domingo, 23 de julho de 2023

JUSSARA, A CAPITAL MUNDIAL DO BARU -EMPRESA FLORA DO CERRADO FAZ EXPORTAÇÃO PARA AMÉRICA DO NORTE E EUROPA


A castanha do baru leva Jussara ao mercado internacional com exportação do produto Baru Nuts ao mercado Norte Americano e a outros países como a Suíça. Trata-se da castanha do baru, beneficiado, empacotado e exportado pela empresa genuinamente jussarense, a Flora do Cerrado – Produtos Naturais.



A Flora do Cerrado, criada em 2010, tem o registro da marca Baru e atende o mercado brasileiro, mas cerca de 90% da sua produção destina-se ao mercado internacional com exportação do produto a granel ou empacotado.

O secretário do desenvolvimento econômico, indústria e comércio de Jussara, Sílvio Lopes, destaca a “ação visionária e empreendedora dos empresários Edson Cunha e Wesley Machado ao fazer do Baru, fruto do baruzeiro, essa árvore nativa do cerrado bastante comum no Município, uma marca jussarense”, destacou, acrescentando que “Jussara é a capital mundial do Baru, é nosso patrimônio”.



A Flora do Cerrado – Produtos Naturais desenvolve pesquisas, com produção das linhas de alimentação, e de cosméticos, tudo à base do Baru.

MAIS NUTRITIVO QUE A MAIORIA DAS CASTANHAS

O baru tem mais nutrientes que o amendoim e a maioria das nozes. Quase 30% de seu peso é composto por proteína. Também é rico em vitamina C, ferro, polifenóis, flavonoides e antocianinas e por isso está sendo apresentado como um alimento funcional.

Todo o fruto pode ser aproveitado. A polpa contém carboidratos, lipídeos, proteína, fibra e cinzas e pode ser adicionada em receitas de pães e bolos para aumentar a qualidade nutricional. A parte mais interna do fruto (endocarpo) pode ser usada como carvão com alto valor calorífico.

Fonte: Embrapa-DF 

Nenhum comentário:

Postar um comentário