Páginas

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

TCM-GO APROVOU REGULARES AS CONTAS DE CHICO RUBIÃO FRENTE A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DE JUSSARA NO BIÊNIO 2019/2020

Presidente da Câmara Cloves do Militão, ex-vereador Chico Rubião
e vereador Adenilson Parente.

O ex-presidente da Câmara de Jussara, Francisco Rebouças Neto, o Chico Rubião, comemorou a aprovação pelo Tribunal de Contas dos Municípios/TCM-GO das contas de sua gestão frente ao Legislativo nos exercícios de 2019 e 2020, 31/01.

O relator, conselheiro Valcenôr Braz, apresentou o voto pela aprovação das contas de 2019 em 25/02/21 pelos conselheiros Fabrício Macedo Motta e Nilo Sérgio de Resende Neto. 

Já o conselheiro em substituição, Flávio Monteiro de Andrada Lima, apresentou o voto pela aprovação das contas de 2020 em 15/12/21 pela cons. Sub. Irany de Carvalho Júnior e cons. Valcenôr Braz de Queiroz.

 Assim, as contas da gestão de Chico Rubião na presidência da Câmara de Jussara no biênio 2019/2020 ficaram aprovadas.

O ex-vereador Chico Rubião esteve na Câmara de Jussara e recebeu os cumprimentos do presidente Cloves do Miitão e do vereador Adenilson Parente pela aprovação regular de suas contas pelo TCM-GO.







domingo, 30 de janeiro de 2022

GOIÁSFOMENTO PROMOVE EVENTOS DO CAPACITA AGRO CRÉDITO RURAL EM MUNICÍPIOS DO NORDESTE GOIANO



Encontros serão realizados em Iaciara e Posse; propósito é capacitar produtores que desejam investir em suas propriedades. Financiamento específico oferece limite de até R$ 50 mil, prazo de pagamento de até 48 meses, e taxa de juros de 0,5% ao mês. “É dar oportunidade, especialmente ao produtor rural, de crescer e ser o protagonista da história”, afirma Caiado sobre iniciativa.

 

O Governo de Goiás, por meio da Agência de Fomento de Goiás (GoiásFomento) e em parceria com as secretarias de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), da Retomada, Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), promoverá, neste mês de fevereiro, eventos do Capacita Agro Crédito Rural em Iaciara e Posse, municípios do Nordeste Goiano:

 

Em Iaciara será na quarta-feira (02/02), no Parque de Exposições; e, em Posse, na quinta-feira (03/02), na sede da Câmara Municipal. O horário de realização será o mesmo: das 9h às 12 horas.



 

“Iniciativas como essa vão ajudar, cada vez mais, a alavancar o desenvolvimento do Estado. É dar oportunidade, especialmente ao produtor rural, de crescer e ser o protagonista da história. Por meio do fortalecimento de sua atividade, todos ganham. Isso porque o produtor gera emprego e renda, além de movimentar toda uma cadeia nos municípios”, destaca o governador Ronaldo Caiado sobre os eventos.

 

O gerente de Agronegócio da GoiásFomento, Petherson Santana, esclarece que o objetivo é propiciar um ambiente de negócios, levando o crédito para os produtores rurais da Região Nordeste. “A intenção é interagir com os produtores rurais, explicar a eles o diferencial das linhas de crédito do Produtor Empreendedor (da GoiásFomento) e também já viabilizar a proposta de financiamento, com o apoio da Emater e nosso sistema”, afirmou.

 

Rivael Aguiar, presidente da GoiásFomento, ressaltou que a linha de crédito específica para o agronegócio reforça a missão da instituição financeira, que é atuar com excelência na concessão de financiamento, com foco no desenvolvimento e na redução das desigualdades sociais e regionais. Acrescentou ainda que o governador Ronaldo Caiado determinou a adoção de medidas para facilitar o acesso ao crédito, sendo que o agronegócio é um dos pilares da economia goiana. “O propósito é gerar renda e propiciar a melhoria da qualidade de vida para o produtor rural do Nordeste Goiano”.

 

O Agro Crédito Rural contará com os apoios da Emater, cujos técnicos vão elaborar o projeto técnico; do Senar, que vai mobilizar os produtores rurais; além das secretarias da Agricultura e da Retomada.




 

CAPACITAÇÃO

No dia 21 de novembro do ano passado, a GoiásFomento realizou uma videoconferência destinada exclusivamente aos técnicos da Emater, com o intuito de capacitá-los para elaborar o projeto técnico e o plano de negócio, juntamente com os produtores rurais, de forma que esses últimos pudessem pleitear empréstimos na linha denominada Produtor Empreendedor. Atualmente, os técnicos da Emater já podem operar o sistema e encaminhar os pedidos de financiamento dos produtores rurais.

 

A linha de crédito Produtor Empreendedor oferece limite de até R$ 50 mil, prazo de pagamento de até 48 meses, com carência de 12 meses e taxa de juros de 0,5% ao mês. Os produtores rurais goianos podem financiar diversas culturas agrícolas, além da compra de maquinários e promover benfeitorias em suas propriedades.

 

Os eventos Capacita Agro a serem realizados nos três municípios do Nordeste Goiano serão voltados para o produtor rural no sentido de orientá-lo, dentro do que ele já desenvolve em sua propriedade, para, por meio do crédito da GoiásFomento, e orientado pela Emater, ele possa alavancar suas receitas.

 

Fotos: GoiásFomento/Agência de Fomento de Goiás (GoiásFomento) - Governo de Goiás.





VETERANOS MADRUGAM AOS DOMINGOS PARA PARTIDA DE FUTEBOL TRADICIONAL EM JUSSARA



Uma turma animada da Associação de Veteranos de Futebol de Jussara, começa os domingos as 4 horas da madrugada se preparando para a tradicional partida de futebol logo ao amanhecer do dia, as 6 da manhã.

E o dia chega animado com os preparativos cheios de homenagens, brincadeiras e a expressão da fé cristã, numa união marcante que incluem profissionais das mais diversas áreas de atuação, empresários, trabalhadores, políticos, mas todos desportistas.



Depois de tudo pronto, o futebol e jogado, a bola rola no campo cedido pela Fazenda Guaíra em tempos de chuvas, uma forma de poupar o gramado do Estádio Geraldão.

Enquanto uma turma atua nas duas equipes que se confrontam, sobram jogadores que aguardam o segundo tempo. Ao final da partida quase cinquenta jogadores entram em campo neste jogo tradicional que fortalece cada vez mais a união e amizade dos integrantes da Associação de Veteranos de Futebol de Jussara.



Para o segundo tempo as equipes são renovadas, uma nova turma entra em campo vestindo as mesmas camisas das equipes das quais os jogadores cansados, saem para recuperar o fôlego, certos de repetirem tudo de novo no outro domingo, continuando assim a tradição iniciada ainda na década de setenta.

O presidente da Associação de Veteranos de Futebol de Jussara, Rogério de Souza Pereira recebeu os companheiros com a palestra as 06:00 horas enaltecendo a homenagem ao pioneiro, Sr. João “Pára-raio” e agradecendo ao Presidente da Câmara, vereador Cloves do Militão, desportista e parceiro, pelos novos uniformes das equipes.






sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

PROFESSORES PROTOCOLAM PROPOSTA PARA ADEQUAÇÃO DO ESTATUTO DA EDUCAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE JUSSARA



Uma comissão de professores da rede municipal de ensino protocolou a minuta da proposta do Estatuto e Plano de Cargos e Vencimentos dos Profissionais da Educação do Município de Jussara na manhã de sexta-feira, 28/01.

A proposta foi protocolada pelos membros da Comissão de Adequação do Plano de Carreira, professores Neusmar Borges Pereira, Soraia Pereira Borges, Solange Alves de Oliveira e Warlete Cristina de Oliveira. Uma cópia impressa e um pen drive de 16GB foram entregues contendo todo o conteúdo da proposta.



O relator da proposta foi o professor Neusmar Borges Pereira, também Advogado, técnico em Contabilidade, Técnico em Magistério, Graduado em Letras-Licenciatura Plena em Português e Inglês, Especialista em Administração Educacional, Graduado em Direito e Especialista em Direito Processual Civil.



Neusmar explicou que a minuta encaminhada à prefeitura foi apresentada pelo Sintego, a proposta analisada e debatida por meses na comissão composta por representantes de todas as unidades municipais de educação de Jussara, e representa mais avanço na legislação municipal e adequação desta a toda a legislação vigente, com garantia dos direitos da classe.

A Comissão de Adequação do Plano de Carreira do Magistério de Jussara é composta pelo advogado Neusmar Borges Pereira, pela doutoranda em Educação, Warlete Cristina de Oliveira, e pelas graduadas em Licenciatura Plena e Especialistas em Educação: Soraia Pereira Borges, Solange Alves de Oliveira Juliana Farias Silva, Kênia C. Cardoso Ferreira, Idênia Pinheiro Diniz, Kerciane Martins de Brito, Maria Margarete da Silva, Gleycy Mara Borges Mesquita, cada membro representante de uma instituição de ensino.






quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

VEREADOR EURÍPEDES DESTACA OBRA DA PONTE DO BUCAINA QUE ATENDEU REQUERIMENTO DE SUA AUTORIA

 


O vereador Eurípedes Barbosa foi autor do requerimento aprovado na sessão de 08 de dezembro do ano passado na Câmara Municipal com a solicitação da reforma da ponte no Córrego Bucaina na região da Água Santa, e comemorou a conclusão recente da obra executada pela Prefeitura de Jussara, 27/01.

A ponte totalmente reconstruída era baixa, mas foi elevada em mais 1,30 m, e mede 7,5 metros de extensão por 4 metros de largura. A região é forte produtora agropecuária, grãos e gado, por conta disso a estrada e pontes é bastante utilizada, o tráfego de veículos e caminhões é intenso.



Eurípedes, que também é servidor efetivo da prefeitura de Jussara, destacou a parceria de moradores e produtores rurais da região na reconstrução da ponte com doação de madeiras para vigas, travas e esteios, e cascalho, agradecendo em especial ao Márcio do Toninho da Onça, Daniel da Fazenda Água Santa, José Pequeno da Fazenda Conquista, produtor Gustavo, Totoin Testa da Fazenda Rancho Grande, Ângela Testa, e também a Valdeci e Geneci que doaram o lanche para a equipe que trabalhou por seis dias nas obras.

O secretário dos transportes e obras, Wed Vitor, destacou a importância da parceria dos moradores da região para a execução das obras, e parabenizou a equipe de construtores de pontes pela execução dos serviços.



A prefeitura executou a obra em seis dias com uma equipe composta por quatro trabalhadores, utilizou caminhão e máquina retroescavadeira, adquiriu ferragens e o madeiramento utilizado no assoalho da ponte.

Esta ponte fica na estrada de acesso à divisa do município de Jussara com Santa Fé de Goiás próximo ao Córrego da Onça, que também necessita da construção de outra ponte, já que a antiga foi levada pelas águas. A nova ponte de concreto no Córrego da Onça será construída numa parceria entre as prefeituras dos dois municípios.






quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

SECRETÁRIO CÉSAR MOURA DA PASTA DA RETOMADA RECEBE COMITIVA DE JUSSARA PARA IMPLANTAÇÃO DO APL DE CONFECÇÕES

 


Secretaria da Retomada selou parceria do Governo de Goiás e município de Jussara com implantação do Programa APL Goiano para fomentar a criação do APL da Moda de Jussara e Região. O Governo de Goiás cederá equipamentos como a máquina de corte Audaces, um compromisso do governador Ronaldo Caiado, 25/01.

Na reunião realizada na Secretaria da Retomada em Goiânia, a participação da prefeita Idali Bontempo e da coordenadora da Ajuma, a ex-prefeita Tatiana Ranna, junto com o Secretário de Estado da Retomada, César Moura. Também participaram o vice-prefeito Adriano Dias, a secretária de assistência social, Maria Silvana, a procuradora do Município, Drª. Isis Pereira, o diretor de licitações, Jeferson Rodrigues.

 


O secretário César Moura falou do compromisso do governador Ronaldo Caiado junto ao segmento das confecções, "Jussara será a primeira cidade a receber o equipamento, a máquina audaces que vai ajudar a fomentarmos este segmento tão importante para Goiás".

O secretário reafirmou o compromisso do governador Ronaldo Caiado que atende à reivindicação da ex-prefeita Tatiana Ranna colocando a máquina de corte audaces que “é uma ferramenta fundamental, e investirá em cursos de qualificação da mão de obra que atenda essa cadeia produtiva de Jussara e região, fortalecendo o segmento de Confecções”.

 


“A reunião concretiza mais uma etapa na jornada pela criação do Polo da Moda Própria em Jussara e Região com o apoio do Governo de Goiás na criação do APL, o Arranjo Produtivo Local”, destacou Tatiana.

A máquina de corte audaces permitirá produção em grande escala com redução nos preços, o que permitirá mais competitividade das confecções para inserção dos seus produtos no mercado. Juntamente com a cessão da máquina, que será via prefeitura, serão implantados os cursos técnicos profissionalizantes para qualificação da mão de obra para atender a demanda da produção, por meio da UFG e o Cotec.

 



 

 

(Por Nilson Almir Pereira do Nascimento).

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE CONCEDEU LICENÇA PARA NOVO CEMITÉRIO DE JUSSARA


A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Goiás concedeu a Licença de Funcionamento nº 23/2022 em 20/01 para implantação do novo cemitério de Jussara, com validade de dez anos.

A emissão desta licença deverá desbloquear as obras de construção da Sala de Velório iniciada ainda em 2015, e paralisadas em 2017 por conta do seu vencimento em dezembro de 2016. De lá para cá o processo para a concessão da nova licença se arrastou até agora.

 


As obras do novo cemitério em implantação seguem a legislação vigente, conta com Sala de Velório, planejamento de arruamento e quadras, e amplo estacionamento, está orçado inicialmente em R$ 129.145,91, com recursos do Governo de Goiás no valor de R$ 70.000,00 e contrapartida da prefeitura no valor de R$ 59.145,91.

 


TAC

A análise do solo na localidade do atual Cemitério Bom Jesus, que necessita de ampliação já que sua capacidade encontra-se esgotada, mostrou contaminação do lençol freático, o que provocou a assinatura de um TAC-Termo de Ajustamento de Conduta apresentado pelo Ministério Público, pela Prefeitura de Jussara.

 


No TAC assinado foram determinadas algumas providências como levantamento topográfico, e endereçamento e cadastro dos túmulos no Cemitério Bom Jesus, e a imediata aquisição de área para a implantação de um novo cemitério, todas essas exigências cumpridas de início ainda na gestão da ex-prefeita Tatiana Ranna.

O Cemitério Recanto da Paz em construção está localizado ao lado do Aeroporto de Jussara na rodovia GO-324, Km 07, sentido Jussara/Fazenda Nova.

 



 

(Por Nilson Almir Pereira do Nascimento).

sábado, 22 de janeiro de 2022

AJUMA SE REÚNE COM PREFEITA IDALI BONTEMPO – PAUTA: MÁQUINA DE CORTE AUDACES


A diretoria da AJUMA e a prefeita Idali Bontempo  se reuniram para troca de informações acerca dos procedimentos para instalação do Laboratório da Máquina Audaces (Máquina de corte automatizado de tecido), uma das etapas importantes para a criação do APL/Arranjo Produtivo Local de Jussara e Região, 21/01. 


A Audaces é uma máquina de corte de tecidos para produção em grande escala para confecções, a plataforma definitiva para inserir a produção local no mercado competitivo da moda.

O Governo de Goiás assumiu o compromisso de parceria para a viabilização da instalação de uma máquina de corte Audaces que integrará o Polo da Moda Própria de Jussara e Região. 

 


Na reunião a prefeita Idali Bontempo e a diretoria da AJUMA/Associação Jussarense de Moda Assessórios e Artesanato decidiram por uma visita in loco a outros polos de moda para melhor planejamento estratégico para consolidação do APL e assim atender exigências técnicas apontadas pelo governador Ronaldo Caiado para a viabilização da instalação da máquina AUDADCES para atender Jussara e região.

Participaram da reunião a prefeita Idali Bontempo, o vice-prefeito Adriano Dias, a presidente da AJUMA Regina Borete, coordenadora da Ajuma Tatiana Ranna e a assessora geral da Ajuma Salviana Carrion, do assessor jurídico da prefeitura, Dr. Tarles.

Tatiana agradeceu a prefeita a agenda e oportunidade de tratar sobre o APL, falou da importância da implantação da máquina AUDACES para criação o Polo de Moda Própria. “A máquina é ferramenta fundamental para os polos já existentes no Estado por proporcionar redução de custos no corte, produtividade e qualidade o que torna a produção local com oferta de preços competitivos para o mercado”.




 

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

PROGRAMA ALUGUEL SOCIAL, DO GOVERNO DE GOIÁS, CHEGA A 26 MUNICÍPIOS DE DIFERENTES REGIÕES DO ESTADO


Beneficiários são goianos em situação de vulnerabilidade na Região Metropolitana de Goiânia, Entorno do Distrito Federal, Vale do São Patrício, além dos municípios afetados pelas chuvas no Norte e Nordeste do Estado. Iniciativa do governador Ronaldo Caiado repassa auxílio de R$ 350 mensais por 18 meses a famílias que ainda não possuem imóveis, em situação precária, de superendividamento, ou inexistente de moradia.

 

O Governo de Goiás já alcançou, em pouco mais de um mês, 26 municípios com o programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social, sendo que neste momento recebe inscrições em 21 deles. Os beneficiários são goianos em situação de vulnerabilidade na Região Metropolitana de Goiânia, Entorno do Distrito Federal, Vale do São Patrício, além dos municípios afetados pelas chuvas no Norte e Nordeste do Estado. O objetivo da iniciativa, que repassa auxílio de R$ 350 mensais por 18 meses, é alcançar famílias que ainda não possuem imóveis, em situação precária, de superendividamento ou inexistente de moradia.

 


 

A Agência Goiana de Habitação (Agehab), que executa o programa, tem inscrições abertas neste momento para Trindade, Senador Canedo, Valparaíso de Goiás, Formosa, Ceres e Rialma. Nesses locais, qualquer família que se enquadre nos requisitos legais do Aluguel Social pode se candidatar. A Agehab também abriu inscrições para os 15 municípios do Norte e Nordeste do Estado, atingidas pelas fortes chuvas do final de 2021 e do começo de 2022, que foram incluídos no decreto estadual de emergência. Famílias que tiverem suas moradias atingidas pelas chuvas e tenham laudo da Defesa Civil pode se candidatar também se cumprirem os requisitos do edital.

 

A iniciativa na região atingida pelas chuvas alcança os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Colinas do Sul, Teresina de Goiás, Cavalcante, Monte Alegre de Goiás, Campos Belos, Divinópolis de Goiás, São Domingos, Iaciara, Formoso, Niquelândia, São João D’ Aliança, Guarani de Goiás, Flores de Goiás e Nova Roma.

 


 

A Agehab já entregou cartões do Aluguel Social para cerca de 3,5 mil famílias nos municípios de Goiânia e Aparecida de Goiânia, primeiros a receber o programa, em dezembro de 2021. Os municípios de Águas Lindas de Goiás, Novo Gama e Luziânia, no Entorno do DF, serão os próximos a terem avaliada a documentação solicitada na inscrição, etapa que antecede a validação da entrega do benefício.

 

POLÍTICA HABITACIONAL

Com projeção de contemplar 30 mil lares, a iniciativa do governador Ronaldo Caiado garante segurança habitacional e cria um mecanismo de alcance imediato para atenção às famílias em situação de pobreza e de endividamento familiar. “Continuamos fazendo tudo ao nosso alcance para agilizar o cadastro e aprovação das famílias, sem perder de vista a seriedade da análise da situação de vulnerabilidade delas. Vamos atender quem realmente precisa e minimizar os efeitos do superendividamento das famílias até que elas consigam sair dessa situação”, informa o presidente da Agehab, Pedro Sales.

 


O auxílio será concedido por um prazo de 18 meses, com possibilidade de prorrogação deste período. Ao longo do tempo da concessão, haverá acompanhamento social, com estímulo ao autossustento e recolocação no mercado de trabalho. Os recursos para garantir a ação são provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege). A atuação do Governo de Goiás é correlacionada a outras ações de políticas sociais para qualificação profissional, empreendedorismo, geração de renda, planejamento e educação financeira.

 

Pedro Sales lembra que a iniciativa se propõe a resolver uma situação urgente de parte da população que está sem condição imediata de arcar com o aluguel da moradia e vem complementar outras políticas do Governo de Goiás. “É preciso fomentar o desenvolvimento econômico ao mesmo tempo que cuidamos das pessoas que precisam da mão do Estado, é o que o governador Ronaldo Caiado tem dito incansavelmente”, ressalta Sales.

 


 

*QUEM PODE PARTICIPAR? *

- Pessoas e famílias com vulnerabilidade socioeconômica

- Estudantes da Universidade Estadual de Goiás (UEG)

- Beneficiários do Programa Universitário do Bem (ProBem)

 

CRITÉRIOS GERAIS

- Inscrição no CadÚnico no município do aluguel

- Ser maior de 18 anos ou emancipado

- Domicílio em município do aluguel de no mínimo 3 anos

 

Requisitos específicos (Necessário atender ao menos um. Obrigatória comprovação com documento)

- Situação de moradia improvisada

- Ter perdido o financiamento imobiliário em virtude do não pagamento das parcelas

- Utilizar valor igual ou superior a 50% da renda ao custeio de aluguel ou estar com 75% da renda comprometida com endividamento

- Portador de deficiência ou tenha no núcleo familiar pessoa com deficiência – PCD

- Vítima de violência doméstica e familiar ou assistida por medida protetiva

- Família monoparental (somente pai ou mãe)

- Idoso

- Estudante universitário da UEG ou beneficiário do ProBem (frequência mínima de 75%)

- Ter renda familiar comprometida com dívidas formais, comprovado por pesquisa o SPC/SERASA

- Ser destinatário que tenha pleiteado a doação de imóvel de programa habitacional no Estado de Goiás com pedido pendente de apreciação

- Estar cadastrado em programas sociais do Estado de Goiás

 

Agência Goiana de Habitação (Agehab) – Governo de Goiás