Páginas

terça-feira, 30 de julho de 2024

BRANCA E ADRIANO CONVIDAM PARA CONVENÇÃO QUINTA-FEIRA, 01/08, NA CÂMARA MUNICIPAL


A convenção municipal do partido União Brasil vai reunir outros seis partidos em evento marcado para quarta-feira, 01/08, as 19:00 horas na Câmara de Jussara, todos fechados com a pré-candidatura de Idali Bontempo para prefeita e de Adriano Dias para vice-prefeito.

O PRD, PSB, Podemos e o PL já realizaram suas convenções na semana passada, todos aprovando coligação com o União Brasil, já o MDB tem convenção marcada para o dia 01/08 as 14:00 horas também na Câmara, o Progressitas/PP vai realizar a convenção no sábado, 03/08, ambos confirmaram presença porque há o indicativo também de firmarem a mesma coligação junto ao União Brasil.

Assim a prefeita Idali Bontempo que é filiada no União Brasil contará com sete partidos coligados juntos pela sua reeleição juntamente com o vice-prefeito Adriano Dias que é filiado ao PL.

Ao todo, os sete partidos juntos deverão lançar 74 pré-candidatos a vereador aliados à prefeita Branca e ao vice-prefeito Adriano Dias.

 

domingo, 28 de julho de 2024

CAIADO DESTACA QUEDA HISTÓRICA DA CRIMINALIDADE EM GOIÁS NO ANIVERSÁRIODE 166 ANOS DA PMGO


Acompanhado da primeira-dama Gracinha Caiado, governador exalta que excelência da corporação é medida pela redução da criminalidade e aumento da segurança em todos os cantos de Goiás


O governador Ronaldo Caiado, acompanhado da coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, participou nesta sexta-feira (26/07) da comemoração dos 166 anos da Polícia Militar de Goiás (PMGO), realizado na Academia da PM, no Setor Leste Universitário, em Goiânia. Na mesma solenidade, a PMGO realizou a formatura do XIX Curso de Habilitação de Oficiais Auxiliares (CHOA) e III Curso de Habilitação de Oficiais Músicos (CHOM). 




“O goiano hoje tem orgulho da Polícia Militar e por onde eles passam só recebem aplausos pelos resultados que têm obtido. É um esforço de ordem pessoal, de dedicação de todos os membros da instituição e também da integração com as demais forças de segurança”, atribuiu Caiado ao ressaltar a queda de todos os índices de criminalidade no estado, desde 2019, a números nunca antes alcançados.


Ministrado nas dependências do Comando da Academia de Polícia Militar, o curso de habilitação de oficiais auxiliares e oficiais músicos teve a duração de 923 horas/aula e contou com a participação de 125 alunos, sendo 121 oficiais auxiliares e quatro oficiais músicos.


O evento teve a presença de diversas autoridades civis e militares, incluindo  o presidente do Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais (CNCG) das Polícias Militares do Brasil e comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo (PMSP), coronel Cássio Araújo de Freitas. 


“Goiás está sempre aberto à parceria. Temos convivência de irmandade para que possamos, diante das dificuldades, mostrar que no Brasil não vai ter fronteira para defender o cidadão, a liberdade e a segurança pública”, frisou Ronaldo Caiado. 


Durante as festividades do aniversário da PMGO foi realizada ainda a entrega da Medalha da Ordem Tiradentes nos graus grã cruz e grande oficial, honraria instituída para reconhecer e valorizar as contribuições de civis e militares para a instituição.


Queda na criminalidade

A violência em Goiás registrou queda de até 97,6% entre 2018 e 2024, conforme balanço apresentado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO) neste mês de julho. Além da diminuição nos índices de todas as modalidades criminosas pesquisadas, houve aumento na produtividade da polícia. 


No caso do roubo de cargas, o número caiu de 248 casos no primeiro semestre de 2018 para 6 no mesmo período deste ano. Na sequência estão roubo de veículos, com queda de 93,7%, roubo a transeunte (-88,5%), roubo a comércio (-88,3%) e latrocínio, cujo índice caiu 84,7%. Em relação ao homicídio doloso, a redução foi de 57,2%. Mais da metade dos municípios goianos, 128, não registraram nenhum assassinato em 2024. Os dados estão disponíveis no site segurança.go.gov.br


A política pública de segurança do Estado é baseada no controle efetivo e pleno da violência. Entre os destaques está o trabalho contra os feminicídios, que caíram 37,5% no estado, na comparação entre o primeiro semestre deste ano e o mesmo período de 2023. O combate a crimes em propriedades rurais também apresentou resposta positiva: -78,2% em roubos e -36,9% em furtos. A atuação envolve um trabalho inédito para cadastrar mais de 100 mil propriedades, efetuar prisões, recuperar bens furtados, entre outros. 


O comandante-geral da PM, Coronel Marcelo Granja, atribuiu os bons resultados na redução dos índices de criminalidade à combinação de ações preventivas, repressivas e integração social, aliadas à uma gestão eficiente e aos constantes investimentos realizados no Estado. “Fazem com que Goiás seja exemplo aos demais estados brasileiros”, salientou. 

 

166 anos de história

Fundada em 1858, a PM GO atuou sob diversas nomenclaturas, dentre elas: Força Policial de Goyaz; Companhia de Polícia de Goyaz; Batalhão de Polícia de Goyaz; até que em 1º de julho de 1935 estabeleceu-se a denominação que prevalece até hoje: Polícia Militar de Goiás. 


Ao longo de sua existência a PMGO cresceu e se desenvolveu com a criação de várias unidades operacionais na capital e interior, tornando-se patrimônio dos goianos. A visão de futuro da corporação é baseada na constante adequação das práticas policiais militares à realidade e as exigências sociais que o país e, mais especificamente, o Estado de Goiás, atravessam.


Fotos: Adalberto Ruchelle e Hegon Corrêa

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

CAIADO CONFIRMA CANDIDATURA DE FERNANDO PELLOZO À REELEIÇÃO EM SENADOR CANEDO


Na convenção do União Brasil, governador destaca importância de um segundo mandato par o prefeito para manter a moralidade na administração da cidade


O União Brasil oficializou na manhã deste sábado a candidatura à reeleição do prefeito Fernando Pelozzo, em Senador Canedo. Presente na convenção partidária, o governador e presidente do UB em Goiás, Ronaldo Caiado, destacou a importância de um segundo mandato para o prefeito para manter a moralidade e a integridade na administração pública da cidade. 


“Ninguém quer voltar à denúncia de corrupção que manchou a história dessa cidade. Ele (Pellozo) pode andar de cabeça erguida, porque todos temos dificuldades, mas não tem imoralidade, bandidagem e nem corrupção.”

 



Fernando Pellozo ressaltou que a parceria com a gestão estadual foi fundamental para que o município pudesse obter avanços e melhoria na qualidade de vida para a população canedense. “Foi por meio desse vínculo que melhoramos nossa cidade. Com uma equipe competente de secretários, do apoio dos vereadores, do senhor [governador], dos deputados e uma grande rede de amizade que fez com que a nossa cidade chegasse onde chegou”, afirmou. 


A convenção deste sábado confirmou também a presidente do PP no município, Salma Bahia, como candidata a vice na chapa. A coligação "Vamos avançar mais" já tem confirmados, além do União Brasil, PP e PSB. 


Presente no evento, o pré-candidato à prefeitura de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), falou sobre a expectativa de governar a cidade em parceria com o município vizinho. “Senador Canedo vai andar de mãos dadas com Goiânia. Estou muito animado para trabalhar em conjunto com Pellozo e poder fazer mais por essas cidades”, ressaltou Mabel. 


Continuidade

Eleito pelo PSD em 2020, Fernando Pellozo migrou para o UB em meados de 2023. Ele busca a reeleição para dar continuidade ao trabalho desenvolvido em seu primeiro mandato. O prefeito aponta que, sob sua liderança, o município tem experimentado avanços significativos em áreas como infraestrutura, educação e saúde.


sábado, 27 de julho de 2024

ADRIANO DIAS É CONFIRMADO COMO PRÉ-CANDIDATO A VICE-PREFEITO DA PREFEITA BRANCA EM CONVENÇÃO DO PL


O PL de Jussara fez convenção partidária para selar a indicação de Adriano Dias como pré-candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Idali Bontempo, do União Brasil, como pré-candidata a prefeita para as eleições de 2024 em Jussara. A dobradinha dos dois pré-candidatos se repete endossada pela gestão realizadora que tem aprovação expressiva da população jussarense, sexta-feira, 26/07.

A convenção do PL foi presidida por André Gaudie Carvalho, com a presença do vice-presidente, Dr. Tércio Cardoso dos Santos, do secretário advogado Dr. Tarles Alves da Silva e coordenada por Washington Alves, aprovou ainda os nomes dos candidatos a vereador pelo partido: Fabiana da pizzaria Brasil, Katia do salão, Keity Agrônoma, Dinalva Tavares, Diego Damona, Denis Costa, Carlos Lacerda, Tatu do Guincho, Deusdete Barbosa, Chico Rubião, Willian Caetano e Irmão Mário.



O vice-prefeito Adriano Dias, indicado pelo PL para a reeleição junto com a pré-candidata Branca lembrou realizações da gestão como a revitalização do Parque de Exposição Agropecuária Waldemar Moiana e a construção do novo Clube Canoão, a maior recuperação asfáltica da história de Jussara com recapeamento de ruas, construção asfalto, implantação do Vapt-vupt, aquisição do Hospital Nossa Senhora das Graças, reforma do Ginásio de Esportes, entrega de 50 casas, vinda de empresas como o Supermercado Nilo e a Comigo, aquisição de nova frota de máquinas como patrol, pás carregadeira e retroescavadeiras, entre outras obras, mas também os avanços na qualidade dos serviços de atendimento na saúde com realização cirurgias, investimentos na educação e a implantação da Escola Militarizada, as ações no esporte com realização de competições em diversas modalidades e a escolinha de iniciação, entre tantas outras realizações.

A prefeita Idali Bontempo agradeceu aos membros do PL pela indicação do pré-candidato a vice-prefeito Adriano Dias. “Fomos eleitos num mesmo partido e agora vamos para a reeleição por partidos diferentes, eu no União Brasil e o Adriano no PL, mas continuamos unidos e vamos trabalhas mais ainda por Jussara continuando a inovação que faz diferença em Jussara”.

Convenções realizadas até agora confirmam quatro partidos juntos pela reeleição prefeita Branca e do vice-prefeito Adriano Dias em Jussara, o PRD, o PSB, o Podemos e o PL. A convenção do União Brasil está marcada para 01/agosto as 19 horas na Câmara Municipal.

sexta-feira, 26 de julho de 2024

COMÉRCIO GOIANO ALCANÇA CRESCIMENTO RECORDE EM SÉRIE HISTÓRICA


Resultado divulgado pela Pesquisa Anual do Comércio mostra avanços relevantes no panorama econômico nacional

 

Pesquisa Anual do Comércio (PAC), divulgada na quinta-feira (25/7), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que Goiás registrou crescimento significativo do número de empresas comerciais. Os dados mostram que 71,3 mil unidades locais se estabeleceram durante o ano de 2022, alcançando novo recorde da série histórica iniciada em 2007. Em 2021, foram 68,8 mil unidades. Referente à média salarial do estado, houve aumento de 5,7% em relação ao valor pago em 2021, também se tornando o mais alto da série histórica.



 

O governador Ronaldo Caiado avaliou que o salto do comércio coloca Goiás em situação privilegiada em relação a outros estados. “É muito importante para a economia goiana. Isto significa mais emprego e renda para a população”, ressaltou. Para o secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços, Joel de Sant’Anna Braga Filho, o crescimento é um reflexo do dinamismo e da competitividade do mercado. “O aumento na média salarial demonstra não apenas um crescimento econômico substancial, mas também um progresso tangível na qualidade de vida dos trabalhadores goianos”, destacou

 

CRESCIMENTO

Em 2022, Goiás teve alta de 3,5%, do número de empresas comerciais, na comparação com 2021, e o oitavo maior número do país. O destaque veio do comércio de veículos, peças e motocicletas, que contava, no estado, com 7,6 mil unidades locais, o sexto melhor resultado a nível nacional.

 

Em relação aos salários e outras remunerações pagas por empresas comerciais, foram contabilizados R$ 9,8 bilhões para 348,1 mil pessoas ocupadas. Desse modo, obteve-se uma média salarial de R$ 2.174,18 ao mês para o trabalhador ocupado no comércio em 2022. Em termos de salário mínimo, esse valor corresponde a 1,79. Para efeitos de comparação, a média salarial nacional em 2021 foi de 1,7 salário mínimo.

 

O maior pagamento veio do comércio por atacado, que tinha o salário médio mensal de R$ 3.463,75, o equivalente a 2,86 salários mínimos. Em segundo lugar, o comércio de veículos, peças e motocicletas pagava em média R$ 2.432,18, que equivalia a 2,01 salários mínimos.

 

A pesquisa também investigou a receita bruta de revenda de mercadorias das empresas comerciais. Em 2022, o setor comercial apresentou R$ 282,5 bilhões em receita bruta de revenda de mercadorias no estado, o que correspondia a 3,9% da receita nacional (R$ 7,2 trilhões).

 

Destaca-se ainda que 55,2% dessa receita é oriunda do comércio por atacado (R$ 156 bilhões), 35,9% é proveniente do comércio varejista (R$ 101,3 bilhões) e 8,9% do comércio de veículos, peças e motocicletas (R$ 25,2 bilhões). No geral, Goiás detém a oitava maior receita bruta do país no comércio por atacado e no comércio varejista.

 

A Pesquisa Anual do Comércio (PAC) retrata as características estruturais do segmento empresarial da atividade de comércio no país. Estas informações são indispensáveis para a análise e o planejamento econômico das empresas do setor privado e dos diferentes níveis de governo.

 

Fotos: SIC e Secom

quinta-feira, 25 de julho de 2024

CAIADO RESSALTA TRABALHO SOCIAL DAS MULHERES DURANTE CONGRESSO RELIGIOSO EM GOIÂNIA


Acompanhado da primeira-dama Gracinha Caiado, governador participou do maior congresso de mulheres das Assembleias de Deus (AD) Madureira do Brasil. “Com fé, determinação e humildade no coração, a gente consegue chegar longe”, afirmou a coordenadora do Goiás Social


O governador Ronaldo Caiado participou, na noite de quarta-feira (24/07), da 56ª Edição Especial da Confederação de Irmãs Beneficentes Evangélicas Nacional das Assembleias de Deus - Ministério de Madureira (Ciben), no Ginásio Goiânia Arena. Na ocasião, ele ressaltou que o trabalho das mulheres nas igrejas evangélicas contribui não apenas para a evangelização, como também muitas são pioneiras no trabalho social, na música, composição, entre outras áreas.




Tradicionalmente realizado como nacional, o maior congresso de mulheres das Assembleias de Deus (AD) Madureira do Brasil agora passou a ser mundial. Acompanhado da primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, o governador destacou a importância para a capital de receber um evento com pessoas do mundo inteiro. “Temos a honra de dizer para o mundo todo que essa corrente do bem começou aqui na nossa querida cidade.”


O chefe do Executivo estadual salientou ainda a importância do papel social das igrejas. “A vida na política se aproxima muito do que é pregado por cristãos, de estender as mãos às pessoas mais carentes”, disse.


Na mesma linha, a primeira-dama equiparou os trabalhos do Governo e das mulheres reunidas no evento. “Vemos aqui mulheres do mundo inteiro falando em fé, proferindo a palavra de Deus. Sem dúvida, é assim que nós temos agido e trabalhado, porque com fé, determinação e humildade no coração, a gente consegue chegar longe”, pontuou Gracinha.


Falando em nome da congregação, o pastor Abner Ferreira deu as bençãos ao governador. “A presença do nosso governador nos trouxe uma palavra de incentivo por aquilo que ele tem vivido nesse estado e, com certeza, na realização de projetos futuros”, afirmou o pastor.


O Bispo Oídes José do Carmo e a Bispa Neusa César Carmo foram os anfitriões do congresso, que contou com a direção da Bispa Keila Ferreira. Com o tema “Revestidas para Conquistar em Adoração, Oração e Ação”, o Ciben 2024 prossegue até sexta-feira (26/07) com a realização de cinco cultos, além de momentos de louvor e adoração.

 

Fotos: Walter Folador e Adalberto Ruchelle

Secretaria da Comunicação - Governo de Goiás

ALUGUEL SOCIAL AMPLIA ATENDIMENTO A MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA


Após alteração legal que facilita acesso dessas mulheres ao benefício, número de atendimentos dispara. Inscrições do programa do Goiás Social são permanentes


O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e do Goiás Social, atende no momento 780 mulheres em situação violência doméstica com o Programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social. 





Segundo dados da Agehab, a flexibilização das regras dessa modalidade fez disparar o número de atendimentos. A agência informa que, apenas em 2024, já realizou quatro convocações de beneficiárias contempladas nesta situação em todo o estado. A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, destaca a ação dentro do trabalho da gestão estadual de combate à violência doméstica. "A mulher que sofre violência precisa quebrar o ciclo da violência. Por isso, ações como o Goiás por Elas, o Protocolo Não é Não, as delegacias especializadas e, agora, essa alteração no Aluguel Social vêm para contribuir ainda mais com essa luta que é de todos nós."


De acordo com o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, diferentemente da população em geral, após as inscrições aprovadas, essas beneficiárias são chamadas a entregar a documentação e são atendidas individualmente sob sigilo, por questões de segurança. O edital específico para este tipo de atendimento tem inscrições permanentemente abertas e podem ser realizadas pelo site da Agehab ou sob o auxílio dos Centros de Referência de Atendimento Social (Cras) de prefeituras que entram em parceria com a Agência.


Na inscrição é necessário reunir documentos pessoais, inclusive dos dependentes, comprovante de endereço e folha resumo do CadÚnico atualizado. Caso a candidata não tenha obtido ainda medida protetiva emitida por autoridade judicial, ela deve substituí-la pelo boletim de ocorrência, sentença condenatória da ação penal e relatório elaborado por assistente social. Toda mulher residente em Goiás pode solicitar inclusão no programa a qualquer momento.


O presidente da Agehab ressalta o trabalho para ampliar a cobertura dos benefícios a perfis mais vulneráveis e desburocratizar o acesso. “Atualmente, as mulheres em situação de violência estão dispensadas de alguns requisitos que continuam valendo para o público geral. Um exemplo: elas não precisam mais comprovar que moram por três anos no mesmo município, bastando morar em qualquer cidade goiana”, explica. 


Ter um imóvel também deixou de ser um obstáculo para a concessão do benefício. “Não é raro a mulher com medida protetiva ter que sair da própria casa porque está sendo ameaçada. Ela poderá receber o Aluguel Social mesmo que seja dona do imóvel que está deixando. A lei vai facilitar para que ela possa se livrar da situação de violência e reconstruir a vida em outro lugar”, afirma Baldy.


Segundo o secretário estadual da Infraestrutura, Pedro Sales, oferecer à mulher sob medida protetiva a possibilidade de encontrar um abrigo seguro e digno é o principal objetivo do ajuste feito na legislação do programa. “Acredito que a habitação é um importante instrumento de combate à violência doméstica e essa é mais uma ação do Governo de Goiás para garantir a proteção da mulher e sua família”, comemora Sales.


Ampliação

A alteração da Lei nº 22.413, que facilitou o acesso das mulheres em situação de violência doméstica ao Aluguel Social, também ampliou o perfil socioeconômico dos beneficiários do programa a grupos vulneráveis antes não especificados, como responsáveis por crianças e adolescentes em situação de violência, por exemplo. 


A modalidade é um benefício de R$ 350 concedido por 18 meses. Na condição específica de vítima de violência doméstica, pode se inscrever no programa toda mulher residente em Goiás que apresente documentos comprovando a situação de violência. Mais informações podem ser obtidas no site www.goias.gov.br/agehab ou pelo telefone (62) 3096-5050.


Foto: Agehab


Agência Goiana de Habitação | Secretaria de Estada da Infraestrutura – Governo de Goiás

quarta-feira, 24 de julho de 2024

CAIADO DESTACA PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE NO SUCESSO DO ESTADO, NA CIDADE DE GOIÁS


Declaração foi feita durante entrega da comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, nas celebrações do aniversário de 297 anos, da antiga capital


“São dezenas de homens e mulheres que vieram de tantos outros estados e ajudaram a transformar Goiás em um estado bom para se viver”, resumiu o governador Ronaldo Caiado ao conceder, na noite desta terça-feira (23/7), a comenda da Ordem do Mérito Anhanguera a personalidades de Goiás e do país. Entre os agraciados estão governadores, deputados e outras figuras que desempenharam importante papel no estado.




“Essa honraria é o reconhecimento do Governo de Goiás àqueles que são merecedores pelo trabalho e apoio que dão à população goiana”, afirmou Caiado ao atribuir o sucesso do Estado à sociedade. “É um povo que recebe as pessoas de braços abertos, que tem uma cultura de acolhimento. Um povo ordeiro e determinado, que hoje é referência para o Brasil em várias áreas do nosso Governo”, disse.


A homenagem foi realizada em frente ao Museu das Bandeiras, na cidade de Goiás, e faz parte das celebrações do aniversário de 297 anos do município. Cerca de 200 pessoas, presencialmente, receberam a comenda pelos serviços prestados ao estado. Entre elas, Wanderlei Barbosa, governador do Tocantins, e Ratinho Júnior, do Paraná.


“Uma alegria estar aqui em Goiás recebendo uma comenda tão importante e representativa para o Tocantins”, discursou Wanderlei Barbosa ao receber a homenagem e agradecer a parceria entre os dois estados. “Fico feliz que o Tocantins tenha sido reconhecido pelos meus irmãos goianos. É a nossa história, a história de dois povos que se misturam”, comentou.


Ratinho Júnior elogiou o trabalho realizado pelo Governo de Goiás à frente da Segurança Pública e da Educação. “Fico feliz em ver o trabalho que o governador Ronaldo Caiado vem fazendo pelos goianos, atraindo a atenção do Brasil”, ressaltou. “Goiás é uma grande referência”, enalteceu ao agradecer a honraria recebida.


O vice-governador Daniel Vilela expressou a alegria em receber em Goiás governadores que “se destacam no Brasil por administrações competentes” e parabenizou os agraciados com a comenda. “São justas essas homenagens e devemos sempre ressaltar a importância do reconhecimento por parte do Governo de Goiás a esses homens e mulheres que abrilhantam e fazem a nossa história”, concluiu.


Instituída em 1975, a Ordem do Mérito Anhanguera é a mais alta honraria concedida pelo Estado de Goiás. Seu objetivo é agraciar pessoas físicas, corporações militares, nacionais ou estrangeiras, bem como suas bandeiras ou estandartes, que se destacaram por serviços, ações ou méritos excepcionais que recomendem o reconhecimento do Estado. A Ordem está dividida nos graus Grã-Cruz, Grande-Oficial e Comendador. O Governador do Estado de Goiás é o Grão-Mestre da Ordem, responsável por nomeações, promoções e exclusões dos membros.


Transferência da capital

Além da entrega das comendas, as comemorações pelo aniversário da cidade de Goiás incluíram a transferência simbólica da sede do Poder Executivo estadual para a antiga capital, ocorrida na segunda-feira (22/07). Durante este período, também foram transferidos os poderes Legislativo e Judiciário, em um gesto simbólico que reforça a importância histórica e cultural da cidade.

 

Fotos: Hegon Corrêa e Romullo Carvalho

Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás

terça-feira, 23 de julho de 2024

GOVERNO DE GOIÁS LANÇA CONCURSO CULINÁRIO PARA AS MERENDEIRAS ESCOLARES


Objetivo é reconhecer o trabalho das profissionais e desenvolver novas ideias para os cardápios escolares. Receitas premiadas serão reunidas em livro


O governador Ronaldo Caiado lançou, na manhã desta terça-feira (23/07), a primeira edição do “Sabores da Escola”, concurso de receitas que tem o intuito de modernizar os atuais cardápios da alimentação escolar na rede pública estadual. As inscrições, gratuitas, começam no dia 1º de agosto de 2024. O certame inclui cinco fases, sendo a última delas em Goiânia, no dia 30 de outubro, data dedicada à merendeira escolar.




O lançamento do concurso ocorreu durante reunião de coordenadores regionais na cidade de Goiás. Ao lado do vice-governador Daniel Vilela e da secretária da Educação, Fátima Gavioli, Caiado enfatizou que, ao chegar no Governo em 2019, encontrou uma situação difícil na rede pública estadual. Em visita a uma escola na época, percebeu que até a cozinha estava precarizada. “Mudamos completamente essa realidade”, afirmou.


Ao lançar o concurso “Sabores da Escola”, Caiado destacou que a alimentação escolar avançou tanto a ponto de abrir espaço para que as merendeiras possam colaborar com a melhoria das receitas, dando sugestões de economia e reaproveitamento dos alimentos. "Isso aqui é muito gratificante porque a criança bem alimentada tem outra disposição para estudar”, frisou o governador.


Secretária da Educação, Fátima Gavioli destacou que o objetivo principal do concurso é “selecionar, divulgar e premiar receitas culinárias inovadoras e saborosas, bem como valorizar e reconhecer o trabalho das merendeiras das escolas estaduais goianas, que diariamente dedicam seu talento e atenção à nutrição dos nossos estudantes”. Para ela, mais do que um concurso, o “Sabores de Goiás” é um momento para celebrar a diversidade alimentar e reconhecer o papel fundamental das merendeiras na formação de hábitos alimentares saudáveis.


O concurso

Nathália Martins e Camila Tavares, nutricionistas da Seduc/GO e integrantes da comissão organizadora do concurso, explicam que um dos pré-requisitos é a viabilidade de execução da receita. “Deve obedecer às diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o teto de gastos e a infraestrutura das cozinhas das unidades escolares”, exemplificou Nathália.


As receitas inovadoras serão compiladas na 2ª edição do “Livro de Receitas: Alimentação Escolar do Estado de Goiás”, que será lançado em 2025. “Para o próximo ano, nossa meta é inserir as novas preparações nos cardápios da rede pública estadual”, afirmou Camila. 


A final, que acontece em 30 de outubro, será disputada por cinco receitas e terá a seguinte premiação: o primeiro lugar ganhará uma Smart TV 65 polegadas; o segundo lugar, um Notebook I5; o terceiro lugar será premiado com um tablete; e a quarta e a quinta melhores receitas receberão um aparelho Alexa de 5ª geração.


Fotos: Hegon Corrêa

Secretaria da Educação – Governo de Goiás

segunda-feira, 22 de julho de 2024

7 EM CADA 10 GOIANIENSES APROVAM A GESTÃO DO GOVERNADOR RONALDO CAIADO


Pesquisa Serpres/O Popular mostra que 72,2% dos moradores da capital consideram o trabalho do Governo de Goiás "bom" ou "ótimo"


A ampla maioria dos moradores de Goiânia aprova a condução do estado pelo governador Ronaldo Caiado. A constatação é da pesquisa Serpes/O Popular divulgada nesta segunda-feira (22). De acordo com o levantamento, Caiado tem 72,2% de "bom" e "ótimo" entre os entrevistados. A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 15 de julho e ouviu 601 eleitores residentes na capital. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.




O levantamento Serpes/O Popular mostra que, ao serem perguntados sobre "como avalia a atuação do atual governo estadual de Ronaldo Caiado", 31,1% dos entrevistados respondem com conceito "ótimo". Outros 41,1% consideram "bom". Há ainda 20,3% que classificam como "regular". O percentual dos que avaliam negativamente a gestão estadual é de apenas 7,3% (2% de ruim e 5,3% de péssimo). Somente 0,2% não sabem, não respodem.


Força

Outros levantamentos recentes reforçam o alto índice de aprovação do governador Ronaldo Caiado. Em junho, o Goiás Pesquisas/Mais Goiás apontou que 79,54% dos goianienses consideram a gestão estadual "excelente" (12,79%), "ótima" (19,37%) e "boa" (47,38%). Levantamento do Jornal Opção apurou que 71% dos entrevistados gostariam de votar em um candidato apoiado por Ronaldo Caiado.


O percentual é próximo do que foi indicado pelo Paraná Pesquisas no início do ano. Segundo o instituto, 30,7% dos eleitores votariam, com certeza, em um candidato apoiado por Caiado. Outros 48,7% admitiram a possibilidade de votar neste eventual candidato.


Maior aprovação do Brasil

Pesquisa divulgada pelo Instituto Brasmarket no início do mês apontou que Ronaldo Caiado é o governador com a maior aprovação do país. Segundo o levantamento, 83,9% dos entrevistados aprovam a gestão de Caiado. O percentual colocou o chefe do Executivo de Goiás à frente dos colegas do Tocantins, Wanderlei Barbosa (76,2%); do Paraná, Ratinho Jr. (75,7%); do Mato Grosso, Mauro Mendes (74,5%); e de São Paulo, Tarcísio de Freitas (68,7%). Os entrevistadores ouviram 13,7 mil eleitores de 25 estados e do Distrito Federal.


Foto: Secom


domingo, 21 de julho de 2024

COM HOSPITAIS DE REFERÊNCIA, REDE PÚBLICA ESTADUAL AVANÇA NO TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER




Serviço está disponível em Uruaçu, Itumbiara, Jataí e Rio Verde; obras do Cora, em Goiânia, chegam a 60% de execução


O estado de Goiás, que há poucos anos possuía um vazio assistencial na área de oncologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), agora conta com tratamento de referência em duas unidades estaduais, por meio da Secretaria da Saúde (SES), além de unidades conveniadas. O serviço é ofertado em Uruaçu, Itumbiara, Jataí, Rio Verde e em breve chegará a Goiânia com o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora). 




“Goiás faltava muito com sua população (que precisa de tratamento de câncer). Estamos, aos poucos, mudando essa realidade”, garantiu o governador Ronaldo Caiado. Conheça as unidades:


Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN): Com mais de 90 mil atendimentos prestados desde sua inauguração em 2022, a unidade localizada em Uruaçu foi a primeira da rede estadual a ser reconhecida e credenciada pelo Ministério da Saúde (MS) como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). 


Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos (HEI): No local, são atendidos pacientes de municípios da região Sudeste, desde novembro de 2022. O centro de oncologia do HEI realiza atendimentos ambulatoriais e tratamento de alta complexidade oncológica, contando com 15 poltronas para quimioterapia. O principal diferencial é que o tratamento pode ser iniciado em até 48 horas depois de realizada a primeira avaliação pela equipe clínica.


Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora): A construção da ala pediátrica, que tem previsão de ser inaugurada no início de 2025, já está 60% concluída. A primeira etapa foi orçada em R$ 192 milhões e será custeada com recursos do Tesouro Estadual. Quando estiver em pleno funcionamento, o hospital terá 148 leitos e 44 mil metros quadrados de área construída. 


Hospital do Câncer de Rio Verde (unidade conveniada): Foi criado para atender pacientes da região Sudoeste no tratamento contra a doença. A unidade possui 20 boxes individuais para o tratamento quimioterápico, além de 100 leitos hospitalares, sendo 10 deles de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A transferência do recurso é feita na modalidade ‘fundo o a fundo’, com validade até janeiro de 2025, totalizando o valor de R$ 12.296.098,36. 


Hospital Padre Tiago da Providência de Deus (unidade conveniada): Desde 2019, a unidade localizada em Jataí realiza atendimentos ambulatoriais (consultas e exames de forte suspeita) e tratamento de alta complexidade oncológica. O principal diferencial do serviço é o atendimento humanizado desde o acolhimento à alta do paciente. A unidade dispõe de 50 leitos de internação e 10 leitos de UTI Adulto, além de 14 poltronas para o serviço de quimioterapia.


Hospital Araújo Jorge (unidade filantrópica): Esta unidade conta, desde 2019, com apoio financeiro do estado, por meio do Plano de Fortalecimento. Em 2024 a contrapartida estadual foi renovada. A previsão é de repasses na ordem de R$ 21,6 milhões ao hospital. 


Outro avanço promovido pela rede pública estadual é a realização de transplante de medula óssea para pacientes com câncer no sistema linfático. O primeiro procedimento foi realizado no Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), em Goiânia, que tem capacidade para realizar seis transplantes por mês, além do atendimento ambulatorial de 45 pacientes. O departamento conta com 32 leitos – seis deles exclusivos para transplante de medula óssea. 


No caso do tratamento do câncer de mama, o Projeto Goiás Todo Rosa vai oferecer, em breve, o rastreamento genético nas mulheres com probabilidade de ter o câncer de mama e de ovário primário herdado. O estado é pioneiro a implantar este serviço, através de lei estadual de 2020. Já foram realizadas capacitações para 408 profissionais de saúde. 


Ainda, todas as seis policlínicas (Posse, Goianésia, Quirinópolis, São Luís de Montes Belos, Formosa e Goiás), o HGG, o HCN, o Hospital Estadual da Mulher (Hemu), Hospital Padre Tiago da Providência de Deus em Jataí (Hpet) e o Hospital Estadual de Itumbiara (HEI) ofertam o serviço de mastologia ambulatorial, com consultas e os exames de punção – que servem para apoiar no diagnóstico de nódulo, massa ou alteração suspeita de ser câncer. 


Regionalização

A oferta de tratamento contra o câncer em cinco municípios, de todas as regiões de Goiás, concretiza projeto do Governo de Goiás de descentralizar o cuidado com a saúde, evitando que pacientes tenham que se deslocar longas distâncias para buscar atendimento em Goiânia. Somente no primeiro trimestre deste ano, foram investidos R$ 241 milhões na área. A admissão de pacientes depende de regulação.


Secretaria da Saúde – Governo de Goiás

sábado, 20 de julho de 2024

SAÚDE - SERVIÇO DE ATENDIMENTO DOMICILIAR DE GOIÁS É DESTAQUE EM CONGRESSO MUNDIAL


Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais vão de casa em casa para atender pacientes da Colônia Santa Marta, na grande Goiânia


O serviço de atendimento domiciliar do Governo de Goiás, oferecido pelo Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), foi selecionado como finalista de um dos maiores eventos globais de saúde, o Congresso Mundial dos Hospitais 2024. O projeto goiano foi avaliado como positivo por um comitê científico e agora será apresentado para mais de 1,4 mil profissionais de 70 países.




“Goiás dá bom exemplo em tudo que faz”, afirma o governador Ronaldo Caiado sobre a conquista. A iniciativa existe desde 2021, dentro do Programa Saúde no Lar, que leva assistência multiprofissional até pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), como modalidade de atenção substitutiva ou complementar. Desde sua criação, foram realizados 21.907 atendimentos.


A maioria dos contemplados são idosos e portadores de doenças crônicas, como a aposentada Cleuza Batista dos Santos Silva, de 69 anos. No conforto de casa, ela recebe acompanhamento mais próximo e personalizando, evitando deslocamentos desnecessários ao hospital. “É muito gratificante. Tenho dificuldade de locomoção por causa das sequelas da hanseníase, que descobri com 11 anos. Se não fosse isso, não conseguiria seguir com meu tratamento”, diz.


De acordo com o HDS, 45% dos pacientes atendidos têm alguma repercussão grave de acidente vascular cerebral (AVC). Além disso, muitos utilizam dispositivos como sonda de alimentação e traqueostomia. “Nosso serviço representa uma nova era de cuidados de saúde, com foco na humanização e resolução das necessidades dos pacientes de maneira eficaz e compassiva”, pontua a diretora-geral da unidade, Mônica Ribeiro Costa.


A equipe é composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. O atendimento abrange toda a região metropolitana de Goiânia e cidades localizadas até 50 km do hospital. Para fazer uso dos serviços, o encaminhamento da solicitação médica deve ser feito ao Complexo Estadual de Regulação (CRE).


Congresso

Organizado pela Federação Internacional dos Hospitais, em colaboração com a Federação Brasileira de Hospitais (FBH), o Congresso Mundial dos Hospitais 2024 reunirá líderes hospitalares e gestores de serviços de saúde para compartilhar conhecimentos, boas práticas e inovações no setor. O evento será realizado dos dias 10 a 12 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ). Além do HDS, o outro finalista brasileiro é o Hospital Universitário de Lagarto (SE). 


Fotos: HDS

Secretaria de Saúde – Governo de Goiás

sexta-feira, 19 de julho de 2024

"SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA DE QUALIDADE GARANTEM NOVOS INVESTIMENTOS PARA GOIÁS", DIZ CAIADO


Governador participou da inauguração de nova concessionária agrícola em Jataí. Grupo empresarial já aportou cerca de R$ 100 milhões no estado


Os bons índices de crescimento do Produto Interno Bruno (PIB) e de avanço na segurança pública, na saúde e na educação são fortes atrativos para novos investimentos no estado, afirmou o governador Ronaldo Caiado na noite de quinta-feira (18/07). Em Jataí, no Sudoeste goiano, ele participou da inauguração da concessionária Azul Agro, representante da multinacional New Holland e que pertence ao grupo Águia Branca.




“Goiás é um estado estruturado, com equilíbrio fiscal, que cumpre com seus compromissos, tem educação de qualidade, saúde e segurança pública, que é a melhor do país”, ressaltou o governador. “Por isso se transformou neste polo de atração de novos investimentos”, acrescentou ele. Para Caiado, a inauguração do empreendimento em Jataí – uma expansão da unidade da empresa que já estava fixada no município – representa mais desenvolvimento, tecnologia e emprego. 


A Azul Agro comercializa tratores, plantadeiras, pulverizadores, colheitadeiras, implementos e outras tecnologias agrícolas. Com a nova loja, os investimentos do grupo Águia Branca no estado somam cerca de R$ 100 milhões, incluindo os valores já aportados nos municípios de Mineiros e Caiapônia, onde também está presente.


O presidente do grupo, que tem origem no Espírito Santo, Kaumer Chieppe, destacou que era um desejo antigo da empresa entrar no agronegócio e ressaltou que o início ocorre com a “oportunidade no coração do agro, que é Goiás e Mato Grosso”. “Um ponto foi extremamente importante para nós: saber que o estado é bem gerido, que tem um governador entregando uma excelente gestão, com vários pontos que se destacam em nível nacional, como segurança, saúde e uma lista extensa de competências”, elogiou. 


O vice-governador Daniel Vilela também prestigiou a inauguração da nova loja da Azul Agro em Jataí. Ele lembrou que o foco do governo estadual é deixar Goiás sempre preparado para receber todos os tipos de investimentos, “de forma especial no agronegócio, que é o setor da economia mais pujante e que faz o nosso estado e nosso país crescerem”, afirmou.


Fotos: Lucas Diener


Secretaria da Comunicação - Governo de Goiás

GOVERNO DE GOIÁS CONVOCA 302 APROVADOS EM CONCURSO DO CORPO DE BOMBEIROS


Novos servidores foram aprovados em concurso público realizado em 2022, sendo 40 cadetes e 262 soldados de segunda classe


O governador Ronaldo Caiado nomeou 302 novos servidores que irão reforçar o efetivo das forças de segurança do estado, com a convocação de 40 aprovados para o cargo de cadete e 262 aprovados no cargo de soldado de segunda classe do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás. O decreto referente à convocação foi publicado no suplemento do Diário Oficial do Estado (DOE) de quinta-feira (18/07).




O chefe do Executivo estadual parabenizou os convocados e disse que os novos servidores são essenciais para a boa prestação de serviços à população. “Eles vão incorporar essa tropa tão reconhecida, tão dedicada e tão querida pelo povo goiano. Sejam bem-vindos”, afirmou Caiado.


Realizado em 2022, o concurso ofereceu 612 vagas, sendo 500 para soldado de 2ª Classe – Bombeiro Militar combatente; 40 vagas para soldados músicos; 60 oportunidades para cadetes e outras 12 para provimento dos cargos de 2° tenente, com formação em Medicina e Odontologia. A remuneração inicial é de R$ 6.353,13 para soldados, de R$ 8.433,73 para o cargo de cadete e de R$ 13.901,60 para as vagas de 2° tenente. 


Fotos: CBM

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

quinta-feira, 18 de julho de 2024

CERTIFICADOS, BOLSA QUALIFICAÇÃO E CRÉDITO SOCIAL ENTREGUES ÀS CONCLUINTES DOS CURSOS DE BELEZA E CULINÁRIA EM JUSSARA



O Governo de Goiás/Secretaria da Retomada/COTEC, em Parceria com a Prefeitura de Jussara, fez a entrega de certificados dos cursos na área Serviço de Beleza: Maquiagem Profissional + Alongamento de Unhas, e de Culinária – Tortas e Salgados + Massas e Molhos, no auditório da Biblioteca Municipal, terça-feira, 16/07.



Também foram entregues 66 Bolsas de Qualificação e 32 Bolsas de Crédito Social somando R$ 116.796,00 beneficiando diretamente 75 pessoas. Ao todo 150 concluintes dos cursos foram certificadas.

O coordenador dos cursos do COTEC destacou a importância da qualificação profissional para a formação de mão de obra e do incentivo financeiro para o começo do negócio. “Estamos ensinando pescar, as formandas estão prontas para empreender, criando o seu próprio negócio para gerar renda e melhorar de vida”, destacou, acrescentando que o Governo de Goiás é o grande parceiro.



quarta-feira, 17 de julho de 2024

GOIÁS INVESTE R$ 16 MILHÕES PARA APOIAR EMPRESAS EM PESQUISA E RENOVAÇÃO



Edital do programa Tecnova III, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeg), recebeu número recorde de propostas; cada empresa selecionada pode receber até R$ 624 mil


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) contabilizou 102 propostas submetidas ao edital de apoio à pesquisa e inovação Tecnova III. O número é um recorde para a iniciativa, que recebeu aporte de R$ 16 milhões do Governo de Goiás. Na última edição, em 2019, o Estado havia destinado R$ 4,2 milhões ao Tecnova II, que contou com 45 participações. O prazo para submissão de propostas deste ano foi encerrado na última semana.




O presidente em exercício da Fapeg, Cláudio Leles, destacou a relevância da parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) na implementação do Tecnova III. “Esta colaboração é uma estratégia crucial para o fortalecimento da inovação e do empreendedorismo em Goiás. Oferece um suporte significativo a empresas com alta maturidade, capazes de contribuir substancialmente para a competitividade nacional e para a transformação socioeconômica do estado e do país”, afirmou.


O Tecnova II ofereceu subvenções econômicas que variaram de R$ 150 mil a R$ 300 mil, selecionando 12 propostas com dois projetos suplentes, totalizando 14. Já para o Tecnova III, o edital prevê valores por projeto de R$ 424 mil a R$ 624 mil, com a meta de selecionar 33 projetos. A previsão é de que o resultado com a lista de selecionados seja divulgado em outubro.


O que é

A Chamada Pública nº12/2024 do Tecnova III tem como objetivo apoiar, por meio de subvenções econômicas, o desenvolvimento de produtos e processos inovadores, novos ou significativamente aprimorados, para o mercado nacional. O foco é em empresas brasileiras que atuam em setores estratégicos de acordo com as políticas públicas federais e a política de inovação do estado. 

O Tecnova III contará com um aporte total de R$ 16.127.334,00, sendo R$ 12.095.500,00 provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT/FINEP) e R$ 4.031.834,00 da Fapeg.


Foto: Fapeg

Federação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás – Governo de Goiás

terça-feira, 16 de julho de 2024

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO DA POLÍCIA PENAL DE GOIÁS


Certame oferece 1,6 mil vagas, com salário inicial de R$ 5,9 mil; seleção exige diploma de nível superior


Estão abertas, a partir desta terça-feira (16/7), as inscrições para o concurso público que vai preencher 1,6 mil vagas para o cargo de policial penal em Goiás. O cadastro deve ser feito pelo site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), com taxa de R$ 150. Para concorrer ao cargo, o candidato deve ter diploma de nível superior, em qualquer área, registrado em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).  O salário inicial para o cargo é de R$ 5.971,42, para uma carga horária de 40 horas semanais.




O certame será conduzido pelo IBFC, sob coordenação da Secretaria de Estado da Administração (Sead), e os aprovados serão lotados na Diretoria-Geral de Polícia Penal (DGPP), órgão ligado à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). O exercício do cargo exige a realização de viagens e a prestação de serviços fora do expediente e do local de trabalho.


A seleção será dividida em sete fases: prova objetiva, prova discursiva, avaliação médica, avaliação de aptidão física, avaliação psicológica, avaliação de vida pregressa e investigação social e avaliação de títulos. Candidatos com deficiência também passarão por avaliação de equipe multiprofissional. A data provável da aplicação das provas objetiva e discursiva é 15 de setembro, nas cidades de Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Formosa, Goiânia, Goianésia, Itaberaí, Luziânia, Rio Verde e São Luís de Montes Belos.


O período de inscrições vai até o dia 14 de agosto de 2024. O edital completo está disponível no portal do IBCF (www.ibfc.org.br) e no site da Sead - em Acesso Rápido / Concursos e Seleções.


