quinta-feira, 25 de junho de 2026

REPRESENTANTE DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEZ VISITA INSTITUCIONAL NA PREFEITURA E NA CÂMARA DE JUSSARA

 


O promotor de Justiça da 1ª. Promotoria da Comarca de Jussara, Dr. Pedro Afonso, fez visita institucional à Prefeitura e à Câmara de Jussara em reunião com a prefeita Branca e secretários municipais, e também com o presidente da Câmara, vereadores e assessoria jurídica, quinta-feira, 25/06.

Dr. Pedro Afonso explicou que a visita institucional propõe conhecimento mútuo entre as autoridades do Executivo e do Legislativo junto ao Ministério Público. O promotor, que já reside em Jussara agradeceu aos anfitriões pela receptividade, enaltecendo a importância do diálogo, como ferramenta constante na busca do entendimento e de soluções para questões de interesse público, mas também da promoção da justiça social e da cidadania dos jussarenses.




A prefeita Branca, juntamente com o secretariado, agradeceu ao promotor pela visita cordial e institucional, reafirmando os princípios da sua gestão, com transparência, trabalho e honestidade, promovendo o desenvolvimento econômico e social de Jussara.

Na Câmara de vereadores, o presidente Chiquinho da Nova Jussara, agradeceu e parabenizou ao promotor, Dr. Pedro Afonso, pela ilustre visita, mas também pelo diálogo junto aos poderes constituídos no Município, o Executivo e o Legislativo. Chiquinho defendeu o diálogo como princípio para o encaminhamento e solução de toda e qualquer questão de interesse comum da população mostrando disposição para parceria em prol dos interesses da comunidade.

Na conversa, o presidente da Câmara lembrou a conquista do 4º Lugar no Ranking da Transparência do TCM-GO, resultado da gestão inovadora, transparente e participativa no Legislativo de Jussara com interação harmoniosa e produtiva entre os vereadores, equipe de jurídico, contabilidade, controle interno e servidores.

Os vereadores, Glênio Rebouças, Dodó, Có do Militão, Márcia Martins, Diego Damona também fizeram as considerações ao ilustre visitante na reunião que tratou ainda de temas como saúde, educação, esporte, infraestrutura, SUS, Associação AMAR, Setor Nova Jussara, entre outros.

sexta-feira, 19 de junho de 2026

ADRIANO DIAS DEFINE APOIO À PRÉ-CANDIDATURA DE CAMBÃO, JUNTO COM A PREFEITA, VEREADORES E SECRETÁRIOS, EM PROL DE JUSSARA



O vice-prefeito de Jussara, Adriano Dias, definiu apoio à pré-candidatura do deputado estadual Wilde Cambão em reunião, juntamente com a prefeita Branca, presidente da Câmara, Chiquinho da Nova Jussara, secretário Sílvio Lopes, e vereadores, quinta-feira, 18/06.

Na ocasião, participaram também os vereadores Chico Rubião, Márcia Martins, Có do Militão, Dódo, Diego Damona, Glênio Rebouças e Eurípedes Barbosa, o advogado, Dr. Marcos Guimarães, e o suplente de vereador Agnaldo (Tatu do Guincho).

A prefeita Branca destacou o apoio do vice-prefeito Adriano Dias, de oito vereadores, e de todos os secretários municipais, representando Jussara em apoio a Wilde Cambão, uma expressiva liderança que consolida o reconhecimento pelos serviços prestados pelo deputado como destinação de recursos para melhorias na saúde, educação, esporte, obras e outros benefícios em prol da comunidade jussarense e do Município. “Este é um gesto em gratidão à atuação do grande parceiro e benfeitor de Jussara, o deputado Wilde Cambão, mas também a consolidação desta parceria para os próximos anos”.




Adriano Dias destacou a importância da consolidação de forte grupo político em apoio ao deputado Cambão. “Estamos buscando e fortalecendo a união de todos em torno do deputado Wilde Cambão, juntamente com a prefeita Branca, vereadores, secretários e lideranças, nesta jornada em prol da construção de uma Jussara cada vez mais melhor para todos”.

O presidente da Câmara, Chiquinho da Nova, parabenizou o deputado Cambão pela sua atuação em prol de Jussara, e agradeceu ao vice-prefeito pela união junto à base da prefeita Branca. “Será com união, todos juntos em prol de Jussara, neste momento que é de trabalho, que o desenvolvimento se consolidará de forma mais forte, com mais qualidade de vida para todos os jussarenses”.

Sílvio Lopes, representou todos os secretários municipais, reafirmando a importância da união das lideranças jussarenses em torno do deputado Cambão, que é o representante do Município com extensa folha de serviços prestados e comprometimento com o desenvolvimento de Jussara. “Juntos faremos mais por Jussara, é assim que caminharemos mais longe trabalhando mais forte por todos os jussarenses”.

Todos os vereadores e lideranças reafirmaram apoio a Cambão, junto coma prefeita Branca e o vice Adriano Dias.

JUSSARA CONQUISTA, PELA SEGUNDA VEZ, O PRÊMIO PREFEITO AMIGO DA AGRICULTURA FAMILIAR



A Federação Goiana dos Municípios – FGM entregou o “Prêmio Prefeito Amigo da Agricultura Familiar 2026” à prefeita de Jussara, Idali Bontempo, a Branca, em cerimônia de premiação realizada na sede da instituição em Goiânia, quinta-feira, 18/06.


Esta é a segunda vez (2025 e 2026) que Jussara é reconhecida recebendo o “Prêmio Prefeito Amigo da Agricultura Familiar”, em evento promovido pela Federação Goiana de Municípios (FGM).





