segunda-feira, 28 de março de 2016

JUSSARA: PREFEITA NÃO BUSCARÁ REELEIÇÃO E MUITOS PRÉ-CANDIDATOS SURGEM

Alguns dos muitos que são pré-candidatos em Jussara: Wilson Santos, 
Ricardo Nascimento, Juesmar Garcia, Arthur Junqueira, Nilson Gomes, 
Cheiro do Juvêncio e Deusdete Barbosa
Está se tornando comum um chefe de Poder Executivo Municipal, em condições de buscar a reeleição, dispensar esse direito. Na região do Oeste Goiano já temos outros exemplos. Também em Jussara isso se verifica. Tatiana Ranna dos Santos (PSB) já tomou essa decisão. Em tempos de crise, os prefeitos estão com dificuldade para, além de cuidar do rotineiro em uma gestão, ainda mostrar algumas obras, as quais, sem elas, a avaliação popular, que cobra muito, não qualifica bem o gestor. Tatiana foca sua preocupação em fechar as contas de sua gestão, cumprindo bem a Lei de Responsabilidade Fiscal e abre mão de tentar a reeleição.

Talvez em razão da prefeita Tatiana não ir à reeleição é que proliferam nomes de pré-candidatos a prefeitos. São muitos. Alguns, do grupo próximo à ela. Tatiana já sinalizou que pode até adotar postura de neutralidade no processo sucessório, dependendo do cenário que se formar.  Nestas eleições 2016, para prefeito de Jussara, Tatiana pode apoiar o Juesmar Garcia (PTC), Arthur Junqueira (agora no DEM), Nilson Gomes (PP) ou Leontino Costa, o Cheiro do Juvêncio (PSDC). Estes são vereadores e que fazem parte de seu grupo. Só que a prefeita pediu a eles juízo, frisando que precisam se decidir entre eles por um nome só, do que seja mais eleitoralmente mais forte. Tatiana já afirmou também que não tem restrições a Wilson Santos (PSDB) ou Deusdete Barbosa (agora no PRTB). Os dois são políticos de longa data em Jussara. Wilson chegou a ser prefeito quando da cassação de Paulo Carvalhaes. O nome dele está explícito na cidade como pré-candidato a prefeito, acreditando na força tucana. Deusdete Barbosa é vereador no sexto mandato e conhece bem a política de Jussara.

Um nome de pré-candidato a prefeito bem escancarado ao povo de Jussara é de Ricardo Nascimento. É um vereador combativo pelo PMDB e que sempre cobrou moralidade e eficiência de serviços públicos. Mas agora trocou de lado. Foi para o PSDC. Resta saber como o povo que acompanha ele reagirá a essa mudança, já que a legenda do PMDB tem público fiel e tradicionalista. E esse partido, o PMDB, perdeu também um outro vereador: Marcio Aurélio Cabral de Melo (Marcinho), que não aparece na lista de prefeituriáveis.

E essa lista de pré-candidatos é longa. Tem outros, a saber: Ze Railton, prof. Claudio Barros (PTC), Orio Caetano (Palito) e o presidente da Câmara, Juraci da Ambulância (PHS) e Anselmo Veículos (presidente do PR). O jornalista Wellington Peres aparece em lista de pré-candidatos a prefeito. Ele é do PDT, ligado a deputada federal Flávia Morais. Clézio Ascêncio Dias, o vice-prefeito de Jussara, não definiu seu projeto político para esse ano. Ele é um petista que poderá deixar o partido nos próximos dias.

Nessa reta final de prazo de troca de partidos, houve muita movimentação em Jussara. São coisas que pesam na eleição deste ano. Além dos que listamos acima, vale dizer também que o PT do B perdeu os dois vereadores que tinha: Neto do Moto Taxi foi para o PHS e o Chiquinho da Nova Jussara foi para o PP. Todo esse troca-troca confunde ainda mais o quadro.

E uma eleição em Jussara para prefeito não pode ser analisada sem ser levado em conta duas forças externas importantes: Joaquim de Castro e Claudio Meirelles. O primeiro é ex-prefeito, ex-deputado, ex-secretário de Estado e atualmente conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios. Não pode atuar político-partidariamente, mas uma manifestação de preferência dele em bastidores pode alterar o quadro. O deputado Claudio Meirelles também tem muita influência política em Jussara. Está calado sobre o assunto. Se manifestar, pesa em favor de algum lado.


Portanto, o quadro sucessório em Jussara é de total indefinição.

domingo, 20 de março de 2016

TATIANA RECLAMOU DE PERSEGUIÇÕES E DENUNCISMO POLÍTICO

Prefeita Tatiana em entrevista à Rádio Vida 87,9 FM
Em entrevista à Rádio Vida FM 87,9 no Programa Vida em Notícias apresentado por Mauricino, a prefeita Tatiana reclamou da onda de denuncismo criada pela oposição com a finalidade de perseguir e desconstruir a imagem da sua administração.

Um monte de denúncias, todas sequer sem fundamento, mas com o objetivo de atrapalhar, vem sendo feitas conforme a prefeita. “Estamos em ano eleitoral, a oposição tenta atrapalhar, não nos deixam trabalhar. Querem tomar o nosso tempo, quanto mais denúncias, mais teremos de nos defender, mais tempo ocupando com isso”, reclamou a prefeita.

MUNICÍPIO É O 9º MAIS TRANSPARENTE SEGUNDO O MPF

Tatiana lamentou a forma utilizada pelo Ministério Público para buscar e apreender documentos na prefeitura. “Não havia necessidade, tudo que nos foi solicitado até hoje pelo Ministério Público ou pela Justiça fornecemos rapidamente, mesmo antes dos prazos estabelecidos. Nunca foi negada nenhuma informação ou documentação. Não havia motivo para busca e apreensão. Sempre vamos ao MP, solicitados ou por nossa própria iniciativa, não dá pra entender a necessidade da ação que fizeram”. Reclamou a prefeita na entrevista.

NADA PARA ESCONDER - TRANSPARÊNCIA TOTAL

Na ação do MP para a busca e apreensão, a prefeita determinou fosse facilitado o trabalho dos promotores, toda a documentação procurada ou não, foi mostrada e entregue. Também os promotores agiram de forma Cortez, sem exageros e de forma cordial. Desnecessário a força policial e o cerco montados para tanto.

Mauricino entrevistou prefeita Tatiana
OPOSIÇÃO ATRAPALHA JUSSARA

De acordo com a prefeita, "há a necessidade de separar tempo suficiente para fazer defesa de tantas denúncias, tempo que deveria ser utilizado para trabalhar por Jussara. Justamente isso que a oposição pretende, atrapalhar para que sejam beneficiados politicamente. Não estão pensando em Jussara nem na população, pensam somente nos próprios projetos políticos".

A boataria semeada pela oposição nas redes sociais, com mentiras e fofocas, também foram lamentadas pela prefeita. "A mentira tem pernas curtas, tudo foi desmentido ao seu tempo e os mentirosos desmoralizados".

ADMINISTRAÇÃO MAIS VIGIADA DA HISTÓRIA DE JUSSARA

O Secretário dos Transportes e Obras Nilson Almir, também participou da entrevista e lembrou que “esta é a administração mais vigiada na história do Município, com o advento da internet que trouxe as redes sociais como face book e agora o whatsapp, qualquer cidadão critica ou denuncia. O Portal da Transparência leva todas as informações à população”, falou o secretário que mencionou ainda que “Jussara tem uma Câmara atuante com os vereadores acompanhando a administração e fiscalizando, e temos ainda o Ministério Público que em Jussara conta com dois promotores competentes e atuantes, atentos aos atos da administração municipal sempre atendendo denuncias e reclamações da população”, destacou o secretário. Nilson Almir explicou que o próprio Ministério Público Federal – MPF divulgou recentemente o ranking que coloca Jussara na 9º posição como mais transparente entre todos os municípios goianos. “De forma que existe uma administração proba, honesta e trabalhadora, como nunca em Jussara”.

CLAUDIO MEIRELLES FOI APLAUDIDO DE PÉ EM ENCONTRO DO PP EM ITAPIRAPUÃ

Encontro do PP em Itapirapuã
Em encontro do Partido Progressista – PP realizado em Itapirapuã, o maior de uma série de 18 já realizados, o senador Wilder Morais garantiu R$ 500 mil em emenda parlamentar para ser investido em pavimentação asfáltica.

O encontro foi realizado no salão do Castelinho Shows, no sábado as 15:00 horas com a presença de cerca de 300 pessoas, lideranças políticas e classistas da região.

CLAUDIO MEIRELLES FOI APLAUDIDO DE PÉ POR TODOS

O fato marcante do encontro do PP em Itapirapuã foi o momento em o deputado Claudio Meirelles recebeu aplauso de pé de todos os presentes. Claudio Meirelles também garantiu recursos através de emenda parlamentar para pavimentação asfáltica na cidade.

Claudio Meirelles, prefeita Zélia, presidente do PP João Alves,
Balestra e presidente do PP de Goiás Fernando Meirelles.
Meirelles é o deputado querido em Itapirapuã, o mais votado por três eleições seguidas, representa a cidade com relevante folha de serviços prestados.


Autoridades visitantes, lideranças da região ficaram impressionados com a forma carinhosa pela qual o deputado é tratado em Itapirapuã. “O deputado Claudio Meirelles é muito querido em na cidade, é um grande benfeitor para a nossa população”, disse o locutor oficial do evento. Claudio Meirelles agradeceu o carinho de todos garantindo que trabalha sempre por Itapirapuã onde “tem muitos amigos, companheiros valorosos”.

DEPUTADO DO NOSSO CORAÇÃO

A prefeita Zélia destacou que: “Se o deputado Claudio Meirelles tem Itapirapuã como cidade do seu coração, nós de Itapirapuã temos o Claudio como o deputado do nosso coração”, destacou a prefeita.

Prefeita Zélia, senador Wilder Morais e presidente do PP
Geraldo Fleury
ITAPIRAPUÃ TEM SENADOR

O senador Wilder Morais destacou a força do evento e fez compromisso com a prefeita Zélia: “Todos os anos irei direcionar recursos para a cidade utilizando minhas emendas como parlamentar. Itapirapuã tem bons representantes, deputado Roberto Balestra e deputado Claudio Meirelles. Agora pode contar também com um senador”, disse Wilder Morais.

Os vereadores Nilson Gomes, Arthur Junqueira, Chiquinho da Nova Jussara e Neto do Moto Táxi participaram do encontro do PP em Itapirapuã. O vereador Chiquinho da Nova Jussara teve a sua filiação ao PP abonada pelo senador Wilder Morais.

HANDEBOL DE JUSSARA NA COPA ANÁPOLIS


52 equipes disputam tradicional competição na cidade de Anápolis, durante feriado da Semana Santa – Um dos eventos mais tradicional do handebol brasileiro, a Copa Anápolis, reunirá 52 das principais equipes da região centro. O feriadão da Semana Santa para esses mais que 700 atletas, será de muita disputa, suor e confraternização.

A Copa Anápolis de Handebol, é conhecida por abrir o Calendário da  temporada de cada ano. Por reunir equipes de vários estados, e pelo excelente nível técnico sempre apresentado, a competição é muito esperada por atletas e técnicos, pela oportunidade de aprimorar a preparação e conhecer como estão trabalhando as demais equipes.

“É um campeonato top de início de ano, é uma forma de dar início ao meu trabalho, corrigir erros para melhorar, visando as demais competições do ano.” Comenta Geovane Farias, técnico do Mega Alfah, tradicional equipe do Distrito Federal.

Já Marcio Vaner, comandante do ASCITE de Catalão, a Copa Anápolis “É o maior campeonato de nossa região, meus atletas esperam o tudo, me preparo muito para esta competição.”

A cidade de Anápolis, entre os dias 23 a 27 de março, estará respirando handebol, os jogos acontecerão no Ginásio Internacional Newton de Faria e no Ginásio da U E G.

ADULTO MASCULINO
LUS EDUARDO MAGALHÃES – BA
ARENC – GO
CLUBE P SUL/SÓLIDA SEGUROS – DF
A P C E –GO
MUSEU HANDEBOL – DF
UPIS – DF
K F H – DF
MEGA ALFAH – DF
TOP 40 – DF
SANTO ANTONIO DA BARRA – GO
CIDADE OCIDENTAL/C N G – GO
C V H – GO
UNIVERSO – GO

JÚNIOR MASCULINO
LUIS EDUARDO MAGALHÃES – BA
ARENC – GO
CLUBE P SUL/SÓLIDA SEGUROS – DF
C F C/RIO VERDE – GO
CAÇU/MINEIROS – GO
UPIS – DF
ITAPACI – GO
C F H – DF
MEGA ALFAH –DF

JUVENIL MASCULINO
AGUA BOA – MT
C F C/RIO VERDE  – GO
JUSSARA – GO
SANTA VITORIA – MG
HANDESFA – GO
COLEGIO MARISTA JOAO PAULO II – DF
ASCITE CATALÃO – GO
ARENC – GO

CADETE MASCULINO
SEVEN COMANDOS – DF
AGUA BOA –MT
CAÇU – GO
JUSSARA – GO
SANTA VITORIA – MG
HANDESFA –GO
C F H – DF
ARENC – GO
MARA ROSA – GO

INFANTIL MASCULINO
AGUA BOA  – MT
SANTA VITORIA  – MG

ADULTO FEMININO
ARENC/A G K – GO
C F C/RIO VERDE – GO
UPIS – DF
K F H – DF
FORÇA ATLETICA – GO

JUVENIL FEMININO
AGUA BOA –MT
CAÇU – GO

CADETE FEMININO
AGUA BOA – MT
SANTA VITORIA – MG
COLEGIO MARISTA  JOAO PAULO II – DF
CFH – DF

PROMOÇÃO PESSOAL EM RODEIO: DEPUTADO ESTADUAL E PREFEITA DE JUSSARA ACIONADOS POR IMPROBIDADE

O promotor de Justiça Bernardo Morais Cavalcanti propôs ação por ato de improbidade administrativa contra o deputado estadual Cláudio Meirelles e      a prefeita de Jussara, Tatiana Ranna dos Santos, por violação aos deveres da legalidade, impessoalidade e da moralidade administrativa.

Em setembro de 2013, o deputado discursou, evidenciando sua participação na 29ª Expojussara, um evento subsidiado com dinheiro público, durante a entrega de ambulâncias adquiridas com verba pública, mas que estavam plotadas com o nome do parlamentar. Faixas com o nome de Cláudio Meirelles também confirmam a promoção pessoal que estava sendo feita, inclusive, ao aproveitar para afirmar sua ajuda na doação dos veículos, que, na realidade, foram custeados com verba pública.

Já a prefeita concorreu para a prática do ato de improbidade, pois tinha conhecimento de que as ambulâncias estavam plotadas com o nome do deputado, que é seu aliado político, e mesmo sabendo disso, discursou ao lado de Meirelles, avalizando para o público a promoção pessoal do parlamentar.

O promotor observa que um dos veículos em questão era de propriedade do município, sendo de responsabilidade da prefeita a forma com que o evento realizado em Jussara foi conduzido. “Era improvável que o deputado conseguisse utilizar a festa e a entrega dos carros para autopromoção sem a concorrência de Tatiana”, avalia Bernardo Cavalcanti.

A IMPROBIDADE

Conforme destacado na ação, o MP foi informado que, no dia 26 de setembro de 2013, na 29ª Expojussara, havia várias ambulâncias na arena de rodeios, com adesivos plotados com o nome do deputado Cláudio Meirelles, assim como diversas faixas de agradecimento a ele. Do adesivo constava a seguinte frase: “Jussara, ambulância adquirida pela emenda parlamentar Dep. Cláudio Meirelles”.

A notícia também era de que, na festa, foi feita a entrega dos veículos para as cidades de Itapirapuã, Matrinchã, Britânia, Aragarças e Jussara, ocasião em que o réu discursou em tom de autopromoção.

Posteriormente, o promotor apurou que o veículo realmente foi plotado mas que, depois da festa, o adesivo foi retirado, fato informado por então servidores da área da saúde e do transporte. De acordo com a então secretária de Saúde, Vanusa Silva, o próprio deputado teria feito o pedido. Em declaração ao MP, o deputado afirmou que não sabia que o veículo tinha sido adesivado.

Para Bernardo Cavalcanti, entretanto, estando presente no evento, ao constatar a presença de faixas e veículos públicos ostentando seu nome e realizando discurso para o público em geral, Meirelles anuiu à produção do resultado contrário ao direito, ou seja, a promoção pessoal às custas de recursos públicos, configurando dolo genérico exigido pela jurisprudência para a configuração do ato de improbidade administrativa.


A prefeitura, por requisição do MP, confirmou que a festa foi realizada entre os dias 25 a 29 de setembro de 2013, organizada pelo Clube do Laço de Jussara, mas com significativa participação de dinheiro público, uma vez que a contribuição financeira do município foi de R$ 100 mil. (Cristiani Honório / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO - Fotos: arquivo da Promotoria de Justiça de Jussara).

BUSCA E APREENSÃO É REALIZADA NA PREFEITURA DE JUSSARA PARA APURAR FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS

O Ministério Público de Goiás cumpriu ontem (17/3) mandado de busca e apreensão na sede da prefeitura de Jussara, a fim de apreender provas de uma suspeita de falsificação de documentos da Secretaria de Obras do Município. A ação foi realizada pela 1ª Promotoria de Justiça de Jussara, por meio do promotor Bernardo Cavalcanti, com a colaboração do promotor Rômulo Corrêa de Paula, da 2ª Promotoria de Justiça, e o apoio do Centro de Inteligência do MP-GO (CI) e de oficiais de Justiça. A medida judicial foi autorizada na investigação que apura falsificação de assinaturas e fraude em licitação para realização de obras de tapa-buracos e recapeamento de vias públicas no município.

Consta do procedimento investigativo que o ex-secretário de Transportes e superintendente de Obras do município, José Carlos Borges, teria, após ter deixado o cargo, solicitado da administração pública cópia de alguns documentos da pasta por ele administrada. Porém, ao receber as cópias, teria constatado que sua assinatura foi falsificada em alguns ofícios relacionados à execução de obras de recapeamento asfáltico. Além da falsificação da assinatura, os documentos entregues pelo ex-secretário ao MP referiam-se a contratos diretos com empresas, sem a indicação da realização de procedimento licitatório.

Ao ter conhecimento do caso, o MP requereu ao Poder Judiciário a realização de busca e apreensão na sede das Secretarias de Obras, Administração e Controle Interno. O mandado, expedido no dia 7 deste mês, foi cumprido ontem. Na operação foram apreendidos documentos, que devem ser digitalizados e devolvidos, e um computador, que está em posse do CI para realização do espelhamento de dados. O promotor Bernardo Cavalcanti destaca que a ação ocorreu tranquilamente, com a colaboração da prefeitura. (Texto: Ana Carolina Jobim/ Estagiária da Assessoria de Comunicação Social do MP-GO – Supervisão de estágio: Ana Cristina Arruda - Foto: Acervo 1ª PJ de Jussara).

BURACOS PROVOCAM ACIDENTES E PREJUÍZOS NA BR-070

Acidentes por conta de buracos na rodovia BR-070
O trecho da rodovia BR-070 entre Jussara e Itapirapuã está tomado por buracos na pista. O trânsito flui lentamente provocando atrasos e prejuízos. Mas o maior problema mesmo são os danos causados aos veículos como pneus cortados, rodas amassadas, suspensão e direção.

A manutenção da rodovia é de responsabilidade do DNIT, órgão do Governo Federal. Uma operação tapa-buracos segue lentamente ainda próxima ao trevo de Jussara.

Acidentes são freqüentes, tanto com veículos de passeio, mas também com caminhões de carga. É comum o tombamento de caminhões com a carga espalhada pelo asfalto ou às margens da rodovia. Uma verdadeira “dança dos buracos”, o zig-zag dos caminhões e veículos com o objetivo de escapar dos buracos.


CLAUDIO MEIRELLES DESABAFA E CRITICA ONDA DE DENUNCISMO DA OPOSIÇÃO EM JUSSARA!

Reunião para filiações a partidos da base alidada
Em noite de filiações ao Partido Trabalhista Cristão – PTC e demais partidos aliados na Câmara Municipal de Jussara, o deputado Claudio Meirelles destacou a importância da base partidária da prefeita Tatiana articular o maior número de pré-candidatos a vereador como forma de dar maior possibilidade de representatividade à comunidade jussarense nas eleições de 2016.

Mais de quarenta novos pré-candidatos assinaram fichas de filiações ao PTC e a outros partidos da base aliada, sob a coordenação do presidente do partido, o vereador Juesmar Garcia.

Claudio Meirelles: Perseguições atrapalham Jussara
O presidente do PTC de Goiás Fernando Meirelles compareceu ao evento de filiações e garantiu aos filiados o apoio às candidaturas, “vamos buscar as melhores coligações com os partidos aliados para facilitar a eleição do maior número de vereadores possível”. O presidente do PTC disse também que o candidato a prefeito será escolhido entre os pré-candidatos da base aliada: Juesmar Garcia (PTC), Nilson Gomes (PP), Arthur Junqueira (DEM) e Cheiro do Jovêncio (PSDC).

Presente na reunião, o deputado Claudio Meirelles aproveitou a reunião para relatar obras realizadas em Jussara com a sua parceria através de emenda parlamentar.

Mas o deputado fez ainda fortes críticas ao denuncismo que impera em Jussara. “A oposição atrapalha muito a administração em Jussara, prejudica a população com essa onda de denúncias infundadas, só para tumultuar, e para desconstruir a imagem da administração”, disse o deputado que desabafou: “Bandidos são esses autores dessas denúncias vazias, a administração e formada por pessoas honestas e trabalhadoras”.

A atual administração sofre perseguições desde o início, com uma oposição raivosa, que busca atrapalhar apostando no “quanto pior melhor”.

sábado, 19 de março de 2016

CENTENAS DE AMIGOS CANTARAM PARABÉNS PARA TATIANA NO SEU ANIVERSÁRIO!

Telão mostrou homenagens à prefeita Tatiana Ranna no
seu aniversário
Amigos e familiares fizeram homenagem à prefeita Tatiana Ranna pelo seu aniversário ocorrido dia 17 de março num concorrido evento no clube Mina Encantada.

As homenagens não ficaram só no tradicional “parabéns para você”, foram feitos vários depoimentos de amigos em vídeo, declarações de amizade, de amor, de apoio, e de solidariedade. Um vídeo clip com imagens de realizações da prefeitura fez parte das homenagens e emocionou Tatiana Ranna.

A atração artística ficou por conta da dupla Weder Ribeiro e Maurício, que declararam amizade e gratidão a Tatiana Ranna, apresentaram vários sucessos da música sertaneja, colocando o pessoal para dançar e divertir. “Tatiana recebe sempre a nossa amizade e a nossa gratidão, nos apóia em nossa jornada desde o início, é uma grande amiga que temos e que nos orgulha muito”, disse Weder Ribeiro, um dos componentes da dupla que não cobrou cachê para homenagear a aniversariante.

Amigos compareceram ao evento pelo aniversário da
prefeita Tatiana Ranna
A prefeita Tatiana agradeceu a homenagem, a demonstração de carinho na data mais importante. “Agradeço a todos que compareceram ou que mandaram depoimentos no vídeo, são gestos como esse que motivam a nossa luta, essa demonstração de apoio e carinho, amizade de verdade”, disse a prefeita que se emocionou bastante no evento, mas que se divertiu também, sorridente e sempre solicitada para fotos junto com amigos.

O vereador Juesmar Garcia, vereador Cheiro do Jovêncio, o presidente da Câmara Juraci de Oliveira e vários secretários municipais, servidores, autoridades e lideranças marcaram presença no evento de aniversário que reuniu várias centenas de participantes desde o início até o encerramento já na madrugada de sábado.

Fotos: Fernando da Saúde.

Amigos abraçaram Tatiana pelo seu aniversário

PREVJUS - R$ 12 MILHÕES GARANTEM OBRIGAÇÕES COM O SERVIDOR

O PREVJUS (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Jussara) sempre teve sua situação financeira sólida e fechando em dezembro de 2015 com uma disponibilidade financeira na quantia de 12.041.074,43 (doze milhões, quarenta e um mil, setenta e quatro reais e quarenta e três centavos), aplicados em fundos de investimentos dentro dos percentuais definidos pelo Conselho Monetário Nacional (Resolução CMN n° 3.922/10) e, devidamente aprovado pelo Conselho por meio da Política de Investimento, o que proporciona aos seus segurados, garantia do cumprimento das obrigações para com os servidores municipais.

Esta disponibilidade é originária das contribuições dos servidores efetivos, das contribuições do Ente (Prefeitura e suas autarquias e fundações), referente a parte patronal, das compensações previdenciárias advindas do INSS, das parcelas dos parcelamentos dos débitos previdenciários ora parcelados e dos rendimentos das aplicações em Fundos de Investimentos, como já relatamos, autorizados pelo Conselho e, devidamente enquadrado nos moldes do CMN.

Portanto, a transparência na Gestão do PREVJUS é uma prática desde sua implantação e vem sendo dado continuidade. Todo sucesso das gestões é compartilhado também pela capacidade e responsabilidade das empresas que têm prestado o assessoramento previdenciário (técnico, jurídico, contábil, investimento, etc).  

O PREVJUS – SUA HISTÓRIA

O Regime de Previdência dos Servidores Municipais – IMPAJUS, foi criado em 1992, por meio da Lei Municipal n° 127, de 14 de outubro de 1992.                   
No ano de 2001, através da Lei Municipal n° 227, de 13 de novembro de 2001, instituiu o Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Jussara, com o nome fantasia “PREVJUS” e, com a finalidade de proporcionar aos servidores efetivos do Município de Jussara, mediante as suas contribuições previdenciárias mensais, meios necessários para sua subsistência, na interrupção de suas atividades, na forma de concessão de benefício previdenciário prevista em Lei.

Em 2002, o PREVJUS, passou então ter responsabilidades e deveres junto aos seus segurados, tendo aos seus Diretores, a total autonomia para gerir todas as obrigações inerentes aos beneficiários.

Assim, desde a sua implantação e até a presente data as administrações do PREVJUS cuidou do maior patrimônio dos segurados, com total transparência e prova disso, que todas as contas e demais atos foram todos aprovadas pelo Conselho Previdenciário do Instituto, pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás – TCM/GO e, finalmente pelo Ministério da Previdência Social - MPS.

É sabido, que os gestores que administrou e administra o município de Jussara, desde a implantação, em algumas ocasiões, devido a carga onerosa do sistema previdenciário, tiveram a necessidade de efetuar parcelamentos de contribuições devidas pelo Ente. Isso foi necessário para regularizar as pendências junto ao Ministério da Previdência Social - MPS. Em decorrência das situações, os pedidos de parcelamento foram efetuados, mediante as devidas autorizações legislativas.
  
O Fundo de Previdência dos Servidores do Município de Jussara conta com um Conselho Previdenciário formado por segurados com grande conhecimento técnico, corretos e comprometidos com suas obrigações. Hoje, por exigência do Ministério da Previdência Social - MPS, os Conselheiros e Gestores do Instituto são capacitados na forma da Certificação dada pela APIMEC, o que sem dúvida nenhuma é um grande avanço para a gestão do PREVJUS. 

terça-feira, 15 de março de 2016

PREFEITURA FEZ ENTREGA DE UNIFORMES AOS AGENTES DE COMBATE A ENDEMIAS-ACEs

Entrega de uniformes aos ACEs de Jussara
A prefeitura de Jussara, através da Secretaria de Saúde fez a entrega de uniformes aos Agentes de Combate a Endemias em reunião realizada no Núcleo de Combate a Vetores com a participação da Secretária de Saúde Luciana Freire, gerente do Núcleo Epidemiológico Gisleynne Cansado, vereador Chiquinho da Nova Jussara (que também é agente) e a prefeita Tatiana Ranna.

O kit entregue a cada agente é composto por calçados (botas), camisas, camisetas, calças e bolsa.

O gerente do Núcleo de Combate a Vetores, agente José Valmir agradeceu à prefeita Tatiana pela entrega mais uma vez do uniforme, “tão importante para o desempenho com seguranças das atividades da equipe”, disse o gerente que elogiou o trabalho da equipe.

A secretária de saúde Luciana Freire destacou a dedicação da equipe do NCV, “estamos vencendo a guerra contra o aedes aegypti com a participação fundamental de cada agente que forma esta valorosa equipe”.

O vereador Chiquinho da Nova Jussara cumprimentou os agentes pelas atividades desenvolvidas e agradeceu a prefeita Tatiana pelo apoio à classe, em especial em relação à entrega dos uniformes.

A prefeita Tatiana Ranna parabenizou aos agentes de combate a endemias e disse que reconhece a importância da ação e do trabalho de todos, e que procura fazer o melhor para atender as solicitações da classe. “Estamos mais uma vez fazendo a entrega dos uniformes, calçados e bolsas, melhorando as condições de trabalho”, falou a prefeita que completou: “O vereador Chiquinho da Nova Jussara é legítimo representante dos agentes, sempre nos procura, busca o diálogo e a solução para as questões de interesse comum”, destacou a prefeita.

EX-PREFEITO TIM DA FARMÁCIA FALECEU NA CIDADE DE GOIÁS

Samuel Fleury Passos, o Tim da Farmácia foi
prefeito de Jussara
O ex-prefeito de Jussara, Samuel Fleury Passos, o Tim da Farmácia, faleceu na Cidade de Goiás, onde residia há vários anos e está sendo velado no Salão de Velório da Funerária Santa Rita. 

O sepultamento está previsto para às 18:00 horas no cemitério local da antiga Vila Boa.

Tim da Farmácia era farmacêutico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi proprietário da Farmácia Jussara, e prefeito de Jussara no mandato de janeiro de 1973 a janeiro de 1977.

O ex-prefeito realizou ações importantes em Jussara como a implantação do BEG (Banco do Estado de Goiás), Saneago,  e construiu obras como o vestiário do Estádio Geraldão, entre outras.

Sempre lembrado pelos amigos como um bom prefeito, orgulhava-se se ter jogado profissionalmente pelo Goiânia E. C. como goleiro. Produtor rural com propriedade no município de Itapirapuã.


A prefeita Tatiana Ranna decretou luto oficial por três dias e compareceu ao velório do ex-prefeito na Cidade de Goiás, uma última homenagem à memória do benfeitor jussarense que deixa saudades aos que o conheceram.

RECONSTRUÍDA A PONTE SOBRE O CÓRREGO PALMEIRAS NA REGIÃO DA MATA FRIA

A prefeitura de Jussara, através da Secretaria dos Transportes e Obras reconstruiu a ponte sobre o Córrego Palmeiras na região da mata fria.

A ponte tem extensão de 10 metros e fica na estrada que liga a rodovia GO-324, que segue para Novo Brasil, à estrada que segue para a região da Mata Fria, pelo lado da BR-070.


Com esta, já foram reconstruídas as pontes sobre o Córrego da Mata Fria, a ponte sobre o Córrego da Divisa, Córrego São José da Gueroba, Córrego do Indaiá, Córrego da Laje, Córrego Passarinho. 

DOMINGO - PEDALADA PELA RODOVIA GO-173 DE JUSSARA A SANTA FÉ DE GOIÁS

O Grupo de Ciclismo Alto Giro Britânia, vai realizar o passeio ciclístico “Pedal Protesto - GO-173 Não é Pista de Cross Ciclismo” no domingo, 20/03. Ciclistas de Santa Fé de Goiás já confirmaram participação. Inscrições podem ser feitas pelos números (62) 8291-7898, 8282-5864 e 8440-4171.

A saída está prevista para as 06:00 do trevo de Jussara com percurso de 80 km até Britânia. Será oferecido café da manhã aos participantes que seguirão acompanhados por carro de som, carro de apoio e ambulância.

Os participantes, masculino ou feminino, devem ser praticantes do ciclismo e ter experiência em trilhas de longa distância.

A rodovia GO-173, que liga o trevo da BR-070 de acesso à Santa Fé de Goiás até Britânia está bastante danificada desde o ano passado, com buracos que dificultam a sua trafegabilidade, e tem sido alvo de vários protestos e críticas. Este é mais um protesto com a finalidade de sensibilizar as autoridades para a recuperação imediata da rodovia.

SEMINÁRIO "INFÂNCIA PROTEGIDA" ATRAIU GRANDE PARTICIPAÇÃO EM JUSSARA

Seminário "Infância Protegida" em Jussara-GO
O Instituto Videira de Jussara, com o apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente da OAB e a Rádio Clube Vida, realizaram no dia 04 de março, sexta-feira, na AABB de Jussara o Seminário – INFÂNCIA PROTEGIDA – Escola, Mídia, Pedofilia e Abusos contra Crianças, que teve como palestrante o Procurador da República Dr.Guilherme Schelb, Mestre em Direito Constitucional, especialista em segurança pública e que atuou  em diversas investigações criminais na Europa e Estados Unidos, tendo sido responsável pelo combate ao crime organizado e à corrupção em órgãos públicos federais e em ações de repercussão nacional e internacional como: o escândalo do Banco Marka, o escândalo dos aviões da FAB, a privatização do Banespa, operação Anaconda, operação Vampiro e operação Guerrilha do Araguaia. 

Dr. Guilherme Schelb ministrou palestra em Jussara-GO
Foram abordados temas ligados a violação dos direitos da criança pela escola e mídia, dando-se ênfase ao combate a tais práticas que devem vir principalmente da família e dos professores.

Na oportunidade Schelb esclareceu que “Pais e professores devem se unir no combate à prática de ações que aparentemente parecem corretas, mas que violam os direitos das crianças como seres em desenvolvimentos e para tal devem valer-se da Constituição Federal, do Código Civil, do Estatuto da Criança e do Adolescente e da legislação internacional da qual o Brasil é signatário."



Pr. Edson e esposa, prefeita Tatiana, Dr. Guilherme Schelb,
Dr. Álvaro Brum e esposa, e pr.Valdir.
O Seminário contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas: a representante do Instituto Videira – Thiessa Carvalho, o Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente da OAB – Dr.Álvaro Brum, o representante da Rádio Vida – Reginaldo Silva, a Prefeita de Jussara Tatiana Ranna, o Ten.Cel. Fausto, o Secretário de Educação de Jussara Márcio Viana, o Secretário de Educação de Montes Claros – RonivaldoSantos, o Subsecretário de Educação da Regional de Jussara - Luismário Cardoso, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social - Pe. Pedro Sirtoli, o Ex-Prefeito de Novo Brasil Fabiano Castro e o Ex-Secretário de Educação e atual vereador na cidade de Novo Brasil Wálisson Rangel, Conselheiros Tutelares de diversas cidades,professores das cidades de Jussara, Montes Claros, Britânia, Novo Brasil, Fazenda Nova, somando um público de  aproximadamente quinhentas pessoas.
Fotos: Fernando da Saúde.

sábado, 12 de março de 2016

PALESTRA PMAQ (PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E QUALIDADE NA ATENÇÃO BÁSICA).

Jussara sediou palestra ministrada pela equipe da ICS - Sistema de Gestão em Saúde com participação de representantes de municípios como Britânia, Guaraíta e Itapirapuã, além de Jussara.

O evento foi realizado na Biblioteca municipal com o palestrante Hussam falando sobre as atribuições e adequações dos profissionais da saúde junto ao PMAG (Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade na Atenção Básica).

O PMAQ-AB tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde.

Visa melhorar cada vez mais o padrão de qualidade ao atendimento nas Unidades Básicas de Saúde aos usuários do SUS. O programa analisa a infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde, os equipamentos, a disponibilidade de medicamentos e a satisfação do cidadão.

O programa eleva o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento.

Fotos: Fernando da Saúde.

PADRE PEDRO SIRTOLI ELEITO PRESIDENTE DO CMAS

O padre Pedro Sirtoli, de atuante presença na comunidade jussarense, assume a presidência do Conselho Municipal de Assistência Social.

No dia primeiro de março de 2016 o Conselho passou por eleição e posse de novos membros. A composição da diretoria, com mandato 2016/2018, ficou assim constituída:

Presidente: Pe Pedro Sirtoli
Vice Presidente: Mirian Lopes
Primeira Secretária: Nilva Barros
Segunda Secretária: Divina Batista
Secretaria Executiva: Dra. Edina A. Farias


O CMAS é composto por 20 conselheiros {titulares e suplentes} e tem a função de centrar, aprovar, acompanhar, avaliar e fiscalizar a execução e funcionamento da Assistência Social; Trata-se de função de relevância social e não remunerada, constituída paritariamente entre governo e outra metade eleita em assembleia própria dos segmentos da Assistência Social representados na Sociedade Civil.

Fonte: Oeste Goiano.

POR FALTA DE INFORMAÇÃO, IDOSA DEIXOU DE RECEBER PENSÃO POR MORTE DE MARIDO DURANTE 45 ANOS

Por falta de informação, somente depois 45 anos da morte de seu marido, é que a lavradora Clara Maria de Jesus, (foto) de 95 anos, de Jussara, conseguiu pensão por morte rural, a ser paga pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). O beneficio foi concedido pelo juiz Flávio Fiorentino de Oliveira, durante a realização Projeto Acelerar Núcleo Previdenciário na comarca de Jussara, ocorrido de 15 a 17 de fevereiro. Ela vai receber um salário mínimo mensal e o pagamento das parcelas vencidas desde a data do requerimento administrativo, em 24 de junho de 2014. O magistrado antecipou os efeitos da tutela e determinou ao INSS que implante imediatamente o auxílio, “ haja vista o seu caráter alimentar”.

A idosa é viúva de Felisberto Rodrigues, trabalhador rural, que morreu em 20 de outubro 1970. Eles se casaram em 20 de dezembro de 1934 e tiveram dez filhos, mas somente seis escaparam, afirmou Clara Maria. “Morei toda vida na roça, desde pequena, e continuei nessa lida depois que me casei, sempre em fazendas. Eu ajudava o meu marido também nos serviços pesados. A única coisa que não fazia era cortar de machado”, afirmou a trabalhadora.

Hoje, ela mora na cidade, na casa de uma filha, e diz que não faz nada. “Minha filha não deixa. Diz que já trabalhei demais nesta vida e agora é hora de descansar.” Ela passa os seus dias vendo TV, conversando com vizinhos e netos.

“Tenho muitos netos e a casa de minha filha é cheia de gente. Quando o assunto não é do meu agrado, vou para o meu quarto e fico quietinha, pensando na vida”, ressaltou a idosa. Ela é uma senhora muito esperta e se não fosse um pequeno problema de surdez que a afetou devido à idade, ninguém daria os anos que tem. Por conta deste problema, durante audiência, alguém perguntou a sua idade, ao que ela respondeu: 150. Assustada, a filha a repreendeu e ela, sorridente, argumentou: “Uai, ninguém me lembrou.”

Sobre o benefício que vai receber, a trabalhadora rural achou “bom demais”. Disse que vai ajudar no aluguel da casa de sua filha e comprar os remédios que toma para controlar a pressão arterial. Questionada porque ainda não tinha buscado a pensão por morte rural, observou que não sabia desse direito, assim como a maioria das pessoas que viveu na roça. “Foi só quando a minha filha tomou conhecimento é que dei entrada na Justiça”, ressaltou Clara Maria. (Texto: Lílian de França – Centro de Comunicação Social do TJGO).

AÇÃO EXIGE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL DE BARRAGEM NO LAGO DAS COBRAS

Foto mostra barragem no Lago das cobras à época que foi
construída
O promotor de Justiça Bernardo Morais Cavalcanti está pedindo na Justiça que o município de Jussara seja obrigado a fazer imediatamente a adequação ambiental do Parque Agropecuário municipal. Na ação é apontado que há risco na demora por providências, tendo em vista que perícia feita pela Coordenação de Apoio Técnico Pericial do MP-GO apontou que há risco iminente de rompimento da barragem do reservatório artificial existente no local, conhecido com Lago das Cobras.

Segundo o promotor, a situação pode acarretar prejuízos irreparáveis ao meio ambiente natural e urbano, causando calamidade que poderá atingir grande número de pessoas residentes nas proximidades do Ribeirão Água Limpa. Foi apurado que o reservatório artificial não tem o licenciamento ambiental exigido pelo Código Florestal. Na estrutura, conforme observado pela perícia, não existe extravasador para drenar o excesso de água, o que faz com que, no período chuvoso, a saída de água ocorra em algum ponto sobre o aterro, causando erosões e modificando a estrutura da barragem.

De acordo com Bernardo Cavalcanti, houve o agendamento de três reuniões com o município para tentar solucionar a questão através da assinatura de um termo de ajuste de conduta, mas não houve disposição do município para firmar o acordo ou para promover as adequações ambientais necessárias.

MEDIDAS

Em caráter liminar é pedido que o município apresente, no prazo de 30 dias, documentos que comprovem a anotação de responsabilidade técnica das obras de construção da barragem do Lago das Cobras e das modificações feitas no local. Antes, a represa era constituída de duas células e, depois, sofreu alterações, retirando-se o aterro que dividia o lago e juntando-se as duas células. Também é requerido que seja apresentado protocolo na Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Secima) do projeto para construção de extravasador (vertedouro) para o lago.

Também é pedido que, em caráter de urgência, sejam contratados profissionais habilitados para a correção dos problemas e elaboração de um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (Prad) e de projetos de educação ambiental, visando à conscientização da população que frequenta o local quanto à importância da correta deposição dos resíduos sólidos e da preservação ambiental. O Prad deverá ser aprovado pela Secima e contemplar, no mínimo, medidas como a descompactação e correção do solo, a construção de terraceamento ou de outros dispositivos dissipadores da energia das chuvas que permitam a infiltração da água no solo, a manutenção, por três anos consecutivos, do plantio feito na recomposição vegetal e, ainda, a correta destinação dos resíduos sólidos que atualmente encontram-se espalhados pelo Parque Agropecuário, principalmente os que estão nas áreas de preservação permanente (APPs).


No prazo de 30 dias, é requerida também a apresentação de protocolo para a obtenção de licença e outorga para o poço existente no local. Segundo apurado pelo MP-GO, o município tem feito a captação indevida de águas superficiais (para abastecimento de caminhão-pipa) e subterrâneas (por poço artesiano) no local, sem a devida licença e outorga ambientais. É pedida ainda a retirada de pocilgas instaladas próximo ao Córrego Água Limpa, medida que visa impedir a contaminação do curso d’água, em especial no período de chuva. Confiraaqui a íntegra dos pedidos. (Texto: Cristina Rosa / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

VEREADOR JURACI RECEBE AGRADECIMENTOS POR PARCERIA JUNTO À SECRETARIA DOS TRANSPORTES

Secretário de Transportes, Obras e Serviços Públicos
agradece parceria do presidente da Câmara vereador
Juraci de Oliveira
O Secretário de Transportes, Obras e Serviços Públicos, Nilson Almir, fez agradecimentos ao presidente da Câmara vereador Juraci de Oliveira em reunião no pátio da secretaria, pela parceria na recuperação de duas máquinas que se encontravam estragadas e sem condições de uso, uma patrol Fiat e uma pá carregadeira Clark 75.

“Essas duas máquinas foram recuperadas graças à parceria da Câmara Municipal através do presidente Juraci, com a complementação da prefeitura autorizada pela prefeita Tatiana”, disse o secretário, que completou “a capacidade do gestor em atrair boas parcerias resulta em benefícios certos para a população”, destacou. Nilson Almir disse que “o momento é de gratidão, somos gratos ao vereador Juraci, um grande parceiro que encontramos logo no primeiro dia que assumimos a pasta”.

Vereador Neto do Moto Táxi, vereador Juraci de Oliveira,
Secretário de Transportes Nilson Almir, assessor da prefeitura
João Pereira e operador de máquinas Adenir
Nilson Almir agradeceu também ao servidor aposentado da Secretaria de Transportes e Obras, Adenir, operador de máquinas, responsável pelos serviços mecânicos de recuperação das duas máquinas.

O vereador Juraci destacou a importância da parceria feita junto a Secretaria de Transportes e Obras. “Conheço a importância do trabalho realizado por essa secretaria e quero ajudar sempre que for possível”, disse o vereador que completou:” O secretário Nilson Almir implantou importantes avanços nas atividades da secretaria, por isso achamos importante ajudar”.

Participaram da reunião operadores de máquinas, mecânicos, motoristas, servidores da secretaria, e também o vereador Neto do Moto Táxi, e o assessor João Pereira. 

Fotos: Fernando da Saúde.