Páginas

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

OAB-GO LAMENTOU FALECIMENTO DO ADVOGADO DR. IVO VILELA

Dr. Ivo Vilela foi pioneiro na advocacia em Jussara.

“É com profundo pesar que a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO) informa o falecimento do advogado Ivo Vilela de Figueiredo, aos 82 anos, em decorrência de complicações de pneumonia”, diz a nota. Ele estava internado na UTI em Goiânia desde o dia 19/11, o quadro se complicou e ele não resistiu vindo a falecer em 07/12.

TINHA INSCRIÇÃO MAIS ANTIGA NA OAB

Primogênito de 7 irmãos nasceu em Santo Antônio da Alegria-SP, no lugar chamado “Coitinho”, em 11/08/1938, filho de José Vilela de Figueiredo e Maria Carolina de Figueiredo. Seu estilo conservador, educado e fino no trato com as pessoas, cativou admiração e amizades por onde atuou.

Dr. Ivo Vilela, como era conhecido em Jussara, cidade para onde se mudou logo após a formatura no curso de Direito na Faculdade de Uberaba, em Uberaba-MG, em 1965. Em 1966 obteve sua Carteira Provisória da OAB/GO sob o nº 628, era o advogado com a inscrição mais antiga na seccional ainda em atividade com o registro definitivo desde 1967 (OAB-GO nº 1.507), concentrou sua contribuição à advocacia na cidade de Jussara.

MULTILINGUE, MÚSICO E POETA

Homem culto estudou Música no Conservatório de Canto Orfeônico “Maestro Julião”, na cidade de Campinas-SP. Cursou Direito na Faculdade de Uberaba, em Uberaba-MG, concluindo o curso no ano de 1965. Falava fluentemente, além da nossa língua Pátria, Inglês, Francês, Espanhol, Alemão e Karajá. Deixou vários poemas e sonetos escritos, os quais serão publicados.

PROFESSOR E DIRETOR DO COLÉGIO ESTADUAL DOM BOSCO

Foi professor da primeira turma do Colégio Estadual Dom Bosco no ano de 1965, ministrando várias disciplinas e, posteriormente, seu diretor.

CAUSAS INDÍGENAS

Tinha uma grande paixão pelos indígenas, inclusive tendo como seu grande amigo o Raul (Hawakati Mauri), cacique da Aldeia Buridina de Aruanã.

CUIDADOR DE ANIMAIS ABANDONADOS

Amante incondicional dos animais, principalmente os cães, tinha aproximadamente 20, todos adotados após terem sido abandonados.

FUNDADOR DA MAÇONARIA EM JUSSARA

Primeiro Delegado da Subseção da OAB de Jussara, a qual pertencia à cidade de Goiás, um dos fundadores da Loja Maçônica Plenitude do Sigilo de Jussara, juntamente com Laerte Ricardo Borges, Pedro Mota Leite, Paulo Correia e Sebastião Braz da Cunha.

RECONHECIDO

Dr. Ivo Vilela recebeu homenagem no evento 1ª Oficina Filosófica promovido pela OAB E FAJ em outubro de 2019, com oratória da diretora da Faculdade de Jussara, profª Leila de Fátima Lopes que proferiu as homenagens aos advogados Dr. Ivo Vilela de Figueiredo e Dr. Sebastião Lima Pascoal e placas alusivas entregues por Dra. Cláudia Elaine Costa de Oliveira, coordenadora do curso de direito, Juntamente com o Dr. Clayton César da Silva, presidente da OAB subseção de Jussara, em agradecimento pelo trabalho relevante prestado à comunidade jussarense.

TIO CONSELHEIRO E PRESENTE

Dr. Ivo Vilela realizou em vida ainda o sonho de trabalhar junto ao sobrinho, Dr. André Luiz, inclusive o acompanhando, bastante orgulhoso, por ocasião do recebimento da sua OAB em 18 de dezembro de 2014. Conselheiro e incentivador, sempre que pôde manteve presença junto ao sobrinho, mesmo com dificuldades na mobilidade nos últimos anos.

MESMA RESIDÊNCIA E O FUSCA 76

Desde que chegou a Jussara Dr. Ivo Vilela residiu em Jussara no mesmo endereço na sua casa humilde, mas aconchegante situada na Avenida Marechal Rondon às margens do Córrego Molha Biscoito. O fusca marrom, ano 1976, adquirido em 1978 encontra-se em funcionamento perfeito, prova do cuidado e apego do advogado conservador e defensor dos bons costumes, valores cívico e familiar. Assim foi Dr. Ivo Vilela, lembrado de forma saudosa pelos que desfrutaram da sua convivência.













Um comentário:

  1. Grande homem, grande amigo, generoso ao dividir seus conhecimentos, pessoa da paz, extremamente da paz. Impossível levar adiante uma discussão com Dr. Ivo Vilela, diante do seu infalível argumento: " tá bom, se você disse que é assim..." (rsrs). A Pátria Espiritual está em festa por ter um filho amado de volta, um lugar onde poderá reger com maestria a orquestra sinfônica dos anjos, com as doces sinfonias de Bach, ou sentar ao lado de grandes filósofos e discutir a Carta Sétima de Platão que ele conhecia tão bem e falava com orgulho de seu teor. Me orgulho da convivência profissional que tivemos a qual acrescentou muitíssimo nas atividades que eu realizo, me orgulho também da amizade de tantos anos, dos conselhos sábios, que muito me ajudaram. Obrigada Dr.Ivo pelo exemplo deixado aqui na terra, um grade legado para aqueles que conviveram com o senhor.
    ,

    ResponderExcluir