domingo, 6 de novembro de 2022

CAIADO RESSALTA PROTAGONISMO DA JUVENTUDE NO AGRO DURANTE ENCONTRO DE LIDERANÇAS DA FAEG


Evento, que reuniu cerca de 1,5 mil pessoas, premiou projetos realizados em Goiás com foco no empreendedorismo.

 

O governador Ronaldo Caiado participou, neste sábado (05/11), do Encontro Estadual de Jovens Lideranças do Agro promovido pelo Sistema Faeg/Senar/Ifag. O evento reuniu cerca de 1,5 mil pessoas no Centro de Convenções de Goiânia, ocasião em que o governador destacou o protagonismo da nova geração e a importância da formação dessas pessoas para o desenvolvimento do País. “Precisamos qualificar tecnicamente e mostrar que são capazes de vencer desafios”, disse o chefe do Executivo.

 

Caiado comentou que o trabalho educativo realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg) fortalece o setor do agro. “É algo que vai consolidar definitivamente o interior do Estado com mão de obra qualificada. Pessoas tecnicamente formadas, e com conhecimento de causa. Não é na tese do achismo”, resumiu. 

 

“Cada jovem terá noções de economia familiar, de como fazer a sucessão, de plantio e de mercado. E, ainda, a formação política para que sejam lideranças nas suas regiões”, sublinhou. Caiado ainda deixou uma mensagem aos representantes de outros Estados que vieram conhecer o trabalho desenvolvido em território goiano. “Sei que tem jovens de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e São Paulo. Saibam que tudo que foi criado em Goiás tem importância pelo conhecimento que pode transmitir a cada um”, disse.

 

No evento, houve a final do Concurso Faeg Jovem 2022, com a premiação dos melhores projetos. Ao longo do ano, 170 grupos de Faeg Jovem, com 2,4 mil integrantes, trabalharam a temática “Tudo é Agro”. A partir disso, criaram projetos com destaque principalmente para recuperação ambiental e agricultura urbana sustentável, beneficiando mais de 400 mil pessoas. Merecem destaque: 53 nascentes protegidas, 17 mil mudas de árvores plantadas, dez toneladas de alimentos produzidos e oito de composto orgânico para plantio.

 

O presidente da Faeg e deputado federal, José Mário Schreiner, afirmou que o objetivo do projeto é “formar jovens baseados em empreendedorismo, liderança e sucessão familiar”. E classificou o Concurso Faeg Jovem como um mecanismo de incentivo. “O melhor estímulo é fazer com que eles tenham um processo de desafios, com os destaques sendo premiados”, comentou ao anunciar que o projeto da Faeg para 2023 é aprimorar e ampliar a formação de lideranças a partir da oferta de cursos. “Vamos trabalhar com 50 por vez, com curso de até dois anos. Uma formação de gente que honra, trabalha e investe.”

 

Já a deputada federal eleita Marussa Boldrin, que tem forte atuação no agro e inclusive faz parte dos projetos da Faeg, definiu Goiás como “referência nacional com o programa Faeg Jovem”. Segundo ela, o trabalho é ainda mais fortalecido quando alinhado às iniciativas do governo estadual, com foco no social. “Sabemos a importância de ter técnica acoplada junto ao espaço da liderança”, comentou.

 

Fotos: André Saddi/Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário