quinta-feira, 28 de março de 2013

SAÚDE EM MOVIMENTO ATENDERÁ POPULAÇÃO EM JUSSARA COM EXAMES GRATUÍTOS


O Programa Saúde em Movimento será realizado em Jussara no dia quatro de abril com exames de  ultrassonografia do abdome superior, próstata, pélvica, mama, endovaginal, e obstétrica para as gestantes, com a gravação de um DVD contendo as imagens do bebê. Também serão realizados eletrocardiogramas. Todos os exames são gratuitos, e os atendimentos serão realizados no Salão Paroquial do Bairro Goiás. Os agendamentos precisar ser feitos as 7 horas, mas o atendimento ocorre durante todo o dia. Para o exame de ultrassonografia do abdome superior é preciso jejum de pelo menos 12 horas.

O Programa Saúde em Movimento é realizado pelo Lions Clube de Goiânia Norte, LBV (Legião da Boa Vontade), com apoio da deputada federal Flávia Morais e parceria com a Prefeitura Municipal de Jussara.

A prefeita Tatiana buscou a realização do Programa Saúde em Movimento por entender a importância de ações preventivas em defesa da saúde da mulher, mas também do homem, no caso do exame de próstata. São previstos mais de 400 exames a serem realizados atendendo uma parcela grande da população que será a grande beneficiada.

ESTÁ SENDO CRIADA ENTIDADE PARA DEFENDER OS ANIMAIS EM JUSSARA


Está marcada para o dia quatro de abril, as 20 horas na Câmara Municipal de Jussara,  a assembléia geral para criação da Associação Jussarense de Defesa dos Animais – AJUDA, inclusive com a votação do Estatuto. A idéia conta com um grupo de entusiastas em torno do objetivo, mas um trabalho de divulgação está sendo feita para arregimentar mais pessoas que tenham afinidade com a causa. 

Existe muito a ser feito em Jussara na área de proteção animal, que também é uma questão de saúde pública. É preciso o apoio da sociedade para realização desse grande sonho, que além do caráter social engloba questões de Saúde Pública.

Em recente entrevista à Rádio Vida Fm, juntamente com  demais integrantes da iniciativa, a advogada, Drª. Tuanny  A. Carneiro, OAB-GO 34196, fez esclarecimentos importantes à população sobre a reunião que pretende fundar a associação.  A advogada defende a criação da associação como instrumento de defesa dos animais, e está à frente, junto com demais membros da sociedade jussarense, como  Carlos Rodrigo Mourão Gomes de Souza (empresário), Tatiana Mesquita Leite (administradora), João Filho Biasi CRMV-GO 2338 (veterinário), Mayara Arruda (Zootécnica), entre tantos outros amantes dos animais, nesta iniciativa pioneira na região do Vale do Araguaia

UM SONHO DE VÁRIOS PROTETORES

A Associação Jussarense de Defesa dos Animais é um sonho que está para se concretizar, em Jussara já havia vários Protetores que trabalhavam isoladamente, resgatando animais, realizando tratamentos necessários e ao final proporcionando um novo Lar para os animais resgatados, sempre priorizando uma adoção responsável. Porém, diante de tanta demanda não estávamos conseguindo resgatar todos os animais necessitados.
Assim alguns participantes lideram o projeto que pretende, em um primeiro momento, conscientizar a sociedade de que todos nós podemos ser PROTETORES, ” ... é preciso organizar a associação para podermos financiar uma campanha de castração e vacinação, resgatar com auxílio de Lar Temporário já que não temos ainda um espaço, após providenciarmos Adoções Responsáveis”, explica a advogada Drª Tuanny.

FGM E EGP REALIZAM CURSO DE GESTÃO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Tatiana apresenta idéias no curso realizado pela FGM

O curso de capacitação para elaboração de projetos na área de Saúde e Educação foi realizado em parceria da  FGM (Federação Goiana dos Municípios)  com EGP (Instituto de Educação e Gestão Pública).

Participaram do Curso o presidente da FGM, Divino Alexandre, prefeito de Panamá , o presidente da AMMA (Associação dos Municípios do Médio Araguaia), Fábio Seabra, prefeito de Ivolândia, e vários representantes de município goianos.



Secretária de Educação de Jussara, Norma Bomtempo (centro)
 participou do curso na FGM
A prefeita Tatiana participou com comitiva de Jussara, a Secretária de Educação  Norma Bomtempo, a Coordenadora Kerciane e representante da pasta da saúde, Luciana.

PREFEITA DE JUSSARA FALOU SOBRE IMPORTÂNCIA DO CURSO

Em discurso a prefeita falou aos presentes da importância da participação deles nesses preparatórios, do comprometimento deles com a gestão, visto que a realidade dos municípios é muito difícil e depende muito desses projetos que vão conseguir recursos públicos para ajudar as administrações a realizarem as obras e ações que vão dar melhor qualidade de vida para a população".

AVANÇAM OS TRABALHOS EM PROL DA LEGALIZAÇÃO DE TODOS OS MOTO TAXISTAS DE JUSSARA.


Prefeita Tatiana em reunião com moto taxistas
Atendendo um pedido da classe, a prefeita Tatiana adianta as discussões com  a possibilidade do atendimento as solicitações dos moto taxistas, que questionaram valores para cobranças das taxas, e o desejo de maior fiscalização para combater a clandestinidade e oferecer  maior segurança para os usuários.

SEGUNDA REUNIÃO COM MOTO TAXISTAS

Major Fausto, Comandante da PM fala sobre legalização
dos moto taxistas.
Nova reunião foi realizada com participação, além da prefeita Tatiana, a assessoria da prefeitura, e também o vereador Neto que deu amplo apoio ao moto taxistas, e o major Fausto que mostrou as dificuldades, mas que se empenhou na construção de uma parceria entre a PM, Prefeitura e a classe para solucionar os problemas. 

Serão traçadas ações para coibir a clandestinidade. O objetivo é oferecer para a população uma prestação de serviço de qualidade, organizado e seguro, de forma que a PM e a Prefeitura sejam parceiros dos profissionais e estes em contrapartida estarão também colaborando com projetos sociais que vão de encontro ao interesse social do município.

PREFEITURA REALIZARÁ ETAPA MUNICIPAL DA 5ª CONFERÊNCIA DAS CIDADES

Prefeita Tatiana, observa Secretário das Cidades João
Balestra, que faz orientação sobre conferências.
A convite do Secretário das Cidades João Balestra, a prefeita Tatiana participou  do seminário  que  visa orientar e esclarecer as comissões organizadoras das Conferências  Municipais das Cidades, bem como instruí-las sobre o que deverão fazer para que as conferências sejam válidas.  No seminário estavam presentes o Secretário Municipal do Turismo de Goiânia e representantes da Agetur. 

JUSSARA ORGANIZA CONFERÊNCIA

Com o objetivo de estimular o debate entre autoridades, gestores públicos e sociedade civil sobre assuntos relacionados às políticas de desenvolvimento urbano, será realizada  no dia 18 de abril  a 5ª Conferência das Cidades em Jussara, com o tema “A CIDADE QUE QUEREMOS”.

 A Prefeitura De Jussara já está mobilizada para o evento e por meio de ato da prefeita, designou a comissão preparatória para a etapa municipal da conferência das Cidades.


POPULAÇÃO VAI DIZER O QUE DESEJA PARA A CIDADE

“As conferências municipais se revestem de uma importância muito grande porque envolvem a população dos municípios. São os moradores que vão dizer o que querem para suas cidades em áreas importantes, como habitação, mobilidade urbana e saneamento”, afirma o Secretário das Cidades, João Balestra.

A 5ª Conferência Nacional das Cidades tem como foco principal o debate sobre a implementação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), que integrará, consolidará e definirá os papéis dos entes federados, (Governo Federal, Estadual e Municipal) no que tange as políticas de Moradia digna, Mobilidade, Saneamento, Planejamento Urbano. O município que não realizar a etapa municipal, não participará das discussões e pode ficar sem recursos federais.

Depois de realizada a etapa municipal da Conferência das Cidades, os delegados eleitos em cada evento participam da Conferência Estadual, que ocorre em 15 de setembro. A Conferência Nacional será realizada em Brasília, de 25 a 28 de novembro.
ADIADA PARA O DIA 23 DE MAIO DE 2013

terça-feira, 26 de março de 2013

PREFEITOS SE REÚNEM EM JUSSARA PELO MEIO AMBIENTE


Os municípios integrantes do CIMA se reúnem em Jussara divulgando as atividades do consórcio aos novos prefeitos, vereadores e secretários municipais. Oito prefeitos compareceram mostrando a representatividade da reunião.

Prefeitos Carlos Cunha (Britânia), Daniel (Matrinchã), Deputado Claudio Meirelles,
Tatiana Santos (Jussara), Zélia (Itapirapuã),Daniel do Zeca (Fazenda Nova), Dr. Sebastião Sabino (Novo Brasil)
e Vilmar Maciel (Montes Claros de Goiás)
O Consórcio Intermunicipal de Meio Ambiente-CIMA realizou reunião em Jussara com a presença de prefeitos, vereadores, vice-prefeitos, secretários e lideranças de todos os municípios que o compõe, Santa Fé, Montes Claros, Fazenda Nova, Itapirapuã, Novo Brasil, Matrinchã, Britânia e Jussara. Esta reunião faz parte de uma série que serão realizadas nas cidades integrantes do CIMA, como forma de divulgar o projeto que pretende dar a destinação correta aos resíduos sólidos das cidades, e acabar com os lixões, conforme determina a legislação ambiental em vigor.
Foi feito a exposição do atual estágio em que se encontra a implantação do aterro sanitário que será construído no município de Novo Brasil, cujo recurso na ordem de R$ 4.045.175,89 já se encontra disponibilizado, de um total de cerca de 6,9 milhões, previstos inicialmente para a obra.

Deputado Claudio Meirelles, Tatiana Santos, Dr. Gilmar, Dr. Sebastião Sabino,
e Presidente da Câmara de Jussara Nilson Gomes.
TATIANA SANTOS DESTACOU MODELO ECOLÓGICO E SUSTENTÁVEL

A prefeita anfitriã, Tatiana Santos, vice-presidenta do CIMA, fez a abertura da reunião destacando a presença dos colegas prefeitos presentes, colocando o município de Jussara para ajudar na consolidação do consórcio, defendendo que “... vamos fazer desse projeto, que é um dos primeiros a ser implantado no Estado, uma vitrine para Goiás e para o Brasil, como modelo ambiental ecologicamente correto e sustentável”, frisou Tatiana.

Presidente do CIMA, Dr. Gilmar, deputado Claudio Meirelles,
Tatiana Santos, Dr. Sebastião Sabino e Nilson Gomes.
PRESIDENTE DO CIMA, PREFEITO DE SANTA FÉ: MOSTRAR POTENCIALIDADES DOS MUNICÍPIOS.

Nas suas palavras o presidente do CIMA mostrou a importância do trabalho realizado até agora defendendo que é preciso “... mostrar as potencialidades dos nossos municípios, o que estamos fazendo é muito importante, juntos vamos realizar um sonho, queremos deixar uma marca bonita, com resultados positivos”, destacou o prefeito de Santa Fé, Dr. Gilmar.

PREFEITA DE ITAPIRAPUÃ DEFENDE MODELO CONSORCIADO

A prefeita de Itapirapuã, Zélia Camelo de Oliveira lembrou o trabalho feito pelos prefeitos anteriores pela iniciativa e trabalho executado na busca da solução, de forma consorciada, para um problema ambiental grave, que é a destinação correta dos resíduos sólidos. Os demais prefeitos falaram sobre a necessidade de fortalecimento do CIMA e a união dos municípios na busca da concretização dos objetivos propostos.

Vereadores de Itapirapuã, Valfredo, Danilo (presidente da
Câmara) e Celso Castro.
DEPUTADO CLAUDIO MEIRELLES PARTICIPA DE REUNIÃO E FAZ ALERTA PARA O CAUC.

Quem esteve presente também foi o deputado Claudio Meirelles que parabenizou aos prefeitos pela implantação do CIMA, alertando para que estejam atentos com o CAUC, já que qualquer irregularidade poderá atrapalhar no andamento do projeto. A respeito do aterro sanitário que será construído no município de Novo Brasil, segundo o deputado, “... o aterro sanitário não será um lixão, e, de qualquer forma, cada município teria de construir o seu, e que no caso, o município sede poderá até ter uma fonte extra de arrecadação no futuro com a energia que será gerada.

PRESIDENTE DA CÂMARA DE JUSSARA: ESTE É UM MOMENTO ÍMPAR PARA A REGIÃO.

O presidente da Câmara de Jussara, vereador Nilson Gomes fez questão de parabenizar a união dos municípios, “... estaremos juntos para buscar a solução, este é um momento ímpar, acredito nisso que estamos fazendo aqui, trabalhando neste projeto que é importante para o meio ambiente”, frisou Nilson Gomes. O município de Fazenda Nova foi o que teve mais vereadores presentes no evento, oito dos nove vereadores compareceram.

Vice-prefeito e vereadores de Fazenda Nova
PREFEITO DE NOVO BRASIL DEFENDE MAIOR TRANSPARÊNCIA À POPULAÇÃO
O prefeito de Novo Brasil, Dr. Sebastião Sabino revelou que chegou a questionar o fato de se trazer o lixo de outras cidades para o município, mas que depois de conhecer o projeto, entendeu que na verdade “é um grande “privilégio” participar, pela grandeza da iniciativa que tem como foco principal o meio ambiente”.
Por decisão de todos os prefeitos presentes, ficou acertada a próxima reunião para o dia 15 de Abril na Câmara Municipal de Novo Brasil.

REJEITADA A INCLUSÃO DE 24 MUNICÍPIOS DA AMMA AO CIMA

Foi apresentada a proposta formulada para a inclusão de vinte e quatro municípios integrantes da AMMA (Associação dos Municípios do Médio Araguaia) ao CIMA, mas que foi rejeitada por unanimidade por todos os prefeitos. Entre as alegações, o receio de atraso no andamento do projeto que se encontra e fase adiantada. Foi proposto, no entanto, a sugestão de assessoramento com conhecimentos adquiridos por membros do CIMA à AMMA.

segunda-feira, 25 de março de 2013

PREFEITURA FAZ PARCERIA COM FAEG NA REALIZAÇÃO DO PROGRAMA ÚTERO É VIDA


Programa de Prevenção do Câncer do Útero da Mulher Rural será realizado nos dias 12, 13 e 14 de Abril nos distritos de Gueroba, Três de Maio e Campo Alegre.

Miguel Antonio, Ana Paula, Tatiana Santos, Drª Ivana Fraga,
e Nara Nurralia.
Percorrer distritos de Jussara realizando exames preventivos, sensibilizando e conscientizando as mulheres do meio rural sobre a importância da prevenção contra câncer do colo de útero. Este é o objetivo do Programa Útero é Vida, promovido pela CNA/Senar, Sistema Faeg/Senar e Sindicatos Rurais, numa parceria com a Prefeitura Municipal, que será realizado nos distritos de Gueroba, Três de Maio e Campo Alegre. É a primeira vez que o programa é desenvolvido no município de Jussara.

PREFEITA ACERTA PARCERIA COM FAEG

A parceria para realização do Programa de Prevenção do Câncer do Colo do Útero da Mulher Rural, ficou acertado em reunião entre a prefeita Tatiana Santos e a Responsável Técnica pelo programa, enfermeira Nara Nurralia Garcia Teixeira, a Supervisora Regional do Senar, Zootecnista Ana Paula Borges da Costa e o Presidente do Sindicato Rural de Jussara, Miguel Antonio de Camargo. A Secretária da Saúde, Drª Vanusa Fraga também participou da reunião.

ATENDIMENTO TEM FOCO NA MULHER RURAL NOS DISTRITOS

Uma unidade móvel, que é um verdadeiro consultório médico, vai atender as mulheres da área rural dia 12 no Distrito de Gueroba, dia 13 no Três de Maio e dia 14 no Campo Alegre, nas escolas, da 8 as 17 horas. No dia 09 de abril serão ministradas palestras nas Igrejas Evangélicas nos distritos, começando por Gueroba as 8 horas, Três de Maio as 13 horas e Campo Alegre as 17 horas.

O PROGRAMA ÚTERO É VIDA

O programa Útero é Vida leva informação, por meio de palestras sobre câncer do colo do útero, e prevenção, com a realização de exames papanicolau. No evento, serão ministradas palestras com os temas: doenças sexualmente transmissíveis, planejamento familiar, higiene pessoal, alimentação, nutrição e demais assuntos na área da saúde da mulher. Além da distribuição de material informativo e de apoio à prevenção da doença.

domingo, 24 de março de 2013

SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE LANÇA CAMPANHA CONTRA A HANSENIASE

Agentes Comunitários de Saúde e Secretária de Saúde,
Drª Vanusa Fraga, no lançamento da campanha contra
Hanseníase
A Secretaria Municipal de Saúde lançou a Campanha da Hanseníase, numa parceria com a Secretaria da Educação

No lançamento da campanha foram realizadas palestras em escolas com a presença de agentes comunitários de saúde. 

A divulgação de sintomas da doença para conhecimento das mães dos alunos e importante para o tratamento e cura.

Além do trabalho de conscientização, estão sendo entregues formulários para serem preenchidos pelas mães dos alunos.

A DOENÇA

A hanseníase, conhecida oficialmente por este nome desde 1976, é uma das doenças mais antigas na história da medicina. É causada pelo bacilo de Hansen, o Mycobacterium leprae: um parasita que ataca a pele e nervos periféricos, mas pode afetar outros órgãos como o fígado, os testículos e os olhos. Não é, portanto, hereditária.

Com período de incubação que varia entre três e cinco anos, sua primeira manifestação consiste no aparecimento de manchas dormentes, de cor avermelhada ou esbranquiçada, em qualquer região do corpo. Placas, caroços, inchaço, fraqueza muscular e dor nas articulações podem ser outros sintomas.

Com o avanço da doença, o número de manchas ou o tamanho das já existentes aumenta e os nervos ficam comprometidos, podendo causar deformações em regiões, como nariz e dedos, e impedir determinados movimentos, como abrir e fechar as mãos.

Esta doença é capaz de contaminar outras pessoas pelas vias respiratórias, caso o portador não esteja sendo tratado. Entretanto, segundo a Organização Mundial de Saúde, a maioria das pessoas é resistente ao bacilo e não a desenvolve. 


Aproximadamente 95% dos parasitas são eliminados na primeira dose do tratamento, já sendo incapaz de transmiti-los a outras pessoas. Buscar auxílio médico é a melhor forma de evitar a evolução da doença e a contaminação de outras pessoas.O tratamento e distribuição de remédios são gratuitos

SILO GARANTE ALIMENTAÇÃO DE GADO NA ESCOLA AGRÍCOLA E NA EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA

A Secretaria de Agricultura de Jussara colheu cerca de 150 toneladas de silagem de milho na área demonstrativa da Escola Agrícola Comendador João Marchesi. 

ALIMENTAÇÃO DE BOVINOS GARANTIDA 


O armazenamento da silagem garante a alimentação para o rebanho de bovinos da escola e também será utilizada para alimentar o gado de elite na Exposição Agropecuária de Jussara, com programação para 25 a 29 de setembro de 2013.





TATIANA SANTOS ACOMPANHOU DE PERTO O SERVIÇO DOS TRABALHADORES

A prefeita Tatiana Santos fez questão de acompanhar de perto o trabalho de corte da silagem, verificando assim as atividades desenvolvidas na Secretaria. Na colheita a secretaria contou com a parceria da APROLEITE e do empresário Dailto Rabelo,  que emprestaram as ensiladeira, e também o sr. Valter Tomé, que emprestou também um trator.

Foram utilizados três tratores, uma pá carregadeira e duas ensiladeiras e dez trabalhadores no serviço de corte e armazenamento do silo.

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE ATUANTE EM JUSSARA


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desporto e Lazer-SEMAD, por meio de sua titular, Ivana Paula (foto), tem trabalhado de forma a constituir uma relação institucional salutar com órgãos afins na esfera estadual, a exemplo da Superintendência de Gestão e Proteção Ambiental da SEMARH e demais departamentos, de onde já é possível registrar algumas conquistas como 1.500 mudas nativas que serão usadas no Programa de Recuperação de Áreas Degradadas no município de Jussara. Na Secretaria de Agricultura do Governo de Goiás a secretária conseguiu a doação de outras 1.000 mudas nativas para recuperação de Áreas de Preservação Permanente-APP, no setor Jardim Petrópolis.

VEÍCULO PARA EQUIPE DE FISCALIZAÇÃO
Outra ação importante desenvolvida pela SEMAD foram os pedidos protocolados no IBAMA, de doação de uma camionete que deverá ser utilizada pela equipe de fiscalização ambiental da secretaria em Jussara. O treinamento para melhor qualificação do pessoal e reestruturação da secretaria também é objetivo da secretária Ivana Paula.

LICENCIAMENTO PLENO EM JUSSARA
Mas, uma grande preocupação da SEMAD é no que diz respeito ao licenciamento ambiental, que atualmente é limitado, e que precisa passar a ser pleno. Essa é uma ação que demanda determinação e bastante trabalho, mas que logo será realidade em Jussara.

sexta-feira, 22 de março de 2013

JUSSARENSE PARTICIPA DO RALLY DA MULHER EM GOIÂNIA


A economista Érica Danila Oliveira está entre as participantes inscritas para o Rally da Mulher,  que será realizado no dia 23 de Março de 2013, e que faz parte das comemorações dos 50 anos da TV Anhanguera. O evento é automobilístico fora de estrada exclusivo, aberto somente a participantes do sexo feminino.

A competição conta com a coordenação técnica do Trail Clube Goiano e com a supervisão da Federação Goiana de Automobilismo e Comissão Nacional de Rally. Disputado em estradas abertas a circulação normal de veículos, a prova caracteriza-se por disputas em regularidade, com médias de velocidade determinadas e roteiro descrito no livro de bordo e sempre em obediência ao Código de Trânsito Brasileiro.

PREFEITA TATIANA SANTOS FAZ PARCERIA COM COMANDO ECOLOGIA EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE


Presidente da Câmara, Nilson Gomes, Prefeita Tatiana Santos,
presidente do Comando Ecologia, Bail, e Secretária do Meio
Ambiente, Ivana Paula.

Ficou acertada a parceria da prefeitura para a realização da 21ª Edição do Comando Ecologia que será realizada no período de 26 a 30 de abril, com saída em Jussara e chegada ao Lago dos Tigres em Britânia, percorrendo cerca de 220 quilômetros no leito do Rio Água Limpa e Rio Araguaia.

Serão oito embarcações de canoas, tripuladas por quatro membros do Comando Ecologia, totalizando mais de trinta participantes. 

Um grupo segue por terra em veículos, com suporte e apoio como alimentação, barracas, primeiros socorros e outros. 
Os pernoites acontecem em pontos definidos em fazendas ribeirinhas.




Lixo é retirado das águas
ALERTAS ECOLÓGICOS SÃO NECESSÁRIOS

Ao apoiar a realização do evento, a prefeita Tatiana Santos destacou a importância das iniciativas ecológicas e em defesa do meio ambiente. “... São alertas necessários para conscientização da necessidade da preservação ambiental e tem o nosso apoio”, afirmou a prefeita.

COMANDO ECOLOGIA É IMPORTANTE PARA JUSSARA

“O Comando Ecologia é muito importante para o município, são cidadãos que disponibilizam seu tempo em defesa do meio ambiente e precisam do nosso apoio, e do apoio do município”, destacou Nilson Gomes, presidente da Câmara.





Ivanilson mostra lâmpada elétrica retirada da água.
PIONEIRO AGRADECE APOIO DA PREFEITA

Ivanilson Alves de Lima, pioneiro criador do evento, participa de todas as edições desde a criação, é o único a participar deste o início e preside o comando há seis anos. Bail, como é conhecido o presidente, está feliz com o apoio da prefeita Tatiana.

“Fomos recebidos pela prefeita em seu gabinete. Ela foi atenciosa mostrando preocupação com a causa ecológica e com o evento. Ela apoia a nossa iniciativa e nos convidou para outras parcerias”, falou Bail.


COMANDO ECOLOGIA ALERTA SOCIEDADE

O Comando Ecologia mostra para a sociedade, através desta iniciativa, a degradação do meio-ambiente, registrando com fotos e filmagens, locais mais críticos ao longo do rio, mas mostra também locais onde houve a recuperação, com destaques para as matas ciliares reflorestadas. Todo o lixo encontrado é recolhido e levado para a cidade onde é dada a devida destinação.
Outra iniciativa importante desenvolvida durante a descida ecológica são os relatórios feitos com o registro de todos os fatos ocorridos.

PREFEITA REALIZA REUNIÃO DE TRABALHO COM SECRETARIADO

Tatiana Santos coordena reunião de trabalho com secretariado.
Prefeita Tatiana Santos realiza reunião de trabalho e planejamento com secretariado na manhã de sexta-feira em seu gabinete. 

A rotina administrativa tem recebido atenção especial com foco voltado para a contenção de despesas, dinamização dos trabalhos, controle interno e, principalmente, a busca por resultados práticos e relevantes, de interesse da administração municipal e da população.

Prefeita Tatiana interage com equipe de trabalho.
AVANÇOS E AJUSTES SÃO NECESSÁRIOS
Nas reuniões é dada a oportunidade para troca de ideias, e identificação de limitações ou dificuldades dentro das respectivas pastas de cada secretário. Segundo avaliação feita pela própria prefeita, “houve avanços significativos desde a última reunião realizada, o que é extremamente positivo para Jussara, mas ajustes são necessários constantemente”.
Cada secretário teve a oportunidade de exposição de demanda e opinião, e ao final foram direcionados os devidos encaminhamentos para os temas destacados.

ENCONTRO REGIONAL DO CONGEMAS-CENTRO OESTE EM RIO VERDE.

Primeira Dama de Rio Verde e Secretária de Assistência
Social, dona Clarice Martins e presidenta do COEGEMAS
Maria Joaquina em evento preparatório do encontro do
CONGEMAS.
Vai acontecer na cidade de Rio Verde-GO, o Encontro Regional do CONGEMAS-Região Centro Oeste, nos dias 3 e 4 de Abril. 

O encontro está sendo coordenado pelo próprio CONGEMAS (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social), Secretaria de Assistência Social de Rio Verde e pelo COEGEMAS (Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Goiás) com as inscrições abertas através do site: www.rioverdegoias.com.br.



OBJETIVO DO ENCONTRO
O encontro quer promover a formação do gestor municipal de assistência social para que, no desempenho de suas funções, contribua decisivamente com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e com a consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

JUSSARA - Na busca do sangue

A área de saúde pública de Jussara entrou  na campanha por doações de sangue. Este não tem sido um assunto fácil para a Secretaria Municipal de Saúde. Nos casos em que pacientes precisam de sangue recorre-se ao Hemocentro da cidade de Goiás. Mas o município precisa contribuir com aquele hemocentro por meio de doações de jussarenses. Agora a área municipal de saúde elaborou uma sistemática pela qual, a cada 30 dias, haverá uma Van para levar jussarenses interessados em fazer as doações à cidade de Goiás. Não há custo para os que quiserem ir, geralmente aos sábados. Os doadores ganham todos os exames referentes ao seu sangue. 
Maiores informações sobre doações de sangue em Jussara pelo telefone 62 3373-1117.
Fonte: Oeste Goiano

PAI DE NEGRINHO VILELA É SEPULTADO EM JUSSARA.

Geraldo Afonso Vilela
Faleceu em Montes Claros de Goiás, o Sr. Geraldo Afonso Vilela, agropecuarista, pai do Secretário dos Transportes de Jussara, Sr. Negrinho Vilela. Aos noventa e nove anos, completaria cem anos no dia 18 de julho próximo, Sr. Geraldo teve falência múltipla dos órgãos decorrente de uma pneumonia, deixando oito filhos, netos, bisnetos e tataraneto.

O corpo foi velado na Câmara Municipal na manhã de hoje, onde recebeu homenagens de familiares e amigos. A prefeita Tatiana Santos, o vice-prefeito Clézio Ascêncio, vereadores, secretários municipais, políticos, comerciantes, produtores rurais, educadores, profissionais liberais, trabalhadores, ernfim membros da sociedade jussarense, prestaram a última homenagem ao sr. Geraldo Afonso Vilela. O corpo foi sepultado Cemitério Municipal 

quarta-feira, 20 de março de 2013

PREFEITURA E FAEG REALIZAM “PREFEITO ALIADO DO PROGRESSO”

Wagner Marchesi, secretário
da agricultura de Jussara.
Uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a FAEG-Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás realiza o programa Prefeito Aliado do Progresso, em Jussara no dia 5 de abril, cuja proposta consiste em identificar e qualificar oportunidades de melhoria no ambiente de negócios dos produtores rurais.  Essa é uma parceria com os sindicatos rurais e municípios goianos que serão aliados nas estratégias de promoção de um desenvolvimento rural sustentável e melhoria na capacidade de renda da população.

PREFEITA PARTICIPA DE INICIATIVA DA FAEG DESDE ANTES DA ELEIÇÃO
O Programa Prefeito Aliado do Progresso, tem o apoio e a parceria da prefeita de Jussara, Tatiana Santos, que vem participando da iniciativa junto à FAEG desde antes da campanha eleitoral ainda no ano passado. O debate de ideias e projetos a favor do município e da população tem tido atenção especial por parte da prefeita.

O programa pretende capacitar as prefeituras para uma melhor gestão da Secretaria Municipal de Agricultura e auxiliar na formulação de políticas públicas, estruturação técnica, econômica e o planejamento de ações visando o progresso do município e melhoria na vida dos produtores e moradores. O objetivo é dotar as Secretarias Municipais de Agricultura de condições para funcionamento eficiente, auxiliando na estruturação do planejamento de ações, formulação de políticas agrícolas do município, estrutura técnica, econômica e orçamentária para promover o fortalecimento do setor agropecuário e criar formar de estimular o consumo da produção local.

Vereador Arthur Junqueira lembra
participação da prefeita junto a FAEG.
WAGNER MARCHESI DESTACA IMPORTÂNCIA DO "PREFEITO ALIADO DO PROGRESSO"
De acordo com o Secretário de Agricultura de Jussara, Wagner Marchesi, “... essa ação é importante para o projeto de desenvolvimento do município, com qualificação e treinamento de mão-de-obra em vários setores da economia. É importante que haja forte participação da sociedade organizada para que possamos colher bons frutos do encontro”.

VEREADOR ARTHUR JUNQUEIRA LEMBRA PARTICIPAÇÃO ANTERIOR DA PREFEITA TATIANA
Já o vereador Arthur Junqueira, lembra que esse encontro é uma sequência do programa “O Que Queremos do Próximo Prefeito”, realizado no ano passado antes da campanha, e que teve na época a participação de Tatiana Santos, quando foram levantadas algumas prioridades para o segmento rural e que agora, neste encontro, será buscado a elaboração do Plano de Ação a ser desenvolvido. 

terça-feira, 19 de março de 2013

PREFEITURA REÚNE BENEFICIÁRIOS DE PROGRAMAS SOCIAIS

Reunião na feira coberta de Jussara

A prefeitura de Jussara, através da Secretaria Municipal de Assistência Social-SEMAS, realizou reunião com participação de mais de 500 famílias beneficiárias dos Programas de Transferência de Renda do Governo Federal (PETI e Bolsa Família) no município para discussão da Resolução nº 39/2010 do CNAS, que dispõe sobre o processo de reordenamento dos benefícios eventuais no âmbito da política de assistência social em relação à política de saúde.
Enquanto os pais participam da reunião, crianças se divertem 
O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) também foi discutido e atraiu bastante a atenção  das famílias presentes. Por sugestão dos próprios beneficiários, foi sugerido mais reuniões sobre os cursos técnicos do Pronatec.
Secretária de Assistência Social, Maria Joaquina (de costas) fala na reunião
Uma melhor interação entre os gestores e os beneficiários dos programas sociais tem sido uma preocupação da Secretária de Assistência Social, Maria Joaquina, com foco na qualidade dos serviços prestados e satisfação por parte da população atendida. A busca por melhores resultados passa pela qualificação dos servidores da pasta, o que já tem sido feito, e pela interação constante de todos os envolvidos, troca de informações e sugestões.

segunda-feira, 18 de março de 2013

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA ATENDE CERCA DE 1.500 ALUNOS EM JUSSARA

Alunos na Esc. Mun. profª Dolores Martins participam
do lançamento do PSE em Jussara.
Prefeita Tatiana Santos implanta Programa Saúde na Escola – PSE, numa parceria com o Governo Federal, em evento na Escola Municipal Professora. Dolores Martins, com a presença de diretores de todas as escolas municipais e também dos CMEIs, Secretária Municipal da Saúde, Drª Vanuza Fraga, agentes comunitários e a Secretária Municipal de Educação Norma Bomtempo.

O Programa atenderá cerca de 1.500 alunos de toda a rede municipal e é “extremamente importante, acompanha o desenvolvimento da criança e reflete diretamente no aproveitamento do aprendizado dos alunos”, comenta a secretária da educação.

O Programa Saúde na Escola (PSE) contribui para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos à saúde e atenção à saúde, visando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino.

domingo, 17 de março de 2013

A MUNICIPALIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL


TATIANA DEFENDE AÇÃO AMBIENTAL SUSTENTÁVEL COM AGENDA DE MUDANÇA

Advogado Ambientalista Roberto Hidasi e prefeita Tatiana
Santos de Jussara
A Constituição Federal de 1988 prevê desde a sua promulgação a municipalização do meio ambiente, da mesma forma com o ocorrido com a municipalização da saúde, colocando o município como ente federativo e agente de mobilização da sociedade civil responsável diretamente por políticas públicas de proteção ambiental, com desenvolvimento sustentável compatibilizando o socioeconômico com a preservação ambiental e a qualidade de vida.

REVISÃO NA MUNICIPALIZAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
O município de Jussara tem uma legislação própria que trata da causa ambiental, com autonomia para emissão de licenças ambientais, mas que precisa de uma revisão profunda e a devida aplicação. A atual administração, logo de início, se dispõe a promover junto à sociedade jussarense o movimento ambientalista necessário para alavancar o debate sobre temas importantes como a proteção do Bioma Cerrado, as águas e as florestas, o uso e ocupação do solo urbano, a destinação correta dos resíduos sólidos, a agricultura sustentável, proteção aos animais, habitação e qualidade ambiental, etc.

ASSUNTO SERÁ DEBATIDO COM A SOCIEDADE
Em recente debate envolvendo técnicos ambientalistas em Goiânia, a prefeita Tatiana Santos defendeu uma ação ambiental sustentável com a criação de uma Agenda Socioambiental a ser implantada no município de Jussara. O objetivo é atualizar e adequar a legislação municipal vigente às exigências ambientais legais atuais, bem como atender o anseio social acerca do tema, e a sua correta aplicabilidade.

AGENDA DE MUDANÇA
Uma Agenda de Mudança será criada, com seminários e audiências públicas envolvendo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desporto e Lazer, e segmentos sociais formadores de opinião e multiplicadores de ações, como faculdades, universidades, escolas, igrejas, sindicatos, associações, enfim, toda a sociedade jussarense, com foco direto no desenvolvimento sustentável e proteção ambiental.

MODELO PARA O MUNDO
Tatiana entende que é necessário a implementação da Política Municipal de Meio Ambiente de forma eficaz, “... quero que Jussara seja exemplo para o mundo mostrando uma política ambiental sustentável concretamente em execução, com melhoria na qualidade de vida para a nossa população”, destaca a prefeita.

AUDIÊNCIA PÚBLICA VAI DEBATER O TEMA
Contatos foram efetivados com autoridades ambientalistas, a exemplo do advogado ambientalista Roberto Hidasi, em busca de assessoria técnica capacitada nesta formulação do plano de ação na Agenda de Mudança a ser criada. Há o comprometimento de Hidasi em colaborar na realização da primeira audiência pública para debate dessa nova política ambiental em Jussara.

COLETA SELETIVA
A coleta seletiva figura entre os temas mais emergenciais a serem debatidos, já que depende da mudança cultural e de hábitos, passando necessariamente por questões educacionais que precisam ser conscientizados na sociedade. A atual administração, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Desporto e Lazer, que tem à frente a secretária Ivana Paula, pretende cuidar e zelar para que a questão ambiental seja tema constante nos debates relevantes perante a sociedade, em todo o município.

CIMA É REFERENCIAL EM GOIÁS
O Consórcio Intermunicipal de Meio Ambiente, o CIMA é uma ferramenta importante no contexto dessa discussão e tem atenção especial da prefeita Tatiana Santos, eleita vice-presidenta da instituição em recente reunião realizada no município de Santa Fé de Goiás. No entanto, o devido aproveitamento da implantação do CIMA passa por um grande debate a ser realizado perante a sociedade nos municípios envolvidos. O município de Jussara, na sua atual administração, apóia de forma veemente as ações do CIMA, e mais que isto, faz parte dessas ações, com disposição para ajudar agilizar o seu pleno funcionamento, de forma sustentável e atendendo a legislação vigente, até 2014, conforme o previsto .

sábado, 16 de março de 2013

PREFEITURA REALIZA OPERAÇÃO TAPA-BURACOS COM RECURSOS PRÓPRIOS

Trabalhadores executam tapam buracos em Jussara
RUAS E AVENIDAS CHEIAS DE BURACOS FORAM CONSERTADAS
A atual administração recebeu a cidade com vários setores da cidade com as ruas completamente cheias de buracos, verdadeiros queijos-suíços desenhados nas ruas.

FORAM INVESTIDOS RECURSOS PRÓPRIOS DO MUNICÍPIO PARA TAPAR BURACOS NAS RUAS E AVENIDAS
Mesmo algumas avenidas ou ruas na região central da cidade encontravam-se em estado lastimável, uma imagem muito ruim estampada em Jussara.
Foi necessário a aquisição, com recursos próprios, de várias toneladas de massa asfáltica e o envolvimento de veículos, maquinários e uma verdadeira força tarefa com trabalhadores contatados de forma extraordinária para a execução das obras de tapa-buracos.

AÇÃO EFICAZ
"Não teríamos como conviver com o desconforto causado por tantos buracos nas ruas de Jussara, foi preciso uma ação enérgica e eficaz na solução dos problemas. A população cobrava uma imediata intervenção e o fizemos, mesmo com recursos próprios", declara a prefeita de Jussara.

NECESSÁRIO MANUTENÇÃO PERMANENTE
Será preciso, mesmo assim, a manutenção permanentemente da equipe neste serviço tapa-buracos, já que a cada dia a ruas e avenidas se deterioram. Esforços precisam serem feitos para que não seja tudo deixado voltar à situação encontrada.
Material adquirido com recursos próprios do município

Verdadeiras crateras tiveram de serem tapadas.



OPERAÇÃO TAPA BURACOS NO SETOR PLANALTO

Ruas cheias de buracos foram consertadas
Operação tapa buracos recupera ruas e avenidas no Setor Planalto em Jussara. A situação precária das ruas, todas cheias de buracos, exigiu de imediato que fosse fosse deflagada a operação tapa buracos.

Agora as ruas estão em melhores condições, sem o desconforto dos buracos que incomodavam bastante, causavam prejuízos aos proprietários de veículos, e ainda levavam risco de acidentes à população.

Parabéns à equipe da Secretaria dos Transportes, que, por determinação da prefeita Tatiana Santos, executou com rapidez as obras.