sexta-feira, 31 de outubro de 2014

CAMPANHA OUTUBRO ROSA E NOVEMBRO AZUL EM JUSSARA

Lançamento da Campanha Outubro Rosa e Novembro Azul
em Jussara
A Prefeitura de Jussara através da Secretaria de Saúde realizou na sexta-feira caminhada, encontros e palestras para marcar a campanha Outubro Rosa e Novembro Azul. O Outubro Rosa tem o objetivo de alertar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama, e o Novembro Azul, alertar os homens sobre o câncer de próstata.

Na programação par o sábado, consultas em todas as Unidades Básicas de Saúde das 7:00 as 11:00 horas com os seguintes serviços: coleta de prevenção do colo de útero, coleta de sangue para o exame de próstata (PSA), distribuição de folder explicativo sobre o câncer de mama, câncer de útero e câncer de próstata.

A abertura oficial da campanha em Jussara aconteceu no gabinete da prefeitura com a presença da prefeita Tatiana, secretária de saúde Luciana Freire e servidores. A Secretaria de Saúde, CAIS, Hospital Municipal também teve o momento oficial da campanha com a presença da secretária de Saúde Luciana Freire e servidores da saúde de Jussara.


O câncer de mama é o câncer que mais mata mulheres, e quando descoberto no início, o câncer de mama tem cura. 

O câncer de próstata  ocorre quando as células da próstata sofrem mutações e começam a se multiplicar sem controle. Estas células podem se espalhar (metástase) a partir da próstata em direção a outras partes do corpo, especialmente ossos e linfonodos. 

O câncer de próstata pode causar dor, dificuldade em urinar, disfunção erétil e outros sintomas.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

SITE ALCANÇA MARCA HISTÓRICA EM JUSSARA: 200 MIL ACESSOS

O blog Notícias de Jussara está comemorando a marca histórica superando os 200 mil acessos. O site veicula notícias do município que tem pouco mais de 19 mil habitantes, o que torna o número de visitas importante e expressivo por tratar de assuntos de interesse local, direcionadas exclusivamente para o interesse da população jussarense, os moradores ou aqueles que moraram na cidade.

O “Notícias de Jussara”, conforme mostra o visualizador de páginas superou uma marca importante pela credibilidade das matérias jornalísticas e pela qualidade das postagens, sempre com seriedade, idoneidade e responsabilidade.
É, sem dúvida nenhuma, o site mais acessado na atualidade em Jussara, uma média superior a dez mil acessos mensalmente, mais de trezentos diariamente.

O jornalista Nilson Almir, proprietário do blog faz a redação, diagramação e fotografias, sempre com a responsabilidade profissional exigida para o site que é o mais acessado de Jussara. Não há fins lucrativos com o uso do blog, nem compromisso ideológico com quem quer que seja, “apenas com a verdade”, diz o autor, mas com o interesse em exercitar a aptidão jornalística do autor. Os textos e matérias publicados no site “Notícias de Jussara” ganham domínio público e são muito aproveitados por jornais impressos e perfis nas redes sociais que repercutem assuntos interessantes veiculados. Algumas matérias de interesse local publicada em jornais também são postadas no blog.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

MARCONI SE CONSOLIDA COMO MAIOR LIDERANÇA DE GOIÁS

GOVERNADOR GOIANO VIRA A PÁGINA DO IRISMO E TORNA-SE POLÍTICO INVICTO COM MAIOR POPULARIDADE NA HISTÓRIA DE GOIÁS

DIÁRIO DA MANHÃ - WELLITON CARLOS

A vitória de Marconi Perillo (PSDB) frente ao seu eterno adversário peemedebista, ex-governador Iris Rezende, marca uma trajetória política brilhante até aqui. O atual governador de Goiás jamais perdeu uma eleição. E, paradoxalmente, encarna o mito de “Fênix”, que renasce das cinzas, quando todos acreditavam estar derrotado.

Marconi Perillo foi reeleito - 4º mandato de governador
Inicialmente nas cordas por meio de uma estratégia do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, conforme denúncias da imprensa e políticos, para encobrir o mensalão, Perillo foi o único dos ameaçados pela CPI petista a sair vitorioso das urnas ontem. Agnelo Queiroz (PT), atual governador do Distrito Federal, vítima do fogo amigo, sequer passou para o segundo turno. De 2012 a 2014, Marconi saiu de uma corrente de forças negativas instaladas pela CPI e seguiu freneticamente rumo a vitória mais espetacular e folgada frente ao irismo e aliados.

O trunfo central de Perillo, até 2010, tinha sido seu modelo de gestão. Diversos estudos e pesquisas científicas promovidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo a Pesquisa de Goiás (Fapeg) têm indicado que Perillo é, desde Mauro Borges, o único gestor a investir de forma detalhada no planejamento. Este fator é investigado, por exemplo, por Adailton da Silva, em pesquisa para a Universidade Federal de Goiás (UFG). 

Na investigação sociológica, ocorre uma comparação dos dois planos de governo, de Mauro e Marconi, no tocante às condicionantes sociais e ideológicas, além das questões de planejamento e prioridades setoriais.

“Para o segundo governo estudado, observa-se a recuperação do modelo de ação estatal criado durante o governo Mauro Borges.”

A pesquisa mostrou, contudo, que a primeira gestão de Perillo foi além daquela de Mauro Borges na área social, mas travou em um tema que foi amplamente debatido na sociedade: o orçamento democrático, que era uma alternativa ao orçamento participativo alardeado, mas não adotado pela “esquerda”.

A marca da gestão de Perillo, afirma o pesquisador, seria seu equilíbrio: atuar no modelo “neoliberal”, mas utilizando o Estado como fomentador da economia. “Apesar de compartilhar com o neoliberalismo e à prioridade no ajuste fiscal e de ter realizado privatizações de empresas públicas, na prática, o governo Marconi Perillo se alicerça em forte vinculação entre Estado e economia, que mantém o setor público atuando como indutor de investimentos privados”, diz.

Com um modelo político modernizante, portanto, afinado com a economia de seu tempo, mas garantista no social, Marconi conseguiu romper recordes políticos. Sua vitória o insere no rol dos governadores com melhor performance popular na história do Brasil.

Jamais um político goiano venceu tantas eleições, em um sistema democrático, baseado no sistema de maioria de sufrágios. No Brasil, apenas dois políticos obtiveram tantas vitórias (a governadora Roseana Sarney, no Maranhão, e Siqueira Campos, no Tocantins).

RENDA CIDADÃ

Dentre as ações sociais de Marconi, as de maior destaque são as de repercussão nacional, caso do Renda Cidadã, que Lula resolveu adaptar como Bolsa Família, e o Bolsa Universitária, que recebeu na gestão federal o nome de ProUni.

Na terceira gestão, Marconi inovou mais uma vez nas ações sociais ao propor o Passe Livre para estudantes e ao instituir o Bolsa Futuro.

Tendo em vista um enorme campo de necessidades para percorrer, o governador reeleito procurou distribuir o orçamento em cada área contemplada pela Constituição do Estado. Na cultura, por exemplo, Marconi criou espaços públicos e esferas de debate cultural na mesma medida em que assentou o fundo para subsidiar manifestações artísticas. Antes de Perillo, nenhum governador, fora Henrique Santillo, havia investido na área. Perillo criou o Centro Cultural Oscar Niemeyer, na Capital, e em Goiás, o Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica), primeiro evento realmente internacional do Estado. 

Com tamanho arsenal de ações, as comparações com gestores anteriores e próximos, caso de Iris Rezende (PMDB), Maguito Vilela (PMDB) e Alcides Rodrigues (PSB), acabaram se esvaindo. Nenhum deles, em nenhuma área, chegou a ameaçar a supremacia tucana em Goiás.

GOVERNADOR SE APRIMORA NA ARTICULAÇÃO POLÍTICA

Em 2014, restou a Marconi Perillo temperar uma área em que não era muito bom: a política. Com a morte de um de seus inspiradores, o advogado e ex-deputado federal Fernando Cunha, em 2011, durante a maior crise política do atual governador, sobrou a ele restaurar um novo modelo de ação: a recuperação da imagem pública em curto espaço de tempo por meio de esforço de gestão. Perillo – para disputar a reeleição – almejava atingir 40% de aprovação de seu terceiro mandato. Dito e feito, o gestor investiu em temas melindrosos, caso de saúde e segurança pública com ações inovadoras – como a ampliação do efetivo de segurança com o Simve, um grupo de policiamento  militar voluntário.    

Durante o período anterior ao processo eleitoral, o governador mostrou um panorama inédito na política de Goiás: a potencialidade de ter apoios até mesmo de prefeitos da oposição. O fato acabou se confirmado logo nas primeiras semanas de campanha, com apoio de prefeitos do PT e do PMDB – partidos antagonistas nas urnas.

Do ponto de vista político, a ação de Perillo foi ainda mais agressiva do que daquelas programadas no passado por Fernando Cunha. Para reforçar seu capital político, outra carta na manga: a capacidade de articular discurso e propaganda. A superioridade foi vista nos debates e nos programas eleitorais, onde preferiu agir conforme o ritmo dos ataques dos adversários.   

Atrelados às noções atrasadas de política, em 2014, Iris Rezende se apegava ainda ao seu primeiro mandato e usava termos do passado, como “a população ouvirá o ronco das máquinas quando for eleito” e “vamos realizar mutirões”. A última expressão, para se ter ideia, é usual na agricultura de subsistência subsequente ao fim da Lei de Sesmarias, do século XVII. Assim, sem discurso convincente e incapacidade de perceber a modernidade, Iris foi uma presa fácil para Marconi Perillo.

Marconi Perillo venceu Iris novamente
MOMENTOS QUE MARCARAM A CAMPANHA DA BASE

A campanha eleitoral da base aliada foi impecável nas costuras políticas, produção de publicidade e condução das animosidades da disputa.  Durante a campanha, o grupo se aliou a uma equipe criativa nas redes sociais, jornalistas competentes na repercussão de notícias e bons articuladores políticos, além de equipe jurídica ativa na defesa dos direitos dos candidatos. 

A vitória não ocorre por acaso. Diversas frentes se revezaram na atuação do governador eleito, que liderou sua equipe com duas orientações: fazer campanha propositiva e rebater cada provocação ou crítica com dados, estatísticas e linguagem racional.

Marconi Perillo confidenciou ao DM que durante a campanha dormia cerca de três a quatro horas por dia e monitorava a disputa quase que diariamente através de pesquisas e consultas às lideranças dos partidos aliados.

O grupo eleito apresentou um modelo de ação diferenciado e não chegou a pautar os temas de debate de campanha, mas se defendeu com profissionalismo e acurácia.

Na primeira semana de campanha, em julho, a oposição apresentou o assunto introdutório para debate político:  segurança. A equipe do PMDB chegou a convocar coletiva para apresentar dados sobre criminalidade e violência, mas sem fundamentos, pesquisa e  coerência, foi rebatida facilmente pelos técnicos de governo. PMDB e PSB insistiram no tema, ocupando o espaço público com o debate sobre o número de homicídios.

A base aliada venceu o discurso quando, na reta final da campanha de segundo turno, através de um ato administrativo, apresentou o autor de quase 40 homicídios, atestando a competência investigativa da atual gestão. A prisão do suposto serial killer neutralizou a  campanha de Iris Rezende e imobilizou Ronaldo Caiado, senador eleito, que tentava se apresentar simbolicamente como “xerife” da oposição.

O grupo que desejava o poder insistiu em outros temas, caso da corrupção e da criação de um arquétipo que visava enquadrar Marconi Perillo como “ditador”, por “vencer” tantas eleições. A base se defendeu ao mostrar que Iris, na verdade, era o “mandão”, pois impedia que jovens lideranças surgissem na política goiana – caso de Henrique Meirelles, Vanderlan Cardoso e Júnior Friboi.

No tema corrupção, a base foi vitoriosa, ao usar argumentos como a presunção da inocência e o envolvimento dos adversários em esquemas ainda mais gravosos. O PMDB sofreu ataques fatais, pois foi considerado protagonista no mais rumoroso caso de corrupção de Goiás – o caso Caixego, ocorrido na década de 1990. Sem argumentos propositivos, a oposição acompanhou estocadas dos governistas, caso das comparações de obras e ações sociais.

Ao fim, a ação proativa do vice José Eliton (PP) em regiões como Norte e Entorno, além de sua contraposição às críticas de Caiado, e as ações contabilizadas em pavimentação, saúde (caso da construção do Hugo 2) e a gestão de temas sensíveis (caso da água) foram se acumulando ao já consolidado investimento no social.


Ao fim restou apenas administrar o resultado, mais uma vez suplantando a ambição irista.  

domingo, 26 de outubro de 2014

RESULTADO DAS ELEIÇÕES NO 2º TURNO EM JUSSARA, EM GOIÁS E NO BRASIL

Marconi Perillo foi reeleito para um quarto mandato como
governador de Goiás
JUSSARA

O governador Marconi Perillo venceu a eleição em Jussara no 2º turno com 57,82%, 5.980 votos contra 42,18%, 4.362 votos de Iris Rezende. Uma diferença de 1.618 votos a favor do candidato tucano.

Dilma Rousseff venceu em Jussara no 2º turno com 51,52%, 5.474 votos contra 48,48%, 5.152  votos de Aécio Neves. Uma diferença de 322 votos a favor da candidata Dilma.

GOIÁS

Marconi Perillo foi reeleito com 57,44%, 1.750.977 votos. Iris Rezende foi derrotado com 45,56%, 1.297.592 votos, uma diferença de 453.385 votos a favor de Marconi Perillo que irá governar o Estado de Goiás pela quarta vez, o único governador brasileiro a governar seu Estado por quatro vezes.

Aécio Neves venceu em Goiás com 57,11%, 1.818.087 votos, contra 42,89%, 1.365.658 votos de Dilma. Uma diferença em Goiás de 452.429 votos a favor de Aécio Neves.

BRASIL

Dilma Rousseff foi reeleita com  51,64%, 54.498.042 votos. Aécio Neves foi derrotado com 48,36%, 51.040.588 votos, uma diferença de 3.457.454 votos a favor de Dilma que irá governar o Pais pela segunda vez. 

PROJETO OFICINTEATRO IV TERMINOU COM APRESENTAÇÃO DO ESPETÁCULO "FRAGMENTOS SHAKESPERIANOS"

"Fragmentos Shakesperianos"
A apresentação do espetáculo “Fragmentos shakespearianos” fez grande sucesso fechando a programação do Projeto Oficinteatro IV na cidade de Jussara, com participação dos oficineiros participantes das oficinas Triangulação Teatral na Cena Trágica Shakespeariana, apoiado pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás.


O espetáculo itinerante com apresentação de atos inspirados em fragmentos da obra shakespeariana, montados durante a semana nas oficinas realizadas envolvendo atores/alunos da cidade, foi apresentado na feira coberta, no palco e também na parte externa da feira. As apresentações agradaram e emocionaram o público que teve de se locomover aos diferentes locais das apresentações.


O Grupo Arte e Cena da cidade de Itapirapuã, onde o Projeto Oficinteatro também foi realizado, fez participação na apresentação do espetáculo. O Grupo Arte e Fogo fez a apresentação do espetáculo Teatral “Fragmentos QuintanAndo” no início da realização do projeto.


"Fragmentos Shakesperianos"


O Projeto Oficinteatro IV é responsabilidade do ator Semio Carlos e apoio do Fundo Estadual de Cultura do Governo de Goiás. A Prefeitura de Jussara ajudou na realização do projeto na cidade numa parceria com o ator através do Departamento de Cultura.



A prefeita Tatiana participou da certificação dos
alunos do Projeto Oficinteatro IV
O projeto está sendo realizado em dez cidades: Goianésia, Quirinópolis, Caldazinha de Goiás, Itapirapuã, Cristalina, Jussara, Senador Canedo, Cidade de Goiás, Rio Quente e Uruaçu, com apoio do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás. 

Todas as atividades do projeto foram gratuitas aos participantes e à população.



Ao término da apresentação foi feita a entrega dos certificados aos participantes das oficinas teatrais realizadas. O ator Semio Carlos destacou o apoio da prefeita Tatiana Ranna à realização do projeto em Jussara, convidando-a a subir no palco da feira para participar da foto oficial do Projeto Oficinteatro IV.




sábado, 25 de outubro de 2014

O OESTE GOIANO AGRADECE AS GRANDES REALIZAÇÕES DE MARCONI PERILLO E VOTA 45 PARA SUA REELEIÇÃO

Artigo publicado no jornal Diário da Manhã
Edição de 25/10/2014


A região oeste de Goiás, notadamente nos municípios cortados pela GO-070, deu uma vitória espetacular para o governador Marconi Perillo no primeiro turno das eleições e deverá ampliar a vantagem agora no segundo turno. A motivação desta grande vitória do governador na região é o grande volume de obras realizadas e em andamento.


Nilson Almir é jornalista
O HUGO 2 é cartão postal para todos nós aqui do oeste goiano sempre que vamos à capital. Esta obra tem uma importância especial, tira do trânsito complicado de Goiânia o socorro para as urgências, agora está mais perto e com acesso facilitado. Sabemos que o tempo é fator primordial na luta para salvar vidas em caso de urgências. Graças ao governador nossas esperanças aumentaram no momento mais difícil que é o da procura pelo socorro médico imediato e a tempo.


A duplicação da GO-070, que coincidentemente leva toda a região também ao HUGO 2, e à capital goiana, está com grande parte do trecho pronto e outra parte com as obras aceleradas. A alegria sentida ao ver realizado um sonho antes tido como utopia mesmo, e o prazer da segurança na estrada, com certeza nos move a desejar novo mandato para o grande governador que Goiás tem hoje.

As rodovias estão boas e melhoram a cada dia por ação deste governo realizador, ofertando segurança e conforto para todos nós.


Mas outras obras se somam a estas duas grandes realizações e beneficiam todas as cidades da nossa região. A cidade de Goiás recebeu melhorias nas UTIs do Hospital São Pedro e as obras de ampliação e revitalização do Lago das Acácias o tornou um maravilhoso cartão postal que enche os olhos dos que passam por lá. Em Itapirapuã, asfalto em ruas e avenidas está em execução melhorando muito a qualidade de vida da população, e ainda o asfaltamento da rodovia que liga o distrito de Jacilândia à Jussara, com extensão de quase trinta quilômetros, valendo mencionar também a ponte de concreto na rodovia que liga a Novo Brasil, com investimento de mais de R$ 4 milhões.

Artigo foi publicado no DM

Em Jussara Marconi Perillo derramou obras aos montes como asfaltamento de bairros inteiros, a exemplo do Setor Nova Jussara e outros.  A universalização do esgotamento sanitário tem investimentos em valores superiores a R$ 9 milhões prontos para serem licitados. Casas entregues construídas através do Chegue Moradia e outras tantas melhoradas com o Cheque Reforma. A construção e implantação do Colégio Militar e também a implantação do 32º BPM são outras conquistas importantes de Jussara junto ao Governo Estadual.


A força das lideranças da base aliada do governador, escorada ou respaldada pelas grandes realizações, e a certeza de que muito mais ainda está por ser feito, mas confiantes de que será feito pelo governador Marconi Perillo, é que a população ofertará novamente outra grande vitória à sua reeleição, com votação histórica no domingo do dia 26 de outubro, num agradecimento leal da região dos que sabem reconhecer os benefícios recebidos.


NILSON ALMIR PEREIRA DO NASCIMENTO

Jornalista – Chefe de Gabinete da Prefeitura de Jussara

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

DEPUTADO REELEITO CLAUDIO MEIRELLES AGRADECE VOTAÇÃO EXPRESSIVA EM JUSSARA


Prefeita Tatiana agradeceu votos dados aos seus candidatos
A prefeita Tatiana realizou uma reunião pública na Rua Jaú, em frente à sua residência no setor Planalto, para pedir votos para os candidatos Marconi Perillo para governador e Aécio Neves para presidente. O deputado reeleito Claudio Meirelles participou da reunião e aproveitou para agradecer a expressiva votação obtida em Jussara.

Tatiana agradeceu os votos aos seus candidatos, o deputado Claudio Meirelles com 2.268 votos, deputado federal Alexandre Baldy com 1.511 votos, e os candidatos a senador Vilmar Rocha 4.801 votos, governador Marconi Perillo 6.132 votos e presidente Aécio Neves 5.074 votos. A prefeita destacou a importância de garantir novamente a vitória para os candidatos que disputam o segundo turno, Marconi Perillo e Aécio Neves.
A prefeita destacou a importância do trabalho dos companheiros, o apoio de todos na campanha eleitoral do primeiro turno, “foi um trabalho importante, os amigos e companheiros nos ajudaram e o povo de Jussara caminhou com a gente nesta luta vitoriosa para o município!”

Claudio Meirelles: "Votação maravilhosa, votação do bem"

O deputado estadual reeleito Claudio Meirelles agradeceu os votos recebidos em Jussara, “estou extremamente agradecido, foi uma votação expressiva, maravilhosa, uma votação do bem,” destacou completando que a sua dedicação a favor de Jussara será maior ainda, “vou trabalhar muito junto com a prefeita Tatiana, por obras, benefícios e também para gerar empregos e desenvolver Jussara,” Falou.

Meirelles lamentou os ataques, mentiras e as difamações durante a campanha em Jussara: "Eles não aceitaram ainda a derrota sofrida na eleição municipal, espero que quando acabar o mandato do deputado Joaquim de Castro a partir de janeiro ele tenha humildade e deixe a prefeita trabalhar e pare de atrapalhar", reclamou.

 Os vereadores Juesmar Garcia, Cheiro do Jovêncio e Arthur Junqueira participaram da reunião e agradeceram os votos aos candidatos apoiados por todos.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

JÚNIOR DO FRIBOI AJUDA APROLEITE JUNTO À ITAMBÉ

Vereador Arthur Junqueira, Elaciel Oliveira (pres. Aproleite),
João Batista Júnior (Friboi), prefeita Tatiana, João Marques (dir.
adm, Aproleite), Armando Oliveira (tes. Aproleite), e Nilson
Almir (chefe de gabinete da prefeitura de Jussara)
Uma parceria de mais de dez anos entre a Itambé e a Aploleite teve o cancelamento anunciado com o encerramento da compra do leite previsto para o dia trinta de outubro. Por questões que envolvem o controle de qualidade do produto lácteo a Itambé anunciou que cessará a compra do leite produzido em Jussara.

A diretoria e associados da Aproleite procuram solução para a situação, já que a associação poderia entrar em crise e os produtores de leite em Jussara seriam prejudicados.

DIRETORES DA APROLEITE PROCURARAM AJUDA JUNTO À PREFEITA

Em visita à prefeita Tatiana, os diretores da Aproleite solicitaram apoio junto ao empresário João Batista Júnior, o Jr. Do Friboi, que é acionista da Itambé. A prefeita atendeu prontamente os produtores de leite e acompanhou a diretoria numa reunião em Goiânia no escritório da JBJ Agropecuária.

Júnior do Friboi recebeu a comitiva em seu escritório e realizou uma conferência entre os diretores da Aproleite e diretores da Itambé nacional, em busca de resolver a situação.

APROLEITE CONSEGUE "NOVA CHANCE"

O presidente da Aproleite Elaciel Oliveira Brito, juntamente com os diretores, solicitou uma pauta de exigências da Itambé a serem cumpridas como uma “nova chance” para que os padrões de qualidade da empresa fossem cumpridos.

FRIBOI AJUDOU APROLEITE

O empresário Júnior do Friboi sugeriu à Itambé que alterasse a situação da Aproleite junto à empresa, com o contrato deixando de ser cancelado para suspenso, o que poderia ser revertido com metas e prazos estabelecidos, e cumpridos. A proposta foi aceita e a Aproleite ganhou um prazo para realizar as adequações necessárias para atender os padrões de qualidade exigidos.

“Quero que as metas sejam alcançadas pela Aproleite e tudo se resolva da melhor forma possível. Estou colocando meu nome e minha credibilidade a favor, e também atendendo ao pedido da prefeita Tatiana. Os padrões de qualidade da empresa atendem às exigências do mercado internacional, a segurança alimentar é fundamental e pode ser decisiva na competitividade dos negócios”, disse Friboi.

PREFEITA DESTACOU ATUAÇÃO DE FRIBOI

A prefeita Tatiana agradeceu a atenção do empresário Júnior do Friboi “a essa causa justa dos produtores jussarenses, uma situação que poderia prejudicar bastante o município, caso a Aproleite ficasse fora do mercado por conta do cancelamento da habilitação junto à Itambé”, destacou a prefeita, acrescentando que “estamos felizes pelo encaminhamento da questão graças ao apoio do Júnior do Friboi, ele é um grande companheiro nosso e sou muito grata a ele.” Disse Tatiana.

PRESIDENTE AGRADECEU AJUDA

O presidente da Aproleite Elaciel Oliveira Brito agradeceu ao empresário Júnior do Friboi pelo apoio e pela solução encontrada, se comprometendo ao cumprimento das metas estabelecidas pela Itambé, juntamente com a sua diretoria.

Participaram da reunião a prefeita Tatiana, o vereador Arthur Junqueira (também segundo tesoureiro da Aproleite), o presidente Elaciel Oliveira Brito, diretor administrativo João Marques de Lima, tesoureiro Armando R. de Oliveira e o Chefe de Gabinete da prefeitura Nilson Almir.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

BOM PÚBLICO APRECIOU O ESPETÁCULO “FRAGMENTOS QUINTANANDO” COM ATOR SEMIO CARLOS

Ator Semio Carlos em "Fragmentos QuintanAndo"
O ator Semio Carlos apresentou o espetáculo Teatral “Fragmentos QuintanAndo” no palco da feira coberta para um público composto por alunos, professores e populares iniciando o Projeto Oficinteatro IV que prevê ainda a realização de ações artísticas através da teatralidade, com peças do Grupo Arte e Fogo para apreciação tantos dos atores que participarão da oficina e também para a platéia e público em geral.

Na abertura do espetáculo o ator Semio Carlos informou ao público sobre o projeto, e fez agradecimentos aos apoiadores, destacando a presença da prefeita Tatiana Ranna. O ator agradeceu também ao diretor Leandro Cantor do Departamento de Cultura pela parceria.


O projeto está sendo realizado em dez cidades: Goianésia, Quirinópolis, Caldazinha de Goiás, Itapirapuã, Cristalina, Jussara, Senador Canedo, Cidade de Goiás, Rio Quente e Uruaçu, com apoio do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás.

Apresentação do espetáculo "Fragmentos QuintanAndo" em Jussara
A Prefeitura de Jussara é parceira no projeto com apoio às oficinas e apresentações teatrais través do Departamento de Cultura que tem à frente o Leandro Cantor. Todas as atividades do projeto são gratuitas aos participantes e à população.

PROGRAMAÇÃO

Por conta da realização do 2º turno da eleição, houve alteração na agenda e local. Além da apresentação do espetáculo “Fragmentos QuiintanAndo” o projeto segue com as oficinas Triangulação Teatral na Cena Trágica Shakespeariana que serão realizadas na UNIVIDA, no período de 20 a 24 de outubro. Já no dia 25, sábado, as 20:00 horas será apresentado o espetáculo “Fragmentos shakespearianos” no palco da feira coberta. 


Maiores informações no Departamento de Cultura que se localiza na biblioteca Municipal, com Leandro Cantor ou Nilva Barros.

Ator Semio Carlos e o diretor do Departamento de Cultura de Jussara Leandro Cantor

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

CONSELHO TUTELAR DE JUSSARA RECEBE CARRO ZERO KM

Conselho Tutelar de Jussara recebe veículo O Km
A prefeita Tatiana, juntamente com membros do Conselho Tutelar de Jussara recebeu um veículo Fiat Pálio O Km, entregue pelo Ministério Público do Trabalho em Goiás, e que será utilizado pelo conselho nas suas atividades de proteção aos direitos das crianças e adolescentes. Além do veículo já entregue, foram também conquistados cinco computadores notebooks e uma impressora multifuncional a ser entregue ainda dentro de trinta dias. Os computadores serão utilizados por cada um dos conselheiros.

A prefeita Tatiana parabenizou o Conselho Tutelar por esta importante conquista fruto do pedido feito ao Ministério Público do Trabalho em Goiás. “Esse veículo novo vai dar melhores condições de trabalho, mais conforto e segurança aos membros do Conselho Tutelar de Jussara que é muito atuante e desenvolve importantes atividades junto à nossa comunidade, com relevantes serviços prestados”, disse a prefeita.


Segundo o procurador do Trabalho Tiago Ranieri de Oliveira, o propósito das doações é fortalecer a rede de combate ao trabalho infantil por meio da estruturação dos Conselhos Tutelares. Ele esclarece que essas entidades são aquelas que primeiro identificam crianças e adolescentes em situação de trabalho irregular - daí a importância de fortalecê-las, para que suas funções de orientação e fiscalização sejam efetivamente cumpridas.

sábado, 18 de outubro de 2014

PREFEITA TATIANA COMANDOU "ADESIVAÇO" A FAVOR DE MARCONI E AÉCIO EM JUSSARA

Tatiana comandou "adesivaço" em Jussara.
A prefeita Tatiana realizou o maior “adesivaço” da campanha eleitoral do 2º turno em Jussara para os candidatos Marconi Perillo a governador e Aécio Neves para presidente da República.

O local escolhido foi a Avenida José Bonifácio em frente à Praça da Matriz no centro da cidade. A prefeita fez questão de ficar à frente abordando os motoristas e oferecendo os adesivos dos dois candidatos. 

Segundo a prefeita Tatiana “a aceitação surpreendeu as expectativas, em menos de duas horas o estoque de material acabou e tivemos de parar, foi um grande sucesso”, afirmou acrescentando que “é preciso agradecer aos condutores de veículos que receberam tão bem o material, percebemos que o governador Marconi Perillo e o candidato Aécio Neves terão uma votação maior agora no segundo turno, aumentando a vitória do primeiro turno”, falou Tatiana.

Prefeita Tatiana: "a aceitação foi muito boa!"
Os vereadores Juesmar Garcia e Cheiro do Juvêncio participaram do “adesivaço” juntamente com inúmeros companheiros da prefeita, abordando veículos e ajudando colocar os adesivos.

A prefeita Tatiana contou com a ajuda de companheiros e muito entusiasmada destacou a participação dos companheiros “da primeira hora”, aqueles que deixaram a cor partidária de lado “e me acompanharam nesta luta a favor de Jussara apoiando o governador Marconi Perillo na sua reeleição”, disse acrescentando que “os nossos companheiros, eleitores de Jussara, ao nos acompanhar é que possibilitaram e vitória histórica de Marconi em Jussara no primeiro turno, e conto novamente com todos agora no segundo turno”, falou a prefeita. 

A prefeita mostra sempre que o melhor para Jussara é a vitória do governador Marconi Perillo, “muitas obras e benefícios estão em andamento e virão, estamos colocando o interesse maior da população acima de interesses pessoais e agradeço aos companheiros fiéis, que os que estão garantindo essa vitória, e é a quem agradeço por tudo”, frisou.

"Adesivaço" em Jussara a favor de Marconi e Aécio

PROJETO OFICINTEATRO IV CHEGA A JUSSARA - CULTURA AO ALCANCE DE TODOS

O Projeto Oficinteatro IV com apresentação do espetáculo teatral “Fragmentos QuintanAndo” chega a Jussara no período de 20 a 26 de outubro, desenvolvendo ações artísticas através da teatralidade, com peças do Grupo Arte e Fogo para apreciação tantos dos atores que participarão da oficina e também para a platéia e público em geral.

O projeto está sendo realizado em dez cidades: Goianésia, Quirinópolis, Caldazinha de Goiás, Itapirapuã, Cristalina, Jussara, Senador Canedo, Cidade de Goiás, Rio Quente e Uruaçu, com apoio do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás.

A Prefeitura de Jussara é parceira no projeto com apoio às oficinas e apresentações teatrais través do Departamento de Cultura que tem à frente o Leandro Cantor. Todas as atividades do projeto são gratuitas aos participantes e à população.

PROGRAMAÇÃO

As oficinas Triangulação Teatral na Cena Trágica Shakespeariana serão realizadas na UNIVIDA, no período de 20 a 26 de outubro. No dia 20, segunda-feira, as 20:00 horas será apresentado o espetáculo teatral “Fragmentos QuintanAndo” na Feira Coberta. Já no dia 26, domingo, as 20:00 horas será apresentado o espetáculo “Fragmentos shakespearianos” na Praça da Matriz.

Maiores informações no Departamento de Cultura que se localiza na biblioteca Municipal, com Leandro Cantor.

PREFEITA TATIANA FOI ELEITA PRESIDENTE DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE - CIMA

Prefeita Tatiana foi eleita presidente do CIMA
O Consórcio Intermunicipal de Meio Ambiente – CIMA elegeu a sua nova diretoria na última sexta-feira, 17/10, em reunião na Prefeitura de Jussara. A prefeita de Jussara Tatiana Ranna dos Santos foi eleita presidente do CIMA para um mandato de dois anos, por indicação do ex-presidente, o prefeito de Santa Fé de Goiás Dr. Gilmar e pela prefeita de Itapirapuã Zélia, mas com votação unânime dos prefeitos dos seis municípios que integram o consórcio. Foi eleito também o vice-presidente Dr. Sebastião Maria Sabino, prefeito de Novo Brasil e secretária Zélia Camelo de Oliveira, prefeita de Itapirapuã. 

O Conselho Fiscal foi composto pelos membros titulares Cleibe Bueno de Morais (Matrinchã), Luiz Henrique de Godoi Lima (Santa Fé de Goiás), Valdivino Balduino (Fazenda Nova), e pelos suplentes Walney Rodrigues de Paula (Itapirapuã), Marcelo José de Souza (Novo Brasil), e André Luiz da Silva (Jussara). O Secretário Executivo Wolmer Arraes foi convidado a continuar no cargo e permanece nas atividades junto à nova diretoria.

O ex-presidente do CIMA Dr. Gilmar parabenizou a prefeita Tatiana pela posse no cargo de presidente da entidade e disse que “confio muito no trabalho e na disposição da prefeita Tatiana à frente do consórcio, com certeza teremos bons resultados”, e acrescentou que “estou à disposição para contribuir, para participar e colaborar com a nova diretoria”, finalizou.

O prefeito de Matrinchã, Daniel Antonio da Silva disse que “a diretoria está em boas mãos, e ficou bem representada com a prefeita Tatiana como presidente representando Jussara que é uma cidade pólo na região, e o vice-presidente, Dr. Sebastião Sabino, é o prefeito de Novo Brasil, o município onde localiza o terreno adquirido para a construção do aterro sanitário ”, destacou Daniel.

A prefeita de Itapirapuã Zélia Camelo de Oliveira havia indicado e manifestado apoio à prefeita Tatiana como presidente do CIMA desde o dia anterior à eleição, destacou seu apoio à nova composição da diretoria, “vamos somar forças para levar adiante os projetos em andamento com todos juntos trabalhando e colaborado com a prefeita Tatiana”, disse.

O vice-presidente, o prefeito de Novo Brasil Dr. Sebastião Sabino destacou a importância da união e também boa articulação da diretoria para que o projeto do aterro sanitário que deverá atender os seis municípios seja logo construído.

O prefeito de Fazenda Nova Daniel do Zeca manifestou contentamento com a nova diretoria eleita e emprenhou seu apoio aos trabalhos a serem realizados.

AGRADECIMENTOS

A prefeita Tatiana agradeceu aos colegas prefeitos pela eleição à presidência do CIMA, “Agradeço a confiança, precisamos da união e interação de todos junto à diretoria para que os resultados sejam alcançados. O desafio é grande, temos um prazo muito curto pela frente para tocar adiante o projeto que vai dar a correta destinação aos resíduos sólidos de nossas cidades. O projeto está pronto, precisamos agora assegurar os recursos e tocar a obra”, destacou Tatiana.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS FISCALIZA CONTAS DE 2012 REQUISITANDO DA PREFEITURA AS DOCUMENTAÇÕES E INFORMAÇÕES RELACIONADAS AO PERÍODO

O Tribunal de Contas dos Municípios comunicou à Prefeitura de Jussara o início do trabalho de Tomada de Contas Especial relacionado ao Processo nº 04438/14 em tramitação, mas referente a 2012, solicitando entrega de documentações e/ou informações, como Balanço Geral de 2012, relação de todas as contas bancárias no período de 2012 e finalidade de cada umaextratos bancários de todas as contas do Município referentes a dezembro de 2012, demonstrativo da composição da dívida ativa municipal com posição em 31/12/2012 e, relação do inventário físico de bens móveis no mesmo período.

A prefeitura atendeu a solicitação do TCM buscando alguns documentos em balancetes mensais e até mesmo requerendo junto ao ex-contador, observando, no entanto, que o Balanço ainda não foi entregue à prefeitura.

São rotinas de fiscalização do TCM junto à prefeitura agora, mas que dizem respeito à gestão anterior findada em dezembro de 2012.


