domingo, 7 de janeiro de 2018

FOLIA DE REIS CIA. AVELINO TAVARES DE ALMEIDA EM JUSSARA

A Rainha Maria Eduarda Almeida Martins (13 anos), e o Rei
João Augusto Queiroz de Almeida (11 anos) conduzem a
bandeira da folia ao altar.
A Folia de Reis Cia. Avelino Tavares de Almeida em Jussara mantém a tradição com a “chegada”, no Clube da Associação dos Servidores Públicos Municipais, ao som de toadas e rezas. Uma demonstração de Fé, com alegria e emoção, servido depois o delicioso jantar, refrigerantes e doces, recarregando as energias dos participantes que se divertiram no animado forró.

De acordo com os organizadores, tudo começou com a fundação da folia por Cirilo Tavares de Almeida, mantida por João Tavares de Almeida, ainda na Bahia, mas trazida para Jussara no ano de 1962 por Avelino Tavares de Almeida, agora realizada pela quarta geração da família, Adauto Aparecido de Almeida, Terezinha Maria de Almeida, Vagner Almeida, outros irmãos e apoiadores. 


Foliões e apoiadores da Folia de Reis Cia. Avelino Tavares
de Almeida em Jussara
Chama a atenção a quantidade de jovens e crianças participantes e que garantem a continuidade da tradição, já a quinta e a sexta geração sucessora do patriarca baiano Cirilo Almeida.

A folia “gira” por onze dias, começando no Natal, dia 25 de dezembro até 06 de janeiro, dia dos Santos Reis. “Vamos manter a tradição que nosso pai deixou, vamos tocar a folia até quando Deus permitir, nossos filhos darão continuidade”, disse emocionado Adauto Aparecido de Almeida, compositor das toadas da folia, em parceria com Valdivino Tavares de Almeida. “Algumas toadas antigas foram repaginadas, aceleramos mais um pouco o ritmo, e fizemos novas composições”, destacou.

A maioria dos foliões componentes da Cia. Avelino Tavares de Almeida já não moram mais em Jussara, mas retornam todos os anos para "girar" na folia e manter a tradição, a exemplo de Adauto Aparecido, que mora em Cotriguaçu-MT e outros que moram em Goiânia. 

João Augusto, Adauto Aparecido e Maria Eduarda


Cia. Avelino Tavares de Almeida


Folia de Reis Cia. Avelino Tavares de Almeida


Farto e delicioso jantar servido aos foliões e público presente

Um comentário: