Páginas

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

MANEJO AMBIENTAL DE COMBATE A DENGUE EM JUSSARA

Equipe de ACE e ACS realizam manejo contra a dengue
em Jussara.
A Prefeitura de Jussara, por meio da Secretaria de Saúde e Núcleo de Combate a Vetores/Funasa, reforçou ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da dengue, febre amarela, zika e chikungunya com a realização do primeiro manejo ambiental envolvendo agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde, 06/02.

O coordenador do Núcleo de Combate a Vetores/Funasa, o agente de combate a endemias José Valmir explicou que o manejo é um reforço às atividades rotineiras desenvolvidas pela equipe de agentes que atuam diariamente na cidade. O manejo ganhou o reforço dos agentes comunitários de saúde com ações realizadas na Vila Marajoara. 


José Valmir, Renata Carvalho, Chiquinho da Nova Jussara
Cinco equipes coordenadas por ACEs visitaram os imóveis com o objetivo de conscientização dos moradores acerca da importância da eliminação de prováveis criadouros do mosquito. As ações do manejo se estenderão posteriormente, conforme a necessidade, para outros bairros.

A coordenadora das ações básicas de saúde, Renata Carvalho, participou com apoio à coordenação do manejo e foi a campo junto com os agentes envolvidos. Renata destacou a importância da interação na equipe para maior sucesso no combate ao transmissor da dengue. “A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde está presente nas ações de combate à dengue em Jussara. É preciso que a população faça parte desta luta, participando e eliminando criadouros dentro do seu imóvel,” destacou a coordenadora das ações básicas de saúde.

Conscientização para o combate ao mosquito
O vereador Chiquinho da Nova Jussara, que também é agente de combate a endemias, destacou a importância da realização dos manejos. “Esta é uma forma eficaz de fortalecer a luta diária de combate à dengue, inclusive com maior visibilidade perante aos moradores, que são os nossos verdadeiros aliados.” Chiquinho destacou a atuação do coordenador José Valmir junto à equipe, e enalteceu a importância do apoio direto da coordenadora das ações básicas, Renata Carvalho, sempre presente e atuante nos manejos ambientais realizados. (Texto: Jornalista Nilson Almir/MTE-3176/Fotos: Fernando de Jussara/Nilson Almir).

Eliminação de criadouros em lotes baldios
Eliminação de possíveis criadouros do mosquito

Nenhum comentário:

Postar um comentário