Da mesma forma que o TCM busca documentações agora para fiscalizar gestão anterior, o Ministério Público vem devolver, também agora, documentações buscadas e relacionadas a 2012 num total de 43 pastas de arquivos e três envelopes contendo notas fiscais emitidas para a Secretaria de Saúde referente a compra de medicamentos dos anos de 2009, 2010 e 2011, conforme ofício nº 0269/2014.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

DEPUTADOS AMPLIARAM EM 4 ANOS PRAZO PARA MUNICÍPIOS ACABAREM COM LIXÕES

Na noite desta terça-feira (14/10), a Câmara dos Deputados aprovou a ampliação em quatro anos o prazo para que as prefeituras acabem com os lixões - substituindo-os por aterros sanitários. O tema fazia parte da medida provisória 651, que fala sobre medidas de incentivo à economia. 

Com a aprovação, a medida seguirá para votação no Senado, onde precisa ser aprovada até o próximo dia 6, data em que perderá a validade. Caso o Senado aprove, o texto deve ser enviado para a sanção presidencial.

A presidente Dilma Rousseff poderá sancionar o texto ou vetar alguns pontos, como o da ampliação do prazo para o fim dos lixões. Os senadores também podem modificar pontos do texto, o que faria com que voltasse para nova deliberação pela Câmara. 

Antes da votação, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) havia anunciado a retirada de 11 artigos do texto por considerá-los estranhos ao tema original da MP. Um deles era referente aos lixões. Porém, no momento da votação, o plenário aprovou um recurso solicitando a reinclusão do artigo. 

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, compareceu ao Congresso durante a tarde, para se encontrar com Alves. Ela falou sobre a contrariedade do governo com a prorrogação do prazo para o cumprimento da Lei de Resíduos Sólidos. 


A lei, que é de 2010, estabeleceu agosto de 2014 como prazo máximo para que os lixões fossem substituídos por aterros sanitários. A maioria dos partidos votou para dar mais tempo aos municípios, justificando que os mesmos ainda não estão preparados nem dispõem de recursos para a construção de aterros. Os únicos partidos que discordaram da ampliação foram o PV, o PSOL, o PP e Pros.  

Fonte: DM

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

OPOSIÇÃO TEM TELHADO DE VIDRO – EX-PREFEITO JOAQUIM DE CASTRO É INVESTIGADO POR DESVIO DE RECURSOS PÚBLICOS

TATIANA NÃO RESPONDE NENHUMA AÇÃO POR DESVIO DE DINHEIRO PÚBLICO - EX-PREFEITO É INVESTIGADO POR DESVIO DE RECURSOS PÚBLICOS E IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

Passou o primeiro turno das eleições, mas as perseguições e ataques à prefeita Tatiana parecem não ter fim. A oposição comandada pelo ex-prefeito Joaquim de Castro insiste em mentir e difamar numa tentativa alucinada de desconstruir o trabalha da prefeita.

Com telhado de vidro, jogam pedra e forçam respostas à altura. Numa rápida pesquisa a sites na internet é fácil comprovar os vários autos judiciais e extrajudiciais que respondem o ex-prefeito, com 14 resultados encontrados.

EX-PREFEITO JOAQUIM DE CASTRO RESPONDE PROCESSO POR DESVIO DE RECURSOS PÚBLICOS

É preciso destacar que algumas autuações referentes à prefeita Tatiana são apenas procedimentos meramente rotineiros oriundos do fato de estar à frente doa gestão. Nos próprios documentos publicados pela oposição se constata que a prefeita não responde a nenhum processo por desvio de verbas ou recursos públicos. Diferentemente do ex-prefeito Joaquim de Castro que é investigado pelo menos em três procedimentos por desvio de recursos públicos e dano ao erário.

AÇÃO PÚBLICA POR ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA - Os ex-prefeitos Joaquim Alves de Castro Neto e Paulo Lucésio Carvalhaes respondem a Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa, e também a empresa Porto Cristo Engenharia Ltda, por conta da obra inacabada da Creche do Setor Nova Jussara.

Autos Extrajudiciais 201300269237 – 1ª Promotoria Pública da Comarca de Jussara com instauração de Inquérito Civil por Dano ao Erário e que investiga desvio de recursos públicos no “caso Prevjuss”, no período de 2005 a 2008. Envolvido: Joaquim Alves de Castro Neto.

Autos Extrajudiciais 201300129535 – Cao do Patrimônio Público com instauração de Inquérito Civil que investiga o pagamento de salários a “funcionários fantasmas”. Envolvidos: Município de Jussara e Joaquim Alves de Castro Neto.

Autos Extrajudiciais 201200418786 – 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Jussara, procedimento administrativo cujo assunto refere-se à prestação de contas. Envolvido: Joaquim Alves de Castro Neto.

Autos Extrajudiciais 201200249518 – 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Jussara – Notícia de Fato relacionado a assunto Dano ao Erário – Envolvidos: Paulo Lucésio Carvalhaes, Joaquim Alves de Castro Neto e Porto Cristo Engenharia Ltda. Desvios na obra inacabada da creche do Setor Nova Jussara.

Autos Extrajudiciais 201200249411 – 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Jussara, com instauração de Inquérito Civil. Está em Andamento sob sigilo de justiça.

Autos Judiciais 201400142674 - Cujo número do processo é 6420136090095.

Autos Judiciais 201400142635 - Cujo número do processo é 7920136090095.

Autos Judiciais 201200565779 – Cujo número do processo é 201202085118.

Autos Judiciais 201200520700 – Cujo número do processo é 201202085401.

Autos Judiciais 201200492083 – Cujo número do processo é 201202088561.

Autos Judiciais 201200485684 – Cujo número do processo é 201202438770.

Autos Judiciais 201200118848 – Cujo número do processo é 200802156902.