terça-feira, 22 de dezembro de 2015

CARTA AO PAPAI NOEL

                                  Por Mirian Camelo Bezerra de Menezes


"Querido Papai Noel,

Desculpa se eu te escrevo tão perto do Natal, tão de última hora, mas eu estava aprendendo a andar de bicicleta e não deu tempo.Esse negócio de aprender a andar de bicicleta é custoso mas eu consegui. Você sabe andar de bicicleta?

Na verdade essa é a minha primeira carta para você. Das outras vezes era o papai que te telefonava. Como o papai disse que perdeu o seu número, eu vou escrever e ele vai pôr no correio. Ele disse que dá tempo.

Papai Noel, eu sei que não foi você que comprou a minha bicicleta. Eu vi o papai comprando e até fui lá com ele.Não tem problema, viu! O importante é que agora eu já estou andando mesmo! Ando sem as rodinhas.

Eu queria te dizer que você é muito rico e rápido mesmo porque você arruma presente para esse tantão de gente e ainda vai entregar na casa. A Nina me disse que o nome disso é “entrega a domicílio”. Só que eu fico com dó de você porque você já está bem velhinho. O vovô, que nem tem a barba e o cabelo tão branquinhos, vive falando que está cansado!

Como eu já ganhei a minha bicicleta e o papai não é tão rico quanto você para comprar outra coisa, e ele também me proibiu de pedir mais um presente a qualquer pessoa (incluindo você) porque aqui já tem muita coisa, o que eu queria mesmo, de verdade, era te visitar na sua casa. Pode ser depois que passar o seu dia de trabalho. Eu espero. Se você não souber andar de bicicleta eu posso te ensinar. Eu sei que é longe e faz muito frio, mas fique tranquilo porque eu tenho um montão de roupa bem quentinha. Elas já estão separadas para esse passeio. O que você acha?

Eu também quero que você entregue presentes para algumas pessoas grandes e adultas. Mas eu vou contar um segredo: essas pessoas grandes e adultas, elas só cresceram. São crianças disfarçadas – eu acho que deve ser para saírem sem ter que pedir a ninguém. Eu sei que elas são crianças porque sempre sorriem, contam histórias, dão cambalhotas, fazem trapalhadas e sempre querem brincar. O meu tio é assim,  já reparei. Ele nasceu depois de mim. Eu lembro dele bem pequenininho.  Mas já conheci outras pessoas com esse jeito.É muito bom estar ao lado delas porque elas estão comigo quando estão comigo. Você leva o presente delas, por favor?

Papai Noel, você dá um beijo no menino Jesus?

Papai Noel, você não dá presente pros bichinhos também não? Eu tenho um gato e um cachorro.

Um beijo e assinado: eu.
Você sabe que eu sou, não é?"

Mirian Camelo Bezerra de Menezes, filha de Jussara e produtora cultural.

Goiânia, 20 de dezembro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário