quarta-feira, 21 de abril de 2021

UMA BOA AÇÃO – A DETERMINAÇÃO DE UMA JOVEM MÃE JUSSARENSE PARA DOAR LEITE MATERNO EM GOIÂNIA


Uma boa ação praticada pela supervisora de operações, Carla Antunes de Melo, 28 anos, casada, chamou a atenção numa luta persistente para fazer a doação do leite materno enquanto faz curso de capacitação em Goiânia na empresa Mega Modas e lojas Novo Mundo.

Carla é mãe da pequena Ana Liz de 11 meses, precisou deixá-la aos cuidados dos avós maternos, “Primeira vez que fico longe da minha princesa, deixei com minha mãe em Jussara, meu pai também está ajudando. Por conta do serviço meu esposo só vai para casa aos finais de semana. Fui promovida e tive que vir fazer curso por 15 dias aqui".

Em Goiânia, Carla tentou a doação do leite junto ao Hospital Materno Infantil, lá foi orientada, por conta da situação da pandemia do covid-19, acerca da necessidade de um cadastro prévio, inclusive com exames, para a sua habilitação para os procedimentos.  Não havendo compatibilidade de horários entre o curso que faz e o horário de funcionamento da unidade de cadastro, inclusive perdeu uma ida, o local já havia deixado de funcionar cerca de 30 minutos antes.

 


Assim Carla viveu momentos de angústia ao ver o desperdício do precioso alimento por quatro dias. “Vim para o curso, minha filha esta em casa, não quero desmamar ela, estou tirando leite e queria doar, mas estou jogando alimento fora que poderia servir para outro bebê recém nascido e que precisa”, lamentou em vídeo enviado à reportagem do site Notícias de Jussara.

“A funcionária do Hospital Materno Infantil me respondeu aqui. Mas só se eu for mesmo. Aí implorei para ir as 18:30 e ela vai me esperar”.

Carla não desistiu, no dia 15 saiu mais cedo do curso, pagou táxi para chegar a tempo conseguindo efetivar o cadastro, inclusive com os exames. “Pedi para sair mais cedo do curso e fui lá, deu quase R$ 20,00 só de táxi, consegui fazer o cadastro, fiz exames, tive de esperar, mas fui bem atendida, agora posso doar. Estou de volta ao hotel, trouxe os vidros para colocar o leite a já posso começar armazenar.”

A luta valeu a pena, na terça-feira, 20/04, Carla recebeu a visita dos Bombeiros de Goiás para a coleta do leite armazenado. “Hoje bombeiros vieram buscar. Vidros estavam cheios”. A próxima coleta está prevista para depois de 15 dias, “levo a quantidade que armazenei antes de retornar a Jussara”. (Notícias de Jussara/Jornalista Nilson Almir).




DOAR LEITE MATERNO SALVA VIDAS, CONTRIBUI PARA A SAÚDE DE BEBÊS PREMATUROS E DE BAIXO PESO.

De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), o leite materno é o melhor alimento para bebês e crianças de até dois anos – e o ideal é que a amamentação seja a única forma de alimentação até os seis meses de idade.

Por mais que a mãe queira amamentar o recém-nascido no seio, nem sempre é fácil coordenar todos os fatores para que isso aconteça tranquilamente. Em algumas situações, porém, será necessário contar com a doação de leite materno. Isso acontece principalmente com os bebês prematuros ou que nascem muito abaixo do peso, pois eles ficam internados e não podem mamar diretamente no seio.

O leite materno é essencial para a saúde do bebê, ainda mais quando ele tem necessidades especiais logo no início de sua vida.



QUEM PODE DOAR LEITE MATERNO

Todas as mulheres que estiverem amamentando podem ser doadoras de leite humano. Os únicos requisitos para fazer isso são:

-Apresentar boas condições de saúde;

-Não tomar nenhum medicamento que possa interferir na amamentação (como alguns tipos de antidepressivos, ansiolíticos, fitoterápicos e hormônios);

-Não fazer uso de álcool ou tabaco.

Embora os bancos de leite sejam procurados com mais freqüência quando a mulher tem uma produção excessiva, a ponto de sentir desconforto entre uma mamada e outra, mulheres com uma produção de leite considerada normal também podem doar.

Não existe quantidade mínima, pois mesmo 1 ml pode ser suficiente para suprir as necessidades de um bebê prematuro cada vez que ele for alimentado. 

Além disso, a doação não prejudica a mãe ou seu bebê, pois a produção do leite segue a lei da demanda: quanto mais leite for retirado, mais leite será produzido. (medprev.online).







 

Um comentário:

  1. Eu amei este momento e convido as mamães a doarem leite materno tbm ❤️

    ResponderExcluir