quarta-feira, 22 de abril de 2020

CORONAVÍRUS - AINDA SEM SOLUÇÃO ABERTURA DO COMÉRCIO EM JUSSARA

Reunião na Prefeitura de Jussara debate flexibilização nas ações
de combate ao coronavírus para abertura do comércio.

Uma série de reuniões desde a manhã de quarta-feira (22/04) na Prefeitura e Câmara de Vereadores envolvendo autoridades e representantes de empresários e comerciantes com o objetivo de possível flexibilização das ações no combate à pandemia do coronavírus, para abertura do comércio local, movimentou a cidade de Jussara.

O dia começou com reuniões na prefeitura quando vários vereadores, e o vice-prefeito Jean Carlos, se encontraram com o prefeito Wilson Santos, na pauta a discussão da flexibilização das ações com possível abertura de parte do comércio local.

Reunião na Câmara de Vereadores de Jussara.

REUNIÃO NA CÂMARA

Logo depois, já as 10 horas numa reunião mais ampla entre vereadores, comerciantes e o vice-prefeito na Câmara Municipal foi lido e debatido o projeto de lei apresentado pela vereadora Eliene Arraes que “disciplina medidas de enfrentamento da emergência da saúde pública em Jussara em razão da pandemia da Covid-19.”

Intensos debates com argumentações por parte dos vereadores, comerciantes, assessoria jurídica da Câmara e vice-prefeito Jean Carlos predominaram na reunião, notadamente com posicionamento de todos favorável à abertura geral do comércio, mas claro, com disciplinamento sanitário para prevenção ao coronavírus.

Reunião na prefeitura de Jussara.

REUNIÃO NA PREFEITURA

Ao final, uma nova reunião aconteceu na prefeitura as 15:00 horas quando o assunto foi debatido amplamente com todos unidos em prol de uma solução que atenda aos interesses da comunidade e do comércio, mas alinhados às determinações legais conforme decretos do Governo de Goiás, decisões judiciais pertinentes no Município, e normativas da OMS.

REUNIÃO NO MINISTÉRIO PÚBLICO

O caso se arrastará ainda até sexta-feira, 24/04, as 09:00 horas com a realização de mais uma reunião, desta vez com a participação também do Ministério Público. A Prefeitura, a Câmara Municipal e o comércio de Jussara serão representados nesta reunião que contará com representante do MP.

Reunião na prefeitura.

BUSCA PELA LEGALIDADE

O prefeito Wilson Santos e todos os participantes nas rodadas de conversas promovidas nas reuniões se posicionam claramente pela abertura do comércio local, mas dentro das normativas legais de isolamento social impostas pelos decretos de Emergência Pública em Saúde da OMS, Governo Federal, Governo de Goiás. “É preciso encontrar uma brecha legal no decreto do Governo de Goiás que impõe o fechamento do comércio para a sua abertura. Isto está sendo buscado com diálogo e responsabilidade. Se a lei permitir a vontade é de liberar o retorno das atividades comerciais e econômicas.”

PARTICIPANTES NAS REUNIÕES

Participaram da reunião na Câmara Municipal o presidente Francisco Rebouças Neto (Chico Rubião), vice-prefeito Jean Carlos (representando o prefeito Wilson Santos), os vereadores José Roque, Wanderson Moreira, Chiquinho da Nova Jussara, Idali Bontempo, Itamar Caiado, Vagner Corrotó, Cloves do Militão, Tiago Carvalhaes, Eliene Arraes, e representantes de comércios de eletrônicos, roupas, academias, supermercados, materiais de construção, papelaria, calçados e materiais esportivos, entre outros.

Na reunião realizada na prefeitura participaram o prefeito Wilson Santos, o presidente Francisco Rebouças Neto (Chico Rubião), o vice-prefeito Jean Carlos, os vereadores José Roque, Wanderson Moreira, Chiquinho da Nova Jussara, Idali Bontempo, Itamar Caiado, Vagner Corrotó, Cloves do Militão, Tiago Carvalhaes, Eliene Arraes, também o advogado, Dr. Álvaro Brum, a secretária de saúde, Eliane Rebouças, o coordenador de arrecadação e fiscalização, Vagmar. (Texto: Nilson Almir. Fotos: Nilson Almir/Leo Stúdio).







Nenhum comentário:

Postar um comentário