Páginas

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

SECRETARIA DE SAÚDE LANÇA CAMPANHA OUTUBRO ROSA CONTRA O CÂNCER DE MAMA

Prefeita Tatiana Santos e a equipe de servidores da
Secretaria da Saúde no lançamento da campanha
A Prefeitura de Jussara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a campanha “Outubro Rosa”. A ação é voltada para conscientização das mulheres do município sobre a importância dos exames preventivos como forma de evitar o câncer de mama. A campanha “Outubro Rosa” foi lançada oficialmente nesta sexta-feira em evento realizado na praça central da cidade e com a participação de toda a equipe de servidores da secretaria, e é uma ação da atenção básica para prevenção e promoção da saúde.

FAIXAS E PANFLETAGEM

Foram colocadas faixas nas ruas com mensagens para conscientizar a população sobre a importância do exame preventivo, panfletagem e, laços de fitas na cor rosa, o símbolo da campanha, foram distribuídos às pessoas, inclusive em repartições públicas, agência bancária e comércio.  

A prefeita Tatiana Santos participou do lançamento da campanha em Jussara vestindo a camiseta rosa. Já o vereador Cheiro do Juvêncio foi visto na cidade com o laço rosa alfinetado na camisa em apoio ao movimento preventivo contra o câncer de mama nas mulheres.

A secretária municipal de saúde, Drª Vanuza Fraga esteve à frente do evento, mas destaca o empenho e dedicação de todos os servidores da saúde envolvidos no desenvolvimento da campanha em Jussara.

Hospital Municipal aderiu à campanha
A CAMPANHA

Na programação da campanha, do dia 14 a 17/10, palestras educativas e consultas de enfermagem com realização de exame de mama e incentivo ao auto-exame, além de encaminhamento à consulta médica para os casos suspeitos.

No dia 18 de outubro, 1ª Caminhada Contra o Câncer de Mama, com saída as 7:30 do Posto Brasília 2 e encerramento na Câmara Municipal onde será servido café da manhã comunitário, e ainda ministradas palestras.

O OUTUBRO ROSA

Outubro é considerado o mês oficial de combate ao câncer de mama. Jussara este ano abraçou a causa e aderiu à campanha Outubro Rosa, um movimento popular que incentiva o autoexame e também a mamografia para ampliar as chances de diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura.

O movimento surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares.

Comércio  também aderiu ao Outubro Rosa
Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer, a estimativa até o fim deste ano é de que quase 53 mil mulheres sejam diagnosticadas com câncer de mama. A doença é a que mais mata entre as mulheres no Brasil.  Por causa da seriedade o assunto está sendo tratando também na novela “Amor à Vida” da Rede Globo. O drama da personagem Silvia, interpretada pela atriz Carol Castro, mostra bem a realidade de algumas mulheres.


A doença não tem idade para aparecer e não atinge apenas quem tem casos na família. Continua sim mais presente nas mulheres acima dos 50 anos, mas um dado positivo é a queda da mortalidade com o passar do tempo por conta do exame precoce. Por isso, os cuidados são primordiais para a vida. Mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer o exame de mamografia a cada dois anos, já as de 40 a 49 anos devem fazer o exame clínico anualmente. E as mulheres que tem histórico familiar, devem fazer a prevenção com o exame clínico, primeiramente, e a mamografia anualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário