Páginas

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

OS JEGUES VERSUS A LIBERDADE DE IMPRENSA

A imprensa é livre, doa a quem a verdade doer.

A semana foi tensa em Jussara com efervescência no meio político por conta da votação de um pedido de criação de CPI e também de balanço das contas de 2012 da Prefeitura com parecer pela reprovação por parte do TCM-GO.

Um ou dois grupos no whatsapp polemizaram os assuntos, um prato cheio para ataques, cobranças e críticas fáceis. 

A polêmica em torno do assunto foi grande nas semanas que antecederam a votação, esperava-se, no mínimo uma boa participação de membros dos grupos do “zap” nas sessões, o que não ocorreu. Registrar e noticiar o fato numa reportagem sobre esta ausência pareceu não ter sido uma boa idéia, descobriu-se assim que alguns membros agitadores do grupo, que criticam tudo e todos, não aceitam críticas, são empoderados, cheios de “não me toque”, não agüentam quando se transformam em vidraças.

O parágrafo da reportagem: “CÂMARA DE JUSSARA REJEITOU CPI PEDIDA PELO DEPUTADO HUMBERTO TEÓFILO” publicado no blog Notícias de Jussara (02/12) parece ter lhes ferido a alma, não gostaram de mitigar no próprio veneno:

“O auditório da Câmara foi tomado pelo público que compareceu contrário à abertura da CPI e em apoio aos vereadores afastados Neto do Moto Táxi e Ivan da Van. Mas um fato curioso chamou a atenção de alguns observadores: a ausência de membros do grupo no whatsapp “Fórmula Jegue”. Críticos e agitadores, apenas uns três ou quatro “gatos pingados” compareceram, mostrando a falta de credibilidade daqueles que vivem da crítica fácil perante a sociedade jussarense. “Os maiores agitadores sequer tiveram coragem de comparecer para conhecimento dos fatos de verdade, se acovardam no conforto da rede social para denegrir a honra e a imagem das pessoas de bem", reclamou alguém.”

Mas a “pá de cal” parece ter sido lançada no dia seguinte, na reportagem “CÂMARA VOTOU PELA REPROVAÇÃO DO BALANÇO DE 2012 DO EX-PREFEITO PAULO CARVALHAES” também publicada no Blog Notícias de Jussara (03/12).  Os que vestiram a carapuça, agitadores de plantão, “quase morreram”:

“Vale registrar ainda a ausência de membros dos conhecidos grupos de agitadores no whatsapp na sessão, dada a grande polêmica criada nas redes sociais. Esperava-se grande público, o que não ocorreu. Este é um fato curioso que pode mostrar a pequena expressão/alcance das fofocas virtuais junto à população, ou falta de credibilidade daqueles que vivem da crítica fácil perante a população. Claro que a transmissão ao vivo da sessão, via internet, realizada pela Câmara facilita o acompanhamento das sessões no conforto do lar.”

Não deveria se lastimar, mas sim mobilizar a sociedade jussarense para comparecerem às sessões importantes realizadas na Câmara, seriam merecedores de reconhecimentos e aplausos, mas não fizeram por falta de credibilidade, não sabem fazer outra coisa que não seja criticar, reclamar e atacar tudo, e isto não agrada as pessoas de bem.

Claro que no grupo, com pouco mais de 200 membros, a grande maioria pessoas sensatas e merecedoras de todo respeito. Na verdade, como dito na reportagem, apenas alguns “gatos pingados”, atolaram a “carapuça de agitadores” na cabeça até o pescoço (nenhum nome foi citado), conhecidos em outros grupos e, principalmente na cidade, pessoas donas de total descrédito perante a sociedade, se rebelaram contra o jornalismo livre, se municiaram de toda sorte de ataques, por todos os meios, numa tentativa infunda de cerceamento à livre manifestação do pensamento, em especial contra a liberdade de imprensa!

Mas agitadores que são, mostraram se covardes também, falam o dia inteiro no grupo, parecem não terem outras ocupações, mas não agüentaram uma hora sequer de debate com o autor das reportagens que fora adicionado ao grupo para resposta a alguns ataques. Uma reposta apenas postada pelo autor, e algumas postagens de notícias do blog no grupo foram suficientes para a sua imediata remoção. Mas os ataques continuam lá, numa ação covarde, traiçoeira, pelas costas, própria de agitadores sim, de baderneiros, e de frouxos.

Partiram para o ataque, perseguições, agora se julgam mais poderosos que a liberdade de imprensa, entraram numa causa perdida, a imprensa é livre, não ganham jamais uma briga dessa, nessa seara são pequenos como a atitude que praticam. Se aprumem companheiros, assumam uma postura ereta, criem brio e procurem afazeres úteis para a sociedade, para a democracia, e principalmente, em prol de Jussara e da nossa população. Façam o que fazemos, enalteçam a cidade que moram, a cidade que amamos, se abdiquem das críticas destrutivas que praticam todo dia, deixem os maus agouros de lado, ajudem o próximo e pratiquem o bem. Serão mais felizes assim.

O blog Notícias de Jussara está próximo de alcançar dois milhões de acesso, temos 1.821.481 no momento da redação deste texto, é o mais acessado na região, um dos mais acessados de todo o Estado de Goiás, pela qualidade e credibilidade das postagens, todas enaltecendo ações positivas da cidade e do Município, um marketing positivo praticado em prol da melhor imagem de Jussara que tem o melhor IDH na região composta por 41 municípios. Outro blog do mesmo autor, o Notícias Araguaia, tem 218.578 visualizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário