quinta-feira, 11 de agosto de 2016

FORTE ESTIAGEM - FORNECIMENTO DE ÁGUA EM JUSSARA PREOCUPA

Vereador Nilson Gomes, gerente da Saneago em Jussara Luis
Carlos Pereira Borges, e prefeita Tatiana Ranna - Visita à
captação do Córrego Água Limpa.
A forte estiagem está provocando baixo nível no Córrego Água Limpa, o que pode dificultar a captação para o abastecimento do sistema de distribuição de água em Jussara.

A Saneago fez drenagem no manancial do Água Limpa para melhorar a captação de água, com retirada de lama, para aumentar a profundidade da barragem. De acordo com técnicos da empresa, “a estiagem deverá atingir ainda o seu momento de maior gravidade e isto traz preocupações quanto ao abastecimento de água em Jussara. Há risco de falta de água, e de racionamento”.

Cerca de 90% da água utilizada em Jussara é captada no Córrego Água Limpa, com uma vazão de 60 litros por segundo, outros 10% são de três poços artesianos interligados ao sistema.

A manutenção de outro ponto de captação de água, como a barragem no Córrego “Molha Biscoitinho”, também foi executada, como forma preventiva, já que o local poderá ser utilizado caso a situação se agrave.

A Saneago está executando várias intervenções com obras na cidade por solicitação da prefeita Tatiana, como a adutora em implantação para interligar setores como Vila Nova, Setor Aeroporto, Residencial Santos Dumont, ao sistema de distribuição de água da cidade. Esses setores eram abastecidos de forma precária no período de estiagem com poços artesianos. As barragens de captação também tem sido uma grande preocupação da prefeitura, mas que terá amenizada a situação com a limpeza realizada agora.

A prefeita Tatiana, juntamente com o vereador Nilson Gomes, visitaram o sistema de captação de água no Córrego Água Limpa acompanhados pelo gerente da Saneago em Jussara Luis Carlos Pereira Borges. “A situação é preocupante, sempre ocorreu ao longo da história da cidade, houve tempos em que a água até faltou. Este ano o problema se agravou e buscamos meios para prevenir e evitar a falta de água em Jussara”.

Uma campanha no rádio, caros de som, deverá ser realizada alertando a população para a necessidade de economizar água, evitar o desperdício, como forma de prevenir o agravamento da situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário