quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

GINCANA CULTURAL ENCERROU PROGRAMA "JUSTIÇA EDUCACIONAL 2014" EM JUSSARA

Colégio  Estadual Dom Bosco venceu Gincana Cultural do
Projeto "Justiça Educacional" em Jussara
Uma grande gincana envolvendo mais de mil alunos realizada no Ginásio de Esportes de Jussara marcou o final do Programa Justiça Educacional 2014 - “Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola”.

OS VENCEDORES

O grande vencedor do concurso de redação foi o aluno Pedro Henrique Arantes Rocha da Escola Agrícola Comendador João Marchesi com a redação “Mudanças de Atitude”, e a equipe vencedora da Gincana Cultural foi o Colégio Estadual Dom Bosco.

O PROGRAMA

O Programa  Justiça Educacional tem como objetivo divulgar as funções, atividades e os órgãos do Poder Judiciário proporcionado aos cidadãos, especificamente aos jovens, os conhecimentos básicos necessários para melhor aproveitamento do sistema Judiciário, bem como, aproximar o Magistrado em sua comunidade.

Escola Agrícola Comendador João Marchesi venceu
Concurso de Redação do Projeto Justiça Educacional
ATIVIDADES

Apresentações artísticas e culturais como a Fanfarra da Escola Agrícola Comendador João Marchesi, coreografias, músicas e paródias antecederam a gincana cultural que teve competições com perguntas sobre as ações desenvolvidas no Projeto.

ESCOLAS PARTICIPANTES

Participaram do projeto a Escola Municipal Lourival de Oliveira Lobo, Escola Municipal Izaura Maria da Silva, Escola Municipal Soraya Saiva Vilela, Escola Municipal Agrícola Comendador João Marchesi, Escola Municipal Professora Dolores Martins, Escola Municipal Francisco Rodrigues Rebouças, Colégio Estadual Dom Bosco, Colégio Estadual Jandira Ponciano dos Passos, CPMG Unidade Maria Tereza.

PARCERIA

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação foi parceira da Comarca de Jussara na realização do projeto.


Projeto Justiça Educacional em Jussara
JUIZ DESTACOU SUCESSO

O Juiz da Comarca de Jussara, Dr. Joviano Carneiro Neto destacou o sucesso do Projeto desenvolvido junto a todas as escolas do Município, “foi o município onde tivemos maior participação de alunos, tivemos de pedir autorização do Tribunal para estender a participação a todas as escolas”, falou Dr. Joviano que disse ainda que “foi um projeto grandioso, um grande sucesso!”.

PREFEITA PARABENIZOU PARTICIPANTES

A prefeita Tatiana Ranna parabenizou aos alunos e gestores das escolas do município pelo sucesso do Projeto Justiça Educacional realizado pela Comarca de Jussara por iniciativa do Juiz Dr. Joviano Carneiro. “Foi uma parceria vitoriosa, bem sucedida e importante para o Município”, disse a prefeita.

O Juiz da Comarca de Jussara, Dr. Joviano comandou a Gincana
Cultural no Projeto "Justiça Educacional"
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO AGRADECEU PARCERIA

A Secretária de Educação, professora Norma Bomtempo agradeceu ao Juiz Dr. Joviano pela realização do projeto no município e “pela oportunidade da parceria junto à Secretaria de Educação de Jussara”.

ADVOGADOS DESTACARAM IMPORTÂNCIA DO PROJETO JUSTIÇA EDUCACIONAL


O advogado Wolmer Tadeu Arraes, representou a Igreja Assembléia de Deus, e disse que “esse projeto levou a justiça para perto dos alunos, foi a justiça interagindo com a comunidade”. Já o advogado Dr. Cleiton Cesar da Silva destacou que “é a primeira vez que vejo um entrosamento desses entre o Judiciário e a comunidade”. Outro advogado que manifestou também foi o Dr. José Teixeira, “o Poder Judiciário indo até o alunado”, destacou.


REDAÇÃO VENCEDORA

"MUDANÇAS DE ATITUDE

O Projeto “Cidadania e Justiça Também se Aprende na Escola” foi desenvolvido em várias etapas, uma delas foi realizada nas escolas. A minha professora de história desenvolveu um excelente trabalho abordando o conteúdo da cartilha fornecida pelos organizadores do projeto. Através do personagem Brasilzinho aprendemos muito sobre os direitos e obrigações do cidadão brasileiro e principalmente aprendemos direitinho a função de cada poder, o executivo, legislativo e judiciário.

Pedro Henrique Arantes Rocha, 10 anos, venceu o
concurso de redação
Outra etapa muito especial e aguardada por todos nós, a visita do juiz na escola, ele veio e nos fez um convite muito especial, conhecer o fórum da Comarca de Jussara.

Então chegou o dia de fazer a tão sonhada visita, no dia 10 de novembro de 2014, eu e meus colegas, juntamente com todos os professores fomos conhecer o fórum. Lá fomos recepcionados pelos funcionários, logo em seguida o Juiz fez uma abordagem sobre o projeto.

Conhecemos vários departamentos do Fórum, mas um em especial me fez refletir sobre o rumo que nós damos a nossa vida. Seguimos um corredor, deparei com uma pequena sala com grades bem resistentes. Ali era o lugar onde muitos réus esperavam para ser julgados. Neste pequeno cubículo aguardavam suas sentenças.

Ao voltar para cassa, após aquela visita, senti algo diferente em mim, acabava de nascer ali uma nova criança, apesar da idade, amadureci a minha concepção de vida. A partir daquele momento percebi que precisava mudar meu comportamento, tanto em casa como também na escola. Não sabia respeitar as pessoas, só enxergava os meus direitos e esquecia as minhas obrigações. Com esse projeto e a visita no fórum me fez refletir sobre a importância de não só exigir os meus direitos, mas também cumprir com os meus deveres como cidadão.

Hoje vejo o quanto a vida nos proporciona uma aprendizagem, cada dia aprendemos algo novo. O mais importante e quando colocamos esse aprendizado em prática e assim nos tornarmos pessoas cada vez melhores".

Aluno: Pedro Henrique Arantes Rocha, 10 anos – 6º Ano
Professor: Osânia Gonçalves do Couto
Escola Agrícola Comendador João Marchesi

Nenhum comentário:

Postar um comentário