Páginas

quinta-feira, 16 de março de 2023

PREFEITA IDALI BONTEMPO DEFENDEU LUTA POR DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE EM CONFERÊNCIA EM JUSSARA


A prefeita Idali Bontempo defendeu a luta pelos direitos das crianças e dos adolescentes enaltecendo a importância do alinhamento da 12ª Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes à 12ª Conferência Nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. “Jussara demonstra assim estar atualizada no debate das políticas públicas em defesa dos direitos das nossas crianças e adolescentes”, disse, lembrando a atuação do vice-presidente do CMDCA, Pe. Pedro Sirtoli, “sempre cobrando e ajudando nas realizações das conferências em Jussara”.

Idali Bontempo também parabenizou a todos os participantes, aos conselheiros e aos representantes dos segmentos sociais de Jussara, no evento.



A presidente do CMDCA, Nilva Barros do Nascimento, declarou a abertura oficial da 12ª Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes agradecendo aos componentes da comissão organizadora, a todos os colaboradores, e apresentando os membros do CMDCA que se postaram à frente para conhecimento dos participantes. Nilva Barros fez breve relato acerca da história das conferências em Jussara com o cumprimento dos calendários, portanto, alinhadas às edições da conferência nacional.

Fizeram pronunciamentos ainda, a representante da Secretaria de Assistência Social, Maurinete Borges Santana, a aluna Vitória Gabriela Pereira Martins, representando as crianças, e os adolescentes Vitória Dorinha Alves de Assis e Emerson José Alves Leal, representando o Comitê de Participação/CPA/CEDCA-GO, e a coordenadora regional de educação em Jussara, Helenilza Maria de Jesus.

A execução do Hino Nacional, e do Hino de Goiás por crianças e adolescentes do SCFV, e músicas ao vivo com o cantor Maurício Souza, e a tradução de todo o evento ao vivo pela intérprete de libras, Bete Duarte abrilhantaram a conferência.



O conselheiro estadual/CEAS-GO, Dr. Edson Lucas, palestrou sobre “A situação dos direitos humanos das crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”, com mediação do conselheiro Djamir Bessa de Souza, e apresentação do conselheiro estadual/CEAS-GO, pe. Pedro Sirtoli.

Explanadores dos eixos temáticos, o Cel. Armando de Oliveira Fausto, o conselheiro estadual, Pe. Pedro Sirtoli, a socióloga Mariana Mesquita, e o conselheiro municipal, Djamir Bessa.

Ao final os grupos de trabalhos apresentaram as propostas para aprovação Plenária, e ainda a eleição de Delegados para a XII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A secretária de Assistência Social, Maria Silvana, secretária de educação, Kelly Cristina, secretária de saúde, Eliane Rebouças e o secretário de desenvolvimento econômico, Silvio Lopes, o vereador Cloves do Militão, o diretor do CEPI Dom Bosco, José Railton, a presidente do Conselho Tutelar, Irene de Oliveira, a ex-presidente do COEGEMA, e presidente da FOGO, Maria Joaquina de Jesus, também marcaram presença na 12ª Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Jussara.








 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário