Páginas

domingo, 5 de janeiro de 2014

FECHAMENTO DE ESCOLA ESTADUAL EM JUSSARA REPERCUTE NAS REDES SOCIAIS

SUBSECRETÁRIO EMITE NOTA

Em nota, o subsecretário de educação em Jussara, professor Luiz Mário Lopes Cardoso explica processo que culminou na decisão pelo fechamento do Colégio Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. Segundo a nota houve consentimento da comunidade educacional conforme reunião realizada e registrada em ata. O subsecretário alega também haver sobra de vagas na rede estadual em Jussara e que esse fato é “um bom problema”, mesmo assim registra vultosa soma investida pelo Governo de Goiás na cidade, conforme a nota, em infraestrutura.

DISCUSSÃO ENVIESADA - EIS A QUESTÃO

O subsecretário inicia a nota alegando que a discussão do assunto em rede social, "de forma enviesada não contribui com o debate elevado e racional que precisa ser realmente dado à educação".

REPERCUSSÃO DO ASSUNTO

O assunto ganhou repercussão nas redes sociais após a publicação da nota: “MANIFESTO DE UMA PROFESSORA AO POVO DE JUSSARA” de autoria da professora Maria Teixeira De Azevedo, e também a publicação do texto “A HISTÓRIA AGONIZA – COLÉGIO ESTADUAL SERÁ FECHADO EM JUSSARA” no site http://noticiasdejussara.blogspot.com.br/

Veja a nota de esclarecimento da Subsecretaria Regional de Educação:

Nota de Esclarecimentos!

"A Subsecretaria Regional de Educação de Jussara, no uso de suas atribuições vem por meio deste prestar alguns esclarecimentos sobre uma publicação na rede social Facebook, intitulado Manifesto de uma Professora ao Povo de Jussara, em que traz questões ligadas ao encerramento das atividades no Colégio Estadual Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco. Um assunto como esse discutido em rede social, de forma enviesada, não contribui com o debate elevado e racional que precisa ser realmente dado a Educação. É bom que se diga que a professora que escreveu o texto está no seu direito e tem uma história de luta exemplar em prol da educação, e, em especial, de trabalho prestado nesta conceituada Unidade Escolar, daí a compreensão da sua intencionalidade que, conhecendo-a, é das melhores possíveis. Mas, é bom esclarecer os fatos para evitar más interpretações, e acima de tudo busca de culpados.

Esclarecimento 1- Recentemente a Subsecretaria foi procurada pelo Grupo Gestor do Colégio Estadual Mal Humberto de A. Castelo Branco, propondo que fosse realizada uma reunião com toda a equipe para discutir o futuro da escola, tendo em vista a abertura da Nova Escola Padrão Século XXI, localizada no setor Morada Nova. Atendendo a solicitação, e por também achar importante debater o assunto com a equipe, afinal é de interesse de todos, foi realizada a referida reunião. Na oportunidade, posto o assunto em votação, mais de 90% dos servidores aprovaram a transferência para a nova escola. Esse é o desejo dos profissionais do Colégio Castelo Branco. Com a justificativa coerente da dificuldade de receber novos alunos, haja vista, para a surpresa de muitos, a grande maioria dos alunos do Castelo Branco são moradores dos setores Canaã, Morada Nova, Sonho Dourado, Planalto e outros próximos da nova escola. Outro fator abordado foi o fato de mudar para uma escola com uma infraestrutura de excelente qualidade e que melhoraria para todos. Logo em seguida, realizou-se outra reunião na quadra da escola, agora com os pais, Subsecretário, Tutor Pedagógico e funcionários e, da mesma forma, a maioria decidiu pela transferência. Porém, uma servidora da escola propôs uma votação secreta, individual, com os pais, para ficar ainda mais democrática a decisão. Somando a votação dos pais, professores e servidores da escola o resultado não se alterou. Portanto, pela votação, ficou decidido transferir as atividades do C. E. M. H. A. Castelo Branco em 2014, para o Colégio Militar Maria Tereza Garcia Neta Bento.

Esclarecimento 2- O Governo de Goiás, a Secretaria Estadual de Educação e a Subsecretaria Regional de Educação de Jussara não autorizam o encerramento das atividades de nenhuma escola sem o consentimento da comunidade educacional (pais, alunos, servidores, professores, grupo gestor e outros). Principalmente, se houverem muitos alunos matriculados, não há sentido em fazer isso. Numa gestão democrática a escola pertence à comunidade e, é ela quem decide, conforme relatado acima. Isso tudo está registrado em ata.

Esclarecimento 3 – As matriculas ainda estão abertas para o Colégio Castelo Branco, e o grupo gestor (equipe excepcional e equilibrada) prudentemente, solicitou a essa subsecretaria que aguarde o fechamento das matriculas, a fim de verificar o número de alunos matriculados, para de fato encerrar as atividades ou, se tiver um bom número de alunos, permanecer aberta em 2014. A subsecretaria está de pleno acordo. Os dados atuais no Sige (Sistema de Gerenciamento Escolar) constam apenas 47 novos alunos matriculados no C. E. M. H. Castelo Branco. O Governo de Goiás, Secretaria Estadual de Educação e a Subsecretaria Regional de Jussara têm o desejo de permanecer com a escola em atividade e ainda poder lutar para construir outras novas. Porém, a realidade dessa região, e do município de Jussara, é que ao longo dos anos o número de alunos está diminuindo, mesmo assim, o Governo de Goiás, faz vultosos investimentos (na ordem de mais de 20 milhões, só em infraestrutura) na Regional de Jussara. A situação é extremamente confortável em relação ao atendimento dos alunos, ou seja, temos um bom problema - escolas sobrando vagas.

Esclarecimento 4 – Por fim, quanto ao uso do Prédio, já existe um projeto para utilizar suas instalações, que consiste na implantação de um grande Centro de Formação Estadual para todos da região. Portanto, caso sejam encerradas as atividades desta Unidade Escolar, seu prédio será usado em prol da educação pública para Jussara e região.
Quaisquer outras dúvidas e sugestões procurem a Subsecretaria Regional de Educação de Jussara, que terá o maior prazer em poder saná-las".

Professor Luiz Mário Lopes Cardoso
SRE - JUSSARA.

Janeiro, 2014.

Um comentário:

  1. Eles não esta queremos fechar as instituições, não é objetivo deles. No lugar vai ter outro escola, que pode leva o nome Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco se você impor na votação, Igual se fosse a escola que acaba dei passar por upgrade de modernização.

    ResponderExcluir