Alunos do 1º e 2º da Escola Municipal Militarizada Comendador João Marchesi vivenciaram a segunda etapa prática do Programa AlfaMais em visitação ao Museu Cora Coralina na Cidade de Goiás, uma experiência muito importante para os alunos e professores que puderam ver de perto o quão importante é o aprendizado em conjunto, da teoria em sala de aula e a etapa prática do projeto, quarta-feira, 07/06.
“O Programa AlfaMais tem auxiliado o desenvolvimento dos
educandos e maximizado o conhecimento dos profissionais da educação.”
A visitação ao Museu Cora Coralina na Cidade de Goiás, foi resultado das atividades da professora Kerciane Martins, que desenvolveu a prática junto à sua turma, o 1º ano. “Trabalhei com eles a biografia de Cora, fizemos a receita do Bolo Bahiano retirada do livro de Cora, estudamos frutos do Cerrado. Cora fazia os doces para sua sobrevivência”, explicou, completando que: “Assim surgiu o desejo de levar as crianças para visualizar de perto o ambiente onde viveu Cora Coralina. Fechamos a 2° Vivência do Programa Alfamais com a prática. Temos a certeza que ficará na lembrança de cada criança esse momento histórico!”
A professora agradeceu o apoio do secretário de educação de
Jussara, Dr. Marcos Guimarães que proporcionou o transporte e todo o suporte
necessário.
Além da visitação ao Museu Cora Coralina, o passeio incluiu ainda
um lanchinho na Praça do Coreto, e visita à Igreja do Rosário, dois importantes
cartões postais na Cidade de Goiás.
Ao todo, 34 crianças participaram das atividades acompanhadas e orientadas pela coordenadora pedagógica, Rutnea Barbosa, coordenador disciplinar, Márcio Viana, o militar, Cb Douglas, e as professoras Kerciane Martins e Andrizia Gonçalves.
ALFAMAIS
O AlfaMais foi criado pelo Governo de Goiás em 2021 por meio da Lei nº 21.071 e prevê a colaboração com 246 municípios que aderiram ao programa. O objetivo do AlfaMais é reduzir os índices de alfabetização incompleta e letramento insuficiente entre as crianças matriculadas nas redes públicas e assegurar a alfabetização completa das crianças na idade certa, até o 2º ano do Ensino Fundamental.
O programa inclui a formação de professores, elaboração e entrega de materiais didáticos complementares, pagamento de bolsas para profissionais envolvidos, premiação de escolas com os melhores resultados, fomento às unidades com menores índices de alfabetização e instituição do ICMS educacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário