terça-feira, 9 de junho de 2015

3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE TEM PARTICIPAÇÃO EXPRESSIVA EM JUSSARA!

3ª Conferência Municipal de Saúde de Jussara
O auditório da Câmara de Vereadores de Jussara foi completamente lotado pelo público que compareceu à 3ª Conferência Municipal de Saúde nesta terça-feira, 09 de junho, na Câmara Municipal de Jussara.

Autoridades, representantes e comunidade que atuam na área da saúde compareceram à Conferência, que tem o tema: “Direito a Saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade.

O presidente da Câmara Juraci da Ambulância, e os vereadores Neto do Moto Táxi e Arthur Junqueira participaram do momento solene de abertura da Conferência, aberta oficialmente pela Secretária de Saúde Luciana Freire e pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Dr. Luiz Carlos. O vereador Chquinho da Nova Jussara, que é agente municipal de saúde representou a prefeita Tatiana Ranna, que está com agenda em Brasília.

A Secretária de Saúde Luciana Freire agradeceu a presença expressiva na conferência, “essa participação que estamos vendo aqui mostra a importância do trabalho que será realizado nesta conferência e aumenta a nossa responsabilidade”.

O presidente da Câmara Vereador Juraci da Ambulância destacou a participação popular na conferência “a Câmara ficou cheia e isto mostra que a população está interessada na discussão da saúde em Jussara”.

De acordo com o vereador Chiquinho da Nova Jussara, “a prefeita não tem medido esforços para colocar recursos para a saúde, nestes três anos a prefeitura tem investido percentuais da receita muito acima dos que são determinados pela Lei”, destacou.

Promotor de Justiça Dr. Bernardo Morais Cavalcante: "Todos
tem ideias que podem ser aproveitadas".
O representante do Ministério Público promotor Bernardo Morais Cavalcanti destacou a importância da Conferência Municipal de Saúde, “é muito fácil menosprezar o trabalho alheio. Aquele que critica deveria fazer alguma coisa para ajudar resolver. Esta conferência é uma oportunidade para expor ideias ou contribuição para melhorar a situação. Todos têm ideias que podem ser aproveitadas”, disse o promotor, que completou: “Quem critica se coloca numa condição de superioridade e deveria dar o exemplo e fazer alguma coisa para contribuir, o momento é esse, a Conferência”.

A CONFERÊNCIA

Durante todo o dia os participantes avaliam a situação da saúde no Município e traçam ações para garantir a saúde como direito fundamental do ser humano e como política de Estado.

A Conferência de Saúde é o momento mais importante da consolidação da saúde no município, sendo uma expressão implícita da participação social nas decisões governamentais.

Vereador Chiquinho da Nova Jussara: "A prefeitura tem
colocado recursos na saúde"
OBJETIVOS DA CONFERÊNCIA

- Garantir o acesso a saúde de qualidade segundo os princípios e diretrizes do SUS;
- Definir diretrizes que possibilitem a atenção de qualidade;

CRONOGRAMA

07:00hrs Credenciamento
07:30hrs Abertura da conferencia:
- Composição da Mesa
- Hino Nacional
- Leitura do Regimento da Conferência

Secretária de Saúde de Jussara Luciana Freire
8:30 hrs 1ª Palestra:
-  Ciência Tecnologia e Inovação no SUS com Kelia Rosa - Secretária de Saúde de Acreúna, Membro participativo do Cosems
09:00 2ª Palestra:
-Direito à saúde Garantia de acesso e atenção de qualidade com Jonas Carlos Berquó Alarcão - Supervisor da Regional Rio Vermelho.
10:00 – 3ª Palestra
-Gestão do SUS e Modelos de Atenção à saúde com Husam Kamal Ed Din Sammur – Odontólogo, Consultor da empresa ICS, Ex-Presidente do Cosems

3ª Conferência Municipal de Saúde em Jussara

10:30- 4ª Palestra
-Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde com Sônia Cristina Moreira Issler - Mestre em Saúde Coletiva, Enfermeira Especialista em Educação Profissional, auditoria, Equipe Multiprofissional Saúde da Família, Epidemiologia, auditora de Serviços e Sistemas de Saúde da SES/GO, Tutora do Curso da Atenção Primária da Saúde da ESAP/SES-GO e Coordenadora de Planejamento e Gestão em Saúde da SMS de Itaberaí
11:00hrs Encerramento para o Almoço
13:00hrs -  Definição de Grupos e discussão das temáticas apresentadas.
14:00 hrs: apresentação das Propostas.
15:00 votação das Propostas.
16:00- Eleição dos Delegados.
17:00 – Encerramento. Entrega de certificados.

Presidente da Câmara vereador Juraci da Ambulância
Fotos: Nilson Almir e Fernando da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário