Páginas

terça-feira, 25 de novembro de 2025

AGRICULTORES FAMILIARES BUSCAM APOIO PARA FORTALECER COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AVICULTURA

 


Agricultores familiares participaram de reunião na Prefeitura de Jussara buscando implementar formas de comercialização da produção da atividade em avicultura, como carne de frango, ovos e pintos, segunda-feira, 24/11.

O vice-prefeito Adriano Dias, o secretário de desenvolvimento econômico, indústria, comércio e agricultura, Sílvio Lopes, recepcionaram o grupo de agricultores familiares liderados pelo presidente do Sindicato Rural, Arthur Junqueira, e a técnica de campo/Senar, eng. agrônoma Keity Lorraine de Freitas.



Todos os agricultores familiares fizeram a exposição de suas atividades, cada um mostrando o tipo de produção na avicultura com frangos caipira, frangos melhorados, ovos e pintinhos, que atinge atualmente um patamar importante com volume expressivo, mas especialmente o potencial e desejo de crescimento. “Atingimos um nível satisfatório, mas não podemos permanecer assim, temos potencial para crescimento, mas precisamos avançar em busca novos mercados”, destacou uma agricultora, que completou: “Buscamos apoio para avançar na produção e na comercialização dos nossos produtos”.

O vice-prefeito Adriano Dias manifestou apoio aos agricultores, destacando a importância, primeiramente, da organização de todos em uma instituição, como uma cooperativa, uma forma de fortalecimento com disponibilização de recursos tecnológicos, financeiros e comerciais. “Uma cooperativa é a ferramenta mais importante para melhorar a produção e abrir portas para o mercado consumidor”, destacou.



O secretário Sílvio Lopes, falou sobre as ações da prefeitura junto à agricultura familiar com suporte à comercialização, a exemplo do apoio à Feira da Agricultura Familiar, mas especialmente na implantação do SIM/Serviço de Inspeção Municipal que vai ajudar na produção, com cumprimento da legislação sanitária, mas também credenciar, por meio do selo de inspeção, a venda dos produtos de origem animal no mercado local, regional e estadual.

Sílvio explicou que a implantação do SIM está em fase adiantada, e que será de forma consorciada com outros municípios para reduzir despesas com a sua manutenção, mas também com abertura à comercialização integrada nas cidades que integrarem o consórcio. “As primeiras providências já estão sendo tomadas, inclusive com contratação de médica veterinária já efetivada pela prefeitura, por meio de concurso”, destacou, acrescentando que em breve o SIM será realidade Jussara”.

Já o presidente do Sindicato Rural, Arthur Junqueira, defendeu a produção em escala, por meio da cooperativa que deverá ser criada, para facilitar a comercialização da produção no mercado local e regional, mas também nas grandes redes de supermercados. “A produção em escala vai garantir volume e efetividade na produção, o que provocará a abertura do mercado lá fora”.

Ao final da reunião, considerada bastante produtiva, ficaram acertados novos passos, entre eles, nova reunião no Sindicato Rural na quarta-feira, 26/11, com representantes da Superfrango, e outra na terça-feira, 2/12, no auditório da Biblioteca Municipal, para palestra sobre cooperativismo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário