Páginas

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

VEREADOR THIAGO CARVALHAES APRESENTOU PROJETO DE LEI QUE OBRIGA SANEAGO INSTALAR ELIMINADOR DE AR NOS HIDRÔMETROS


Vereador Thiago Carvalhaes apresentou projeto que obriga
SANEAGO instalar dispositivo para eliminar ar nos hidrômetros.

O vereador Thiago Carvalhaes apresentou projeto de Lei que obriga à SANEAGO a instalação de válvulas para eliminação de ar da contagem do consumo de água nos hidrômetros em todos os imóveis residenciais e comerciais de Jussara. De acordo com o vereador, o Projeto de Lei será apresentado em Plenário na Câmara na sessão de 03 de fevereiro, daí segue a tramitação regimental requerida.

O vereador Thiago Carvalhaes justifica o Projeto de Lei que “tem o objetivo de garantir ao consumidor o direito de ter instalado equipamento eliminador de ar na tubulação do sistema de abastecimento de água residencial e comercial. Os redutores de ar são dispositivos que se destinam a eliminar o ar existente em tubulações do sistema de abastecimento de água”.

A justificativa mostra que “quando a rede é novamente operacionalizada por questões técnicas, é necessária a presença de pressão proveniente de ar comprimido para que a água consiga adentrar ao sistema de distribuição, fazendo com que os hidrômetros registrem o consumo, penalizando os consumidores.” O vereador explica que o eliminador de ar deve ser colocado antes do hidrômetro para impedir que o ar seja calculado na conta mensal de água do consumidor, evitando que, ao pagar a conta de água, seja pago também o ar que passou pelo cano. A economia prevista com a colocação do eliminador de ar varia, na conta mensal de água, de 40% a 47%.

Thiago Carvalhaes visitou a cidade de Iporá buscando informações acerca da eficácia do eliminador. Foi comprovada a economia nas contas de água, o que motivou a autoria do Projeto de Lei apresentado no Legislativo Municipal em benefício da população. De acordo com Thiago, o eliminador de ar é um dispositivo que deverá ser instalado pela SANEAGO sem custos adicionais ao consumidor.

Um comentário: