Páginas

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

EQUIPE DE JUSSARA PARTICIPA DA COPA REGIONAL DE FUTEBOL DE CAMPO - CATEGORIA MASTER

Jussara Futebol Clube Sênior, em foto de 2010
A equipe Jussara Futebol Clube Sênior disputa a Copa Regional de Futebol de Campo – categoria máster realizada pela Liga Esportiva do Vale do Araguaia-LEVA.

A equipe jussarense perdeu para a equipe da Cidade de Goiás por 2 a 1 na sua estreia no certame, e conseguiu um empate por 0 a 0 jogando em casa contra a equipe do Faina na segunda rodada do grupo C.

O grupo C tem as equipes da Cidade de Goiás e de Itapirapuã na liderança, cada uma com uma vitória e um empate. Jussara e Faina seguem na rabeira, cada uma com uma derrota e um empate.

O campeonato é disputado por doze equipes dividas em três grupos, com dois turnos  na fase classificatória.

OS GRUPOS

Grupo A - Cocalinho, Britânia, Santa Fé de Goiás e Montes Claros de Goiás.
Grupo B- Aruanã, Araguapaz, Mozarlândia e Nova Crixás.
Grupo C- Faina, Goiás, Itapirapuã e Jussara.


quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

POLÍCIA FEDERAL INVESTIGA FRAUDE EM LICITAÇÃO ATRIBUÍDA A EX-PREFEITO DE JUSSARA

O então prefeito da cidade teria utilizado “laranjas” para a constituição de empresas com a finalidade de atender a demanda de combustíveis do Fundo Municipal de Saúde.

Por: Kamylla Rodrigues

Em ação conjunta da Polícia Federal e do Ministério Público Federal foi deflagrada hoje (20) a OPERAÇÃO JUSSARA com fim de cumprir Mandados de Busca e Apreensão decorrente das investigações do ex-prefeito de Jussara (GO) e seu ex-secretário de Saúde, em razão de suposta prática de crimes decorrente de aquisição de combustíveis da pessoa jurídica Oliveira Souza e Leonel Evangelista Ltda (Auto Posto Lobão).

Consta dos autos que o então Prefeito de Jussara teria se utilizado da pessoa de “laranjas” para a constituição da empresa em referência para a celebração de contratos administrativos com a finalidade de atender a demanda de combustíveis junto ao Fundo Municipal de Saúde de Jussara-GO, em evidente prática de fraude à licitação e improbidade administrativa.

Ex-prefeito Paulo Carvarlhaes
é investigado

As medidas de busca e apreensão visam corroborar o conjunto de provas, bem como comprovar a participação dos referidos laranjas e a propriedade da empresa alvo das buscas.


Foram destacadas 7 equipes, compostas por um total de 28 policiais federais, que se deslocaram desta Capital para Município de Jussara-GO com determinação de cumprir os Mandados de Busca, sendo 4 deles em residências e 3 em empresas.

Fonte: O Hoje

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

JUSSARA TEM SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE SAÚDE EXCELENTE, COM GRANDES AVANÇOS NA ATUAL ADMINISTRAÇÃO.

Plantão 24 horas no Hospital Municipal
O município de Jussara tem um serviço de saúde pública de qualidade oferecida à população pela prefeitura em parceria com o Sistema Único de Saúde - SUS.

MAIS DE SETE MIL CONSULTAS TODOS OS MESES

Cerca de 350 consultas são realizadas diariamente, no CAIS, UBS e Hospital Municipal. Nas quatro Unidades Básicas de Saúde-UBS (antigos PSFs) e extensão do Alto da Boa Vista, são 30 consultas todos os dias, 15 pela manhã e 15 à tarde. No CAIS são realizadas cerca de 170 consultas diariamente e no Hospital Municipal, uma média diária de 50 consultas, entre emergências e urgências.

Ao todo, mais de 7.500 consultas são realizadas mensalmente na rede pública municipal de saúde.

Centro de Especialidades Odontológicas - CEO
MAIS DE 300 ULTRASSONOGRAFIAS E 80 CIRURGIAS MENSALMENTE

Quase 100 Ultrassonografias são realizadas semanalmente, eletivas ou emergenciais. Uma média de 6 eletrocardiogramas são feitos todos os dias, e mais ou menos 350 Raios-X por mês. Exames laboratoriais são realizados diariamente no hospital municipal. Cerca de 80 pequenas cirurgias são realizadas mensalmente, incluindo as eletivas e as emergenciais, como partos, apendicite, etc.

NÚMEROS COMPROVAM QUALIDADE DOS SERVIÇOS

São números que atestam a qualidade e a quantidade de atendimentos realizados todos os dias pela prefeitura municipal atendendo a população, lembrando ainda o serviço de atendimento com transporte para os pacientes da hemodiálise e pacientes que necessitam de consultas, tratamentos ou exames em Goiânia, ao todo mais de 200 são transportados mensalmente nas 4 vans que realizam as viagens. 

As 5 ambulâncias novas transportam cerca de 60 pacientes por mês a Goiânia, com emergência ou urgência e o SAMU mais de 10 atendimentos com as 2 ambulâncias existentes.

CAIS José Ferreira Santana
MÉDICOS EM VÁRIAS ESPECIALIDADES

Para cumprir a oferta de atendimento, uma equipe composta por profissionais capacitados e de altíssimo nível trabalha forte todos os dias. São os médicos: Dr. Alaor, Dra. Natiely, Dra. Analice, Dra. Isabela, Dr. Valdeon, Dr. Itamar, Dra. Magali, Dr. Glauco, Dr. Abiud, Dr. Rodolfo, Dr. Celso, Dr. Valdecir, Dr. Andrei, Dr. Fukuiti. São clínicos, cirurgiões, pediatras, ginecologistas, cardiologistas, psiquiatra.

PLANTÃO 24 HORAS NO HOSPITAL MUNICIPAL

O Plantão 24 horas do Hospital Municipal, que funciona desde o primeiro dia da atual administração atendendo urgências e emergências, tem a disposição a qualquer hora do dia, o médico, enfermeira, técnico em enfermagem, técnico em Raios-X, ultrassonografia emergencial, cirurgia emergencial, recepcionista, farmacêutica, guarda, serviços gerais, copeira, recepcionista, motorista, laboratório e ambulância.

Atendimento no CEO - Centro de Especialidades
Odontológicas
ODONTOLOGIA CUIDA DO SORRISO JUSSARENSE

Outra área da saúde muito bem atendida em Jussara pela administração municipal é a odontologia. Ao todo são 10 profissionais como cirurgião dentista, periodontista, endodontista, odontopediatra e, dentística atendendo diariamente nas UBS e no CEO-Centro de Especialidades Odontológicas, o único na região.

REMÉDIOS SÃO ADQUIRIDOS

Grandes quantidades de remédios são adquiridas periodicamente seguindo normas legais rígidas de compra através de sistema licitatório, pregão presencial ou credenciamento de farmácias, sempre com opção de compra pelo menor preço propiciando economia aos cofres públicos.

Depósito da farmácia do CAIS
No final de 2013 foi feita a licitação para aquisição de R$ 1.585.958,77 em medicamentos e, material hospitalar e odontológico para todo o ano de 2014. Esta licitação atende a legislação vigente e visa evitar a falta de remédios durante o ano. 

Outros R$ 200 mil poderão ser gastos para aquisição de remédios através de credenciamento de farmácias visando adquirir remédios que por ventura estejam fora da licitação. São 697 itens diferentes licitados. Os medicamentos são oferecidos gratuitamente à população, mediante apresentação da receita médica.

A farmácia do CAIS avia cerca de 900 receitas mensais, chegando a fornecer quase 18 mil caixas, envelopes ou frascos de medicamentos ao mês. As UBS contam com farmácias também para fornecimento de remédios. Cerca de 150 receitas são aviadas mensalmente com autorização pela Secretaria de Saúde, de acordo com o TAC firmado junto ao MP. Mais de 200 refis de insulina são fornecidos a paciente diabéticos cadastrados.

Farmácias contam com bom estoque de remédios
A Secretaria de Saúde atende crianças cadastradas com baixo peso e intolerância à lactose, conforme prescrição médica, com fornecimento de um total de 120 latas de leite especial como neocate, isomil, pregomim, aptamil soja, e insure.

São fornecidos mais de 80 pacotes de fraldas geriátricas para cerca de 50 pacientes cadastrados.

MELHORIA NA QUALIDADE AUMENTA DEMANDA

A demanda pelo atendimento de saúde pública em Jussara é grande, na medida em que a oferta dos serviços cresce e qualidade melhora como ocorre na atual administração, essa demanda aumenta, visto que é comprovada a migração da procura do serviço particular para o serviço público, já que o particular é pago e caríssimo e o público é gratuito. 

Abastecimento de remédios está garantida
Essa lógica é comprovada através de estudos, inclusive em nível de Brasil, ou seja, quanto melhor os serviços públicos mais pacientes deixam de procurar a rede particular. Isso ocorre em Jussara de forma comprovada, já que o serviço aumentou de forma considerável.

MELHORIA NA ESTRUTURA FÍSICA E VEÍCULOS ADQUIRIDOS

Os desafios da administração de Jussara é melhorar sempre e oferecer mais qualidade no atendimento de saúde à população com mais investimentos, como a reforma do CAIS, reforma de todas as UBS e também da Secretaria de Saúde. 

Nunca foram adquiridos tantos veículos novos para a saúde em Jussara como na atual administração. São ambulâncias e vans novas que chegaram, oferecendo mais agilidade e segurança para todos os pacientes.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

CARNAVAL DE JUSSARA VEM COM NOVIDADES EM 2014

O Carnaval em Jussara esta com uma boa programação e será realizado agora no pátio do Parque de Exposição Agropecuária às margens do Lago das Cobras. Ao todo serão cinco noites, do dia 28 de fevereiro a 4 de março e duas matinês, uma no sábado e outra no domingo.

A administração municipal está investindo na inovação integrando à folia uma praça esportiva e de lazer para diversão durante todas as tardes oferecida aos que não se interessarem pelo carnaval. Com esta novidade o local propiciará opção para todos os gostos, acrescentando ainda o amplo ambiente ao ar livre no parque onde as pessoas poderão se encontrar com a família e amigos.

A festa vai premiar os melhores blocos carnavalescos e a “Musa do Carnalegria 2014” que será escolhida com a ajuda do público.

O som automotivo terá espaço para participação e será atração também no carnaval de Jussara. A programação contará com a animação da Banda Paredão Musical, Levi Alvim (ex-Banda Beijo) e a cantora baiana Vânia Elky, a Negona, a mais nova revelação do axé music. Uma boa programação e que promete agradar bastante neste que será um dos melhores carnavais de rua de Jussara e da região.

A prefeita Tatiana Ranna explica que recebeu muitas sugestões de pessoas ligadas à promoção de eventos para a realização do carnaval no Parque de Exposição onde a área disponível é ampla, com bom espaço para estacionamento. Há também o interesse da própria comunidade em resgatar a realização de grandes eventos, inclusive com revitalização do clube canoão. O lago das cobras é uma atração à parte e tem muito a ver com o carnaval.



Já no ano passado a prefeitura implantou melhorias no local para a realização da exposição agropecuária, e que servirão agora, como o asfaltamento das duas pistas de acesso e parte do pátio em frente ao clube canoão, e a reforma e construção de parte da rede elétrica no pátio. 


Levi Alvim comandou a Banda Beijo


FALECEU O PIONEIRO ALDERICO ANTÔNIO DA SILVA - PAI DO VEREADOR PARENTE

Alderico Antônio da Silva


A prefeitura de Jussara decretou luto oficial por três dias em razão do falecimento do senhor Alderico Antônio da Silva, considerando o importante trabalho prestado e pelo pioneirismo no município.

O senhor Alderico faleceu as 22:00 horas de ontem em Goiânia e será sepultado as 16:00 horas no cemitério municipal de Jussara. O seu corpo está sendo velado no auditório Manoel Soares de Castro, na Câmara Municipal, onde amigos e familiares prestam as homenagens à sua memória.

Alderico era pai do vereador Adenilson José e Silva, o Edmilson Parente.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

LEILÃO BENEFICENTE FOI REALIZADO EM JUSSARA EM PROL DO HOSPITAL DE CÂNCER DE BARRETOS

Tatersal lotado no 3º Leilão Direito de Viver
O 3º Leilão Direito de Viver realizado em Jussara em prol do Hospital de Câncer de Barretos lotou o Tatersal do Sindicato Rural no Parque de Exposição Agropecuária.

Nos pronunciamentos de abertura do leilão, o empresário Ely Evangelista, um dos organizadores, destacou a importância da parceria com o Hospital e fez agradecimentos a todos que colaboraram com evento.

Ainda na abertura do leilão, foi feita homenagem ao presidente do Sindicato Rural de Jussara Orion Caetano, o Palito, pelos relevantes serviços prestados à comunidade. A homenagem foi assinada por entidades representativas da sociedade jussarense, como Clube de Leões, CDL, Paróquia, OAB, Aproleite, Lar Abrigo Bom Jesus, Creches, Conselho Regional de Administração, Conselho Regional de contabilidade, entre outras.


Animais de excelência foram leiloados
A Secretária de Saúde Luciana Freire representou a prefeita Tatiana Ranna explicando que “o leilão é muito importante para garantir a parceria junto ao Hospital de Barretos beneficiando mais ainda pessoas do município com prevenção dos diversos tipos de câncer”.

Organizadores do leilão agradecem aos colaboradores
Estiveram presentes o presidente da Câmara, vereador Nilson Gomes, os vereadores Arthur Junqueira, Leontino Costa, Ricardo Nascimento e o vice-prefeito Clézio Ascêncio. Estiveram presentes ainda a Secretária de Assistência Social Maria Joaquina de Jesus, o Secretário dos Transportes Hélio Lara, o reitor da UEG Miguel Camargo, o Sub-secretário Regional de Educação prof. Luizmário, e o representante do Hospital de Câncer de Barretos Clayton Barbosa. Representantes de segmentos sociais, demais autoridades, produtores rurais e empresários marcaram presença, e colaboraram com o sucesso do evento.

Empresários do meio rural jussarense e da região, como a família de Antonio Canaã, Leonardo Martins, entre outras, inclusive os irmão Edgar e Guilherme Scatena, abrilhantaram o evento.

Foi servido o almoço beneficente com todas as prendas e animais arrematados.

Almoço beneficente foi servido aos presentes

EMPRESÁRIOS FACCIONISTAS DE JUSSARAM PEDEM AJUDA AO GOVERNADOR PELA REGULARIZAÇÃO DO PARQUE INDUSTRIAL

Representantes dos faccionistas de Jussara mostram mapa
do Parque Industrial  e fazem reivindicação
A prefeita Tatiana Ranna liderou comitiva composta por empresários faccionistas da Hering junto ao governador Marconi Perillo com o objetivo de discutir a questão envolvendo o Parque Industrial de Jussara.

Cerca de quarenta empresários, aguardam definição para as propostas apresentadas junto à Goiás Industrial para se instalarem no Parque Industrial, mas algumas áreas estão ocupadas de forma irregular por invasores que se instalaram ao longo dos anos desviando a finalidade do local com a construção de moradias e chácaras. Existe também construção industrial que não atende normas legais no Parque.

O grupo conseguiu a atenção do governador Marconi Perillo que ouviu as exposições dos representantes dos empresários faccionistas. São cerca de 350 empregos diretamente ligados às facções da Hering na região e a criação do pólo em Jussara fortalecerá a economia do município, com geração de mais empregos.


Prefeita Tatiana Rana e empresários faccionistas junto ao governador Marconi Perillo

O governador prometeu atenção ao processo de legalização do Parque Industrial e conseqüentemente a liberação das áreas pretendidas.

Conforme conhecimento da população jussarense, existe uma forte interferência de um grupo de oposição na cidade “remando” contra a instalação das empresas no Parque Industrial, com interesses políticos e pessoais colocados acima dos interesses da coletividade prejudicando assim o desenvolvimento de Jussara.


A decisão de procurar o governador para mostrar a necessidade de agilizar a instalação no Parque foi tomada pelos próprios empresários em reunião com a prefeita Tatiana Ranna. 



Governador conversa com empresários

LEILÃO E ALMOÇO BENEFICENTE EM JUSSARA PARA O HOSPITAL DE CÂNCER DE BARRETOS

Hospital de Câncer de Barretos
A comunidade de Jussara se une hoje em prol do Hospital de Câncer de Barretos com a realização do 3º Leilão Direito de Viver, a partir das 10:00 horas no Tatersal do Sindicato Rural no Parque de Exposição Agropecuária.

Serão leiloadas prendas arrecadadas com doação, como animais e outros objetos. A partir do meio-dia será servido o almoço beneficente.

O Hospital de Câncer de Barretos desenvolve importante ação no município com atendimento a inúmeras pessoas na prevenção da doença com a equipe móvel do Hospital Pio XII. O atendimento no pátio do Posto Brasília 2 beneficiou muitos homens e mulheres em Jussara. Os casos em que é necessária a continuidade do tratamento são encaminhados a Barretos-SP ou mesmo para Goiânia. A cura do câncer é possível quando descoberto precocemente.


Empresários e autoridades organizam leilão em Jussara em prol do Hospital de Câncer de Barretos

A secretária da Saúde, Luciana Freire destacou a importância do evento realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Posto Brasília 1 e Posto Brasília 2. O empresariado e comunidade jussarense participam e colaboram com o sucesso da iniciativa.


Atendimento realizado pela Unidade Móvel do Hospital Pio XII em Jussara



sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

AÇÃO CONTRA A DENGUE COMEÇA SEGUNDA-FEIRA EM JUSSARA

Jussara tem ação contra a dengue na segunda feira com a realização do manejo ambiental com a conscientização da população e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti nas áreas residenciais em todos os 42 bairros. Serão cerca de 200 pessoas envolvidas nesta ação a favor da saúde dos moradores Jussarenses.

A 6ª etapa do Manejo Ambiental (Mutirão da Dengue) será lançada com manifestação na Praça da Matriz com participação da população, agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e servidores públicos, como forma de conscientização, com serviço de som, panfletagem e adesivaço de automóveis.
A ação será realizada em duas etapas, a primeira por servidores da Ação Urbana e maquinários para realização da limpeza de terrenos baldios, a fim de facilitar a entrada dos agentes nestes locais. A segunda e última etapa será a efetiva retirada dos criadouros.

Os moradores serão visitados nas suas residências com orientação sobre a importância de manter a limpeza e evitar acúmulo de água parada, o local propício de morada do mosquito.

O Manejo Ambiental é uma ferramenta que auxilia no combate a Dengue no município, mas a participação dos moradores ao longo do ano é a principal arma contra o mosquito, através da verificação semanal que deve ser realizada em sua casa.


As ações de combate à dengue em Jussara terão a participação da Prefeitura Municipal, Diretoria de Vigilância Ambiental, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria da Educação, Serviço de Limpeza Urbana, Comitê da DENGUE e Supervisores das UBS.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

OPOSIÇÃO NÃO TEM DISCURSO EM JUSSARA

Oposição é vazia e agressiva em Jussara
A democracia pressupõe a opinião contrária e o direito à livre expressão. A lógica do regime é que cabe aos vencedores dos pleitos cuidarem da administração, promover o bem coletivo e o desenvolvimento do município. Aos derrotados cabe a importante função de fazer oposição, mas de forma construtiva e responsável e assim colaborar com o bem comum.

A oposição é tão importante quanto à situação no regime democrático de direito. Os poderes constituídos, o Legislativo ou Executivo depende do contraponto, o contraditório equilibra a força e colabora com a sistemática administrativa ou legislativa. 

OPOSIÇÃO VAZIA E AGRESSIVA

Mas a oposição pressuposta no regime democrático é responsável, é de qualidade e inteligente. A crítica querida pela democracia é aquela que constrói que edifica e que ajuda o bem comum. A oposição tem de se mostrar melhor que a situação, tem de apresentar um discurso com opinião ou sugestões de forma a se consolidar como alternativa aos que os venceram no pleito eleitoral, na eleição que os baniram para esta situação oposicionista. A oposição precisa ter um discurso convincente e conquistar pela qualidade e pela necessidade da alternância no poder.
A oposição deve sugerir, opinar, questionar e apresentar alternativas para aquilo que critica ou acha ruim.

Em Jussara a oposição ou aqueles poucos gatos pingados que assim se posicionam, agem menos pela condição de propor algo melhor, mas por terem sidos desalojados dos cargos e das mamatas exercidos nas gestões anteriores, não tem propostas nem nada que possa ser aproveitado pelo bem comum.

A crítica destrutiva é usada pela oposição
PRIVILÉGIOS PERDIDOS PELA FORÇA DAS URNAS

A oposição não tem discursos em Jussara, está ainda meio tonta pela inesperada derrota sofrida, não sabe como se virar depois de doze anos no poder. Mandaram e desmandaram, se julgaram donos da cidade e de tudo, e agora não sabem fazer nada politicamente correto na oposição, já que perderam os privilégios do poder que julgavam eterno.

URUBUS DE PLANTÃO DEFENDEM GALINHEIRO NA CIDADE

A falta do discurso politicamente correto e da crítica construtiva os leva ao ridículo e a uma condição até vexatória perante qualquer opinião conceituada e isenta. Para exemplificar, uma vaca morta serve de pano de fundo para os urubus e outras rapineiras de plantão se fartar nas críticas numa atitude política mesquinha pequena, como se as vacas não morressem ou fossem sagradas como as são na Índia. Outra crítica absurda praticada por esses cidadãos de mentes miúdas leva a entender que seria bom que Jussara se transformasse em um grande galinheiro, que o desenvolvimento por essas bandas trafegasse na contra mão, que as coisas andassem para trás.

Oposição ataca na tentativa de
acobertar realizações
OBRAS IMPORTANTES EM EXECUÇÃO

O despeito atinge as raias do inadmissível e menospreza o pensamento sensato da grande maioria do povo jussarense. Buscam absurdos, numa tentativa alucinada de acobertar o grande momento administrativo vivido pelo município, proferem taques covardes na tentativa de criarem factóides. Incomodam-se com obras realizadas, a do asfaltamento das avenidas marginais da BR-070, por exemplo, seguramente a maior obra realizada com recursos próprios do município nos últimos vinte anos. Esta obra, pelo tamanho e importância, pelos recursos próprios investidos, suplanta e muito os feitos administrativos dos gestores que passaram pela prefeitura trabalhando na sombra de chapéus alheios. Lógico que esta comparação não tem a intenção de diminuir o trabalho daqueles que antecederam e que também contribuíram com o desenvolvimento do município, mas trata-se de um grande diferencial a favor da atual administração já no primeiro ano e que precisa ser destacado.

PLANTÃO 24 HORAS NO HOSPITAL MUNICIPAL

Outra ação importante, inédita é o plantão vinte e quatro horas no hospital municipal, ignorada por esta oposição pequena que só sabe falar mal e difamar. Este plantão foi implantado desde o primeiro dia da atual gestão e é realizado por uma equipe de profissionais competentes, à altura da necessidade do povo jussarense. Por conta da atual administração, existe tranqüilidade quanto ao primeiro socorro oferecido no atendimento público da saúde municipal. Poucos, raríssimos municípios em Goiás e no Brasil conta com um serviço importante como este oferecido à população.

São realizações importantes da atual gestão que exemplificam mudança na forma de administrar a coisa pública em Jussara e comprova o compromisso de bem servir à população.

População observa ataques e forma opinião sobre
 interesses da oposição
SEM DISCURSO, MAS COM RAIVA E MÁGOA

A falta do discurso e a leviandade se misturam à raiva e à mágoa praticada pela oposição que faz das redes sociais, escondidos por detrás de perfis falsos, a sua trincheira de onde tentam não construir algo para o interesse comum, mas enlamear a honra e o nome daqueles que verdadeiramente trabalham e somam alguma coisa de útil para Jussara.

POPULAÇÃO OBSERVA

Está colocada então a oportunidade para que, de uma forma concreta e definitiva, seja formada a opinião por parte da população acerca da ação daqueles que no passado tiveram a oportunidade de ter feito melhor e que agora se postam como cordeirinhos, os donos da verdade e os ditos salvadores da pátria!

domingo, 2 de fevereiro de 2014

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL IMPLANTA INTEGRAÇÃO NO ATENDIMENTO

Secretária de Assistência Social Maria Joaquina de Jesus,
Diretor de TI Givanildo Caldas e a Assessora da
Assistência Social, psicóloga Maria Gorete
Desde o início da atual administração a secretária de assistência social, Maria Joaquina de Jesus, tem feito todos os esforços para adequação dos serviços oferecidos em Jussara à política nacional de assistência social, conforme estabelece o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). 

O primeiro passo, a capacitação dos servidores da pasta, com uma série de palestras e cursos. A reformulação do quadro de servidores da secretaria foi feita com aprovação de projeto de lei enviado à Câmara de Vereadores. Ao longo do ano foram realizados diversos eventos para adaptação das atividades, inclusive a Conferência Municipal de Assistência Social.

Mais uma importante etapa, na modernização das atividades esta sendo implantada com a automatização do atendimento na Secretaria de Assistência Social em parceria com empresa de consultoria e gestão de políticas públicas, a Vertical Tecnologia. Foram dois dias de treinamento prático para os servidores da secretaria.

De acordo com a secretária Maria Joaquina de Jesus, o objetivo é a “integração das ações com melhor acompanhamento das atividades e melhor atendimento às famílias incluídas no serviço de convivência e fortalecimento de vínculo”.


Estarão integrados a Secretaria de Assistência Social, Cras, Creas, Lar Abrigo Bom Jesus, Ajuma, Centro de Convivência do Idoso-CCI, Lar Abrigo Raio de Luz, Conselho Tutelar, Univida, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal de Defesa do direito da Criança e do Adolescente e outros.

ASSISTÊNCIA SOCIAL - Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Cada uma das situações de fragilidade enfrentadas pelos cidadãos deve receber um tipo de atenção diferenciada, de acordo com as necessidades de cada um. Além disso, as potencialidades das famílias devem ser ponto de partida para a organização dos serviços de proteção básica de assistência social, que estimulam a participação social.

Em razão disso, foi aprovada pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistencias que institui, na Proteção Básica, quatro serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. Eles são organizados por faixa etária e têm como objetivo prevenir possíveis situações de risco da população em geral, visando à melhoria da qualidade de vida.

Todos os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos organizam-se em torno do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), sendo a ele articulados. Previnem a institucionalização e a segregação de crianças, adolescentes, jovens e idosos e oportunizam o acesso às informações sobre direitos e participação cidadã. Ocorrem por meio do trabalho em grupos ou coletivos e organizam-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

Podem ser ofertados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), em outras unidades públicas ou em entidades privadas sem fins lucrativos, desde que referenciadas ao Cras, sempre supervisionados por uma equipe de profissionais capacitada para atender as demandas específicas de cada faixa etária.