Páginas

domingo, 30 de novembro de 2014

TRÊS CONSELHOS MUNICIPAIS SERÃO EMPOSSADOS EM JUSSARA

TODA A COMUNIDADE JUSSARENSE ESTÁ CONVIDADA A PARTICIPAR DA POSSE DOS CONSELHEIROS MUNICIPAIS

Três importantes conselhos municipais serão empossados pela prefeita Tatiana Ranna na terça-feira, dia 2 de dezembro, às 14 horas, no auditório da Câmara Municipal.

Autoridades municipais e estaduais, juntamente com segmentos representativos da sociedade jussarense estarão presentes neste ato que consolida a representatividade da sociedade junto às políticas públicas de segurança alimentar, direitos dos idosos e combate às drogas.

Serão empossados os conselheiros que comporão os seguintes conselhos: COMSEA – CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR, CMI – CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO, COMPODS – CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS.

Os conselhos foram formalmente constituídos pela prefeita Tatiana Ranna, por decreto municipal observando indicações dos conselheiros municipais pelas pastas da administração municipais que dele participam e a representação não governamental que o fez em fórum próprio. A Secretaria Municipal de Assistência Social é que coordenou todas as ações de constituição dos referidos conselhos e de escolha das mesas diretora.

A presidente do GEED (Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas) do Estado de Goiás a Ivânia Fernandes estará presente e vai proferir palestra sobre o COMPODS.

COMSEA – CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional - COMSEA é órgão colegiado de assessoramento consultivo, propositivo, articulador, fiscalizador e mobilizador da Política de Segurança Alimentar e Nutricional, composto por representações do Governo Municipal e da Sociedade Civil organizada, com objetivo geral de propor, para o Município, as diretrizes gerais para uma Política de Segurança Alimentar e Nutricional.

Este conselho participa ativamente na execução de ações para a implantação do Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN: Criação da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional - CAISAN Municipal, da Lei Municipal, do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional - SAN.

CMI – CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO

O Conselho Municipal do Idoso (CMI) é um órgão superior de natureza colegiada, permanente, deliberativo, composto de forma paritária por representações do governo municipal e sociedade civil. 

Trata-se de uma instância de controle social democrático, de caráter público, com autonomia para o exercício de suas atribuições na proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa.

COMPODS – CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS

O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas é um órgão consultivo, normativo, de deliberação coletiva e de natureza paritária, do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, responsável pela elaboração, articulação, implantação, acompanhamento e fiscalização das Políticas Municipais sobre Drogas, em sintonia com as diretrizes do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas e o Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas.

Atua como instância de assessoramento do Governo local e de coordenação das atividades de todas as instituições e entidades municipais, responsáveis pelo desenvolvimento das ações referentes à redução da demanda e dos danos, assim como movimentos comunitários organizados e representações das instituições federais e estaduais existentes no município e dispostas a cooperar com o esforço municipal.

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

PREFEITA TATIANA PARTICIPOU DE ENCONTRO DO CONGEMAS DA REGIÃO CENTRO OESTE EM GOIÂNIA

A prefeita Tatiana Ranna participou do Encontro Regional do Centro Oeste do CONGEMAS - Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social Centro, realizado em Goiânia com o tema "A Implementação do SUAS na prática cotidiana da Gestão Pública".

Com sucesso de público mais de 350 pessoas (prefeitos, prefeitas, Primeira-damas, secretários de ação social e demais gestores da área), dos municípios de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, fizeram do Seminário “Um Olhar Sobre a Gestão Compartilhada dos Entes Federados” um grande sucesso. O encontro que ocorreu durante os dias 19 e 20 de novembro, no Augustus Hotel e tratou sobre o qualificar SUAS, gestão Abertura evento de Ação Social compartilhada, execução orçamentária, gestão do trabalho entre outros temas da área. O evento foi realizado através de uma parceria entre FGM e o Congemas/GO.


Ao se pronunciar na abertura do encontro, o presidente, Divino Alexandre, afirmou que a Federação tem buscado a cada dia levar mais conhecimento, qualificação e capacitação a todos os gestores goianos. “Através da realização das oficinas, debates e painéis temáticos, o intuito era de oportunizar um intercâmbio de informações e conhecimentos. Queremos subsidiar todos os nossos gestores com informações concretas e de qualidade, principalmente na área de ação social que tem uma alta demanda nos nossos municípios”.


CONGEMAS

O Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social - CONGEMAS representa os municípios brasileiros junto ao Governo Federal, especialmente junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e aos governos estaduais, para fortalecer a representação municipal nos Conselhos, Comissões e Colegiados, em todo o território nacional.

AUTORIDADES

Tatiana fez parte da composição da mesa dos trabalhos representando os prefeitos presentes no encontro que contou com a presença de autoridades como a presidente do COEGEMAS-GO, Secretária de Assistência Social de Jussara Maria Joaquina de Jesus; presidente do COEGEMAS-MT Keli Paniago; presidente do COEGEMAS-MS Cleci Fortunati Souza; presidente da Federação Goiana dos Municípios - FGM Prefeito do Município de Panamá-GO, Divino Alexandre da Silva, Secretário Estadual de Cidadania e Trabalho de Goiás Francisco de Assis Peixoto; Secretário de Estado do Pará, Heitor Márcio Pinheiro Santos; representante do Governo Federal, Secretária Adjunta de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome -MDS, Valéria Gonelli.


