélia Maria P. GG. Bonadio, Anna Olympia Azeredo Borges, Julyana Avelar e Silva e Nagila Borges Mesquita Oliveira.

As palestras ministradas com o tema: “Orientar e Combater o Suicídio na Adolescência”.

Também foram desenvolvidas ações junto a usuários do SUS e servidores das UBS com o objetivo e orientar e combater o suicídio na população em geral e oferecer estratégias aos profissionais da saúde para o trabalho de acolhimento dos pacientes com transtornos psicológicos e ideações suicidas.

Vereador Cloves do Militão

Vereadora Professora Helenilza

Vereador Chiquinho da Nova Jussara

Secretária de Saúde Nayara Ferreira foi homenageada

Psicóloga Thayssa Moiana fez a palestra no evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário