Avaliação positiva de agências é de 95%. Tempo médio de espera do usuário por atendimento é inferior a 10 minutos
As 76
unidades do Vapt Vupt, localizadas na capital e interior do estado, realizaram
no primeiro semestre de 2023 mais de 3,7 milhões de atendimentos. O índice que
afere o tempo médio de espera do usuário continua inferior a 10 minutos e a
avaliação positiva dos serviços é de aproximadamente 95%, no mesmo período.
As agências
com maior número de atendimentos estão localizadas em Aparecida de Goiânia
(Buriti Shopping), Rio Verde, Anápolis e na capital (setor Campinas). Os
serviços disponíveis no programa são agendados, por meio do portal
vaptvupt.go.gov.br, permitindo distribuir melhor a demanda nos municípios com
mais de uma unidade e evitando filas ou esperas desnecessárias.
Além do
agendamento, o sistema de avaliação também foi reformulado e modernizado. Os
cidadãos podem qualificar os atendimentos acessando o QR Code fixado nas mesas
dos atendentes ou utilizando o Expresso Totem, plataforma de serviços digitais
disponibilizada em todas as agências.
De janeiro a junho de 2023, mais de 158 mil usuários classificaram a experiência dos atendimentos do Vapt Vupt, índice que atingiu 95% de avaliações positivas e abrange todas as unidades do estado. Os números demonstram o sucesso da política implementada pelo governador Ronaldo Caiado para aproximar Estado e cidadão.
"Além
da pesquisa aplicada ao final do atendimento, fazemos levantamentos de
indicadores importantes, que nos direciona no planejamento e aplicação de ações
que geram uma entrega mais eficiente e efetiva ao cidadão. É assim que
identificamos, por exemplo, a necessidade de desburocratizar algum
serviço", explica a subsecretária de Inovação da Gestão e dos Serviços
Públicos da Secretaria da Administração (Sead), Lara Garcia Borges.
A Sead
promoveu ainda outras ações para aperfeiçoar a experiência do usuário nas
unidades. Nos últimos anos, 28 agências passaram por algum tipo de intervenção
física, obras ou mudança, assegurando mais conforto e dignidade aos usuários e
servidores, investimento superior a R$ 11 milhões. Outras 10 unidades foram
inauguradas desde 2019 em diferentes regiões do estado. A última delas foi
entregue em abril deste ano, em Padre Bernardo.
A
superintendente de Gestão do Atendimento ao Cidadão, Lilianne Lima de Sousa,
pontua que os índices refletem o conjunto de ações empreendidas pelo Governo de
Goiás no aperfeiçoamento das políticas de atendimento aos cidadãos. “A
prioridade da gestão é levar mais cidadania e dignidade a todos os goianos, o
que significa, entre outros, disponibilizar serviços mais ágeis e eficientes. O
esforço do governo para manter a qualidade é constante”, avalia Lilianne.
EXPRESSO
O Governo de
Goiás disponibiliza também mais de 110 serviços totalmente digitais, por meio
do portal expresso.go.gov.br A plataforma Expresso oferta canais de
atendimento, por meio de balcões de interação presencial distribuídos em todas
as regiões do estado, totens de autoatendimento em agências do Vapt Vupt e
locais estratégicos em municípios pelo interior de Goiás, além do app Expresso
Goiás e agências dos Correios.
Uma das
ações mais recentes é a criação do Tele-Expresso. Por meio do telefone (62)
3269-4340, usuários podem agendar serviços nas agências do Vapt Vupt, consultar
documentos necessários para os atendimentos e os endereços de todas as
unidades.
Fotos: Sead/Secretaria
da Administração - Governo de Goiás
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