Formações mais buscadas foram nas áreas de compras governamentais e compliance público. Cursos alcançaram índice de 98% de aprovação dos participantes
Os primeiros
seis meses de 2023 foram de desenvolvimento profissional para milhares de
servidores do Governo de Goiás. No período, a Diretoria Executiva da Escola de
Governo capacitou 11.652 colaboradores que atuam nas mais diversas áreas do
Executivo Estadual, em especial compras governamentais e compliance público,
tema dos cursos mais buscados na instituição.
Os números
refletem o constante aperfeiçoamento do quadro de pessoal do funcionalismo
público do Estado e, consequentemente, a melhoria na entrega dos serviços
públicos ao cidadão. O curso de Compras Governamentais, recordista de
inscrições e que já contava com certificação específica, ganhou novas turmas em
razão da transição para a nova Lei de Licitações e da implantação do Sislog –
Sistema de Compras do Governo de Goiás. Ao todo, 5.373 servidores participaram
de alguma formação nessa área.
Em seguida, a área de Compliance Público foi a mais buscada na Escola, com 1.476 diplomados em 17 turmas. O Governo de Goiás adotou o Programa de Compliance Público (PCP) a partir de 2019 e desde então, oferece uma grade de cursos de certificação na área, que abordam todos os eixos de atuação definidos pelo PCP.
Outros
cursos concorridos são de Redação Oficial e Cipa Básico, além das formações de
introdução a programas e ferramentas técnicas, como SEI, Excel e Power BI,
todos em nível básico. Entre os 10 mais requisitados, um dos mais buscados,
presencialmente, foi o de Técnicas de Resolução de Conflitos, que oferece
conteúdos para o desenvolvimento de competências para resolução consensual de
situações no ambiente de trabalho.
O índice de
satisfação dos participantes com os cursos realizados pela Escola de Governo,
de janeiro a junho, foi de 98,78%. A avaliação é feita por meio de aplicação de
questionários ao final de cada formação. Com base nos resultados, os cursos são
aperfeiçoados.
Além das
formações voltadas para atuação profissional, a Escola de Governo desenvolve
outras ações, com o objetivo de promover discussões mais amplas de assuntos
relevantes para o funcionalismo estadual. O Projeto Semear é uma das
iniciativas e, durante o primeiro semestre, abordou temas como transformação
digital, nova Lei de Improbidade Administrativa, governança no setor público e
diversidade no ambiente de trabalho.
Fotos: Sead/Secretaria
da Administração – Governo de Goiás
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