quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

INAUGURADO O CENTRO DE EQUOTERAPIA JOÃO LUCAS EM JUSSARA

Inauguração do Centro de Equoterapia João Lucas em Jussara.
Inaugurado o Centro de Equoterapia João Lucas em Jussara pelo prefeito Wilson Santos, presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner, presidente do Sindicato Rural, Orion Caetano e o presidente da Câmara Municipal, Wanderson Moreira, quinta-feira, 20/12.

O vice-prefeito Jean Carlos, os vereadores Eurípedes Barbosa, Chiquinho da Nova Jussara, Itamar Caiado, Chico Rubião, Professora Helenilza, Cloves do Militão, Eliene Arraes, o secretário de saúde, Gustavo Garcia, secretário dos transportes e obras, Adenilson Parente, secretária de educação, Maria Silvana, o procurador do Município, Dr. Paulo Antonio, chefe de gabinete, Robson Camelo, a prefeita Lia, e a presidente da Câmara Márcia, ambas de Santa Fé de Goiás, representantes religiosos, empresários, produtores rurais, servidores municipais, entre outros, participaram da inauguração.

Centro de Equoterapia João Lucas foi inaugurado
O presidente da Faeg/Senar, José Mário, enalteceu as parcerias firmadas destacando que os tratamentos no CEJL é gratuíto e que irá propor o custeio pelo SUS. O presidente do Sindicato Rural, Orion Caetano, se emocionou ao falar após presenciar depoimento de mãe da criança já tendida com progresso no tratamento no centro. O presidente da Câmara, Wanderson Moreira relatou ações importantes nas parcerias firmadas para a implantação do Centro de Equoterapia em Jussara.

Inauguração do Centro de Equoterapia João Lucas em Jussara.
Já o prefeito Wilson Santos enalteceu a atuação do presidente do Sindicato Rural, Orion Caetano, decisiva para a realização das adequações  já existentes e construção da sede administrativa do CEJL. “Sem a atuação do Palito não teria sido possível a realização deste grande benefício para a população jussarense”. Wilson lembrou ainda a luta da vereadora idali Bontempo, responsável pela efetiva materialização de tudo com a apresentação do requerimento aprovado na Câmara.

O Centro de Equoterapia João Lucas em Jussara é modelo, conta com uma das melhores estruturas em Goiás, está pronto para iniciar os atendimentos. Resultado de uma ampla parceria envolvendo a Prefeitura de Jussara, Sindicato Rural, Faeg/SENAR-GO e a Ande Brasil – Associação Nacional de Equoterapia. O funcionamento do Centro de Equoterapia seguirá padrões desenvolvidos pela Ande Brasil e SENAR-GO com profissionais e servidores da Prefeitura.

Pista coberta do Centro de Equoterapia João Lucas em Jussara.
A vereadora Idali Bontempo foi autora do requerimento aprovado na Câmara Municipal por todos os vereadores, mas não pôde participar da inauguração por estar em tratamento de saúde em Goiânia. Sua filha Cíntia a representou fazendo a leitura de uma carta enviada: “Tenho orgulho por termos conseguido parcerias tão importantes, o Sindicato Rural, o Senar, a Prefeitura de Jussara, a comunidade e todos os demais que contribuíram para a concretização desse projeto,” disse na carta.

As terapeutas contratadas pela prefeitura de Jussara, Isabella Carolina de Souza (fisioterapeuta) e Tiara de Freitas Fernandes (fonoaudióloga) foram capacitadas em curso oferecido pela Ande Brasil em Brasília. Outras prefeituras, a exemplo de Santa Fé de Goiás, podem firmar parcerias e deverão ceder servidores e profissionais, já que o centro atenderá pessoas da região.

Demonstração de atendimento no CEJL
O prefeito Wilson Santos tem na sua gestão a implantação deste importante projeto que uniu esforços numa parceria bem sucedida que marca história e é um avanço grandioso no tratamento de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais, em Jussara e na região.

Durante a inauguração foram feitas demonstrações de atendimentos que serão feitos pelos profissionais que atuarão no CEJL. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e auto-estima. (Texto e fotos: Jornalista Nilson Almir/MTE-GO 3176).

Nenhum comentário:

Postar um comentário