quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

JACILÂNDIA - LEMBRANÇAS DO "RONCADOR"


Por Valdecy Borges, Goiânia, 11/10/2020*

 

Oh! meu Deus quanta saudade

da região de Jussara

as moças casavam virgens

o que hoje é coisa rara.

E um fato curioso

não me sai do pensamento

noivo conhecia a noiva

na véspera do casamento.

 

Pois da roça onde eu morei

eu guardo essas lembranças

que ficaram na memória

do meu tempo de criança.

Infância dos oito anos

que então já permitia

ver o que acontecia

no meio da vizinhança.

 

"Roncador" pequeno rio

às margens do qual morei

final dos anos "50"

quando para lá mudei.

Mudança em carros de boi

com meus pais e meus irmãos

lindo tempo que se foi

chega dói meu coração.

 

O banho de córrego era

pra nós uma diversão

as mulheres na "Aguada"

e os homens no "Poção".

Separados por distância

que tirava a visão

os homens banhavam nus

as mulheres não sei não.

 

Daquele tempo saudoso

dos meus sonhos de  menino

quanta saudade eu tenho

da família "Secundino".

Ela se constituía

numa prole numerosa

que tão bem nos acolheu

de maneira generosa.

 

Bem perto da minha casa

uma lagoa existia

caçada de jacarés

era o que eu preferia.

Não era por diversão

pois matava e comia

e naquela ocasião

nenhuma lei proibia.

 

Local virou "Jacilândia"

próximo ao córrego Chibata

terra que me viu crescer

a saudade me maltrata.

Na vida do dia a dia

não conhecia a tristeza

e curtia a natureza

me embrenhando nas matas.

 

Aquela vida pacata

era o próprio mundo meu

que hoje me faz lembrar

Casimiro de Abreu:

"Oh! que saudades que tenho

Da aurora da minha vida

Da minha infância querida

Q os anos não trazem mais".

Saudade ainda sinto

estando hoje em Goiânia

saudade de JACILÂNDIA

fundada pelos meus pais!



(*) Valdecy Borges é jornalista e advogado (UFG), filho de Arnaldo Fernandes e de dona Jacy Borges, fundadores do distrito de Jacilândia no município de Itapirapuã. Valdecy nasceu em Bonfinópolis-GO em 1948, morou em Itauçu, mudou-se para Jussara em 1955. Atualmente reside em Goiânia.



Um comentário: