Páginas

domingo, 22 de agosto de 2021

INCÊNDIO PROVOCA PREJUÍZOS NO ASSENTAMENTO ALBINO VIEIRA EM JUSSARA


Um grande incêndio provocou prejuízos no Assentamento Albino Vieira no município de Jussara queimando quatro dos 46 lotes, domingo, 22/08. O assentamento está localizado a 45 quilômetros de da cidade às margens da BR-070 sentido Montes Claros de Goiás.

O fogo começou por volta das 14:00 horas e foi controlado às 16:40 horas por um grupo de cerca de 100 pessoas, moradores, e fazendeiros vizinhos, todos voluntários, com uso de três tratores e muitas bombas d’água. De acordo com moradores, “o incêndio foi criminoso, alguém ateou fogo nas duas margens da rodovia”.



Em visita a sua mãe que mora no assentamento, Edson Mendes, que acabou de vencer o covid-19, testemunhou o desespero das famílias e a luta no combate ao incêndio. Diz ele que os prejuízos ainda não foram avaliados, também não há informação acerca de morte de animais. “Lotes inteiros foram queimados, mas os agricultores conseguiram fechar o gado em currais, que são mais locais seguros nas propriedades”.



MORADORES DO ASSENTAMENTO RECEBERAM TITULAÇÃO DEFINITIVA DOS LOTES

Recentemente a Superintendência Regional do Incra em Goiás entregou os títulos de domínio para famílias de trabalhadores rurais nos assentamentos Albino Vieira (situado nos municípios de Jussara e Fazenda Nova). O título é documento que garante ao assentado o direito de possuir, definitivamente, a terra onde vive e produz.

No Albino Vieira, assentamento criado em 2007, uma característica marcante na propriedade é que todas as famílias moradoras do local e tituladas estão na terra desde sua criação. Não houve caso de desistência, nem de venda, muito menos mudança. De acordo com moradores a fixação das famílias se deve a uma conjunção de fatores, “como localização próxima à BR, terra boa e ao povo selecionado que veio para cá”.






Nenhum comentário:

Postar um comentário