segunda-feira, 23 de maio de 2022

CUIDADO EM LIBERDADE É FOCO DE DISCUSSÃO DE CONFERÊNCIA EM SAÚDE MENTAL


O Governo de Goiás, por meio da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), iniciou as etapas regionais da "V Conferência Nacional de Saúde Mental”. Entre os meses de maio e junho, serão realizados 15 encontros regionais, para discussões sobre o tema “A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

 

A abertura ocorreu no último dia 20 de maio, na Unievangélica, em Anápolis (GO), aconteceu o primeiro evento sediado pela Regional de Saúde Pirineus. A gerente de Saúde Mental da SES-GO, Helisiane Figueiredo, explica que neste momento, as etapas regionais consolidam as propostas das etapas municipais, e a partir de então, na etapa estadual sairão propostas que realmente expressam as necessidades do Estado, tendo como premissa o cuidado longitudinal, de base territorial.



 

As conferências são momentos de reflexão e debate para a avaliação e a formulação de políticas públicas da saúde mental. “Elas consolidam a participação cidadã na construção dessas políticas, pois avaliam as necessidades de cada região, com discussões e propostas focadas nos contextos locais”, destaca.

 

CUIDADO

 

A 4ª Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM) destacou-se por ter sido a primeira intersetorial, com participação de usuários, trabalhadores e gestores do campo da saúde e de outros setores. “Isso foi um avanço radical em relação às conferências, e atendeu às exigências reais e concretas que a mudança do modelo de atenção trouxe para todos”, avaliou.

 

Helisiane afirma que esse momento é de extrema importância pois há um hiato de dez anos, desde a última conferência e  o país ainda precisa mudar o olhar para o cuidado em saúde mental. “Para chegarmos em uma sociedade sem manicômios, ainda há muito para avançarmos na conquista desse direito, tanto no contexto de implementação de políticas públicas, quanto na sensibilização e orientação dos cidadãos e das pessoas com transtornos mentais”, considera.

 

DISCUSSÕES REGIONAIS

 

Antes da conferência estadual, que acontecerá nos dias 27, 28, 29 e 30 de junho, em Goiânia. Haverá encontros da etapa regional, no mês de maio - em Pirineus (20), Oeste II (23), Rio Vermelho (24), Oeste I (25), Central (26), Norte (30), Serra da Mesa (31), e em junho – em São Patrício I e II (01), Sudoeste II (02), Sudoeste I (03), Sul (06), Estrada de Ferro (07), Centro-Sul (08), Entorno Norte, Nordeste I e II (09) e Entorno Sul (10).

 

 

 

*Patrícia Almeida/Comunicação Setorial*


Nenhum comentário:

Postar um comentário