Páginas

segunda-feira, 31 de maio de 2021

VEREADOR CLOVES DO MILITÃO RECEBE VEREADOR TIRULIPA EM REUNIÃO - ASSUNTO: PONTE DO CÓRREGO DA ONÇA


O presidente da Câmara de Jussara, vereador Cloves do Militão recebeu a visita do vereador de Santa Fé de Goiás Elielton Lima da Silva, o Tirulipa, o cardápio da reunião a situação precária da ponte sobre o Córrego da Onça, na divisa dos dois Municípios, segunda-feira, 31/05.

A ponte encontra-se intransitável e já foi tema para requerimento aprovado na Câmara de Jussara com autoria de todos os vereadores, solicitando a reconstrução da ponte sobre o Córrego da Onça. No requerimento é sugerida a parceria entre os dois Municípios para a execução da obra em regime de urgência, já que o interesse é pertinente aos dois lados da divisa.



Vereadores de Jussara e de Santa Fé de Goiás recebem as reclamações da população dos dois Municípios. O vice-prefeito de Santa Fé de Goiás, Luis Boi divulgou vídeo mostrando a situação precária da ponte. “Estive conversando com o prefeito de Santa Fé de Goiás, o Edmilson da Pontal. Nosso Município está prontinho para desenvolver o andamento desta ponte em parceria com Jussara, está faltando só que Jussara realmente queira fazer esta ponte aqui para nós começarmos”, disse o vice-prefeito no vídeo.

O vereador Cloves do Militão está acompanhando o andamento da questão junto à Prefeitura de Jussara. “Recebi aqui o vereador Tirulipa de Santa Fé de Goiás que está preocupado cm a situação da ponte do Córrego da Onça na divisa dos dois Municípios. Ele veio saber como está o interesse de Jussara na construção dessa ponte. O interesse de Jussara está de pé, a prefeita disse que está aguardando o orçamento da nova ponte pelos engenheiros que foram ao local e com certeza essa ponte será construída”. Cloves do Militão parabenizou ao vereador Tirulipa pela preocupação com o seu Município. “Parabéns Tirulipa pelo seu empenho, você tem sim que representar o seu Município, o seu povo que confiou em você, pode ter certeza que a prefeita de Jussara está empenhada e vai fazer parceria com Santa Fé”.

O vereador Tirulipa agradeceu ao presidente da Câmara de Jussara pelas informações e esclarecimentos. “Muito obrigado ao vereador Có por me receber em seu gabinete e esclarecer as dúvidas. Obrigado a todos os vereadores de Jussara e a prefeita!”









ARTHUR JUNQUEIRA E ITAMAR CAIADO AGRADECEM AO GOVERNADOR POR MELHORIAS NA ESTRADA QUE LIGA SANTA FÉ DE GOIÁS A GUEIROBA


A estrada que liga Santa Fé de Goiás ao distrito de São Sebastião do Rio Claro (Gueiroba), a GO-526, recebeu serviços de manutenção executado pela GOINFRA num trecho de cerca de 80 quilômetros atendendo solicitação do presidente do DEM e do Sindicato Rural de Jussara, Arthur Junqueira, e do ex-vereador Itamar Caiado.

De acordo com Arthur Junqueira, além de melhorar a estrada a GOINFRA construiu um bueiro que dificultava a passagem de ônibus. “Cada um tem de fazer a sua parte e ajudar naquilo que é possível. Fomos ao Governo de Goiás e pedimos a execução desse serviço importante para todos!”



O governo de Goiás atendeu assim ao anseio população daquela região que é grande produtora de grãos e de gado. Arthur Junqueira agradeceu ao governador Ronaldo Caiado por cuidar das estradas que são de responsabilidades do Estado de Goiás.

O ex-vereador Itamar Caiado explicou que está fazendo a sua parte buscando solução junto ao Governo de Goiás para tornar as estradas estaduais melhores para o trafego de veículos, maquinários e caminhões. “É importante que todas as estradas rurais tenham boas condições de tráfego, estamos fazendo a nossa parte, ajudando para que as coisas melhorem cada dia mais!”









POLÍCIA MILITAR APREENDE QUASE 200 KG DE DROGAS NOS ÚLTIMOS DIAS


Ações resultaram ainda na apreensão de diversas armas de fogo e outros objetos ilícitos. Ao menos 31 pessoas foram presas.

 

A Polícia Militar de Goiás, durante as diferentes ações realizadas no final de semana, entre sexta-feira (28/05) e este domingo (30/05), apreendeu quase 200 quilos de drogas no Estado e 200 quilos de insumos para a fabricação de entorpecentes. Durante as ações, ao menos 31 pessoas foram presas. Entre elas, diversos indivíduos foragidos da justiça. A maioria das detenções foi motivada pelo envolvimento com o tráfico de drogas.



 

Ao longo das diligências, também foram apreendidas pelo menos 11 armas de fogo, várias munições, veículos roubados/furtados ou usados em crimes, fios de cobre furtados, máquinas de cartão, usadas em estelionatos e mais de R$ 2 mil em espécie. As principais ocorrências foram registradas na capital, em Aparecida de Goiânia, Trindade, Mineiros, Anápolis, Jussara, Formosa, Luziânia, Ipameri, Catalão, Itaberaí e Cidade de Goiás.

 

CRUZADA CONTRA O TRÁFICO

 

Em uma ação, militares do 41º BPM efetuaram a detenção de dois indivíduos, em Aparecida de Goiânia, com grande quantidade de entorpecentes. Ao todo, foram 150 quilos de maconha e 200 quilos de ácido bórico, usado para a produção de drogas. O primeiro indivíduo foi abordado durante patrulhamento tático no Jardim Tropical. Após busca veicular, foram encontrados quatro tabletes de maconha. Aos policiais, ele indicou um depósito para o armazenamento dos ilícitos, em uma casa da capital.

 

De posse das informações, as equipes se deslocaram para o endereço, no Setor Sul. No local, foram encontrados quatro tabletes, escondidos no interior de uma caminhonete. Já em um dos quartos da residência, os policiais encontraram mais 102 tabletes. Os insumos também estavam armazenados na casa e foram apreendidos. Um segundo indivíduo, que estava na casa, também foi detido. A dupla foi encaminhada ao 4º Distrito Policial do município.

 

Durante outra ocorrência, equipes do Comando de Policiamento Especializado (CPE) de Formosa apreenderam 20 quilos de maconha, na cidade. Os PMs receberam denúncia anônima, informando sobre um indivíduo, que fazia o transporte de entorpecentes e foram ao local averiguar. No momento da tentativa de abordagem, os policiais foram recebidos por disparos de arma de fogo e revidaram. O suspeito foi atingido e chegou a ser socorrido, mas não resistiu. Com ele, também foi apreendido um revólver calibre .38.



 

Militares do Batalhão de Rotam efetuaram a detenção de um indivíduo, em Anápolis, com diversos ilícitos. A operação policial teve início após o recebimento de uma denúncia, sobre possível ponto de tráfico, na cidade. Três indivíduos estavam no local e fugiram assim que avistaram a viatura. Um deles foi interceptado. Na casa, foram encontrados 4 quilos de maconha, 1 quilo de crack, 1 quilo de cocaína, duas balanças de precisão e um simulacro de arma de fogo. O homem foi levado à Central de Flagrantes de Anápolis.

 

OUTRAS OCORRÊNCIAS

 

Equipes da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CPCães) prenderam um homem, em flagrante, suspeito de aplicar golpes, na capital e região metropolitana. Os policiais descobriram que o homem era oriundo do estado de São Paulo e que usava o cartão das vítimas para realizar transações bancárias fraudulentas. Com ele, foram apreendidas 22 máquinas de cartão, seis cartões, um celular e quantia de R$ 1.000,00. Ele foi conduzido, junto ao material apreendido, à Central de Flagrantes de Goiânia.

 

A Polícia Militar atuou ainda no combate a crimes ambientais. Em Formosa, militares do CPE prenderam três homens, por porte ilegal/ posse irregular de arma de fogo e suspeitos de caça. Os policiais estavam em patrulhamento quando avistaram os indivíduos, ostentando arma de fogo. Após busca pessoal e domiciliar, foram encontradas duas armas de fogo, uma ave silvestre abatida e porções de drogas. Os três foram autuados em flagrante e levados à Delegacia da região.

 

Secretaria de Estado da Segurança Pública – Governo de Goiás.






GOVERNO DE GOIÁS DECRETA PONTO FACULTATIVO NA SEXTA-FEIRA, APÓS FERIADO DE CORPUS CHRISTI


Não haverá expediente nas repartições públicas do Estado na quinta-feira (03/06) e na sexta-feira (04/06). Órgãos que realizam atividades indispensáveis funcionarão normalmente.

 

O governador Ronaldo Caiado determinou ponto facultativo para a próxima sexta-feira (04/06), um dia após o feriado de Corpus Christi. O Decreto 9.869, nesse sentido, foi publicado no suplemento do Diário Oficial do Estado.

 

Com a decisão, repartições públicas estaduais não funcionarão entre os dias 03 e 06 de junho, voltando a abrir normalmente na segunda-feira (07/06) subsequente.

 

O ponto facultativo não se aplica aos órgãos que, por sua natureza ou em razão do interesse público, desenvolvam atividades indispensáveis como, por exemplo, unidades de saúde, de policiamento civil e militar, de bombeiro militar, arrecadação e fiscalização.

 

Os horários de funcionamento desses órgãos no feriado serão divulgados posteriormente.

 

Secretaria de Estado da Casa Civil - Governo de Goiás.










domingo, 30 de maio de 2021

DONA MARIA GOIANA ENSINA FAZER O DOCE DE CASTANHA DE BARU COM LEITE


A agricultora familiar Maria Piedade Evangelista, a Dona Maria Goiana, ensina os segredos para fazer o delicioso doce de castanha de baru com leite, direto do Sítio Pontalina no Município de Itapirapuã-GO, 25/05/2021.

Dona Maria Goiana explica que são necessários cinco litros de leite, uma colher de chá bicarbonato, uma colher de chá de sal, um quilo de açúcar, 250 gramas de castanha de baru triturada. (Uma porção de cerca de cinqüenta gramas do baru é utilizada no final como decoração dos potes de doce).



O açúcar é levado ao fogo, de preferência em uma panela grande para caramelizar. O leite é colocado em seguida devendo ser mexido em fogo médio até chegar “ao ponto” do doce pingo de leite, em pasta. A castanha do baru é colocada na panela já fora do fogo, para na cozinhar. É bom “bater” bem. Já frio o doce é colocado em potes que recebe a decoração com as castanha que sobrou.




O BARU

O baru (nome científico: Dipteryx alata) é o fruto do barueiro (ou baruzeiro) árvore nativa do Cerrado brasileiro. Também chamado de cumbaru, o fruto pode ser encontrada nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal. Com menor frequência no Maranhão, Tocantins, Pará, Rondônia, Bahia, Piauí e norte de São Paulo.

O baru é um fruto formado por uma casca dura com uma amêndoa saborosa e de alto valor nutricional em seu interior, chamada de castanha-de-baru. Possui apenas uma semente por fruto, mas também é possível aproveitar sua polpa e o endocarpo.



As castanhas têm sabor parecido ao do amendoim e são utilizadas na culinária regional como substitutas de outros tipos de oleaginosas, em pães, biscoitos, cremes, molhos, entre outros. A castanha-de-baru também pode ser consumida in natura (torradas) ou ser transformada em óleo natural.

O baru também é utilizado pelas populações do Cerrado por suas propriedades medicinais. As castanhas são ricas em ferro, tornando-se grandes auxiliares no combate à anemia. A elas também são associadas propriedades afrodisíacas, o que deu ao baru o apelido "viagra do cerrado". O motivo é a grande quantidade de zinco presente nas castanhas, sendo considerado o mineral mais importante para a fertilidade feminina e masculina. O óleo da castanha-de-baru possui propriedades anti-reumáticas e contém ômega-6 e ômega-9: substâncias importantes na prevenção da hipertensão e na redução do colesterol total e do colesterol ruim.



O baru é uma fonte importante de proteínas, com cerca de 26% de teor na sua composição. Ele é rico em aminoácidos, ácidos graxos, fibras, minerais, ferro e zinco.

O baruzeiro é uma árvore imponente com copa densa e arredondada de crescimento rápido, podendo alcançar mais de 25 metros de altura, com tronco de até 70 cm de diâmetro. Com vida útil em torno de 60 anos, a espécie está ameaçada de extinção devido à extração predatória de madeira. Ele possui madeira nobre de alta qualidade e por este motivo já sofreu alto índice de devastação devido ao seu alto valor no mercado madeireiro.

A primeira frutificação acontece normalmente quando a árvore completa 6 anos, mas o  tempo pode variar de acordo com as condições do solo e água. Normalmente apresenta uma safra produtiva de 2 em 2 anos, onde cada árvore chega a produzir 150kg de fruto. As épocas de desenvolvimento de flores e frutos variam de acordo com a região. Normalmente, a floração acontece nos meses de janeiro e fevereiro. Os novos frutos começam a surgir entre março e junho, amadurecendo nos meses de julho a outubro.  A colheita ocorre geralmente após o pico de queda dos frutos maduros.

Informações sobre o baru: Central do Cerrado.









 

O BOM FILHO A CASA TORNA – A NUTRICIONISTA DJAMILLA FABIANA ATENDE EM JUSSARA


Aquele ditado bastante popular “O Bom Filho a Casa Torna” encontra eco no retorno da jovem jussarense Djamilla Fabiana Bessa Gomes Gadêlha, 30 anos, Nutricionista graduada pela UFG, que atende na Clínica Vitalle em Jussara, na quarta-feira, 02/06.

Djamilla é filha do casal Nilva Barros do Nascimento e Djamir Bessa de Souza, saiu de Jussara em busca da formação profissional voltando agora à terra natal nutricionista graduada pela UFG, pós graduada em nutrição esportiva e fisiologia do exercício especializada no atendimento de: Emagrecimento, Ganho de massa muscular, Saúde da mulher, estética e comportamento alimentar.

A graduação foi em 2015, com estágio no Hospital Psiquiátrico, Maternidade e Hospital da Mulher, Superintendência e Vigilância em Saúde, CRER, HV e Hospital das Clínicas.

A profissional fará atendimentos na Clínica Vitalle em Jussara com Avaliação do percentual de gordura por ADPÔMETRO, Planejamento individualizado, Receitas, Mudanças no comportamento alimentar, Nutrição Esportiva. Informações pelo whatsapp 62 98592-3710 e fone 3373-3662.








sábado, 29 de maio de 2021

80 MIL CESTAS BÁSICAS SÃO DISTRIBUÍDAS EM TRÊS SEMANAS


De 250 mil unidades adquiridas, entrega de alimentos da terceira etapa da Campanha de Combate à Propagação do Coronavírus já atendeu moradores da capital e de outros 117 municípios.


Para minimizar os efeitos da crise provocada pela pandemia da Covid-19, o Governo do Estado garante a segurança alimentar das famílias em situação de vulnerabilidade social dos 246 municípios goianos. Em uma união de esforços, a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), o Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) já distribuíram 80 mil cestas básicas na terceira etapa da Campanha de Combate à Propagação do Coronavírus, de um total de 250 mil recentemente adquiridas. A maior parte foi para municípios do interior: 117, além da capital, já foram contemplados.

 

Presidente de honra da OVG e coordenadora do GPS, a primeira-dama Gracinha Caiado lembra que a entrega dos kits é apenas uma das ações do Governo de Goiás para garantir segurança alimentar diante da crise causada pela pandemia.

 

“Incrementamos as ações do Banco de Alimento e Restaurantes do Bem, da OVG. Também estão em pleno funcionamento o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Seapa [Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento], e o cartão alimentação para os estudantes, por meio da Secretaria de Educação (Seduc)”, exemplifica Gracinha.



 

O secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, ressalta que a segurança alimentar é uma prioridade da gestão do governador Ronaldo Caiado, que direcionou, desde o início da pandemia, cerca de R$ 70 milhões para garantir este suporte às famílias goianas.

 

“Cada entrega representa muito e estamos empenhados para que as 250 mil cestas básicas desta última etapa cheguem aos municípios no menor tempo possível”, afirma Wellington Matos.

 

Desde o início da ação, em março do ano passado, mais de 600 mil cestas ajudaram a combater a fome de idosos, adultos, grávidas e crianças.

 

LOGÍSTICA

A distribuição de alimentos movimenta o pátio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Goiânia. É de lá que partem, diariamente, cerca de 20 caminhões carregados com cestas destinadas ao interior do Estado.

 

Cada kit para doação beneficia uma família de até cinco pessoas e possui mantimentos básicos: arroz, feijão, açúcar, óleo de soja, café, sal, macarrão, molho de tomate, farinha de mandioca, biscoito tipo rosquinha, achocolatado em pó, sardinha e fubá de milho.

 

Na parceria firmada com os municípios, as prefeituras ficam responsáveis pelo envio dos veículos para a retirada das cestas básicas e pela distribuição dos gêneros alimentícios às famílias em situação de vulnerabilidade.

 

Na última semana, também começou a distribuição das doações para assentamentos rurais, realizada pela Secretaria de Estado da Agricultura de Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Emater, em parceria com as forças de segurança do Estado. Além disso, será iniciada nos próximos dias a entrega dos alimentos para entidades sociais e comunidades quilombolas e indígenas, repetindo a ação das duas primeiras etapas da campanha.

 

DESTINO FINAL

A determinação do governador Ronaldo Caiado é de que nenhuma família em situação de vulnerabilidade social fique esquecida, nem mesmo as que moram em locais de difícil acesso e nas regiões mais distantes da capital.

 

Na ponta final da movimentação, que começa no pátio da Conab, está a dona de casa Rosa Alves Pereira, de 66 anos. É da janela da moradia simples, feita de pau a pique, que a moradora de uma comunidade quilombola localizada na zona rural de Cavalcante, a 512 quilômetros de Goiânia, agradece.

 

 “Fiquei muito feliz de vocês terem vindo aqui. Agradeço pela visita e pela cesta básica que prepararam para a minha família. Que Deus lhes abençoe e dê a recompensa por essa ajuda,” afirma Rosa Alves.

 

A família foi uma das 170 do município de Cavalcante que receberam, durante visita da equipe do Goiás Social nesta semana, além da cesta básica, cobertores, enxovais para bebê e brinquedos.

 

Presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Goiás (Coegemas–GO) e secretária de Ação Social em Divinópolis de Goiás, a primeira-dama Maria Cláudia Nunes Santos Tolentino assinala que as doações das cestas básicas feitas pelo Governo de Goiás fazem a diferença na vida de quem recebe os alimentos, e traz motivação para quem trabalha na área social dos municípios.

 

“É com gratidão que parabenizo o governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado. Eles estão cuidando de quem mais precisa com carinho e atenção. Estejam certos de que as pessoas mais simples estão felizes demais com o trabalho e empenho de vocês,” afirma Maria Cláudia.

 

Já a diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, lembra que a doação de cestas básicas é uma das ações mais relevantes desenvolvidas pela organização neste período. “O nosso papel é amparar pessoas em situação de vulnerabilidade com doações e atendimentos nas nossas unidades”, pontua. “Contamos com apoio das pastas estaduais e de voluntários para levar essas cestas básicas aos goianos que mais precisam desse apoio”, reforça.

 

 Foto: Aline Cabral e Lucas Dellamare/Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) – Governo de Goiás.