Foto: DGPP

Secretaria da Administração - Governo de Goiás

segunda-feira, 15 de julho de 2024

DETRAN ALTERA PRAZO DE SUSPENSÃO DA CNH POR EXCESSO DE VELOCIDADE


Condutores flagrados em excesso de velocidade superior a 50% do limite da via terão a CNH suspensa por dois meses, ao invés de seis, caso não tenham outra infração grave ou gravíssima


O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) irá alterar os critérios para a suspensão do direito de dirigir dos condutores flagrados acima de 50% do limite de velocidade estabelecido pela via. Agora, em Goiás, esses motoristas terão a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por um período que pode variar de dois a seis meses. Até então, o prazo adotado pelo Detran era de seis meses para todos os casos. 




A dosagem da penalidade vai depender do histórico do condutor. Aqueles que tiverem infração grave ou gravíssima nos últimos 12 meses terão a CNH suspensa por seis meses, caso excedam em mais de 50% o limite de velocidade. Já os que não possuírem outras infrações de natureza grave ou gravíssima no mesmo período terão o direito de dirigir suspenso por apenas dois meses.


De acordo com o presidente do Detran, Delegado Waldir, a mudança tem caráter pedagógico e busca fortalecer o princípio da razoabilidade. “Vamos estabelecer parâmetros mais justos. Hoje, um condutor reincidente em outras infrações de trânsito tem a mesma penalidade que um condutor que comete uma só infração. Não vamos alisar a cabeça de infratores, mas temos que diferenciar a penalidade para punir com mais rigor os infratores contumazes”, destaca.


De janeiro a junho deste ano, 41.795 motoristas foram flagrados acima de 50% do limite de velocidade no estado e cerca de 36 mil processos de suspensão do direito de dirigir foram instaurados. Mais de oito mil condutores já foram penalizados e outros 5.657 serão penalizados ainda neste mês de julho. Esta infração corresponde a cerca de 90% das suspensões aplicadas.


Outros motivos podem levar à suspensão do direito de dirigir independemente de o condutor ter ou não pontuação anterior na CNH. Entre elas, conduzir motocicleta sem capacete ou transportando crianças menores de 10 anos; fazer manobras perigosas, dirigir ameaçando pedestres ou outros veículos, dirigir sob o efeito de álcool ou outras drogas e participar de rachas.


Foto: Secom


Departamento Estadual de Trânsito – Governo de Goiás

domingo, 14 de julho de 2024

HUGOL ALERTA PARA CUIDADOS COM AS CRIANÇAS NAS FÉRIAS


Durante o mês de julho, atenção aos pequenos em casa deve ser redobrada para evitar afogamentos, queimaduras e outros acidentes domésticos


O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) alerta para os cuidados com as crianças no período de férias escolares. Durante o mês de julho, a atenção com as crianças em casa deve ser redobrada para evitar afogamentos, queimaduras e outros acidentes domésticos. A coordenadora médica da UTI de Trauma Pediátrico do Hugol, Teresa Cristina Godinho, alerta principalmente para os casos de afogamentos no período de férias escolares, seja em casa ou até mesmo em festas com familiares e amigos.

 



“A crianças não podem ficar sozinhas, sem a supervisão de um adulto. O sugerido é que se nomeie o adulto que ficará responsável por ela. Caso esse adulto tenha que se ausentar, como ir ao banheiro, por exemplo, ele deve nomear outro adulto para cuidar da criança. A maioria dos acidentes ocorre porque um adulto acha que o outro está olhando e vice-versa”, explica. 


A médica alerta ainda para as formas de prevenir afogamentos, como o uso de boias e coletes adequadas para tamanho e idade da criança. Vale lembrar que as boias devem ser usadas até em lugares rasos. “Há casos de crianças que se afogam até em baldes utilizados para limpar a casa, por isso todo cuidado é pouco para se prevenir acidentes”, afirma Teresa.


"Infelizmente, o afogamento é uma das principais causas de morte acidental entre crianças. As consequências de um afogamento podem variar de acordo com a gravidade do incidente e o tempo que a criança ficou submersa. Em casos leves, a criança pode apresentar tosse, dificuldade para respirar e ansiedade. No entanto, em casos mais graves, pode ocorrer falta de oxigenação no cérebro, resultando em danos neurológicos permanentes. Isso pode incluir dificuldades de aprendizado, problemas motores e, em casos extremos, um estado de coma”, Ressaltou a médica. 


Em 2023, o Hugol atendeu 32 crianças vítimas de afogamentos, sendo 23 delas com menos de 5 anos de idade. Já nos cinco primeiros meses de 2024, a unidade atendeu 17 crianças vítimas de afogamento, número 54,5% maior que o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 11 casos de afogamentos. “A maioria dos casos de afogamentos infantis são registrados em crianças de 0 a 4 anos, daí a importância do alerta aos pais e responsáveis. Afinal, grande parte dos afogamentos deixam sequelas, muitas delas irreversíveis”, finalizou.


Histórias de superação

O Hugol possui uma equipe especializada no atendimento pediátrico de urgência e emergência e muitas histórias acontecem diariamente nos corredores da unidade. Uma dessas histórias é a do Lucas Davi Souza Ferreira, de 1 ano e 9 meses. Ele ficou internado no Hugol durante quatro meses após se afogar na piscina de sua casa. 


Os pais passaram por momentos desesperadores ao verem o filho desacordado na piscina. O Lucas Davi ficou muito grave na UTI Pediátrica da unidade, mas felizmente recebeu alta no último mês de junho. “Foi um afogamento muito grave, mas graças à Deus o socorro veio muito rápido, o helicóptero chegou em seis minutos e ele veio para o Hugol, onde recebeu o melhor tratamento que ele poderia ter recebido”, disse Cleber Souza, pai do Lucas Davi.


Os pais contam que foi tudo muito rápido, um momento de descuido e o filho se afogou. “O sentimento é de gratidão aos profissionais que salvaram meu filho. Os exames feitos ao longo desses quatro meses foram muito desanimadores, ele iria ficar com sequelas graves, tanto para andar, quanto para falar, mas agora meu filho está bem. Nós não temos palavras para descrever o sentimento de voltar para casa com nosso filho vivo e com saúde”, finalizou Luzicleide Ferreira, mãe do Lucas Davi.


A conscientização sobre os perigos do afogamento e a adoção de medidas preventivas são essenciais para garantir a segurança das crianças durante as férias. Em caso de acidentes domésticos que necessitem de um socorro urgente, a orientação é ligar imediatamente no 193 para acionar o Corpo de Bombeiros.


Foto: Thauann Sales

Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás