quarta-feira, 26 de maio de 2021

PROFESSORA IARA AMORIM FALOU SOBRE OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA NA RÁDIO RIO BONITO 88,5 FM


A professora Iara Amorim falou em entrevista na Rádio Rio Bonito 88,5 FM em Itapirapuã sobre “Os desafios da Educação em Tempos de Pandemia”, com participação do Dr. Cleyton Amorim que atuou como entrevistador, com o objetivo de informar pais, educandos e a sociedade em geral sobre as mudanças no ensino no momento de pandemia.

Iara mostrou que a maior mudança foi o advento do ensino virtual, “tivemos que nos reinventar, aprender a usar novas metodologias, novas ferramentas, tanto para avaliar quanto para ensinar”.

“O professor acorda as 5:00 horas da manhã para conseguir colocar a aula na plataforma, preparar o planejamento com novas metodologias e ministrar a aula permanecendo o tempo todo a disposição dos alunos e pais, então os desafios tem sido enormes, mas temos conseguido alcançar nossos objetivos trabalhando o dia todo em prol da educação. O ensino remoto não é fácil para ninguém, tem sido uma tarefa árdua”.



As ferramentas mais utilizadas como o whatsapp, Google Meet, classroom, exigem adaptações a realidade social do aluno, e isso deve ser respeitado. “Alunos da educação inclusiva apresentam dificuldades que às vezes o outro não tem, então precisamos adaptar essas atividades de acordo com suas limitações, todos nós vamos aprendendo juntos nesse momento. Então é importante não ver esse momento só como algo negativo, mas também como oportunidade para avanços no ensino e na aprendizagem”.

De acordo com a professora o Município de Itapirapuã tem conseguido avançar muito atingindo os objetivos propostos através da transformação desse momento, dessa forma de aprender e ensinar, alcançando de forma bem proveitosa as metas, com avanços na aprendizagem por parte dos alunos. “No primeiro momento em 2020 foi mais difícil, porém agora está bem mais tranqüilo, mais fácil, todos nós estamos mais adaptados, sabemos que o ensino totalmente presencial não vai voltar de uma hora pra outra, isso ainda vai demorar vamos começar ainda de forma híbrida”.



“Quando um aluno deixa de assistir às aulas toda a equipe da escola se mobiliza, essa busca é feita por whatsapp, ligações telefônica, recado, entre outros. Usamos todos os meios disponíveis para impedir esse aluno de abandonar os estudos”.

A dificuldade dos alunos ao acesso à internet é um dos maiores obstáculos às aulas à distância, uma realidade que não é exclusiva de Itapirapuã, essa situação é geral. “É preciso políticas públicas voltadas para educação buscando melhorias quanto ao acesso às tecnologias, porém isso não pode ser um obstáculo para que esse aluno não aprenda, porque temos que incluir todos os alunos”.

A avaliação leva em conta a realidade de cada aluno para que nenhum fique de fora, o momento de avaliação também é um aprendizado.

“A família desempenha papel muito importante porque o ensino não é função só da escola, é uma responsabilidade de toda sociedade, Estado e a família, todos nós somos responsáveis por esse processo. No inicio da pandemia os pais tiveram mais dificuldades porque eles também não tinham acesso a essas ferramentas, não sabiam usar, eles também aprenderam e hoje não conseguimos ensinar sem a participação ativa dos pais na realização das atividades. Interagimos diretamente com os pais, as escolas estão abertas para receber os pais, conversamos diariamente, entregamos as atividades e ensinamos a ajudar o aluno em casa nas atividades”.



“O aluno é o protagonista e não mero expectador. Então o aluno não fica só parado somente ouvindo o professor, mas faz parte desse processo. O aluno hoje constrói seu próprio conhecimento”. De acordo com a professora a interação tem sido via whatzapp, ligação telefônica e recado nas redes sociais.

Ao final Iara Amorim recomenda que, para melhor aproveitamento do ensino é preciso que o aluno não se desanime, não abandone os estudos, não deixe de realizar as tarefas. É preciso organizar um lugar tranqüilo e apropriado em casa para estudar e assistir as aulas com um cronograma de estudos, roteiros e horários como se estivesse na escola buscando os professores para sanar dúvidas. Iara recomenda ainda “ao aluno que abandonou os estudos que volte para a aula, procure seu professor, mande uma mensagem, estamos prontos para te atender”.

Iara Amorim - Pedagoga e psicopedagoga com mais de 30 anos de experiência em Educação. Professora da rede Estadual e Municipal de Itapirapuã.

Cleyton Amorim - Graduado em fonoaudiologia, graduado em direito, especialista em saúde mental, especialista em motricidade orofacial, especialista em disfagia, mestrado em educação, doutorado em saúde pública.







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