“Parabenizamos Vossa Excelência e toda a equipe municipal pelo trabalho desenvolvido em favor da agricultura familiar, contribuindo para a geração de renda, fortalecimento da produção rural e desenvolvimento local”, destacou Paulo Vitor Avelar, presidente da Federação Goiana de Municípios – FGM.

Uma comitiva de agricultores familiares de Jussara recebeu a homenagem junto com a prefeita, aplaudindo o momento da entrega do troféu à prefeita Branca. “Esta é uma conquista de todos os agricultores familiares, juntamente com a equipe da Secretaria da Agricultura, estamos felizes ao receber a honraria pela segunda vez consecutiva, gratidão pela parceria”, destacou a prefeita Branca.

O secretário de agricultura, Sílvio Lopes, parabenizou a prefeita Branca e aos agricultores familiares de Jussara. “É a segunda vez que Jussara ganha o Prêmio Prefeito Amigo da Agricultura Familiar, um certificado da FGM ao trabalho desenvolvido pela prefeitura em prol do desenvolvimento no campo, com impacto direto na melhoria de vida das pessoas que lidam no cultivo da terra”.

Prestigiaram a entrega do Prêmio Prefeito Amigo da Agricultura Familiar à prefeita Branca, o vice-prefeito Adriano Dias, o presidente da Câmara, Chiquinho da Nova Jussara, o presidente do Sindicato Rural, Arthur Junqueira, os vereadores Chico Rubião, Márcia Martins, Có do Militão, Dódo, Diego Damona, Glênio Rebouças e Eurípedes Barbosa, a agrônoma/Senar, Mellânia Pereira e Laís Queiroz a advogada, Drª. Lumma Canaã, o advogado, Dr. Marcos Guimarães, a curadora de sabores do Vale do Araguaia, Ludmylla Piretti, e o assessor Geraldo Leão e o suplente de vereador Agnaldo (Tatu do Guincho).

sexta-feira, 12 de junho de 2026

SECRETÁRIO DESTACA INVESTIMENTO DE 23,70% NA SAÚDE DE JUSSARA NO 1º QUADRIMESTRE DE 2026



O Secretário de Saúde de Jussara, Antônio Carlos, o Carlinhos fez a apresentação da Prestação de Contas do 1º Quadrimestre de 2026 em Audiência Pública na Câmara de Vereadores destacando o investimento de 23,70% dos recursos do Município na saúde superando os 15% estabelecidos pela Constituição Federal, quarta-feira, 10/06.





Na Audiência Pública foram apresentados todos os números da gestão da saúde em Jussara mostrando os recursos disponibilizados, municipal, estadual e federal, mas também os gastos e investimentos nos primeiros quatro meses de 2026.


Na ocasião, os vereadores tiveram a oportunidade, de forma livre e espontânea, para os questionamentos ou sugestões, sendo de pronto, atendidos pelo secretário com as devidas informações, de forma transparente e satisfatória, inclusive com elogios e cumprimentos pela gestão eficiente na saúde em Jussara.


O Conselho Municipal de Saúde e Secretaria de Saúde, foram representados na Audiência Pública por membros da sociedade civil e por servidores.

quinta-feira, 4 de junho de 2026

FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR GANHA POSSIBILIDADE DE CRIAÇÃO DE COOPERATIVA EM JUSSARA



Agricultores familiares de Jussara participaram de uma reunião técnica na Prefeitura/Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e de Agricultura para discutirem a proposta de criação de uma cooperativa, quarta-feira, 03/06.

O secretário Silvio Lopes, explicou que o tema está em discussão há meses com provocação dos próprios agricultores familiares que buscam avanços no aumento da produção, bem como conquista de mercado.

Sílvio mostrou que o fortalecimento da agricultura familiar é notável em Jussara, com incentivo/parceria do Programa Produzir Mais Jussara, criação da Feira da Agricultura Familiar, implantação do consórcio do SIM/Serviço de Inspeção Municipal, mas que “a criação de uma Cooperativa da Agricultura Familiar surge como uma necessidade para alavancar a produção e comercialização em escala”, para a conquista do acesso legal do mercado consumidor.

Palestraram na reunião, a engenheira agrônoma/Senar, Mellania Pereira, também o supervisor da cadeia de hortifruti/Senar, Vinícius Vilela, que também é técnico de campo do Programa Sebrae em Campo, e do gerente do Sicoob do Vale em Jussara, o Thiago, todos mostrando a importância do cooperativismo como ferramenta de fortalecimento da agricultura familiar.

Vale registrar que a reunião foi bastante participativa com questionamentos e sugestões pelos agricultores/produtores. No fechamento da reunião ficou acordado a realização de mais reuniões para mais esclarecimentos e consolidação da proposta.

 

VEREADORES RECEBEM APOIO DA EQUIPE TÉCNICA DA CÂMARA PARA DISCUSSÃO DO PROJETO DA LDO 2027 DE JUSSARA



Vereadores debatem a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2027 em reunião com equipe técnica da Câmara, assessoria jurídica, contabilidade e Controle Interno, quarta-feira, 03/05.

O Projeto da LDO 2027 apresentado aos vereadores na reunião, começa tramitar em Plenário nas próximas sessões, já a partir do dia 8.

A reunião faz parte dos preparativos de bastidores, quando os vereadores estudam os projetos, sanam dúvidas e apresentam sugestões. Faz parte do processo Legislativo.

O momento é de transparência e de conscientização propiciando conhecimento acerca da proposta da LDO 2027, com apresentação prévia e questionamento para dirimir dúvidas dos vereadores, já que a propositura é bastante complexa e exige assessoramento, tanto jurídico quanto contábil, para a sua devida compreensão. “O conhecimento de causa é o foco para melhorar o debate e promover a votação que atenda os princípios legais, e constitucionais, que dão suporte à atual gestão do Município”.