Maria Joaquina de Jesus é
presidente do COEGEMAS-GO
COEGEMAS

A atual Secretária Municipal de Assistência Social do município de Jussara, Maria Joaquina de Jesus é Presidente do COEGEMAS-GO - Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Goiás. O órgão congrega e representa os gestores municipais de assistência social, funcionando como órgão permanente de intercâmbio de experiência social no Estado e atua para garantir o cumprimento da LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social) ou qualquer outra vigência, bem como o acesso da população às ações e serviços de assistência social.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

70 CASAS FORAM ENTREGUES NO RESIDENCIAL SANTOS DUMONT EM JUSSARA

Prefeita Tatiana Ranna (centro) e superintendente regional
da Caixa Ubiratan Lima (direita) entregam 70 casas em
Jussara
Mais 70 casas construídas na atual administração foram entregues, desta vez no Residencial Santos Dumont. As moradias foram construídas através do Programa Minha Casa Minha Vida Sub-50 do Governo Federal e parceria com a Prefeitura Municipal, com parcelas subsidiadas.

O terreno foi doado pela prefeitura municipal e isso fez com que o custo das casas fosse reduzido consideravelmente beneficiando mais ainda as famílias que receberam as moradias.


COM ESTAS, AGORA SÃO 126 CASAS ENTREGUES NA GESTÃO DE TATIANA 

As novas casas entregues ficam na mesma área onde em junho deste ano foram entregues 56 casas também construídas na gestão da prefeita Tatiana Ranna, mas estas com parceria também do Governo de Goiás/Agehab.

O engenheiro Gustavo, da Construtora GR, destacou a parceria da prefeitura através da prefeita Tatiana na construção das casas.

Famílias receberam casa própria em Jussara
Mas o superintendente regional da Caixa Econômica Federal Ubiratan Lima Oliveira, lembrou que os lotes doados pela prefeitura baixaram o custo final das casas, o que significa uma aquisição importante para as famílias. O superintendente parabenizou à prefeita Tatiana Ranna pela importante parceria firmada junto à Caixa na construção das casas.

O vereador Juesmar Garcia destacou a regularização das contas da prefeitura pela prefeita Tatiana, o que possibilitou a liberação dos recursos para a construção das casas. “A prefeita investiu recursos do município pagando contas anteriores da prefeitura para colocar a casa em ordem, para ter certidões limpas e poder firmar parceria junto a Caixa. Foi a prefeita Tatiana que assinou o contrato de doação do terreno junto à Caixa Econômica para que as casas fossem construídas”, lembrou o vereador, completando que “Jussara está de parabéns porque está crescendo graças ao trabalho da prefeita Tatiana”.

Prefeita Tatiana parabenizou famílias pela conquista
Já o vereador Leontino Costa (Cheiro do Jovêncio), destacou a qualidade da obra, com toda a infraestrutura pronta, água, energia, asfalto.

A prefeita Tatiana Ranna parabenizou as famílias que receberam as suas casas, e destacou as benfeitorias que a região oeste da cidade está recebendo, como a construção de moradias, novos loteamentos, e os galpões de confecções que serão construídos no setor em lotes já doados pela prefeitura. A prefeita reafirmou a parceria com a Caixa para a construção de novas moradias ali próximo mesmo, no Residencial Vida Nova, cujo terreno já foi adquirido pela prefeitura.

De acordo com a prefeita “o dever de casas foi feito e demos condições para as casas serem construídas, assinamos o contrato de doação do terreno e conseguimos viabilizar os recursos junto à Caixa, fomos parceiros em todas as situações de dificuldades, sempre que foi necessário para que tudo terminasse hoje neste momento de alegria com as casas sendo entregues”, falou a prefeita.  
 
Residencial Santos Dumont em Jussara-GO

As casas medem 52,40 m² com dois quartos, banheiro, sala, cozinha. Toda a infraestrutura no residencial está pronta, com energia, água, e asfalto.  Foram investidos R$ 3.822.000,00 na obra, com o terreno doado pela prefeitura. Os recursos são do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, e agentes participantes a Caixa Econômica Federal e Prefeitura de Jussara.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

27 DE NOVEMBRO - DIA DA PADROEIRA DE JUSSARA- NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

No dia 27 de novembro e homenageada a Padroeira de Jussara, Nossa Senhora das Graças e é feriado municipal instituído pela Lei Municipal nº 135/96.

PONTO FACULTATIVO NO DIA 28

Considerando o fato de em 2014 o feriado de 27 de novembro se dar numa quinta-feira, a prefeitura decretou ponto facultativo no dia 28, sexta-feira, para os servidores municipais, sendo que os servidores da Secretaria de Saúde terão escalonamento pela gestora para atender a demanda existente, e os da Secretaria de Educação deverão obedecer a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, quanto ao calendário escolar. Também não serão abrangidos pelo decreto os servidores da área de limpeza pública.


PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS – JUSSARA

História

Jussara se chamava Colônia de Água Limpa e os pioneiros chegaram aqui por vota de 1.943, construíram a primeira capela (rancho) pois tinha muito babaçu. Em homenagem ao Senhor Bom Jesus da Lapa. No ano de 1951 este rancho foi demolido e em seu lugar construiu-se a capela de Nossa Senhora das Graças que se tornou padroeira da Colônia, (É bom salientar que a imagem do Senhor Bom Jesus da Lapa continuou no altar como mostra a foto 0010) porém esta Igreja era pequena para acolher a comunidade e os padres com o apoio do bispo Dom Tomaz Balduíno e do povo organizaram para construir uma Igreja maior;  A Igreja Nossa Senhora das Graças foi elevada a paróquia devido ao precário atendimento na região por ficar distante da Cidade de Goiás e por possuir mais de 25 mil pessoas na região. O atendimento era feito só de vez em quando, por um padre do convento Nossa Senhora do Rosário da Cidade de Goiás.  Tem pessoas que se lembram de um padre chamado pe José e também de frei Simão que celebrava a palavra e os matrimônios (casamento, batismo etc); Dom Tomaz   percebendo a necessidade da comunidade convidou os padres Henrique Malavoltti para ser vigário da paróquia Nossa Senhora das Graças e Pe Francisco Cavazzutti, seu cooperador.


Em 1.973 foi lançada a pedra fundamental dando início a construção da atual Igreja Nossa Senhora das Graças. Mas a pequena Igreja só foi demolida em 1.976, após o termino da construção da atual Igreja.


Os padres da recém paróquia aderiram a nova visão do Concílio e deram apoio às classes sociais desprovidas de meios econômicos e políticos com por exemplo: movimento das lavadeiras, trabalhadores rurais (reforma agrária), o que gerou conflito com alguns membros que ficaram contra a Igreja.

MAIS 70 CASAS SERÃO ENTREGUES EM JUSSARA

Residencial Santos Dumont em Jussara
O Residencial Santos Dumont será inaugurado nesta quinta-feira, 27 de novembro, com a entrega de 70 casas construídas aos beneficiários que poderão se mudar de imediato realizando o sonho da casa própria.


As casas medem 52,40 m² com dois quartos, banheiro, sala, cozinha. Toda a infraestrutura no residencial está pronta, com energia, água, e asfalto.  Foram investidos R$ 3.822.000,00 na obra, com o terreno doado pela prefeitura. Os recursos são do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, e agentes participantes a Caixa Econômica Federal e Prefeitura de Jussara.

domingo, 23 de novembro de 2014

II FEIRA CULTURAL MARCOU DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO COLÉGIO ESTADUAL DOM BOSCO

Estande do "Projeto Mais Educação", CEDB e bolsista 

A II Feira Cultural do Colégio Estadual Dom Bosco - CEDB, foi realizada no último dia 20 de novembro, com o tema "Mama África", contou características de cada país do continente africano.


DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A feira é um projeto interdisciplinar desenvolvido pelos professores do CEDB que neste ano contaram com a ajuda e auxílio da equipe de bolsistas do Pibid (Programa Institucional de Bolsa  de Iniciação a Docência) promovido pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), do subprojeto de história. A justificativa de escolha do tema foi a data estabelecida para o evento, o dia 20 de novembro quando é celebrado o dia que Institui o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra no Brasil a partir da lei 12.519, de 10 de novembro de 2011.


Alimentos - Culinária local dos países
BIODIVERSIDADE DO CONTINENTE AFRICANO


A feira esteve pautada na diversidade do continente africano, através da nítida motivação de alunos e professores que apresentaram por meio dos trabalhos expostos as relações entre Brasil e África.



Em cada estande montado os participantes e visitantes da feira puderam conhecer características da culinária local de cada país, moeda, língua oficial, comércio, divisão econômica e política, entre outros. O participante José Soares disse: “Trabalhos muito bem elaborados. Exposição de cartazes, comidas típicas, mini projeto que ficou sob a mesa para os visitantes manusearem” além de claro poder proporcionar a oportunidade de conhecer a África através do olhar e perspectiva dos próprios alunos, como expressou a aluna Marisa Oliveira: “Amei conhecer a África”.


Turma do "2º F" - Egito 


No total foram apresentados 27 trabalhos, e a feira recebeu cerca de 850 visitas em todo o seu horário de exposição. Foram pouco mais de 300 fotografias pelos olhos da equipe do PIBID e pode ser conferido no link: http://goo.gl/QHT7KF



Turma "1º D" - Tanzânia


Por Weiller Cesar e Fabiana Silva – Bolsistas do Pibid.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

JUSSARA VAI GANHAR O PRIMEIRO BAIRRO COM LOTEAMENTO PLANEJADO – RESIDENCIAL SOLAR NOBRE


Jussara vai ganhar um novo bairro, o Residencial Solar Nobre, o primeiro totalmente planejado, com quase mil lotes, localizado na região oeste da cidade, entre os Setores Vila Nova e o Setor Nova Jussara.

A primeira etapa, com 314 lotes deverá ter o início da comercialização em breve, com todo o processo de registro já em andamento.

Em reunião no gabinete da prefeita Tatiana foi acertada a formalização do instrumento de caução para garantia da execução da infraestrutura por parte do loteador. De acordo com Lei Municipal, o loteador tem dois anos de prazo a partir da comercialização do primeiro lote para a implantação de infraestrutura como água, energia e pavimentação asfáltica. A caução garante a execução dos serviços, caso o loteador não cumpra o prazo, cobrindo os custos das obras que então deverão ser executadas pelo Município sem prejuízo ao Erário.

Toda a infraestrutura do novo loteamento, na sua totalidade, prevê investimentos na ordem de R$ 4.160.233,00, na responsabilidade de execução para o loteador.

O loteamento prevê a construção de uma avenida de mão dupla ligando o Setor Vila Nova ao Setor Nova Jussara numa extensão de cerca de 1.200 metros, e que deverá ser urbanizada com iluminação, ilha com pista de caminhada, e moderno ajardinamento.


A Lei nº 725/2013 que definiu o novo perímetro urbano de Jussara, iniciativa da prefeita Tatiana e aprovada pela Câmara Municipal, está possibilitando a agilização de registro de novos loteamentos e o desenvolvimento da cidade. Este novo loteamento está sendo beneficiado com a legalização do novo perímetro urbano.

TEMER VETA PRORROGAÇÃO DE PRAZO DA POLÍTICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Presidente em exercício vetou integralmente artigo que adiava o fim dos lixões e a elaboração de planos para 2018

O presidente em exercício, Michel Temer (PMDB), vetou a prorrogação do prazo por mais quatro anos, portanto até 2018, para o fim dos lixões e elaboração dos planos de gestão de resíduos sólidos municipais e estaduais. O prazo para o cumprimento das medidas, estabelecido na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a Lei 12.305/2010, é de dois anos e terminou em agosto deste ano.

A decisão de Temer foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira (14) e assinada por Temer, já que a presidente Dilma Rousseff estava em viagem ao exterior, para a reunião do G20, na Austrália. Na publicação, foi vetado o artigo 107 da Lei 13.043/2014, originária do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 15/2014, que já havia sido aprovado pelo Congresso Nacional.

 Desta forma, ficam previstas as penalidades apontadas na lei. Os gestores que não implantaram aterros sanitários ou cometerem outras infrações previstas na lei poderão ser punidos com detenção ou multa, cujo valor pode chegar a R$ 50 milhões. A principal alegação da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) para o aumento do prazo é a falta de recursos e de técnicos capacitados para a elaboração dos planos de gestão e implantação de sistemas adequados de descarte e reciclagem de lixo.


Mas a CNM ainda espera aumentar o prazo com a inclusão de outra emenda na Medida Provisória (MP) 656/2014, que tramita no Congresso. Desta vez, a emenda deve oferecer um prazo escalonado - quanto menor o município mais tempo ele terá para atender à PNRS. Em levantamento, a CNM apontou que dos municípios com até 300 mil habitantes que não destinam o lixo para aterros sanitários, 61,7% não conseguiram cumprir o prazo. Além disso, 46,5% dos municípios pesquisados de até 100 mil habitantes não têm plano de gestão integrada de resíduos sólidos.


A Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei 12.305/2010, foi debatida por 19 anos antes de ser aprovada em agosto de 2010, estabelecendo os prazos de dois anos para a elaboração dos planos de gerenciamento e quatro anos para a erradicação dos lixões. Pelo menos desde 1991, as prefeituras já tinham conhecimento de suas responsabilidades na gestão desses recursos, mas não o cumpriram em tempo hábil.

Fonte: seculodiario.com

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

MPF-GO PEDE SUSPENSÃO DO 'MINHA CASA, MINHA VIDA' EM 68 MUNICÍPIOS

Órgão aponta falta de transparência na seleção de candidatos ao programa.

Para MPF, não divulgação leva a concluir que processo ocorre de forma ilícita.

O Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO) pediu na Justiça a suspensão do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, em 68 cidades no estado. O órgão aponta irregularidades na transparência e divulgação dos critérios e do processo de seleção dos candidatos ao subsídio.

Procurada pelo G1, a Caixa Econômica Federal afirmou em nota que segue a legislação do programa definida pelo governo federal e que "a inscrição e seleção dos beneficiários do Minha Casa Minha Vida, faixa 1 (com renda de até R$ 1.600,00), é responsabilidade da prefeitura, conforme portaria do Ministério das Cidades que regula o programa".

Segundo o MPF, as ações civis públicas pedem que a Caixa Econômica Federal e o Ministério das Cidades suspendam a execução do programa até que seja comprovada a regularidade da situação. O MPF argumenta que recorre à Justiça depois que outras medidas para pôr fim às irregularidades não foram eficazes.

Ainda de acordo com o órgão, entre maio e julho deste ano foram expedidas recomendações à Caixa e ao Ministério das Cidades para que suspendessem o Minha Casa, Minha Vida em quase 100 municípios do estado. Para o MPF, não divulgar permanentemente o cadastro dos beneficiários "leva a concluir que o poder de selecionar os candidatos vem sendo utilizado de forma ilícita pelos municípios”.

Os pedidos ainda serão analisados no Poder Judiciário e são referentes a obras nas seguintes cidades: Abadia de Goiás, Americano do Brasil, Anhanguera, Aragoiânia, Araguapaz, Aruanã, Avelinópolis, Bela Vista de Goiás, Bom Jardim de Goiás, Bom Jesus de Goiás, Brazabrantes, Britânia, Buriti de Goiás, Cachoeira de Goiás, Campestre de Goiás, Campo Alegre de Goiás, Catalão, Caturaí, Cezarina, Córrego do Ouroe Davinópolis.

Também estão na lista: Faina, Firminópolis, Goianápolis, Goianésia, Goianira, Goiás, Goiatuba, Guapó, Guaraíta, Heitoraí, Hidrolândia, Inaciolândia, Inhumas, Iporá, Itapirapuã, Itapuranga, Itumbiara, Ivolândia, Jaraguá, Jesúpolis, Jussara, Marzagão, Matrinchã, Moiporá, Morro Agudo de Goiás, Mossâmedes, Mozarlândia, Nazário, Novo Brasil, Ouvidor, Palmelo, Panamá, Paraúna,  Piracanjuba, Pires do Rio, Pontalina, Professor Jamil, Sanclerlândia, Santa Cruz de Goiás, São Luís de Montes Belos, São Patrício, Senador Canedo, Taquaral de Goiás, Três Ranchos, Uruana, Urutaí, Vianópolis.


Fonte: G1 GO

FACEBOOK TERÁ DE PAGAR R$ 5 MIL DE INDENIZAÇÃO

DIÁRIO DA MANHÃ
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO TJ/GO

Em decisão monocrática, a desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis manteve sentença da comarca de Goiânia, que condenou o Facebook Serviços Online do Brasil Ltda. a pagar indenização, por danos morais, no valor de R$ 5 mil, a Wilson Ribeiro da Costa. Ele teve um perfil falso criado em seu nome no site de relacionamentos, inclusive com publicações de informações que atentavam contra a sua moral.

O Facebook interpôs apelação cível para reformar a sentença, alegando que foi totalmente contrária ao posicionamento do Superior Tribunal de Justiça (STF) que, em caso igual, afastou a responsabilidade do provedor. Sustentou também que como o perfil falso foi criado por terceiro, não há nexo de causalidade entre a sua conduta e o dano alegado por Wilson.

A desembargadora negou seguimento ao pedido, afirmando que, pelo Código de Defesa do Consumidor, basta a existência do dano e do nexo de causalidade para a caracterização do ilícito. “Efetivamente, o dano sofrido pelo apelado restou cabalmente comprovado nos documentos acostados aos autos, sendo incontroversa a existência de um perfil falso em que constam fotos e informações atentatórias à moral social daquele, o que lhe causará grandes transtornos”, enfatizou a magistrada.

De acordo com ela, atribuir ao Facebook o dever de supervisão prévia do conteúdo de cada mensagem postada por seus usuários implicaria uma forma de censura, conduta incompatível com a natureza dos serviços que presta. “Entretanto, também não é razoável deixar a sociedade desamparada frente a prática, cada vez mais corriqueira, de se utilizar comunidades virtuais como artifício para a consecução de atividades ilegais”, ressaltou. 

JUSSARA

O  juiz Joviano Carneiro Neto, da comarca de Jussara, determinou, dia 12 deste mês, que o Facebook Serviços Online do Brasil retire do ar, em até 72 horas, os perfis FAJuta Zoiada e Unifaj Inconveniente, sob pena de multa diária de R$ 2 mil, que denigrem a imagem do Centro de Ciências de Jussara (FAJ). O magistrado entendeu que os autores das páginas têm o direito de reclamar, mas não podem abusar a ponto de denegrir a imagem da instituição na rede.

Joviano Carneiro ressaltou que fica evidenciado o abuso ao direito à manifestação, quando se utiliza de forma indevida o logotipo e marca para causar dano a imagem da instituição ao apontá-la como "FAJuta" ou "Unifaj inconveniente". O magistrado ponderou que não está negando aos autores das páginas o direito de explanar seus ressentimentos ou desagravo às acomodações, vez que os consumidores podem e devem prezar pela excelência no serviço.

"Ao agir dizendo que a faculdade é "FAJuta" ou "inconveniente", ou ainda, "Faj, descompromisso com o seu futuro", ultrapassa e fere o direito de expressão que deve ser livre, porém, cometido", frisou.


Para o juiz, caso o descontentamento ficasse restrito às mensagens postadas, não haveria qualquer abuso de direito, porém não foi somente isso que ocorreu. Ele pontuou que, pelos elementos apresentados, é possível adotar as medidas pretendidas pela instituição, de modo a se determinar a indisponibilidade do conteúdo das páginas virtuais que foram indicadas. Joviano Carneiro levou em consideração o §4º do artigo 19 da Lei de nº12.965/2014, em que o magistrado poderá antecipar os efeitos da tutela em caso de interesse da coletividade na disponibilização do conteúdo na internet, quando presentes os requisitos de dano irreparável ou de difícil reparação.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

JORNAL O POPULAR NOTICIOU ARTICULAÇÃO DE DOUTOR JOAQUIM POR VAGA NO TCM


DISCRETAMENTE

Mesmo licenciado, o secretário estadual de Governo Joaquim de Castro (PSD) tem circulado na Assembléia Legislativa. Articula apoio dos colegas para uma vaga no TCM.


QUASE CERTO

Joaquim de Castro quer assumir vaga a ser aberta por Virmondes Cruvinel, que é pai do deputado eleito de mesmo nome, que também é filiado ao PSD.

Fonte: Jornal - O Popular - 17/11/2014.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

SELEÇÃO DO "JUSSARÃO 2014" VENCEU VILA NOVA F. C. POR 2 A 1

Seleção do "Jussarão 2014" venceu Vila Nova F. C
A Seleção do “Jussarão 2014” venceu a equipe Vila Nova F. C. por 2 a 1 numa partida cheia de lances e jogadas emocionantes e um grande público presente no Estádio “Geraldão”.

A partida fez parte da programação do Campeonato Municipal de Futebol, o “Jussarão 2014” que previa a partida logo após a final com uma seleção dos melhores jogadores do torneio enfrentando uma equipe profissional da Capital.

Foi entregue o Troféu “Tatiana Ranna” à equipe vencedora e também à equipe à equipe Vila Nova F. C.


Equipe Vila Nova F. C. de Goiânia

O vereador Jovêncio Costa e a prefeita Tatiana prestigiaram o evento que contou ainda com entrega de certificados em homenagem às celebridades que contribuíram com o esporte jussarense no passado e na atualidade.


Numa partida preliminar a equipe sub-17 da Associação Jussarense de Futebol venceu a equipe da Escolinha  Flamenguinho de Novo Brasil F. C. por 11 a 2.

Equipe da escolinha Associação Jussarense de Futebol

É HORA DE AJUDAR A CASA DE APOIO VIVA VIDA EM JUSSARA

O 1º Show Beneficente Fundação Viva Vida reunirá numa única apresentação no dia 22 de novembro os artistas Glauber Brito, Lucas & Liandro, Ellis e Lidia, Evandro Jaquison e o vencedor do Festjus 2014 Zé do Ramalho.

O evento será realizado no Clube Canoão e terá 90% renda revertida à instituição Viva Vida que acolhe ou cuida de pessoas soropositivas de Jussara e região e, 10% à ONG Novos Caminhos.

Os artistas doaram os cachês e ajudam também na venda de ingressos ou reserva de mesas, a exemplo do Cantor Liandro, que é o Coordenador Geral do Departamento de Esporte, Lazer e Cultura do Município e conta com a ajuda de todos os servidores do departamento na venda dos ingressos e reserva de mesas. Membros da diretoria da Fundação Viva Vida ajudam na venda de ingressos também.

Reserva de mesas ou os ingressos podem ser adquiridos na loja Interrogação Inter Fashion fone 3373-2299, Dj Rui Dance cel. 8199-8220, Carlos da Banda cel. 8109-4003, Irene do Conselho Tutelar cel. 8196-5869, Nilva Barros cel. 8446-5222, e na Casa de Apoio Viva Vida cel. 8320-1328.

sábado, 15 de novembro de 2014

UNIÃO COHABENSE É CAMPEÃ DO "JUSSARÃO 2014" - 1ª DIVISÃO

União Cohabense é a grande campeã do "Jussarão 2014"
União Cohabense F. C. é a grande campeã do Campeonato de Futebol “Jussarão 2014” 1ª divisão vencendo a equipe Bairro Nortista F. C. por 3 a 0 com 2 gols de Vavá e 1 gol de Eltinho.

Todos os gols foram marcados no segundo tempo da partida emocionante, com lances disputados e chances para as duas equipes. Na arquibancada, uma torcida maior para o Bairro Nortista, tentou empurrar o time para a vitória.

A prefeita Tatiana Ranna, o vereador Joventino Costa, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais “Palito”, vários empresários e torcedores prestigiaram a decisão da competição promovida pela Prefeitura Municipal através do Departamento de Desporto e Lazer.

Vavá marcou o terceiro gol e fechou o placar na conquista da
equipe União Cohabense

TIRA-PRESSA FICOU COM O TERCEIRO LUGAR

O Estádio “Geraldão” recebeu um grande público para a decisão do “Jussarão 2014” que teve ainda a decisão do terceiro colocado com a equipe Tire-pressa vencendo a equipe Sobradinho por 5 a 1. Claudimar fez 3 gols, Joedson fez 1, e Marcelo fez 1 contra. Para o Sobradinho quem fez foi Marcelo também, o mesmo que marcou contra.


O artilheiro do torneio foi mesmo o atleta “Pedala” (União Cohabense) com 16 gols e o goleiro menos vazados são Rômulo (Tira-pressa) 9 gols sofridos.


Torcedores compareceram e deram brilho especial à grande final do "Jussarão 2014"

TRADICIONAL CAFÉ DA MANHÃ EM HOMENAGEM AOS 56 ANOS DE JUSSARA

Tradicional Café da Manhã em homenagem aos 56 anos
de Jussara
O tradicional café da manhã na Praça Central foi realizado em comemoração ao 56º aniversário de emancipação política de Jussara com a participação de servidores, autoridades e moradores.


A Banda da Polícia Militar de Cidade de Goiás fez apresentação musical iniciando a programação que contou com momento de felicitações pelo aniversário da cidade e também momento de oração e bênçãos. Usaram da palavra a secretária de educação Norma Bomtempo e a prefeita Tatiana Ranna. O pastor Ideraldo Santos Almeida e o padre Pedro Sirtoli fizeram orações, acompanhados por todos que fizeram presentes.



Tradicional café da manhã foi servido na praça

A prefeita Tatiana Ranna parabenizou Jussara e a todos os jussarenses pelas conquistas ao longo dos 56 anos de emancipação de Jussara, destacando que “muitas conquistas importantes ainda virão e estamos trabalhando muito para que isto seja uma realidade sempre presente na vida de todos que vivem aqui ou convive junto de nós”, falou a prefeita que fez ainda agradecimentos a todos os que colaboraram para a realização do café da manhã em homenagem ao aniversário, como servidores, escolas municipais e comércio.



Banda da Polícia Militar da Cidade de Goiás

Prefeita Tatiana e organizadores do café da manhã

COMANDO REGIONAL DO CORPO DE BOMBEIROS VERIFICAM ÁREAS PARA CONSTRUÇÃO DE QUARTEL EM JUSSARA


Prefeita Tatiana mostrou áreas disponíveis para construção do Quartel
do Corpo de Bombeiros em Jussara
O Comandante do 3º Comando Regional do Corpo de Bombeiros, Cel. Ofugi, juntamente com o TC. Jailton estiveram em Jussara, a convite da prefeita Tatiana Rana, para verificarem áreas onde poderá ser construída a futura sede do Quartel do Corpo de Bombeiros em Jussara.

A prefeita mostrou várias áreas públicas disponíveis, inclusive às margens da BR-070 no perímetro urbano, mas de acordo com o Cel. Ofugi, a preferência é por uma área mais centralizada, com fácil acesso a hospitais e também com possibilidades de chegada mais rápida aos locais de maior risco de incêndio ou outros sinistros.

Duas áreas receberam aprovação prévia do comandante e passarão agora por levantamento das documentações e reais condições da disponibilidade, para posterior envio de projeto à Câmara de Vereadores para autorização da doação para a construção do Quartel dos Bombeiros em Jussara.

TC. Jailton, prefeita Tatiana e Comandante Regional  do
Corpo de Bombeiros Cel. Ofugi
PREFEITA TATIANA FEZ PEDIDO AO GOVERNADOR

A prefeita Tatiana agradeceu a visita do comandante, resultado do pedido feito ao governador Marconi Perillo para a instalação do Quartel do Corpo de Bombeiros em Jussara.  “A cidade está se desenvolvendo, são muitos pedidos de alvarás para abertura de novas empresas e ficamos na dependência da vistoria dos Bombeiros da Cidade de Goiás, e demora muito. Estamos buscando mais agilidade e facilidade para os comerciantes. O combate a prováveis incêndios que possam acontecer no futuro por conta do crescimento da cidade e também com os acidentes nas rodovias”, explica a prefeita, completando que “o Quartel do Corpo de Bombeiros em Jussara irá assistir cidades num raio de cem quilômetros, entre elas Itapirapuã, Santa Fé, Montes Claros, Novo Brasil, Matrinchã, Fazenda Nova, Britânia, Buriti de Goiás, e até Aragarças. Uma grande conquista para Jussara e Região”, disse Tatiana.

Prefeita Tatiana mostrou áreas disponíveis para construção do Quartel
do Corpo de Bombeiros em Jussara

Um dos grandes desafios para a instalação do Quartel do Corpo de Bombeiros será a lotação de efetivos, já que será preciso a realização de concurso público para preencher o quadro. A realização do concurso demanda estudos e decisões da equipe técnica do Governo de Goiás.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

ESCOLAS MUNICIPAIS DE JUSSARA LEVARAM 17 PREMIAÇÕES NO "GOIÁS NA PONTA DO LÁPIS" 2014

A aluna Ana Beatriz, 1º lugar na categoria A -
"Goiás na Ponta do Lápis"  2014 em Jussara.
O Concurso “Goiás na Ponta do Lápis” premiou alunos da rede municipal e estadual da SRE em Jussara com a entrega das premiações por categorias no Auditório Geraldo Bomtempo do NTE – Núcleo de Tecnologia e Educação, ao lado do Colégio Estadual Dom Bosco.

Estiveram presentes o sub-secretário regional de educação profº. Luiz Mário Lopes Cardoso, gerente de projetos do Jornal Tribuna do Planalto Enoel Júnior, secretária municipal de educação Norma Bom Tempo, professores, servidores, pais e alunos.

Foi feita a leitura da redação vencedora da categoria E do ensino médio, pela aluna Thaynara Marai Martins de Freitas, momento cultural, peça teatral “Jussara, novembro de 2070”, execução do Hino Nacional, pronunciamento das autoridades e entrega das premiações.

Auditório Geraldo Bomtempo do NTE 
Os alunos das escolas municipais de Jussara venceram ao todo 17 das 37 premiações. A Escola Municipal Soraya S. Vilela conquistou 2 primeiros lugares, categoria A e D. O Colégio Estadual da Polícia Militar Maria Tereza Garcia N. Bento conquistou 2 primeiros lugares, categoria B e C, e o Colégio Estadual Pedro Ludovico Teixeira o primeiro lugar na categoria E.

ALUNOS PREMIADOS

Categoria A – Ensino Fundamental

1º - Ana Beatriz N. S. Brito 4º Ano - Escola Municipal Soraya S. Vilela        
2º Kassiana Rocha Silva  5º Ano - Escola Municipal  Izaura Maria da Silva 
3º - Ana Cecília Pereira Afonso   5º Ano - Escola Municipal Dolores Martins           
4º - Sara Lemos dos Santos 5º Ano - Escola Est. de Tempo Integral Dr. Brasil de Ramos Caiado
5º - Carlos Henrique Araújo Silva 4º Ano - Escola Municipal Lourival de Oliveira Lobo         
6º - Pauliana Cristina G. de Moura 4º Ano - Escola Municipal Francisco Rebouças
7º - Raissa Nayane Costa Souza  5º Ano – Esc. Estadual  Tempo Integral Dr. Brasil  Ramos Caiado 
8º - Sara Mikaelle Ribeiro Santos 4º Ano - Escola Municipal Izaura Maria da Silva 
9º - Mirella Medeiros Rebouças  5º Ano - Escola Municipal Soraya S. Vilela           
10º - Kamilli de Bastos Martins   5º Ano - Escola Municipal Dolores Martins 
          
O aluno Pedro Rafael, 1º lugar categoria EJA- "Goiás na
Ponta do Lápis" 2014 em Jussara
Categoria B – Ensino Fundamental

1º - Diego Souza Fausto 7º Ano - Colégio Estadual da PM - Maria Tereza Garcia N. Bento 
2º - Vitória Rocha Diniz  7º Ano - Colégio Estadual da PM - Maria Tereza Garcia N. Bento 
3º - Izabela Barbosa Coutinho     7º Ano - Colégio Estadual Iracema Teles
4º - Mirele Cruvinel Vilela 6º Ano - Colégio Estadual Tiradentes   
5º - Victória Sather de F. Menezes 7º Ano - Colégio Estadual Iracema Teles           
6º - Natália do Carmo Pereira 7º Ano - Colégio Estadual Jandira Ponciano Passos
7º - João Victor Rodrigues Arantes 6º Ano - Escola Municipal Francisco R. Rebouças
8º - Hávilla Maressa Oliveira Gomes 6º Ano - Escola Agrícola Com. João Marchesi             
9º - Luzineide Antônia Pessoa Brito 7º Ano - Escola Municipal Francisco R. Rebouças

Categoria C – Ensino Fundamental

1º - César Augusto C. dos Reis Filho 9º Ano - Colégio Est. da PM - Maria Tereza Garcia N. Bento   
2º - Amon Felipe Souza Brito 8º Ano - Colégio Estadual da PM - Maria Tereza Garcia N. Bento       
3º - Thainara Fernandes Oliveira 9º Ano - Escola Agrícola Com. João Marchesi     
4º - Camila Rodrigues Vaz  8º Ano - Colégio Estadual Tiradentes 
5º - Kelly Cristina de Sousa 9º Ano - Colégio Estadual Jandira Ponciano Passos      
6º - Danielle Oliveira Santos 9º Ano - Escola Municipal Francisco R. Rebouças                      
7º - Carlos Eduardo Almeida Silva 8º Ano - Escola Agrícola Com. João Marchesi   
8º Naiara Luiz Damasceno 8º Ano - Escola Municipal Izaura Maria da Silva            
9º - Danyella Braga Franklin 9º Ano - Colégio Estadual Jandira Ponciano Passos   
10º - Carlos Fernando Rosa 8º Ano - Colégio Estadual Tiradentes

Categoria D - EJA

Pedro Rafael Ferreira EJA – 9º Ano - Escola Municipal Soraya S. Vilela      
Matheus Mesquita EJA – 9º Ano - Escola Municipal Soraya S. Vilela 
          
Categoria E – Ensino Médio

1º - Taynara Maria Martins de Freitas 3º Ano – Colégio Estadual Pedro Ludovico Teixeira
2º - Rafaela Batista de Melo 3º Ano –  Colégio Estadual Iracema Teles Oliveira    
3º - Flávia Mendes de Sousa 3º Ano – Colégio Estadual Iracema Teles Oliveira
4º - Stéfane Gabriele Xavier de Souza 1º Ano – Colégio Estadual Jandira Ponciano Passos
5º - André Ulisses Soares3º Ano – Colégio Estadual Jandira Ponciano Passos         
6º - Gabriella Alves E. Silva Lopes 3º Ano – Colégio Estadual Pedro Ludovico Teixeira        

O CONCURSO

O 11º Concurso “Goiás na Ponta do Lápis”, promovido pelo jornal Tribuna do Planalto em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), premia estudantes do Ensino Fundamental e Médio, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de todo o estado.

Nesta edição, o tema proposto para reflexão foi "Queimadas: Crime Contra a Vida". A intenção é chamar a atenção de toda a sociedade para os prejuízos causados pelos incêndios que, além de dizimar a fauna e a flora, provocam acidentes nas rodovias, poluem o ar, causam danos à saúde, empobrecem o solo e aumentam os riscos de erosões.

Em sua fase regional, O 11º "Goiás na Ponta do Lápis" premiará 200 estudantes com bicicletas. Eles são os selecionados em primeiro lugar de cada categoria (A, B, C, D e E) nas 40 regionais de ensino.

Além de medalhas de Ouro e certificados de participação, esses alunos também ganham o direito de concorrer à premiação final do concurso, prevista para o dia 21 de novembro em Goiânia.

Nesta etapa quem conquistar o primeiro lugar receberá um computador e ainda garantirá prêmio semelhante para seu professor-orientador. Segundo e terceiro lugares voltam para casa com TV LCD 21 polegadas e Smartphone, respectivamente. Os três primeiros colocados na final também terão direito a bolsa de estudos da Fasam (Faculdade Sul-Americana).


Aproximadamente 515 mil alunos, de escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino, escreveram suas redações.