domingo, 31 de julho de 2016

SUCESSO - II JORNADA MULTIDISCIPLINAR DO CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR KAIRÓS

II JORNADA MULTIDISCIPLINAR DO CENTRO DE
EDUCAÇÃO SUPERIOR KAIRÓS
A II JORNADA MULTIDISCIPLINAR DO CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR KAIRÓS realizada nos dias 30 e 31 de julho contou com palestras importantes num evento que marca história no ensino universitário em Jussara.

A coordenação ficou por conta do professor Cláudio Barros com a temática principal: “Integração, Formação e Imersão no Conhecimento”.

Palestrantes renomados participaram da jornada como Dr. Dionísio Maidana, de Brasília, teólogo, psicanalista e presidente da ANPC (Associação Nacional de Psicanálise), com tema: integração, formação e imersão no conhecimento.

Professor Cláudio Barros, palestrante Dr. Dionísio Maidana e
Secretária de Assistência social Maria Joaquina de Jesus
Outros palestrantes convidados foram:

Clésio Ascêncio (Bacharel em Administração, com MBA Executivo em Liderança e Gestão Organizacional na Instituição);

Professora Amélia Maria P. G. Bonadio, (psicóloga pela PUC Goiás, especialista em Terapia Comunitária e Psicopedagoga Clínica e Institucional e professora do curso de Teoria e Prática em Psicologia do Centro de Educação Superior Kairós);

Professor Mário Arruda, grande nome da filosofia, teologia, sociologia e uma das maiores autoridades folcloristas do Brasil, professor da pontifícia Universidade Católica de Goiás, e do Centro de Educação Superior Kairós;

Professor Francisco Neto, (especialista em Docência do Ensino Superior e Psicopedagogia Institucional e Clínica, licenciado em pedagogia, Bacharel em teologia). Francisco Neto é professor da Fabec, Faculdade Faclions e tutor pela UNIP, tem experiência na área de educação, com ênfase em fundamentos, história e filosofia da educação, história da filosofia, gestão escolar e teologia. Leader and Professional Coach, formado pela ACT Coaching International – escola superior de coaching – 2016, palestrante e coach pela duo group business& people, atuando nas áreas de liderança, organização de tempo e motivação, palestrante e assessor também pelo Centro de Educação Superior Kairós de Jussara, atuando nas áreas de educação inclusiva, ética e psicopedagogia.

Momentos culturais programados foram realizados com a participação da dupla sertaneja Weder Ribeiro e Maurício, Kercyane Martins e Sr. Oliveira.

CRISE DESESTIMULA CANDIDATOS A PREFEITO

Por Rosane de Oliveira


Desde que a reeleição foi instituída, nunca se teve tantos prefeitos desistindo do segundo mandato como neste ano. Os números ainda estão sendo fechados pela Confederação Nacional dos Municípios e serão conhecidos após o encerramento do prazo para as convenções, mas o presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, adianta que os dados preliminares mostram um alto índice de desinteresse pela reeleição.

Ziulkoski aponta um rosário de motivos para explicar por que tantos prefeitos estão abandonando a vida pública: a crise que paralisa as prefeituras, o rigor dos órgãos de fiscalização, a falta de flexibilidade para gerenciar as verbas públicas, o risco de ficar com os bens indisponíveis por algum erro administrativo e a ingerência de juízes e promotores, "que acabam mandando mais do que o prefeito".

— A qualidade dos eleitos vai piorar. Só louco para ser candidato — exagera Ziulkoski, lembrando que as prefeituras estão asfixiadas pelo aumento da demanda por serviços públicos, sem o correspondente aumento da receita.

As ordens judiciais determinando que o prefeito arranje vaga em creche ou em unidade de terapia intensiva estão entre os motivos que levaram o prefeito de Caxias, Alceu Barbosa Velho (PDT), a desistir da reeleição. A maioria dos que abrem mão de disputar a reeleição alega que o segundo mandato seria pior do que o primeiro.

 O presidente do PP, Celso Bernardi, diz que seu partido não está enfrentando dificuldade para encontrar candidatos, mas reconhece que aumentou o índice dos que não querem disputar a reeleição. Sem dinheiro, boa parte dos prefeitos não conseguiu cumprir as promessas de campanha e está desistindo porque sabe que não tem como se reeleger.


Há um fator adicional para desestimular as candidaturas a prefeito e a vereador: a dificuldade para financiar as campanhas com a proibição às empresas de doarem recursos aos candidatos.

Fonte: Zero Hora

sexta-feira, 29 de julho de 2016

JUSSARA VAI SEDIAR A II JORNADA MULTIDISCIPLINAR DO CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR KAIRÓS

Grandes palestrantes na II JORNADA MULTIDISCIPLINAR DO CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR KAIRÓS que será realizada nos dias 30 e 31 de julho na Igreja de Deus do Bairro Goiás (ao lado do Colégio Estadual Jandira Ponciano). A programação tem início as 07:00 horas com coffe break e credenciamento dos participantes no sábado.

A coordenação do evento é do professor Cláudio Barros e tem como temática principal a “Integração, Formação e Imersão no Conhecimento”. Momentos culturais estão programados com a participação da dupla sertaneja Weder Ribeiro e Maurício, Kercyane Martins e Sr. Oliveira.

Professor Dionísio Maidana é palestrante na II JORNADA
MULTIDISCIPLINAR DO CENTRO DE EDUCAÇÃO
SUPERIOR KAIRÓS
PALESTRANTES


Palestrantes renomados participarão da jornada a exemplo de Dr. Dionísio Maidana, de Brasília, teólogo, psicanalista e presidente da ANPC (Associação Nacional de Psicanálise), com tema: integração, formação e imersão no conhecimento. 

Outros palestrantes estão convidados como Clésio Ascêncio (Bacharel em Administração, com MBA Executivo em Liderança e Gestão Organizacional na Instituição), professora Amélia Maria P. G. Bonadio, (psicóloga pela PUC Goiás, especialista em Terapia Comunitária e Psicopedagoga Clínica e Institucional e professora do curso de Teoria e Prática em Psicologia do Centro de Educação
Professor Cláudio Barros é o coordenador da
II JORNADA  MULTIDISCIPLINAR DO CENTRO DE EDUCAÇÃO 
SUPERIOR KAIRÓS
Superior Kairós), professor Mário Arruda, grande nome da filosofia, teologia, sociologia e uma das maiores autoridades folcloristas do Brasil, professor da pontifícia Universidade Católica de Goiás, e do Centro de Educação Superior Kairós, e ainda o professor Francisco Neto, (especialista em Docência do Ensino Superior e Psicopedagogia Institucional e Clínica, licenciado em pedagogia, Bacharel em teologia). Francisco Neto é professor da Fabec, Faculdade Faclions e tutor pela UNIP, tem experiência na área de educação, com ênfase em fundamentos, história e filosofia da educação, história da filosofia, gestão escolar e teologia. Leader and Professional Coach, formado pela ACT Coaching International – escola superior de coaching – 2016, palestrante e coach pela duo group business& people, atuando nas áreas de liderança, organização de tempo e motivação, palestrante e assessor também pelo Centro de Educação Superior Kairós de Jussara, atuando nas áreas de educação inclusiva, ética e psicopedagogia. 

MÃO ÚNICA NA AVENIDA JOSÉ BONIFÁCIO NO JARDIM CANAÃ E RUAS AOS ARREDORES DO FÓRUM

A prefeitura fez alterações em algumas ruas com grande fluxo de veículos como forma de melhorar a trafegabilidade e prevenir acidentes. A Avenida José Bonifácio, e as vias aos arredores do Fórum sofrerão intervenções desta vez.

O prazo de implantação é de 60 dias, mas já começa a valer a partir da próxima semana. Uma campanha informativa será realizada neste prazo para informar a população e os condutores de veículos.

A Avenida José Bonifácio passará a ter sentido de mão única de direção começando no cruzamento com a Rua Estrela para a BR-070, no Jardim Canaã, e daí seguindo normalmente como já é, rumo ao centro cidade.

A Rua Rebouças, nas proximidades do Fórum, também terá tráfego em sentido único no trecho entre a Rua Caculé em direção à Rua Presidente Costa e Silva.

A Rua Presidente Costa e Silva seguirá em sentido único rumo à Avenida Marechal Rondon, mas só até a Rua Dr. Abiud Ponciano Dias.

A Rua Canadá passará a seguir em mão única no trecho entre a Rua Dr. Abiud Ponciano Dias e Rua Rebouças, em direção à BR-070.

As alterações são necessárias e atendem solicitações da população e requerimentos de vereadores aprovados na Câmara.
Alterações anteriores como as executadas na Rua 21 de Abril e Rua Caculé diminuíram quase a zero o número de acidentes e melhoraram a trafegabilidade.

domingo, 24 de julho de 2016

SESSÃO NOSTALGIA - JUSSARA MARQUES, MISS BRASIL 1949

Jussara Marques, Miss Brasil 1949, 
na capa de uma das mais prestigiadas
 revistas brasileiras da época,
 Vida Doméstica, agosto de 1949 
Por Daslan Melo Lima

O CONCURSO MISS BRASIL 1949

Treze moças de várias regiões brasileiras disputaram o título de Miss Brasil 1949, realizado no Hotel Quitandinha, Petrópolis, no dia 12 de junho de 1949:

Miss Acre - Glória Blemen
Miss Amazonas - Maria Amália Ferreira
Miss Espírito Santo - Yedda Finamore
Miss Estado do Rio – Cora Laterça
Miss Distrito Federal - Marina Cunha
Miss Goiás – Jussara Marques
Miss Maranhão - Norma Guedes
Miss Minas Gerais – Maria da Glória Drummond
Miss Pará - Brigitte Riebsch
Miss Paraná – Josemary Caldeira
Miss Pernambuco – Maria Auxiliadora Manguinhos
Miss Rio Grande do Sul - Myriam Hartz
Miss São Paulo – Margarida Frussa

A favorita era a carioca Marina Cunha, Miss Distrito Federal, mas a vencedora foi Jussara Marques, Miss Goiana, e assim ficou o resultado:
1º Lugar: Miss Goiás, Jussara Marques
2º Lugar: Miss Distrito Federal, Marina Cunha
3º Lugar: Miss São Paulo, Margarida Frussa
4º Lugar: Miss Amazonas, Maria Amália Ferreira

Maria da Glória Drummond, Miss Minas Gerais, casou-se com o colunista Ibrahim Sued (1924-1995), e se tornou grande figura de destaque da sociedade carioca com o nome de Glorinha Sued.

 JUSSARA, UM BROTINHO GOIANO

Jussara Marques, cujo nome às vezes aparece escrito nos meios de comunicação da época como Jussara Marquez, com “z”no final, era filha do casal Ormides Martins de Souza e Isaura de Souza Martins, nasceu em Itumbiara, Goiás, e foi morar em Goiânia em 1941, na Rua 02. Jussara Marques foi Rainha dos Estudantes, vice-Rainha da Primavera, Glamour Girl e Miss Goiás representando o Goiás Esporte Clube, patrocinada pelo jornal “A Folha de Goiaz”. No mesmo ano em que Jussara foi eleita Miss Brasil, sua família comemorou outro importante título de beleza: Jurema, a irmã caçula, foi eleita Rainha dos Esportes do Brasil. O reinado de Jussara Marques durou cinco anos, pois os brasileiros só conheceram outra Miss Brasil em 1954, quando houve novo concurso e a eleita foi a baiana Marta Rocha.

Todos se recordam do concurso de Miss Brasil de 1949, que polarizou as atenções de todo mundo, que escolhia sua candidata, fincava pé e fazia inimizades se aparecia um impertinente para dizer que fulana era a melhor do que beltrana. Marina Cunha, Miss Distrito Federal, era a candidata mais cotada para o título, inclusive pelos promotores do concurso e pelo Sr.Raul Guastini, seu cabo eleitoral nº 1. Mas houve um desentendimento entre Guastini e Marina. Os promotores do concurso ficaram aturdidos. Já se tinha como certa a escolha de Marina, como Miss Brasil. Mas Raul Guastini estava queimado e fez uma intervenção espetacular. Proibiu os mentores do Miss Brasil de eleger Marina. Se o fizessem...

- Quem pode ser Miss Brasil, meu Deus? - Esta era a pergunta dos promotores do concurso, quando alguém teve um estalo e gritou: - Jussara.
- Sim, Jussara!

Jussara Marques era exatamente um brotinho goiano, de 18 anos, de longos cabelos e beleza suave, ao mesmo tempo que exótica. O brotinho goiano recebeu faixa, título, presentes, propostas para o cinema, pedidos de casamento. Podia integrar-se na metrópole, casar com alguém bem posto na vida, ser estrela de filme de Lima Barreto. Não fez nada disso. Voltou à província. E há seis anos joga tênis, dá entrevistas e dirige seu Vanguard.
(Texto de Antônio Rocha, fotos de Gervásio Batista, revista MANCHETE,12/06/1954)

JUSSARA, NOME DE CIDADE EM GÓIAS

A cidade goiana de Jussara , a 240 km de Goiânia, tem esse nome em homenagem à Miss Brasil 1949, sugestão de Orozimbo Coimbra Bueno, pai de Jerônimo Coimbra Bueno, então Governador de Góias. A cidade de Jussara está localizada no oeste goiano e é um dos principais municípios da região. Tudo começou com a fundação da Colônia Agrícola Água Limpa, em terras do município da cidade de Goiás. Os primeiros colonos, Estevão Fernandes Rebouças e Limírio Neves de Mota, ergueram uma capela em louvor do Senhor Bom Jesus da Lapa, dando início ao povoado chamado de Água Limpa. Em 1950, o nome mudou para Jussara. No dia 12/11/1953, Jussara foi elevada a distrito. Emancipou-se em 14/11/1958. A agropecuária é a sua maior fonte de economia e a terra fértil propicia o cultivo da lavoura com grande êxito.

JUSSARA, UMA DAS GRANDES DAMAS DA SOCIEDADE DE BRASÍLIA

No segundo semestre de 1954, Jussara Marques casou-se na Igreja de Nossa Senhora das Dores, em Belo Horizonte, com o bancário Marcelino Champagnat de Amorim, seu primeiro e único namorado, natural de Patos de Minas.

Nos anos 70, morando em Brasília e gozando do imenso prestígio de ser uma das grandes damas da capital do país, Jussara posou para esta foto ao lado de três dos seus quatro filhos. Mulher ativa, elegante e inteligente, a Miss Brasil 1949 dividia o tempo com o lar, o tênis e a vice-presidência da Casa do Candango. (Foto: Revista FATOS & FOTOS,17/06/1974)

JUSSARA, A MORTE DE UMA MISS

 Jussara Marques morreu no dia 24/02/2006 e no dia seguinte o Diário de Goiás assim destacou o seu falecimento:

Mulher apaixonada pelas artes, atenciosa com a família e sem nenhuma vaidade. Apesar de ter entrado para a história do estado como a primeira e única goiana a ser eleita Miss Brasil, em março de 1949, Jussara Souza Marquez de Amorim era simples, não se apegava a bens materiais. Os sentimentos eram mais importantes. Ontem, aos 74 anos, morreu e deixou filhos, netos e parentes conscientes desses valores.

Jussara vivia no bairro de São Conrado, no Rio de Janeiro. A sua companhia era o filho Vinícius Marquez, 40. Ele era motivo de orgulho por se tornar teatrólogo. Assistir às peças dele era como um presente para a Miss Brasil. Desde jovem, ver as cortinas se abrirem a encantava. “Minha mãe era uma artista. Sempre gostou de tudo relacionado a área cultural. Artesanato era um de seus dons”, descreveu a jornalista Paula Marquez, 42, por telefone, durante o velório no Cemitério do Caju.

O último pedido de Jussara foi para que os familiares jogassem suas cinzas no mar carioca. A cremação seria hoje de manhã. A cerimônia de despedida não tem data marcada por causa do carnaval. “Nessa época o Rio de Janeiro pára”, justificou Paula, que se consolou logo em seguida. “Pelo menos minha mãe não sofreu”, disse. A Miss Brasil morreu de câncer. A doença, descoberta no final do ano passado, se espalhou do pulmão para outros órgãos em pouco mais de um mês.

Após se emocionar outra vez, Paula lembrou das atividades de Jussara. “Ela viajava o País inteiro para negociar obras de artes”, disse. Era fã de Van Gogh. Na literatura, se deliciava com o chileno Pablo Neruda. O verso “Dois amantes felizes não têm fim nem morte, nascem e morrem tanta vez enquanto vivem, são eternos como é a natureza”, do poema Walking Around, pode ser usado para traduzir o pensamento da filha ao se recordar da mãe e do pai, Marcelino de Amorim, que morreu há 13 anos.

 
Foto: Revista Manchete, 04/07/1959
A única Miss Brasil por Goiás deu nome ao município de Jussara (a 223 km de Goiânia). Na época, era o povoado de Água Limpa. “Ela ficou muito agradecida, disse que foi maravilhoso”, conta Paula. A filha lembrou que a mãe ganhou uma fazenda na região, mas nunca tomou posse da terra. “Não importava o dinheiro. O carinho recebido nas homenagens a emocionava.

Paula disse que Jussara aproveitou o período em que foi eleita Miss Brasil, mas que não serviu de pretexto para alimentar o ego. “O que passou, passou. Depois foi cuidar da vida, teve quatro filhos”, contou. Gostava de preparar comidas típicas de Goiás, como arroz com pequi e empadão goiano. Os netos eram muito paparicados. Ao se casar em 1954, mudou-se para Belo Horizonte (MG). Depois, morou no Rio e Distrito Federal. O marido era bancário. A paixão pelas terras cariocas falou mais alto e por lá ficou até a morte. “Mas sempre visitava Goiânia, onde tem parentes”, ressaltou.

EPÍLOGO

 Jussara tinha orgulho de suas raízes e em entrevista ao repórter Antônio Rocha (Manchete, 12/06/1954) declarou:

Tenho raiva de quem fala mal de Goiás. Logo que eu cheguei ao Rio briguei com Halfed – o fotógrafo, sabe? - porque ele me perguntou se era verdade que uma onça comera o porteiro do cinema. Respondi-lhe que em Goiás os cinemas não tinham mais porteiros. Tantos botassem tantas as onças comiam.

Imagino o orgulho de quem nasce na cidade de Jussara explicando a origem do nome da sua cidade natal. Deve ser mais ou menos assim:  Sou de Jussara, com dois “s”. Juçara com “ç” é nome de palmeira. O nome da minha cidade homenageia Jussara Marques, uma jovem linda que foi eleita Miss Brasil 1949.
_________
P.S.: Saiba mais sobre o concurso Miss Brasil 1949 neste link :

http://passarelacultural.blogspot.com.br/2012/03/sessao-nostalgia-seccao-em-construcao_31.html

Fonte: Passarela Cutural

sábado, 23 de julho de 2016

REALIZADO DEBATE PARA MELHORAR A SEGURANÇA PÚBLICA EM JUSSARA

Segurança Pública foi debatida em Jussara
Realizada a reunião para debater a segurança pública em Jussara com a participação de autoridades e entidades representativas. A Secretaria de Segurança Pública de Goiás foi representada Chefe do Estado Maior Coronel Sílvio Vasconcelos, Tenente Coronel Ruberliro Rodrigo de Souza e Delegado Adjunto da Polícia Civil Dr. Marcelo Aires.

A prefeita Tatiana Ranna fez a abertura dos debates explicando que o momento era oportuno para que a sociedade jussarense manifestasse o sentimento de preocupação com a segurança pública, os crimes ocorridos, roubos, drogas, assaltos e mesmo assassinatos, já que “é comum receber esse tipo de questionamento em reuniões no gabinete da prefeitura”. Tatiana explicou que a reunião foi motivada por estes questionamentos levados pela comunidade em reuniões anteriores. A prefeita agradeceu a atenção das autoridades do Governo Estadual pela disposição de participação na reunião para ouvir a população de Jussara através dos segmentos representativos organizados.

Segurança Pública foi debatida em Jussara
Vários representantes usaram da palavra para apresentar questionamentos, solicitações e  sugestões. O professor Luiz Mário, sub-secretário de educação sugeriu “ação preventiva junto a rede de ensino como forma de inibir a criminalidade no futuro, a educação é a forma mais eficaz de evitar a atração de crianças e jovens para as drogas e o mundo do crime”. O presidente da CDL Sílvio José Lopes apresentou sugestões preventivas e de combate à criminalidade. Já o vereador Ricardo Nascimento destacou ações nas igrejas como meio para formação moral das crianças e jovens como forma também de prevenção e proteção futura no combate ao uso de drogas e criminalidade.

Segurança Pública foi debatida em Jussara
Os vereadores Leontino Costa e Chiquinho da Nova Jussara solicitaram aumento do efetivo de policiais das ruas, bem como aumento de viaturas. A presidente do Conselho Tutelar destacou dificuldades no desenvolvimento de ações e propôs cerco policial em bares e eventos para proteção das crianças e adolescentes contra as drogas.

O Juiz da Comarca Dr. Joviano Carneiro fez relato sobre atividades do Judiciário na condução de processos, sugerindo aos representantes da Secretaria de Segurança Pública ações do GENARC - Grupo Especial de Repressão a Narcóticos em Jussara.

Dr. Marcelo aires, Dr. Volnei Silva e Dr. Joviano Carneiro
O Chefe do Estado Maior Coronel Sílvio Vasconcelos garantiu ações da Polícia Militar para aumentar o efetivo da corporação em Jussara. Já o Delegado Adjunto da Polícia Civil teceu elogios à iniciativa da reunião e à participação expressiva da comunidade através dos representantes e garantiu estudo sobre os pedidos e sugestões apresentados.


A comunidade jussarense foi representada pelo presidente da CDL Sílvio José Lopes, presidente do Sindicato Rural Orion Caetano, diretor do Centro de Recuperação da Vida Ágape pr. Wesley de Araújo, presidente do Conselho Tutelar Irene Oliveira, Pr. Paulo da Assembléia de Deus, e os vereadores Nilson Gomes, Leontino Costa, Chiquinho da Nova Jussara e Ricardo Nascimento. Participaram também o juízes da comarca Joviano Carneiro Neto e Volnei Silva Fraissat, Cmte. do 32º BPM  Tenente Coronel Jacks Martins de Oliveira, sub-secretário de educação Prof. Luiz Mário Lopes Cardoso, delegado de polícia Dr. Gilvan Borges de Oliveira, diretora do Centro de Acolhimento Raio de Luz Miriam Lopes, secretário municipal de educação Márcio Viana, empresários, advogados, militares e servidores públicos.

domingo, 17 de julho de 2016

VALE DO ARAGUAIA F. C. VENCEU TORNEIO DA CESARÉIA

A equipe Vale do Araguaia F. C. venceu a equipe Pesque e Pague Brasil por 4 X 3 na grande final do VI Campeonato de Futebol Soçaite em Cesaréia e levou o troféu de campeã neste torneio que já é tradição no Município de Jussara.

A equipe vencedora recebeu troféu, medalhas e o prêmio em dinheiro no valor de R$ 2.500,00.

Na abertura da grande final foi executado o Hino Nacional com apresentação das equipes aos torcedores.

Os organizadores da competição Elivan Balbino e Rony Rocha agradeceram a todas as equipes participantes, apoiadores, patrocinadores e torcedores.


A preliminar foi realizada entre as equipes de futebol feminino MAF F. C. que venceu a equipe Field Girls F. C. por 11 X 0.

Vice-campeã: Equipe Pesque e Pague Brasil F. C.

Field Girls F. C.

Maf F. C.

quinta-feira, 14 de julho de 2016

CONVÊNIO VAI PERMITIR CONTRATO DE 20 ANOS COM SANEAGO EM JUSSARA

Prefeita Tatiana e assessores da Saneago Ademar Gaspar
e Thania Maria
A prefeita Tatiana assinou convênio de cooperação com o Governo de Goiás para gestão associada para prestação, regulação e fiscalização dos serviços de saneamento básico, integrado pelas infraestruturas, instalações operacionais e serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A prestação dos serviços será exercida pela Saneago por prazo de 20 anos com possibilidade de revisão a cada quatro anos.

A nova modalidade de gestão cumpre o estabelecido na Lei nº 11.445/2007 e decreto nº 7.217/2010.

Sang Koo Monomi, Marcus Vinicios, prefeita
Tatiana Ranna, Ademar Gaspar e Thania Maria.
A concessão dos serviços para a Saneago em Jussara finda em 2019, mas está em andamento já a migração para o contrato de programa de gestão de acordo com o Plano Municipal de Saneamento Básico do Município, conforme lei nº 816/2015.

Após a assinatura do convênio será formalizado e firmado o Contrato de Programa de Gestão em momento oportuno na Saneago em Goiânia, conforme explicou o assessor da Diretoria de Expansão da empresa, Ademar Gaspar Martins. “Jussara é o segundo município a assinar o convênio”, destacou o assessor.

A prefeita Tatiana Ranna disse que este é mais um avanço, “a regularização em tempo hábil da prestação de serviços pela Saneago à população de Jussara”.

Participaram da reunião ainda, os assessores da Diretoria de Expansão da Saneago Drª Thania Maria (jurídico), e os economistas Sang Koo Monomi e Marcus Vinicius, e o secretário de Planejamento Nilson Almir Pereira do Nascimento.

1º ENCONTRO REGIONAL DOS CMDRS DO TERRITÓRIO MÉDIO ARAGUAIA EM JUSSARA

O 1º Encontro dos Conselheiros do Território Médio Araguaia reuniu representantes de 12 municípios da região oeste de Goiás em Jussara para discussão das atividades e efetividade dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRS.

O encontro nos dias 14 e 14 de julho na Escola Agrícola Comendador João Marchesi coordenado pelo representante, Venâncio Deuzimar de Oliveira Barros, do Núcleo Diretivo do Território Médio Araguaia, e por Silda Lorena e Tiago Verano, ambos representantes do Núcleo de Extensão e Desenvolvimento Territorial da UFG. A Secretaria de Assistência Social ofereceu suporte de apoio ao encontro, com a participação da secretária Maria Joaquina de Jesus.

A prefeita Tatiana Ranna parabenizou aos organizadores do evento pela importância do fortalecimento da agricultura familiar. De acordo com Tatiana, “o debate das atividades dos agricultores familiares trará solução para problemas vividos por todos, com avanços e propostas a serem encaminhadas às autoridades competentes e também o fortalecimento dos CMDRS nos municípios”.

O objetivo do encontro é o de garantir a efetividade dos CMDRS com a participação de municípios que compõem o Território Médio Araguaia. Uma feira de produtos oriundos da agricultura familiar também será realizada na feria coberta simultaneamente junto ao encontro.

Participaram os municípios: Jussara, Iporá, Moiporá, Jaupaci, Caiapônia, Fazenda Nova, aurilândia,Palestina, Bom Jardim, Aragarças, Doverlândia e Baliza.

PREVJUS APRESENTOU PRESTAÇÃO DE CONTAS DE JUNHO/2016

O Relatório de Prestação de Contas do PREVJUS aprovado em 13 de julho mostra que a Prefeitura de Jussara está com as suas obrigações previdenciárias em dia, inclusive a alíquota patronal.

A prefeitura está em dia com os repasses previdenciários. O relatório mostra que o saldo bancário em junho ficou em R$ 13.595.232,90.

Este é um fato marcante, que se soma também ao pagamento dos servidores que são efetuados dentro do mês trabalhado. O comum ao longo da história era o atraso frequente dos salários e a previdência sem repassar, dívidas volumosas acumuladas no passado comprovadas pelos parcelamentos pagos ainda hoje, mas em dia.

A situação regular da previdência da prefeitura se dá por conta da gestão austera com a priorização do pagamento dos salários dos servidores dentro do mês e a regularidade da situação perante as instituições oficiais credoras do Município.

PREVJUS APRESENTA RELATÓRIO MENSAL E COMPROVA REGULARIDADE

 Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Jussara – PREVJUS faz relatório mensal de prestação de contas cumprindo princípios da legalidade e da transparência com informações acerca da situação da instituição.


A folha do PREVJUS em junho, com 158 aposentados servidores aposentados paga R$ 310.204,61. Já os 42 pensionistas recebem R$ 54.262,61. O Instituto pagou em junho 5 salários maternidade R$ 10.022,09 e 10 auxílios doença R$ 10.164,21. Ao todo os benefícios pagos em maio somaram R$ 384.653,71. Mas o PREVJUS gastou em maio o total de R$ 29.726,78 com despesas administrativas como servidores, contabilidade, telefone, assessoria técnica, e outras.

OBRAS RESOLVERÃO PROBLEMA COM FALTA DE ÁGUA NA REGIÃO OESTE DE JUSSARA

A Saneago está concluindo as obras de interligação do sistema de Distribuição de Água da cidade aos Setores Aeroporto, Vila Nova e Residencial Santos Dumont. Os novos loteamentos em fase de implantação como Solar Nobre e Setor Vida Nova também serão beneficiados.

As escavações para colocação das adutoras já alcançaram o ponto de ligação escolhido na Avenida Marechal Rondon próximo à Praça Estavam Rebouças no centro da cidade. Logo após a interligação à rede de distribuição as obras serão focadas na estação elevatória e na colocação das adutoras fazendo a sua ligação até a caixa d’água.

Esta obra resolverá um problema antigo vivido pelos moradores da região oeste da cidade, quando nos meses de estiagem a falta d’água é constante.


Os setores beneficiados são atendidos atualmente por um sistema de distribuição de água servido por poços artesianos, mas que já não suprem mais a demanda dos moradores. Em anos anteriores, como em 2015, foi preciso que a prefeitura auxiliasse a Saneago transportando água potável em caminhão pipa para a caixa d’água no Setor Santos Dumont. A Saneago também contratou caminhões para o transporte de água.

A prefeita Tatiana disse que “está feliz por ajudar resolver o grave problema enfrentado pelos moradores daquela região com a falta de água todos os anos no período da seca”, disse a prefeita. Tatiana fez visitação às obras na manhã de quinta-feira e ficou satisfeita com o avanços das obras.

De acordo com Manoel Carlos da Silva Filho, Gerente de Supervisão técnica Regional da Saneago, estas são obras necessárias para garantir melhorias no abastecimento de água naquela região da cidade.


As obras são realizadas com a parceria da prefeitura que fez a doação dos terrenos onde serão implantadas as elevatórias. A prefeitura também vai se encarregar das obras de restauração das vias danificadas pela construção da adutora. O encontro de contas proposto pela saneago junto à prefeitura irá possibilitar a reconstrução da capa asfáltica por onde passar a adutora. 

terça-feira, 12 de julho de 2016

CAPITÃO ISRAEL FOI EMPOSSADO PRESIDENTE DO CONSELHO DE SEGURANÇA DE JUSSARA

Empossado o Conselho Comunitário de Segurança - CONSEG de Jussara em solenidade realizada na Câmara Municipal com a presença do Coordenador Estadual dos CONSEG’s, Capitão Sandro Nogueira de Rezende, e a prefeita Tatiana Ranna.

Israel Rodrigues de Souza Junior, o capitão Israel, foi empossado como presidente da Diretoria do Conselho Comunitário de Segurança de Jussara, vice-presidente o sargento Rodrigo Inácio di Oliveira, secretário Paulino Fernandes Farias e tesoureiro Luiz Henrique de Moura Gonçalves. O Conselho Fiscal composto por André Luis da Silva, Vanessa Ferreira Cintra e Marilda Maria M. S. Pinheiro. Suplentes do Conselho Fiscal Ana Carolina Ribeiro Magalhães, Amanda Maria de Souza e Norma Suely Bomtempo e Souza. O mandato do CONSEG é de três anos a contar da data de posse hoje, 12 de julho de 2016.

Capitão Israel foi empossado presidente do CONSEG de
Jussara
O Coordenador Estadual dos CONSEG’s Capitão Sandro Nogueira de Rezende destacou a importância da atuação do conselho com interação e participação da comunidade como instrumento de complementação das políticas públicas de segurança, melhorando o combate à criminalidade e aumentando a sensação de segurança à população. O capitão apresentou como sugestão projetos como o Programa Vizinhança Comunitária e o Projeto Comércio Seguro como sugestões para implantação no Município.

O presidente empossado do CONSEG de Jussara, capitão Israel, fez relato da sua carreira e o seu ingresso na Polícia Militar. Relatou também algumas ações realizadas em Jussara destacando a atuação da Polícia Militar Mirim, “modelo para todo o Estado de Goiás”. “Recebo essa nova missão com a certeza de que junto com a comunidade, com a participação dos conselheiros, iremos prestar relevante serviço à população de Jussara”, destacou o presidente.

Capitão Sandro Nogueira de Rezende: "Ações antecipadas e
preventivas no combate à criminalidade".
A prefeita Tatiana Ranna destacou os relevantes serviços prestados pela Polícia Militar ao povo de Jussara. “Reconhecemos a importância da atuação da PM, mesmo com as dificuldades e limitações existentes, tem sido feito muito pela segurança em Jussara”, falou a prefeita Tatiana que destacou ainda a atuação do comandante do 32º Batalhão da PM, Ten. Cel. Jacques, “somos reconhecedores da atuação do comando em Jussara, com resultados práticos e relevantes para a comunidade”.


Tatiana parabenizou aos empossados manifestando apoio da prefeitura às atividades do CONSEG, “estaremos à disposição para ajudar no que for possível, Jussara não ficará refém da criminalidade”, destacou a prefeita.

Participaram da posse do CONSEG de Jussara a secretária de assistência social Maria Joaquina de Jesus, o secretário de planejamento Nilson Almir, o Conselho tutelar, o presidente do Sindicato Rural Orion Caetano, o vereador Neto do Moto Táxi, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Padre Pedro Sirtoli, empresários, e outros,


domingo, 10 de julho de 2016

EMOÇÃO NO SEPULTAMENTO DO SGT UIRES EM JUSSARA

Emoção no sepultamento do Sgt. Uires em Jussara 
Centenas de pessoas compareceram ao sepultamento do Sargento Uires Alves da Silva Brandão no Cemitério Municipal de Jussara. Familiares, populares, autoridades municipais, e um grande número de militares acompanharam o velório ocorrido na Câmara Municipal.

O Secretário de Segurança Pública de Goiás, o vice-governador José Éliton, o Comandante Geral da PM Cel. Divino Alves, e o Delegado Geral da Polícia Civil Dr. Álvaro Cássio, compareceram e prestaram homenagem ao Sgt Uires, destacando sua conduta e dedicação profissional.

Secretário de Segurança José Éliton e Cmt. Geral da PM
Cel. Divino Alves prestaram homenagens e destacaram
o profissionalismo do militar assassinado.

A emoção tomou conta de todos ao final do velório quando o corpo seguiu em carro aberto do Corpo de Bombeiros, seguido por viaturas militar e veículos de Polícia, levado ao cemitério local onde o corpo foi sepultado após homenagens com salva de tiros e toque fúnebre.

MILITAR FOI ASSASSINADO

O militar foi assassinado ao atender ocorrência policial no distrito de Tacaiú, município de Britânia, com tiros disparados pela própria arma roubada pelo assassino que também faleceu alvejado na troca de tiros com o outro policial. O crime ganhou repercussão na mídia nacional e nas redes sociais.

Autoridades prestaram últimas homenagem ao militar
A confusão começou após a Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO) ser acionada por perturbação ao sossego, ou seja, som automotivo. Em um vídeo divulgado na rede social Facebook, é possível ver dois policiais tentando efetuar a prisão de um homem, que resistiu.


Em seguida, mostra o vídeo, um homem pegou a arma do policial e começou a efetuar os disparos. 

Além dos óbitos, duas pessoas foram feridas e encaminhadas ao Hospital de Britânia e o policial Hélio Bezerra de Sousa, também ferido, foi encaminhado para o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia. De acordo com a assessoria do hospital, o policial passou por procedimento cirúrgico, está estável.

quarta-feira, 6 de julho de 2016

17 SERVIDORES MUNICIPAIS SE LICENCIARAM PARA CANDIDATURAS

Dezessete servidores municipais efetivos requereram licença do serviço para candidatarem a cargos eletivos nas eleições municipais de 2016. O afastamento atende determinações da Lei Federal Complementar nº 064/90 com direito a recebimento da remuneração.

De acordo com a legislação o afastamento terminará em 03/10/2016, ou seja, no dia seguinte à eleição.

Os servidores que requereram as licenças serão candidatos a uma vaga na Câmara de Vereadores, e caso eleito, o servidor poderá exercer o cargo juntamente com o mandato de vereador, desde que haja compatibilidade de horários.


Os servidores que pretendem disputar mandato de vereador são: José Elon da Silva, Helenilza Maria de Jesus Oliveira, Fernando Monteiro Nascimento, Euripedes Maria de Oliveira, Sebastião Dias de Oliveira, Gilmar Batista da Silva, Ernaine Januario da Silva, Flavio Ferreira Lessa, Luzia de Souza Pessoa, Cloves Fernandes de Brito Alves, Maria Alzira Cordeiro, Antonio Fernando Carneiro, Dimas Almeida Costa, Neusmar Borges Pereira, Maria Jose B. dos Santos, Francisco Jose Correia, Maria Cristiane Ramos Saraiva.

terça-feira, 5 de julho de 2016

PREFEITURA EM DIA COM PREVJUS E INSS

A Prefeitura de Jussara está com as suas obrigações previdenciárias em dia, inclusive com os repasses de junho de 2016 ao PREVJUS e INSS, incluindo a alíquota previdenciária patronal feitos mensalmente na administração atual.

Este é um fato marcante, que se soma também ao pagamento dos servidores que são efetuados dentro do mês trabalhado. “O comum ao longo da história era o atraso frequente dos salários e a previdência sem repassar, dívidas volumosas acumuladas no passado comprovadas pelos parcelamentos pagos ainda hoje, mas em dia”, destacou o secretário do planejamento Nilson Almir.

“A situação regular da previdência da prefeitura se dá por conta da gestão austera da prefeita Tatiana, que prioriza o pagamento dos salários dos servidores dentro do mês e a regularidade da situação perante as instituições oficiais credoras do Município”, destacou o secretário, lembrando que “o custo desta regularidade é alto, os recursos são mantidos para as obrigações, não há desvios para outras destinações administrativas”, disse.

PREVJUS APRESENTA RELATÓRIO MENSAL E COMPROVA REGULARIDADE

O Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Jussara – PREVJUS faz relatório mensal de prestação de contas cumprindo princípios da legalidade e da transparência com informações acerca da situação da instituição.

A folha do PREVJUS, com 156 aposentados servidores aposentados paga R$ 299.766,64. Já os 42 pensionistas recebem R$ 54.489,79. O Instituto pagou em maio 6 salários maternidade R$ 10.906,80 e 6 auxílios doença R$ 7.761,86. Ao todo os benefícios pagos em maio somaram R$ 372.925,09. Mas o PREVJUS em maio o total de R$ 28.526,96 em despesas administrativas como servidores, contabilidade, telefone, assessoria técnica, e outras.


O relatório mostra que o saldo bancário em maio é de R$ 12.820.896,42.

segunda-feira, 4 de julho de 2016

3º ARRAIÁ DOS NORTISTAS FOI UM GRANDE SUCESSO!

O 3º “Arraiá dos Nortistas” realizado no final de semana foi um grande sucesso com a apresentação do cantor Gabriel Vitor na animação do forró. Comidas típicas como milho cozido, caldos, espetinho, e brincadeiras como pescaria, pula-pula foram atrações que juntaram à tradicional “dança de quadrilha dos nortistas”.

O evento foi um sucesso e se firma como atração nas festividades juninas na cidade! As duas pistas da Avenida B foram tomadas pela estrutura montada com tendas, mesas, cadeiras, som e luzes.

O 3º Arria dos Nortistas é realizado pela “Família Nortista” com apoio de patrocinadores no comércio local e apoiadores. O show do cantor Gabriel Vitor foi realizado com apoio do Governo de Goiás através de emenda parlamentar do deputado Virmondes Cruvinel. A prefeitura de Jussara também apoiou com suporte na iluminação, tendas e limpeza.

Cantor Gabriel Vitor foi atração no 3º Arraiá dos Nortistas
O vereador Neto do Moto Táxi, morador no Bairro dos Nortistas, é um grande apoiador do evento desde a sua primeira edição e ficou satisfeito com o sucesso do 3º Arraiá dos Nortistas. Neto está sugerindo a criação da Associação dos Moradores do Bairro Nortistas como forma de fortalecer a realização do evento e também como entidade representativa dos moradores na busca por melhorias no bairro. “Parabenizo todos os organizadores da festa, pela organização e pelo sucesso e agradeço de forma especial a todos os colaboradores, deputado Virmondes Cruvinel e prefeita Tatiana”, disse o vereador.

Os coordenadores agradecem a todos os participantes, colaboradores e apoiadores. “Esperamos todos novamente em 2017 no 4º Arraiá dos Nortistas”,

O cantor Gabriel Vitor agradeceu ao vereador Neto do Moto Táxi pelo apoio na realização do evento que já é um grande sucesso na região!

POLÍCIA MILITAR MIRIM DE JUSSARA FEZ PASSEIO AO MUTIRAMA, SHOPPING E CINEMA EM GOIÂNIA!

Polícia Militar Mirim de Jussara visitou Mutirama
A coordenação da Polícia Militar Mirim de Jussara organizou um passeio a Goiânia para sessenta alunos da corporação com direito a diversão no Mutirama, cinema e passeio no Araguaia Shopping, inclusive com almoço na Fundação Tiradentes da Polícia Militar de Goiás.

De acordo como coordenador da Polícia Militar Mirim capitão Israel, “o passeio fez parte do encerramento das atividades no primeiro semestre da turma atendendo recomendação do próprio ECA oferecendo condições de acesso ao lazer e cultura”, destacou Israel que completou: “Agradeço aos colaboradores que ajudaram na realização de mais esta importante atividade junto à Polícia Mirim de Jussara”!

Polícia Militar Mirim de Jussara visitou Mutirama
O Conselho de Pais dos Alunos, e a presidente da ONG “Novos Caminhos” Josefina da Luz Silveira acompanharam o passeio, supervisionado ainda pela coordenadora da PMM Sargento Marilda.

A prefeitura de Jussara ajudou no transporte dos Mirins. O acesso ao Mutirama e ao cinema foi gratuito conforme informou o capitão Israel. Um café da manhã foi oferecido na madrugada no início da viagem e o almoço oferecido pela Fundação Tiradentes.

A prefeita Tatiana Ranna participou do almoço junto com a Polícia Militar Mirim. “Parabenizo os Mirins pela oportunidade deste passeio importante com acesso a diversão e à cultura, articulado pelo comandante da PMM de Jussara, o capitão Israel e equipe”.

Fotos:Fernando da Saúde.

Prefeita Tatiana acompanhou passeio da PMM