terça-feira, 26 de novembro de 2019

27 DE NOVEMBRO - DIA DA PADROEIRA DE JUSSARA- NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

Dia 27 de Novembro é o dia de Nossa Senhora das Graças.
Padroeira de Jussara.

No dia 27 de Novembro, quarta-feira, comemora-se o dia da padroeira de Jussara, Nossa Senhora das Graças, e é feriado municipal instituído pela Lei Municipal nº 135/96. O comércio, instituições bancárias e públicas não funcionam no feriado. A Igreja Católica realiza missa em seu louvor.

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS – JUSSARA

História

Jussara se chamava Colônia de Água Limpa e os pioneiros que chegaram por vota de 1.943 construíram a primeira capela (rancho) coberta com folha de babaçu, uma espécie de palmeira predominante na região, em homenagem ao Senhor Bom Jesus da Lapa. No ano de 1951 este rancho foi demolido e em seu lugar construiu-se a capela de Nossa Senhora das Graças que se tornou padroeira da Colônia, (É bom salientar que a imagem do Senhor Bom Jesus da Lapa continuou no altar, porém esta Igreja era pequena para acolher a comunidade e os padres com o apoio do bispo Dom Tomaz Balduíno e do povo organizaram para construir uma Igreja maior.  

A Igreja Nossa Senhora das Graças foi elevada a paróquia devido ao precário atendimento na região por ficar distante da Cidade de Goiás e por possuir mais de 25 mil pessoas na região. O atendimento era feito só de vez em quando, por um padre do convento Nossa Senhora do Rosário da Cidade de Goiás.  Tem pessoas que se lembram de um padre chamado Pe. José e também de frei Simão que celebrava a palavra e os matrimônios (casamento, batismo, etc), Dom Tomaz  percebendo a necessidade da comunidade convidou os padres Henrique Malavoltti para ser vigário da paróquia Nossa Senhora das Graças e Pe Francisco Cavazzutti, seu cooperador.

Em 1.973 foi lançada a pedra fundamental dando início a construção da atual Igreja Nossa Senhora das Graças. Mas a pequena Igreja só foi demolida em 1.976, após o termino da construção da atual Igreja.

Os padres da recém paróquia aderiram a nova visão do Concílio e deram apoio às classes sociais desprovidas de meios econômicos e políticos com por exemplo: movimento das lavadeiras, trabalhadores rurais (reforma agrária), o que gerou conflito com alguns membros que ficaram contra a Igreja.



Nenhum comentário:

Postar um comentário