domingo, 7 de junho de 2015

PROGRAMA AGRINHO 2015 REALIZOU CAPACITAÇÃO EM JUSSARA

O Programa Agrinho/2015 realizou capacitação em Jussara, no auditório da Câmara Municipal, com o tema: “Saber e atuar para melhorar o mundo: Saúde, Qualidade de Vida e Meio Ambiente”. 

O objetivo principal do Agrinho é estimular as crianças e adolescentes a saber e atuar como cidadãos, por meio da inserção, nos currículos escolares, de temas de relevância social e promover mudanças de hábitos e atitudes em relação às questões socioambientais.

Durante o ano de 2014 o Programa Agrinho esteve bastante movimentado com muitas ações esportivas e de lazer em todas as escolas de Jussara.

Esse tema foi responsável por levar para as escolas muitas famílias que relembraram as brincadeiras de antigamente, organizaram competições e participaram de práticas esportivas e atividades físicas organizadas com o objetivo de promover a integração entre a escola e as famílias dos alunos, o que foi fundamental para o sucesso das ações no ano passado, fazendo com que o Programa Agrinho cumprisse sua missão de melhorar a qualidade de vida das comunidades.

Toda essa movimentação inspirou o SENAR a dar continuidade ao trabalho iniciado em 2014 propondo para 2015 o tema: “Saber e Atuar para Melhorar o Mundo: Saúde, Qualidade de Vida e Meio Ambiente”.

Dessa forma, os três temas propostos para o ano de 2015, saúde, qualidade de vida e meio ambiente devem andar juntos com o propósito de promover uma reflexão em que a qualidade de vida não seja apenas ter uma boa saúde física e mental, mas é estar bem consigo mesmo e com todos os seres que estão a sua volta. É ser solidário, aprimorar suas atitudes em prol do seu semelhante e da sua vida pessoal e profissional, o que também pressupõe cuidados com o meio ambiente.

Espera-se que o tema em questão provoque mudanças na qualidade de vida em todos aqueles que resolverem abraçar as condições e oportunidades que o Programa Agrinho oferece e assim ele estará cumprindo mais uma vez a sua missão.

Assim, Jussara há alguns anos vem evidenciando a participação dos nossos alunos nesse evento de grande relevância, e que valoriza não só o aluno, mas também o professor. Prova disso, em 2014 foi destaque mais uma vez recebendo o 1º lugar em 10 premiações das 13 categorias da Região do Vale do Araguaia. Temos certeza que 2015 não será diferente. 

 O primeiro momento foi realizado uma palestra de primeiros socorros para os profissionais da educação com o Subtenente Glauco e Soldado Araújo e o Araújo do 12º Batalhão do Corpo de Bombeiros da Cidade de Goiás.

A segunda palestra proferida pela a odontóloga Dra Bruna Brum com tema  “Trauma e Saúde Bucal”, atividade esta que auxiliou imensamente os professores para  desenvolverem  com seus alunos ações, atividades e projetos relacionados ao tema deste ano.

No turno vespertino o trabalho foi conduzido pela palestrante Profª Ms. Pollyanna de Oliveira Brito Melo, do SENAR/GO, a qual conduziu o minicurso: “Desenhando saúde, qualidade de vida e meio ambiente”. Já que
o concurso de desenho é destinando para alunos da educação especial, educação infantil, 1º e 2º anos do ensino fundamental. O concurso de desenho do Programa Agrinho visa mostrar, por meio da arte, o resultado do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo pelos professores e seus alunos dentro do tema proposto pelo programa.

As multiplicadoras do Programa Agrinho 2015 em Jussara, as professoras da rede municipal  de ensino : Carina Leal , Naryana Cecília e Regiane Araújo.

Fotos: Fernando da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário