Páginas

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

CHUVAS PROVOCAM ALAGAMENTOS EM ESTRADAS NA REGIÃO DA GUEROBA E PREJUDICAM TRANSPORTE ESCOLAR

Ônibus do transporte escolar da prefeitura de Jussara atolou
em estrada alagada.
A região do Distrito de São Sebastião do Rio Claro, a Gueroba, recebe forte precipitação de chuvas com alagamento em pastagens e estradas já que parte do relevo é bastante plana, e o solo arenoso. Os atoleiros são bastante comuns no período chuvoso, as estradas se transformam em verdadeiros canais de água. Nos três dias que se passaram a precipitação de chuvas foi de 200 mm, ou 2 milhões de litros por hectare, um volume bem acima do normal nos últimos anos.

O transporte escolar é prejudicado, o transporte da grande produção de alimentos, e de insumos, fica comprometido na região. Na manhã de quinta-feira, 22/02, o ônibus da prefeitura que transporta alunos do distrito da Gueroba para Betânia chegou a atolar na estrada alagada, felizmente ninguém se feriu.

Maquinários da prefeitura trabalham na região.
A prefeitura realizou serviço de manutenção das estradas na região em 2017. Todos os anos os serviços são realizados, mas no período chuvoso as enxurradas voltam a danificar as vias vicinais. Em anos anteriores até pontes foram levadas pelas águas.

Mesmo agora em 2018, em pleno período chuvoso, a prefeitura realizou vários serviços para recuperar a trafegabilidade na região, Estrada do Boi, Estrada das Sete Placas, enfim, estradas que ligam o distrito de Gueiroba a Santa Fé de Goiás e ao Distrito de Betânia (Três de Maio). Dos vários serviços realizados, alguns contaram com parcerias de produtores rurais da região.

Há cerca de dez dias, a Secretaria de Transportes e Obras manteve maquinários durante uma semana na região, recuperando trechos de estradas ou auxiliando produtores rurais. O próprio secretário dos transportes e obras, Adenilson Parente permaneceu na região comandando os serviços em auxílio, guinchando e retirando caminhões carregados de bois, de atoleiros.

O prefeito Wilson Santos conseguiu liberação para vinda da Patrulha do Desenvolvimento do Governo de Goiás, com maquinários para serviços no Município, mas o período de chuva não permite a sua efetivação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário