sexta-feira, 18 de julho de 2014

FILHA DE JUSSARA É DESTAQUE NO MUNDO DA MÚSICA CLÁSSICA

Miriam Camelo Bezerra de Menezes
Advogada e pianista, Mirian Camelo Bezerra de Menezes, nasceu em Jussara por acidente. Desses acidentes, que o destino conspira para acontecer e que só faz bem para ambas as partes. Certo seria, que essa jussarense, nascida no Hospital Jussara de quem era vizinha de porta, nascesse em goiânia, Tocantins ou mesmo no Nordeste brasileiro. Mas Mirian nasceu em Jussara e da fontes culturais desse município bebeu seus primeiros goles, ainda criancinha.

Embora advogada diplomada pela PUC Goiás e com registro na Ordem dos Advogados do Brasil, foi a música que tornou e torna Mirian cada dia mais célebre. E disso, Jussara e seu povo podem se orgulhar, ajudaram essa mulher com jeito de menina dar seus primeiros passos rumo a um futuro cada vez mais brilhante, não só como intérprete mas também como empresária.

Seu despertar musical se deu ainda na década de 80, quando começou seus estudos de violão com o professor Sebastião Pascoal. Em seguida ela se ingressou na banda musical Antônio Smith, do Colégio Emiliana Ribeiro de Castro e que tinha como responsável o Dr. Romildo Nunes Borges e cuja regência era mestre Geraldo Pascoal. Foram oito anos num ambiente dominado pelos rapazes. Para essa amante da música isso foi só um detalhe.

Afinal, a banda ela só trocou pelo piano, uma paixão antiga. A professora  Eny Ramos Caiado Fleury de Carvalho apresentou Mirian aos teclados... e começava uma jornada que não terminaria tão cedo.

Hoje Mirian, além de pianista formada também pela UFG é empresária, representando uma das mais importantes agências de músicos eruditos da europa. Já neste projeto, que toca ha dois, anos presenteou Goiânia com espetáculos não antes vistos, como o do Israelense Iddo Bar Shai, um dos concertos mais concorridos de 2012. Com esse talento, Goiânia acabou sendo a próxima parada mais óbvia. Na capital Mirian deu continuidade aos seus estudos musicais ao se ingressar em uma das mais conceituadas e tradicionais escolas de músicas do estado, O Lílian Centro de Música, onde além de ter aulas com Lílian Carneiro de Mendonça, e recebeu conselhos da  pianista expoente da música em Goiás, Belkiss Spenziere.

Se Jussara tem orgulho desta filha, a recíproca é verdadeira. Foi em nossa cidade que esta mulher dinâmica vinha repor suas energias. Na casa do pai, Dr. Anastácio Lima de Menezes, um dos homens mais respeitados de nossa cidade e que ajudou a construir Jussara, com sua contribuição para o setor agropecuário, Mirian passou muitos dias de relaxamento.

Com seu falecimento, ficou para ela a saudade dos dias quentes de tranquilidade passados em Jussara.

Embora os vínculos agora sejam quase inexistentes, o elo que liga Jussara a essa filha não foram assim partidos. Mirian deixou amigos, madrinha e bens que continuam sendo administrados. Além disso, o eterno amor e agradecimento à terra natal levam Mirian a estabelecer metas. Devolver à Jussara um pouco do que recebeu. A intenção é desenvolver projetos culturais que tragam para Jussara um pouco do mundo da música e das artes. Para ela, trazer um pouco de seu mundo para Jussara é uma forma de retribuir tudo que a cidade e o jussarense fez e faz por ela e sua família.

Dalvina Nogueira

Jornalista 

Nenhum comentário:

Postar um comentário