quinta-feira, 18 de março de 2021

AGENTE DE SAÚDE DENUNCIA OMISSÃO DE ATENDIMENTO NO HOSPITAL MUNICIPAL DE JUSSARA A PACIENTE COM COVID-19


A agente Comunitária de Saúde Márcia Regina Gomes que mora há 38 anos e atua há 18 anos no distrito de Betânia, Município de Jussara, publicou um áudio reclamando de possível omissão de atendimento ao esposo Valdomiro Carlos Damata, testado positivo para covid-19, no Hospital Municipal de Jussara na manhã de quinta-feira, 18/03.

No áudio a agente de saúde explica que o esposo testou positivo para covid-19 no dia 11/03 na cidade de Montes Claros de Goiás, que fica a 15 quilômetros do distrito de Betânia. O distrito fica a 55 km de Jussara.



Toda a confusão que culminou na possível omissão de atendimento, conforme se observa no áudio teria sido pelo fato do teste que positivou Sr. Valdomiro com covid-19 ser feito na cidade vizinha. Naquele momento de suspeita de contaminação pela covid-19 buscaram atendimento na unidade de saúde mais próxima, “Não sou cadastrada no outro Município, procurei no momento de agonia”, explica Márcia justificando o teste feito em Montes Claros de Goiás.



RELATOS NO ÁUDIO

Márcia relata no áudio que procurou atendimento para o esposo as 05:30 horas de quinta-feira, 18/03, no Hospital Municipal de Jussara explicando que o esposo estava com covid-19, “a enfermeira que me recebeu logo fez um coquetel no meu esposo. Era troca de plantão, quando o soro estava quase terminando veio outra enfermeira e retirou. Não falou nada.” Passaram 20 minutos quando informaram para aguardar o médico que chegaria as 8:00 horas. “Meu esposo sentiu tonteira, levei-o para dentro do carro”.

Outro enfermeiro fez o teste novamente confirmando a contaminação pela covid-19. Fez o raio-X as 8:40, quando foi informada que deveriam retornar para ter atendimento no Município que teria feito o primeiro teste de covid-19, no caso, em Montes Claros de Goiás.



A enfermeira disse que lá em Montes Claros não seria atendida porque era de outro Município, “você tem de voltar para onde fez o teste”, Márcia perguntou se ela queria ver o cartão do SUS que é de Jussara, após essas tentativas a enfermeira chamou o médico que “disse que não podia fazer nada, eu disse para ele eu sou agente de saúde neste Município há 18 anos, nós somos deste Município, você vai negar atendimento para mim?”De acordo com Márcia, o médico respondeu que “ele não podia fazer nada, que era para voltar ao outro Município”.

“Implorei para ele (o médico) olhar o raio-X do meu esposo, ele não quis olhar o raio-X, disse que era para pegar o Raio-X e levar para o outro Município”, relata Márcia em outro trecho do áudio. “Não sou cadastrada no outro Município, procurei no momento de agonia”, continua Márcia no áudio que gravou, “meu esposo está passando mal. Ele não quis atender, falei que ia chamar a polícia, ele disse que podia chamar, e virou as costas para mim”.



Márcia ainda desabafou no áudio: “Peguei meu esposo e viemos embora, indignada por um profissional de saúde rejeitar atendimento a uma pessoa que está passando mal de covid-19. Não importa se ele fez o teste na China, em Goiânia, em São Paulo. Como que um profissional da saúde nega atendimento no momento que estamos passando?” A agente disse que tentou contato com a secretária de saúde, mas não conseguiu.

“Doutores, enfermeiros, não deixem mais um ser humano passar por isso, eu peço, eu imploro, é muito constrangedor, peguei o meu carro com o esposo e voltamos para casa. Como agente de saúde, eu nunca esperava passar por isso. Relata que cerca de 30 pessoas presenciaram o ocorrido. “Tenho testemunhas!”

A reportagem entrou em contado com a secretária de saúde Eliane Rebouças que estava em Goiânia no momento do ocorrido. Em resposta à reportagem Eliane informou ter ouvido o áudio publicado pela agente de saúde e que ligou para ela. A secretária pediu desculpas à agente de saúde, mas disse à reportagem que “foi um erro tremendo da equipe”. O assunto ganhou grande repercussão na cidade, em especial nas redes sociais, grupos de whatsapp.





 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário