Páginas

quarta-feira, 9 de abril de 2025

POR UNANIMIDADE, TRE-GO DERRUBA INELEGIBILIDADE DE CAIADO



Corte endossou legitimidade do processo eleitoral com entendimento de que, diante das evidências, não houve abuso de poder político nas eleições de 2024. Decisão beneficia também o prefeito Sandro Mabel e a vice-prefeita Cláudia Lira


O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), em decisão unânime, julgou improcedente a pena de inelegibilidade do governador Ronaldo Caiado. O entendimento dos desembargadores foi de que não houve abuso de poder político por parte do governador, sem comprometimento da legitimidade do segundo turno da eleição para a Prefeitura de Goiânia, em outubro de 2024. A votação foi realizada nesta terça-feira (8/4), com 7 votos favoráveis ao afastamento da penalidade imposta em primeira instância. A decisão também derrubou a cassação da chapa que elegeu o prefeito Sandro Mabel e a vice-prefeita Cláudia Lira. 


A Corte analisou a denúncia apresentada pelo Partido Liberal com base em duas reuniões realizadas no Palácio das Esmeraldas, nos dias 7 e 9 de outubro do ano passado, após o primeiro turno da eleição na capital. O TRE-GO considerou que os encontros foram pontuais, de natureza episódica e não atingiram a gravidade exigida para penas de cassação e inelegibilidade. Na avaliação do colegiado houve, entretanto, apenas conduta vedada ao artigo 73 da Lei 9.504, de gravidade moderada e passível de multa.




Relator do processo, o desembargador eleitoral substituto José Mendonça Carvalho Neto, considerou que o desfecho do segundo turno seguiu o curso democrático. “O resultado das urnas decorreu do comportamento legítimo do eleitorado e não das práticas desequilibradas dos jantares imputados aos recorrentes”, afirmou. “A resposta há de ser calibrada sem extrapolar o juízo da proporcionalidade”, acrescentou ao revisar a decisão proferida pela juíza eleitoral Maria Umbelina Zorzetti. 


O presidente do TRE-GO, desembargador eleitoral Luiz Cláudio Veiga Braga, reiterou o estrito zelo pela lei e pela democracia por parte do Poder Judiciário. “Por mais que os discursos sejam comoventes, não há encantamento, não nos arrastam as soluções que não são devidas pela técnica e disposição legal”, ressaltou. “Abuso de poder político é totalmente descabido, não há fato determinante que possa dar solução neste encaminhamento para levar a perda de mandato e punição de inelegibilidade”, frisou ao destacar a uniformidade de juízo da turma julgadora.


A defesa de Caiado, composta pelos advogados Alexandre Alencastro Veiga Hsiung e Anna Vitória Gomes Caiado, sustentou o entendimento de que os eventos em questão não tiveram repercussão para efeitos eleitorais, sem benefício concreto às  candidaturas de Sandro Mabel e Cláudia Lira.


O desembargador Rodrigo de Melo Brustolin contrapôs a sentença de primeiro grau. “Os eventos foram internos, com participação restrita, não veicularam em tempo real os discursos dos parlamentares convocando seu eleitorado a apoiar a candidatura da chapa majoritária, nem foram realizados, com aporte expressivo de recursos”, afirmou ao acrescentar que “não se pode presumir que os eleitores dos presentes nas reuniões migraram voto para o candidato Sandro Mabel por conta dos eventos”.


O recurso eleitoral foi apreciado durante a  27 ª Sessão Plenária, com a presença do presidente do TRE-GO, o desembargador eleitoral Luiz Cláudio Veiga Braga, do vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador eleitoral Ivo Favaro; e dos desembargadores eleitorais Alessandra Gontijo do Amaral; Carlos Augusto Tôrres Nobre; o Rodrigo de Melo Brustolin; Laudo Natel Mateus e do desembargador eleitoral substituto José Mendonça Carvalho Neto, relator do recurso eleitoral.


O entendimento do TRE-GO seguiu o parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE) que, no início de fevereiro, após manifestação do procurador regional eleitoral, Marcelo Wolf, já havia se posicionado favorável à reforma da penalidade, ao considerar que não existiam provas que configurassem abuso de poder.

PREFEITA BUSCA MAIS RAPIDEZ PARA TAPAR BURACOS PROVOCADOS PELA SANEAGO E PARA IMPLANTAÇÃO DE REDE DE ESGOTO NO RESIDENCIAL TATIANA RANNA EM JUSSARA

 


A prefeita Idali Bontempo cumpriu agenda na SANEAGO em Goiânia, acompanhada pelo deputado estadual Wilde Cambão e pelo presidente da Câmara, Chiquinho da Nova Jussara, com o objetivo de buscar a implantação de rede de esgotamento sanitário no Residencial Tatiana Ranna, terça-feira, 08/04.

Também na pauta da agenda, a solução mais rápida para reparo nos buracos provocados pela SANEAGO nas ruas da cidade ao realizar reparo em vazamentos de encanamento de água.

A prefeita Branca propôs a execução do serviço de tapa-buracos pela prefeitura, para maior rapidez de solução, já que quando realizado pela SANEAGO acaba demorando bastante causando transtornos à população. Claro que, a empresa de saneamento deverá ressarcir os custos à Prefeitura pela tapar os buracos causados nesta situação.



A prefeita de Jussara agradeceu ao deputado Wilde Cambão e à Saneago pela atenção especial às demandas do Município. “A reunião, bastante produtiva, produzirá resultados positivos nas duas situações debatidas, esperamos a implantação da rede de esgoto no Residencial Tatiana Ranna e também a mudança na forma de tapar os buracos provocados nas ruas pela Saneago, a Prefeitura tem condições de fazer isso com mais rapidez, mas não podemos fazer sem o ressarcimento dos custos, sob pena de improbidade administrativa”.

O presidente da Câmara, Chiquinho da Nova Jussara parabenizou a prefeita Branca pela busca de soluções para duas situações urgentes em prol da população de Jussara. “Saímos da reunião convencidos de que as duas situações serão resolvidas, e a população será a grande beneficiada”.

PRESIDENTE DA CÂMARA DE JUSSARA, VEREADORES E GESTORES, PARTICIPAM DA REUNIÃO DO GRUPO TÉCNICO DE CONTABILIDADE (GTCON) EM GOIÂNIA

 


O presidente da Câmara, Chiquinho da Nova Jussara, os vereadores Cloves do Militão, Márcia Martins, Glênio Rebouças e Ozarias Filho, participaram da reunião do Grupo Técnico de Contabilidade (GTCON) realizado pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás/TCM-GO, por meio da Secretaria de Controle Externo de Contas e do Comitê da Primeira Infância, com apoio do Ministério Público de Contas, realizado no auditório da Câmara Municipal de Goiânia na terça-feira, 08/04.

Também participaram do evento, o contador João Marcos, o diretor do Controle Interno, Felipe Magalhães, diretora de finanças, Paula Priscila, o diretor geral da Câmara, Adriano Souza, e os assessores jurídicos, Dr. Marcos Guimarães e Dr. Isaac Araújo.

O objetivo da reunião: Discutir os impactos da Reforma Tributária e das políticas públicas na gestão orçamentária.



O Chiquinho da Nova Jussara enalteceu o evento que oferece conhecimento aos vereadores, colaborando para avanços com melhorias na gestão frente à Câmara, mas especialmente, na atuação dos vereadores. “A equipe de assessoramento e gestora da Câmara de Jussara, contador, controle interno, jurídicos, e vereadores receberam atualização acerca do tema proposto no evento que é justamente o impacto da Reforma Tributária e das políticas públicas na gestão orçamentária do Município”, destacou, completando que “o conhecimento é imprescindível para a gestão inovadora implantada atualmente na Câmara de Jussara, estamos trabalhando muito para mostrar a diferença, com avanços importantes, trazendo o Legislativo Municipal para a vanguarda temática do momento”, falou, lembrando o pronunciamento do presidente do Conselho Tributário Fiscal de Goiânia, membro do Programa de Assessoramento Técnico da Reforma Tributária, Lucas de Oliveira Morais que concluiu: “A Reforma Tributária não é apenas uma mudança de regra do jogo, é a chance que os municípios têm de escrever um novo capítulo na história do desenvolvimento local, com mais justiça, autoridade   e eficiência”.

A prefeita de Jussara, Idali Bontempo, que também participou do GTCON, destacou que “a necessidade de maior austeridade sempre, norteando o interesse público, mas com foco na gestão competente, de resultados, principalmente com lisura e transparência, é presente no dia-a-dia nas atividades frente ao Poder Executivo Municipal e resultam no sucesso do nosso trabalho”.

Quem abriu os trabalhos foi o presidente do TCMGO, conselheiro Joaquim de Castro, que ressaltou a interação do Tribunal com os jurisdicionados. “Não podemos perder a essência do nosso contato na orientação e capacitação com temas importantes, como a Reforma Tributária, Isenção do Imposto de Renda em até R$ 5 mil e seu impacto nos municípios”. Joaquim de Castro destacou ainda a Primeira Infância, “que tem de ser incluída no orçamento e por isso as prefeituras precisam arrecadar, pois sem receita dificilmente teremos resultados”, acrescentou.

PREFEITA DE JUSSARA, VEREADORES E GESTORES, PARTICIPAM DA REUNIÃO DO GRUPO TÉCNICO DE CONTABILIDADE (GTCON) EM GOIÂNIA


 

A prefeita de Jussara, Idali Bontempo, participou da reunião do Grupo Técnico de Contabilidade (GTCON) realizado pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás/TCM-GO, por meio da  Secretaria de Controle Externo de Contas e do Comitê da Primeira Infância, com apoio do Ministério Público de Contas, realizado no auditório da Câmara Municipal de Goiânia com a presença de representantes do controle externo, do Ministério Público, prefeitos, vereadores, contadores, fiscais tributários e pesquisadores, terça-feira, 08/04.

O objetivo da reunião: Discutir os impactos da Reforma Tributária e das políticas públicas na gestão orçamentária.



Quem abriu os trabalhos foi o presidente do TCMGO, conselheiro Joaquim de Castro, que ressaltou a interação do Tribunal com os jurisdicionados. “Não podemos perder a essência do nosso contato na orientação e capacitação com temas importantes, como a Reforma Tributária, Isenção do Imposto de Renda em até R$ 5 mil e seu impacto nos municípios”. Joaquim de Castro destacou ainda a Primeira Infância, “que tem de ser incluída no orçamento e por isso as prefeituras precisam arrecadar, pois sem receita dificilmente teremos resultados”, acrescentou.

Idali Bontempo destacou a importância do evento que mostra aos gestores dos municípios goianos, por meio de palestrantes renomados, de extremo conhecimento técnico acerca do assunto proposto, “a necessidade de maior austeridade sempre, norteando o interesse público, mas com foco na gestão competente, de resultados, principalmente com lisura e transparência, é presente no dia-a-dia nas atividades frente ao Poder Executivo Municipal e resultam no sucesso do nosso trabalho”.

O presidente da Câmara, Chiquinho da Nova Jussara, os vereadores Cloves do Militão, Márcia Martins, Glênio Rebouças e Ozarias Filho, também participaram do evento que contou ainda com a presença do contador João Marcos, do diretor do Controle Interno, Felipe Magalhães, diretora de finanças, Paula Priscila, do diretor geral da Câmara, Adriano Souza, e dos assessores jurídicos, Dr. Marcos Guimarães e Dr. Isaac Araújo.

 

 

 

terça-feira, 8 de abril de 2025

NA 22ª TECNOSHOW, CAIADO DEFENDE GESTÃO LIMPA E ÁGIL PARA ACELERAR O DESENVOLVIMENTO DE GOIÁS



Governador assina protocolo para execução de um complexo de obras de infraestrutura viária no município, com investimento de R$ 158 milhões do Fundeinfra


O governador Ronaldo Caiado ressaltou que é “preciso quebrar a burocracia e romper com a corrupção para promover o desenvolvimento do estado” durante a abertura oficial da 22ª edição da Tecnoshow Comigo, nesta segunda-feira (7/4), em Rio Verde. Na ocasião, Caiado assinou um protocolo de intenções entre a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) e a Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste (Comigo) para a execução de um complexo de obras de infraestrutura viária no município, com investimento de R$ 158 milhões, oriundos do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra). O projeto contempla a conclusão de um anel viário e a duplicação da GO-174 para melhorar a infraestrutura do setor agrícola na região.




“Vocês não imaginam a burocracia que é tentar quebrar o esquema da corrupção, da negociata, da propina. Esses elos que estão muito consolidados e que rompemos com muita coragem. Para terem uma ideia, inaugurei ano passado um hospital de 2006. A obra ficou 15 anos parada, tamanha bandalheira que estavam em nosso estado. Outro exemplo é o caso da GO-210. A empresa mergulhou o preço sem ter capacidade de fazer e quis negociar a licitação que ganhou”, afirmou Caiado ao defender novo regime associativo com empresas para realização de obras do Fundeinfra.


O governador destacou ainda o compromisso do governo estadual com o agronegócio, a importância da feira e o seu papel como uma das maiores vitrines de tecnologia e inovação para o agronegócio nacional. “A Tecnoshow é uma verdadeira escola, que qualifica profissionais e leva inovação para os quatro cantos do estado. O Governo de Goiás caminha lado a lado com a feira e com todos que trabalham pelo desenvolvimento do nosso estado”, ressaltou Caiado, que estava acompanhado da coordenadora do Goiás Social, a primeira-dama Gracinha Caiado. 


O governador também chamou atenção para os desafios enfrentados pelos produtores brasileiros: “O produtor brasileiro assume um risco que nenhum outro país impõe. Em outros lugares, há seguro rural. Aqui, a responsabilidade em caso de perdas recai inteiramente sobre o agricultor. Isso precisa mudar”, afirmou.


O vice-governador Daniel Vilela ressaltou o papel estratégico da feira para o estado. “A Tecnoshow representa o espírito empreendedor do produtor goiano e reafirma nosso protagonismo no cenário nacional. Com investimentos em infraestrutura, gestão moderna e parceria com o setor produtivo, o Governo de Goiás tem trabalhado para garantir crescimento econômico, competitividade e qualidade de vida para a população”, afirmou.


Já o prefeito de Rio Verde, Wellington Carrijo, enfatizou o impacto econômico do evento. “A Tecnoshow é um patrimônio não só de Rio Verde, mas de Goiás e do Brasil. Em 2024, em apenas uma semana, movimentamos R$ 9,32 bilhões em negócios e cerca de R$ 80 milhões no comércio local”, declarou.


O presidente do Conselho de Administração da Comigo, Antônio Chavaglia, destacou o papel da feira como ponto de encontro democrático para negócios e inovação. “Nosso objetivo é fortalecer o setor, gerar oportunidades e promover o empreendedorismo no campo”, pontuou.


A feira

Nesta edição, o evento discute a sucessão familiar no campo, com palestras e orientações para preparar as novas gerações na gestão das propriedades rurais. Ao todo, são 695 expositores, mais de 40 palestras técnicas e um estande exclusivo do Governo de Goiás, que apresenta as ações e programas voltados ao setor produtivo. A expectativa é que a Tecnoshow Comigo 2024 receba 150 mil visitantes e gere cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos.


A cerimônia de abertura marcou também a transferência simbólica da capital do Estado para Rio Verde, conforme previsto na Lei Estadual nº 20.425/19. Durante os cinco dias do evento, os três Poderes — Executivo, Legislativo e Judiciário — estarão instalados no município, permitindo que o governador, secretários e chefes de poder despachem diretamente do coração do agronegócio goiano.


Fotos: Lucas Diener e Walter Folador


Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

sexta-feira, 4 de abril de 2025

REUNIÃO DE VEREADORES E PREFEITA INOVA NA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS EM JUSSARA



Uma importante inovação na nova gestão da Câmara de Jussara junto à prefeitura, a realização de reunião para apresentar e debater projetos de leis enviados pelo Executivo para votação, teve a sua segunda edição na manhã de sexta-feira, 04/04.

Esta é uma proposta inovadora do presidente Chiquinho da Nova Jussara colocada em prática, “uma forma de construir soluções e encaminhamentos, a Câmara de Vereadores junto com a Prefeitura, interagindo com diálogo, transparência e união. Assim faremos uma gestão inovadora para ajudar mais no crescimento de Jussara”, destacou o presidente Chiquinho da Nova Jussara.

A prefeita Idali Bontempo fez a apresentação das proposituras aos vereadores, respondendo a questionamentos e dirimindo dúvidas, para maior transparência e para proporcionar independência com mais segurança na hora das decisões no Plenário do Legislativo. “O diálogo une as pessoas e constrói relações sólidas na defesa do interesse público”.



Além do presidente da Câmara, Chiquinho da Nova Jussara, participaram da reunião os vereadores Chico Rubião, Márcia Martins, Dodó, Diego Damona, Cloves do Militão e Glênio Rebouças, e ainda os assessores jurídicos do Legislativo, Dr. Isaac Araújo e Dr. Marcos Guimarães.

O período das sessões ordinárias do mês de abril na Câmara começa na segunda-feira, 07/04, as 19 horas.

O secretário de finanças, Walter Tarlhes, o Téo, sanou dúvidas respondeu a questionamento dos vereadores, juntamente com Dr. Deijan Ribeiro.

 

CAIADO LANÇA PRÉ-CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, EM EVENTO TRANSMITIDO PELO YOUTUB



O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), lança oficialmente a pré-candidatura à Presidência da República, nesta sexta-feira (4/4), em Salvador, na Bahia. O ato político, no Centro de Convenções da capital baiana, terá início às 9 horas e reunirá lideranças de todo o país. 


Governador com a maior aprovação do país – de 86%, em levantamento divulgado em fevereiro pela Quaest – Caiado pretende apresentar ao Brasil os excelentes resultados de sua gestão em Goiás após promover um forte ajuste nas finanças do Estado. A aprovação recorde do gestor goiano ocorre, sobretudo, por avanços nas principais áreas de atuação, como segurança pública, educação, saúde e programas sociais. 


Após o lançamento da pré-candidatura na capital baiana, Caiado deve percorrer o país para fortalecer seu nome na disputa pelo Palácio do Planalto em 2026. O governador de Goiás seguirá com as próximas agendas nos demais estados do Nordeste. Posteriormente, vai percorrer os estados do Sul e do Sudeste.

Transmissão online: https://www.youtube.com/@ronaldocaiado44





quinta-feira, 3 de abril de 2025

SEIS MUNICÍPIOS REÚNEM EM JUSSARA PARA CRIAÇÃO DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DO SIM-SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL, COM APOIO DO SEBRAE



A Criação do Consórcio Intermunicipal do SIM – Serviço de Inspeção Municipal, reuniu representantes dos municípios de Fazenda Nova, Itapirapuã, Faina, Britânia, Matrinchã e Jussara, quinta-feira, 03/04.

O gerente regional do SEBRAE no Oeste Goiano, Flávio Vilhalba, fez o encaminhamento da reunião com apresentação técnica de todos os passos para a efetiva criação do consórcio, a sua formalização e sustentabilidade, como instrumento de fomento do desenvolvimento econômico nos municípios participantes que totalizam 51 mil habitantes.

A prefeita de Jussara, Idali Bontempo, deu as boas vindas aos participantes da reunião enaltecendo a importância da criação do Consórcio Intermunicipal do SIM. Branca agradeceu ao SEBRAE pela parceria neste projeto que vai destravar e incentivar a comercialização de produtos de origem animal nos municípios.



O secretário de desenvolvimento econômico, indústria, comércio e agricultura, Sílvio Lopes, fez relato da trajetória de todos para a criação do consórcio, os estágios superados, com a integração dos municípios, e agora os próximos passos para a sua formalização. Sílvio agradeceu a todos pela participação na reunião e ao SEBRAE pela parceria. “Hoje é um dia histórico, muito importante para o desenvolvimento dos municípios aqui evolvidos já que estamos destravando a comercialização da nossa produção rural que será melhorada e aumentada com a abertura de mercado que o SIM oferece”.

O presidente da Câmara, Chiquinho da Nova Jussara, relatou embates históricos no Legislativo Municipal para a aprovação da Lei de criação do SIM no Município reafirmando apoio e parceria da Câmara agora na criação do Consórcio Intermunicipal.

Na reunião, representantes da EMATER e da Agrodefesa, vereador Diego Damona, secretários municipais, de planejamento, e de agricultura, dos municípios que integram o consórcio.

CAIADO REFORÇA TOTAL INDEPENDÊNCIA PARA APRESENTAR SEU NOME NA DISPUTA PRESIDENCIAL



Governador de Goiás afirmou que, para ser mais conhecido, vai percorrer o Brasil apresentando sua experiência política e os resultados alcançados em Goiás. Ele lança pré-candidatura à presidência nesta sexta-feira (4), em Salvador (BA)


O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), concedeu entrevista à CNN Brasil e a outros veículos de imprensa na manhã desta quinta-feira (3/4), em Salvador (BA), onde prepara o lançamento de sua pré-candidatura a presidente da República. Com discurso firme e independente, Caiado reconheceu que precisa ser mais conhecido do eleitorado brasileiro, mas deixou claro que não será um candidato de "bolso de colete" nem ficará "na barra da saia de ninguém". Ele reforçou que vai percorrer o país apresentando sua experiência política e os resultados de sua gestão em Goiás.


Na última rodada da pesquisa Genial/Quaest nos estados, divulgada no fim de fevereiro, Caiado apareceu com o maior índice de aprovação popular entre os governadores avaliados, com índice de 86%. Goiás também registrou os maiores percentuais de satisfação do país nas áreas de segurança pública, educação e saúde. “O que falta é eu ser conhecido. Preciso caminhar pelo Brasil e mostrar o que fiz. Nossa posição de liderança é resultado de uma gestão qualificada”, afirmou.




Questionado sobre a concorrência com outros nomes da direita, Caiado defendeu uma disputa plural dentro do campo político e reafirmou sua postura de independência. "Todos temos o direito de participar. Zema, Ratinho, Tarcísio e quem mais quiser disputar. O importante é apresentar resultados e ideias concretas para o Brasil", declarou ao citar os governadores de Minas Gerais, Paraná e São Paulo, respectivamente. 


Liderança

De acordo com o governador, ganhar eleição “é difícil, mas governar é muito mais”. Para ele, o país precisa de líderes preparados, com independência moral, política e intelectual para propor as reformas necessárias e guiar o Brasil em direção a um novo ciclo de desenvolvimento. “Se não houver critérios bem definidos, continuaremos com uma economia travada, juros altíssimos e falta de direção", alertou.


Durante a entrevista à CNN, o gestor goiano citou ainda que a segurança pública será um dos temas centrais das eleições presidenciais e lembrou que sua gestão reduziu significativamente os índices de criminalidade no estado nos últimos anos. "Em Goiás, o cidadão anda com total tranquilidade. A violência vai dominar o debate e estou preparado para mostrar que é possível mudar essa realidade em todo o país", garantiu.


Lançamento

O governador Ronaldo Caiado lança sua pré-candidatura a presidente da República nesta sexta-feira, às 9h, no Centro de Convenções de Salvador. Na oportunidade ele também vai receber o título de Cidadão Baiano e a Comenda 2 de Julho da Assembleia Legislativa da Bahia.


Fotos: União Brasil


quarta-feira, 2 de abril de 2025

AMIGOS E FAMILIARES PROCURAM POR ALDO FRANCISCO, 61 ANOS, DESAPARECIDO



Familiares e amigos procuram por Aldo Francisco da Silva, 61 anos, solteiro, morador na região do distrito de Campo Alegre no município de Jussara, desaparecido há sete dias, quarta-feira, 02/04.

Aldo tem duas filhas, faz uso de medicamento controlado, foi visto pela última vez nas proximidades no povoado da Estação Floriano, que fica às margens da BR-070, também município de Jussara. Há suspeita de que o mesmo tenha “pegado” uma carona podendo ter seguido destino rumo a Montes Claros de Goiás ou rumo a Jussara. “Por fazer uso de medicamento controlado, possivelmente esteja em surto”, explica um conhecido.



Amigos e familiares fizeram buscas na região do distrito de Campo Alegre, inclusive nas matas e meio rural. “Já temos nem mais onde procurar, já fomos nas matas, beiradas de córregos, nas estradas de chão. A família acredita que ele tenha pegado carona para Barra do Garças, Ponte Alta, ou outros lugares”, disse uma amiga da família, “nós não sabemos mais o que fazer, é a primeira vez que isso acontece”.

Qualquer informação entrar em contado com a Polícia Civil: 62 3373-1470 (Jussara), 62 3370-1368 (Montes Claros de Goiás, ou no 190.

terça-feira, 1 de abril de 2025

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS APRESENTOU CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2025 EM EVENTO NA CÂMARA DE JUSSARA



A Paróquia Nossa Senhora das Graças, por meio da Comunidade Eclesiais de Base/CEB's, fez a apresentação da Campanha da Fraternidade 2025 – Fraternidade e Ecologia Integral “Deus viu que tudo era bom” Gn 1,31, em Jussara, segunda-feira, 31/03.

O evento, no Auditório Manoel Soares de Castro da Câmara de Jussara, contou com abertura/início de Vera Capela, coordenadora do CEB's, com participação do palestrante, Dom Eugênio Rixen, Bispo Emérito da Diocese da Cidade de Goiás, que é morador de Jussara, que falou sobre o tema da campanha.



Também fizeram pronunciamentos, o secretário de meio ambiente, Ricardo Nascimento, a coordenadora regional de educação, Kelly Cristina e o presidente da Câmara de Vereadores, Chiquinho da Nova Jussara.

Alunos, professores e gestores de escolas, o vereador Ozarias Filho, servidores municipais, e comunidade, participaram do evento que debateu o tema da Campanha com o foco no combate as queimadas, tratamento de água, recuperação de nascentes e plantio de árvores para reflorestamento de áreas degradadas.

“Nós colocamos a disposição para ajudar o Poder Público, se cada um não fizer a sua parte, não vai mudar nada”, destacou Vera Capela. 

Ao final do evento foi feito o sorteio de uma muda de gonçalo e de um vaso de arranjo floral feito com material reciclado, simbolizando a Campanha da Fraternidade 2025 - Fraternidade e Ecologia Integral.